O Karateca

O Karateca Nifrido

Resenhas - O Karateca

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vini 29/12/2023

Foi difícil se manter na história do meio para o final
Uma grande alerta sobre essa leitura e vai ter muito spoiler. O cara estupra uma mulher e vai preso. Após sair da cadeia ele encontra a mulher que estuprou e se apaixona por ela, e assim eles terão um relacionamento, aparentemente ela não sabe que ele é o estuprador. Tem filho gerado do abuso e outro do relacionamento romântico. No fim, a mulher sabia que ele era o estuprador e mantém a relação mesmo assim. Para quem for sensível, essa leitura não é para você.

O Karateca começa muito bem. No momento em que Icaro usa droga até o momento de sua prisão, a leitura é frenética e me prendeu muito na história. O autor Daniel Heldt Urban descreve de maneira crua todas as cenas. Os estupros, o cheiro da prisão e toda a violência da história é muito bem descrito, trazendo uma atmosfera de terror muito forte. No primeiro momento a história me cativou, mas após o Icaro ser trocado de cela e conhecer um mestre de karatê, me perdi O Karateca.

Após o mestre de karatê entrar em cena, a obra se torna um enredo de 'Karatê Kid' mudando totalmente o tom. Há uma subtrama envolvendo a droga 'O Purgatório' que é deixada de lado, o que eu não gostei, pois eu fiquei interessado nesse enredo. Quase todo livro fica no enredo do personagem aprendendo karatê e tentando se dar uma segunda chance.

Quando Icaro saiu da cadeia, O Karateca parou de funcionar para mim. O final é bem apressado e por isso mal desenvolvido. A ideia da vítima se apaixonar pelo agressor não se encaixou muito bem na história. A leitura foi decepcionante, eu estava bem empolgado pela leitura, ainda mais com um começo tão brutal e cheio de horror.

O Karateca muda de tom no meio da história, oferece um final bem louco e brochante, depois de entregar um começo incrível. Foi difícil se manter na história do meio para o final, é uma obra super curta, mas eu demorei bastante para terminar de tanto que eu perdi o interesse.

site: https://www.estantedovini.com.br/post/o-karateca-resenha

Emy 19/12/2023

Recentemente comecei a acompanhar o "Quarto dos gêmeos", daí a curiosidade de ler algum livro deles, foi uma leitura interessante, mas ao mesmo tempo eu tinha a sensação de estar assistindo algum vídeo do Nifrido, o que era um pouco estranho, nunca realmente acompanhei algum autor sem ser apenas por seus livros, então acho que foi isso. Mas enfim, foi uma boa leitura, a escrita é muito boa e da vontade de continuar lendo, e o final foi surpreendente, eu não esperava o que rolou, simplesmente muito muito muito bom.

Maiara 02/01/2024minha estante
Pois next, não lerei.

Luis mestrex 13/10/2023

Primeiramente queria dizer que o autor da obra foi muito ousado a tratar de forma tão real um tema sensível e deixar de formar leve de ler.
Se você for muito sensível não deveria ler.

Um livro ótimo que trata de um assunto pouco falado naturalmente que troxe muitas referências, oque deixou de ser apenas ficção para trazer conhecimento.

Parabéns nifrido,ótimo livro

Raquel.Matheus 12/10/2023

A escrita é muito fluida e mesmo sendo um gênero que leio, tive vontade de ler até o final.
O livro tem momentos onde os detalhes nojentos me incomodaram, mas foi muito bem descrito, o que me incomodou mesmo foi o fato de que ao mesmo tempo foi apresentado uma história pesada onde o personagem principal é tão perfeito, além disso converte as pessoas, o karate é uma ideologia perfeita, achei um pouco auto ajuda neste momento. Como não leio livros do gênero, posso estar sendo equivocada, mas para mim ficou estranho essa combinação.
Apesar disso, o livro conseguiu me prender do começo ao fim, mesmo quando me incomodei, achei excelente a escrita e se o autor escrever em outros gêneros, irei ler mais dele.

