Um Novo Capítulo

Um Novo Capítulo Eliana Machado Coelho

Resenhas - Um Novo Capítulo

jessicalimao 03/11/2021

Uma coletânea de tapas na minha cara
Já estou acostumada com as lições que tem nos livros da Eliana Machado Coelho, mas esse em especial trata de temas mais atuais, ou seja....eu me identifiquei com MUITA coisa. Mas mesmo com todos estes tapas na cara...amei o livro. Deixou aquele vazio, sabe?

viihast 09/07/2023

"Vire a página. Escreva um novo capítulo."
Minha primeira leitura de Eliana Machado Coelho e posso dizer que foi maravilhoso, não sou muito adepta a livros enormes como esse, apesar de já ter lidos sagas ainda maiores que acredito ter sido fases, mas essa foi uma leitura que realmente me prendeu do início ao fim, e devo confessar que quando vi o tamanho do livro eu fiquei preocupadíssima me perguntando se iria dar conta de um livro daquele tamanho, mas deu tudo certo e simplesmente amei o enredo.
Aborda diversos assuntos, inclusive muito atuais, mesmo a primeira parte passando lá em 1864 na Espanha. Conseguimos extrair inúmeros ensinamentos, tanto para a vida moral quanto para a espiritual. Margarida e Lea são mulheres muito abençoadas, ajudaram tanta gente na história a se reencontrar, a achar o caminho novamente, tanto na primeira encarnação na Espanha, quanto na segunda encarnação em São Paulo.
A leitura flui muito bem, a história muito envolvente nos faz querer ler mais e mais sem parar. Disse uma vez aqui no skoob e é verdade, o livro nos faz ir de 8 ou 80 muito rápido, uma hora sentimos raiva de como está o enredo e também de certos "personagens" e em outro estamos rindo junto com eles, consegui sentir os mesmos sentimentos que eles sentiam ao decorrer da leitura, medo, ansiedade, felicidade, insegurança, duvida, angústia, em diversos momentos me emocionei durante a leitura.
Na segunda parte do livro, não vou mentir, me senti "cansada" para continuar. Começar do "zero", em uma nova encarnação não me agradava de início, mas não demorou pra isso passar e também ao decorrer da leitura da segunda parte, entendemos o motivo dessa nova reencarnação. Logo em seguida a leitura voltou a fluir e acabei pegando o mesmo ritmo da primeira parte do livro.
Definitivamente vou ler mais livros da mesma autora, já até adquiri o mais recente livro dela "O Amor é uma Escolha", em breve vou começar essa leitura que inclusive já estou muito ansiosa para iniciar.
Acho que não consigo descrever o que senti direito nessa leitura, definitivamente um misto de sentimentos, inúmeros aprendizados e ensinamentos, marquei quase que o livro inteiro, são histórias que nos inspiram para o caminho do bem, de tentar ser um pouco melhor a cada dia.

"Calma... Aguenta mais um pouco. Tudo vai mudar. Nada fica eternamente como está." (Cap. 54)

"Quer encerrar um capítulo da sua vida? Comece um novo. Ore, medite, movimente-se, faça algo por você!" (Cap. 54)

"Lembre-se: sua vida é uma história e somente você poderá escrever um novo capítulo." (Cap. 48)

"As dificuldades nos treinam. Sejamos equilibrados nos momentos de dificuldades. Elas fazem de nós pessoas melhores quando não reclamamos. Reclamações são sinais de que não aprendemos nada com as oposições que tivemos." (Cap. 31)

"... na duvida, faça o bem. Na duvida, pratique o amor." (Cap. 23)

deia1976 11/02/2021

Um livro perfeito cheio de ensinamentos que nos fazem refletir. Personagens bem reais com suas imperfeições que se melhoram ao longo da história! Amei a leitura!

CARINA_RUIZ 26/02/2021

UM NOVO CAPÍTULO
1864 Espanha.

Isabel e Carmem são irmãs, filhas do Sr. Onofre. Isabel casada com Ruan e Carmem com Diego. Há entre as irmãs grandes desafetos, ciúmes, rivalidade e incomum, a ganância pelo dinheiro do pai. Esses sentimentos estende -se a seus respectivos maridos, Diego e Ruan.
Isabel e Ruan têm três filhos; Léa, Marisol e Edgar. Carmem e Diego, também três filhos; Yolanda, Iago e Angelita.
As duas famílias são fatalmente atingidas pelos sentimentos negativos que ligam os casais, trazendo tragédias e muito sofrimento.
Nesta primeira parte, a tragédia une os primos que passam a viver juntos. Destaca-se Léa, uma mulher muito a frente de seu tempo quando mulheres eram subjulgadas, casamentos eram arranjados e à mulher cabia única e exclusivamente servir ao senhor seu marido cuidando dos afazeres da casa e da família.
Marisol, sempre rebelde, egoísta, gananciosa, acredita piamente que deve ser servida pelo marido, pelos irmãos, colocando-se sempre como vítima do outro ou da vida. Edgar, tornou-se um homem tão bruto frágil quanto o pai, Raul. Angelita, após sofrer calúnias infundadas que escandalizou os familiares, foi enviada à um convento onde passou muitos anos sem contato com a família. Yolanda, também se parece muito com a prima, Marisol.