Donizeti 02/09/2023

Gostei, mas...
Kareteca é um livro que me deixou com um misto de sentimentos. Não consegia para de ler, o primeiro ato é muito bom, a história das artes marciais mudando vidas é louvável e muito bonito de se acompanhar, com certeza é o ponto forte da história.
Porém, algumas coisas me incomodaram durante a leitura, são elas:
- utilização de termos técnico do karatê: muito termo técnico onde você não entende com clareza o que realmente está acontecendo;
- inversão de valores muito caricata das autoridades;
- os criminosos não possuem livre arbítrio, o crime principal é apresentado 3x e nas três a pessoa está sobre o efeito do leitinho, isso sem contar que em uma parte é mostrado que muito prisioneiros fazem uso da substância, o que leva a crer que foram parar lá devido ao uso dela?
- não consigo enxergar a personagem feminina agindo da forma como foi apresentado, o posfácio é a última pá de cal, sorte o autor ter citado Síndrome de Estocolmo senão eu ficaria mais discrente ainda.
Embora eu tenha citado várias coisas ruins o livro é bom. Eu diria que o tema e a história são ótimos porém a execução e os caminhos que carregam a história são falhos em pontos específicos. É um livro que pode te chocar e incomodar, mas também pode te motivar a vencer e mudar através do esporte.
Valeu Nifrido e que venha Flamingos.

Zetha 23/08/2023

Karatê Salva!
Karateca tem uma ideia MUITO interessante, te faz criar inúmeros questionamentos. Achei o início MUITO promissor, intrigante, com uma das cenas mais fortes que eu já li, q chegava a me dá nervoso enquanto lia, eu podia sentir a dor do protagonista, entretanto acho q a história perde um pouco de força no caminho, acho alguns acontecimentos meio vago, e só volta a te prender mais no terceiro ato.

Ainda assim, algumas coisas chegaram a me incomodar um pouco, como a repetição da frase "Aqui e acolá", acho q o Nifrido gosta muito dessa frase, pq ela se repete dms em intervalos MT curto, tendo ele até escrito um livro com essa frase.

Não pude deixar de notar o volume de referênciaas que aparecem no livro, Musashi, Divina comédia, Shrek, tartaruga ninja, Odisseia e Homero, algumas referências são necessárias msm, mas outras me pareceu ser apenas ser o gosto pessoal do autor sendo explícito.

No mais é uma boa história, mas se o livro fosse maior, o final poderia ter um clímax MUITO mais dramático e desenvolvido.
WalterGoncalves 24/08/2023minha estante
"Lutar não é bom, mas se você tiver que lutar, vença."

JAlia 29/07/2023

O Karateca
Gosto muito dos vídeos do "Nifrido" e confesso que estava com altas expectativas neste livro. Porém, eu não gostei. Entendi +/- aonde ele queria chegar, entretanto não fez sentido pra mim. Algumas descrições são muito fortes e repulsivas, mas era algo que eu já sabia por ter sido informada no início do livro. Não sei se indicaria esta leitura, estou dando a minha opinião a respeito.

Martielo 09/07/2023

“Era somente eu, assim sendo, Icaro, sem acento mesmo”
O Karateca é uma obra de terror psicológico mt bem escrita. Com cenas que te deixam incomodado (algo que livros de terror tem que nos entregar msm) algumas que te deixam puto, mas não apenas isso...já que me peguei com um sorriso no rosto em determinados momentos e, triste em outros. Foi empolgante acompanhar o desenvolvimento do personagem e tudo que acontece na vida dele.
Por fim, é um baita livrão do diferenciado Daniel Heldt Urban. Cinco estrelas e favoritado. Recomendadíssimo!

Rita 13/06/2023

O que mais gostei da obra foi toda a parte filosófica e de aprendizado do Karatê, principalmente a associação com "O Livro dos Cinco Anéis", é apartir dessa arte marcial que começa a redenção e transformação do nosso protagonista, conseguindo encontrar equilíbrio e paz na sua vida (pelo menos durante um certo período), deu-me vontade de reler esse livro com tantos ensinamentos.
Para além da obra de Musashi, também se vê muitos paralelos com "Laranja Mecânica", desde a violência que principia a narração até à tentativa de mudança trazendo um teor filosófico.
O melhor personagem da obra é sem dúvida o Nelsinho também conhecido por o karateca.
O livro tem uma ótima premissa e a sua execução é boa, mas sinto que foi muito apressada, principalmente quando saem da prisão, gostava de ter tido mais desenvolvimento dos personagens principais, muito provavelmente o autor quis que assim fosse, pois o foco mesmo é Icaro e a sua jornada pelo Karatê, mas eu como fã de King (: gosto daquela ambientação profunda e detalhada.
Não sei se é relevante para quem está a ler isto, mas eu gostei muito do final.

Lochan0 16/05/2023

LIVRO BOM DA DESGRAÇA ? #$%!&
Eu tô em choque até agora digerindo essa porr*! Gente, que isso? Socorro, tô chocadissima!

Comecei lendo e desejando ler terror e gore (o livro chegou ao meu conhecimento sendo panfletando assim), e por mais que tenha algumas coisas bem grotescas, não é um terrorzao como o esperado, ENTRETANTO, não deixa de ser ótimo, pq é um livro fantástico!

É pesadíssimo então não é nada recomendado a pessoas sensíveis. Logo de cara vc tem estupros sendo detalhados e sem escrúpulos.

É através de um estupro que a estória se dá início, e conhecemos a vida de Icaro, de como uma espécie de droga destruiu sua vida, o ensinou, o evoluiu, o fez feliz e depois.... PLOTDAPORRA!

Amei ver a evolução dele. Amei o Nelsinho, ahhhh, melhor personagem dessa caceta! Simplesmente genial a maneira que o karatê é retratado, é tanta reflexão e era tão bom de ler como essa arte marcial foi agregada e transformou cada personagem.

É um livro cheio de reflexões e eu gostei bastante. Acho que não há uma coisa que eu não tenha gostado aqui, amei até mesmo o final, que acredito eu, que possa ser a única coisa que cause conflito entre os leitores pelo desfecho.... Entretanto, ME agradou bastante e achei tudo ali bem justo.

Esperava encontrar uma coisa, achei outra e sai com expectativas além de superadas. Essa porraa tinha que virar filme, super imaginava cenas de filme na minha cabeça, seria grandioso!

Amei e recomendo ;)
Gessyka.Loyola 16/05/2023minha estante
Depois dessa resenha quero ler esse tbm !??

Lochan0 16/05/2023minha estante
É forte kkkkk principalmente o começo, mas achei incrível

Tiago.Gomes 11/04/2023

Bom, e um tanto pesado.
Um livro que não é para todo tipo de leitor, contém cenas e tópicos bem sensíveis e pesados. Mas é um bom livro, com uma leitura bastante fluida. Não esperava por aquele final, realmente me pegou desprevenido.

The b1nbas 19/01/2023

O karateca:
Que livro sensacional, é muito agoniante o ínicio, mas vale apena, chorei diversas vezes nesse livro, tenho certeza que esse livro ficará em minha memória por um bom tempo, esse livro é uma obra de arte, n tenho palavras do oq eu senti lendo isso, só tenho a agradecer o nifrido por ter escrito isso.

Raulatatab 18/01/2023

Tenho que dizer, melhor livro do escritor até agora uma boa história, ótima narrativa é muito viciante, a única coisa que fiquei meio incomodado foi as cenas do início, estavam muito pesadas mas fora isso o livro é perfeito

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6