Temos, também, Manolo, padre, que comete muitos erros sempre cedendo aos desmandos da alta sociedade.
A personagem Margarida, é aquela sensitiva meio bruxa que tem os conselhos mais sábios e prudentes, simplesmente encantadora.

Na segunda parte do livro, os fatos se desenrolam à partir de 2015, com os personagens reencarnados trazendo as expiações e ajustes necessários.
Temas abordados: homicídios, síndrome de down, autismo, alcoolismo, suicídios, depressão, síndrome do pânico, transtornos emocionais.
Destaco que, dos livros psicografados que já li até hoje, este foi o primeiro a abordar o assunto depressão, síndrome do pânico e transtornos emocionais como doenças sérias que são. A importância de tratamento médico adequado e claro, a importância de uma nova postura diante da vida.
Pensamentos positivos serão sempre bem-vindos, porém, a depressão é doença e requer tratamento profissional, e é isto que o livro deixa bem explícito e eu, como portadora da doença, finalmente encontrei uma obra que aborda de forma científica a questão, sem a fantasia de que só pensamentos bons trará resultados.

Destaquei muitos trechos porque a obra é rica em ensinamentos e apesar de ter mais de 800 páginas, a leitura não se torna pesaroda ou entediante.

Cito aqui alguns trechos:
[ ] Um lar sem Deus é uma caverna sem luz ou um jardim sem verde.
[ ] A fé é tão importante quanto ter um copo de água no momento da sede. Nenhuma outra coisa nos satisfaz. Você pode ter o uísque mais caro, o champanhe mais saboroso, o vinho da melhor safra, mas é de água que precisa para matar a sede.
[ ] Umbral só tem aqueles que não se esforçaram em nada, que se achavam vítimas. Na verdade, todo aquele que se acha vítima é vaidoso, orgulhoso e egoísta. Todo aquele que se acha vítima exige dos outros e faz isso porque se acha melhor, deseja ser servido.
[ ] O amor é o máximo do progresso e da elevação pessoal. Para antingí-lo necessitamos de sentimentos e emoções nobres. Sem amor só temos instintos, agimos sem pensar, não nos importamos com os resultados espirituais e nos igualamos aos nossos irmãos animais irracionais em evolução. Quando educamos os sentimentos e as emoções com respeito atingimos o amor.
[ ] A conquista da paz é algo sublime. E para alcançar a paz não existe outro meio senão pelo amor.
[ ] O que a gente mais ouve na vida é não. O não nos faz mudar de direção, encontrar novos rumos, novas e verdadeiras alegrias. O não testa nossa resistência, nos faz fortes. Quando recebemos não, buscamos alternativas, desafiamos nossa mente, consequentemente, evoluímos.
[ ] O invejoso não quer o bem do outro. É muito comum o invejoso falar demasiadamente de si. Elevando-se perante os demais. É vaidoso, enaltecendo-se e discorrendo sobre si, sobre suas façanhas, sempre que tem oportunidade.

Super indico a leitura. Nota 10.

Cris Japa 16/03/2023

Romance espirita
Sabe aqueles livros q você não quer terminar nunca de ler? De tão bom. Eh este livro.

Um livro de 957 páginas. Mas um livro gostoso de ler. Leitura simples, porém com tantos ensinamentos. Tantas passagens. Relata lá do passado e até nossos dias atuais... vemos q muitas coisas, fases, ciclos se repetem. Soh muda o cenário. Os anos. Os séculos mas os conteúdos. As aprendizagens são os mesmos...

Precisamos cuidar do nosso hoje. Hoje. Para que tenhamos menos trabalho no resgate do amanhã. Orai e vigiai. Sempre. Hoje. Todos os dias. E fará um caminho em paz.

10000 estrelinhas...

???

Mila 16/02/2021

Nunca me envolvi tanto com uma personagem como com a Léa !
Talvez por ela tenha muito de mim : determinada , destemida e independente ...
Um lindo romance que vale a pena ler ?

Rogeria.Santos 24/04/2022

Aquele livro que com certeza vou reler pra não perder nada do que ele tem a oferecer! E ele tem muitos ensinamentos sobre o assunto! ?

Paula Braz 06/11/2022

Livro maravilhoso
Que livro maravilhoso. Chorei em muitos momentos. Quantas lições. Quantos problemas, quanta dor poderíamos evitar se não fossem o nosso capricho, o nosso orgulho, a nossa mania de nos acharmos melhores que o outro. A mudança que desejamos ver no mundo deve partir de nós. É disso que esse livro fala. Como outra pessoa falou aqui na resenha, são muitos tapas em nossa cara. Encantei-me com a personagem Margarida, quanta sabedoria. Simplesmente amei esse livro.

Thais.Curzio 13/02/2023

Longo
A história é muito bonita, porém muito longa!
Alguns diálogos são muito longos tb e por isso se torna cansativo? mas valeu a pena a leitura