O voto feminino no Brasil

O voto feminino no Brasil Teresa Cristina de Novaes Marques

Resenhas -

Naty 21/08/2020

Todos seres deveriam ler!
Simplismente maravilhoso! Amei! É um livro de extrema importância, pois fala de como foi iniciado o voto feminino no Brasil, mas ele fala do mundo de um modo geral também. Nos mostra como iniciou o sufrágio feminino no mundo principalmente no Brasil, e de como ainda temos muito o que lutar. Mostra pessoas que ajudaram na causa e indica livros. Fiquei chocada que somente em 1930 no Brasil que podemos ter direito ao voto. Porém o que mais me chocou foi que só em 2015 na Arábia Saudita as mulheres puderam participar das eleições mesmo que apenas municipais. Olha seres temos muito o que progredir e este livro nos mostra isso de forma clara! Esse livro(ebook)está de graça na Amazon então aproveitem e descubra um pouco mais do mundo e suas inovações e indiquem para mais seres para entenderem a importância da luta feminista e que não "somos todos iguais" perante o mundo nossas diferenças é um ponto principal para termos os tais direitos.

Gleysi.Bianchi 19/01/2021

Essencial
Todos deveriam ler, principalmente aqueles que dão o crédito total a Vargas por ter aprovado o voto feminino, menosprezando e ignorando toda a luta sufragista e seus fundamentos.
O livro passa diversas informações sobre o Brasil e o mundo de forma clara, sem muitas voltas. Obra que deveria ser obrigatória nas aulas de sociologia.

Luzi 20/09/2020

O livro conta toda a trajetória até a conquista do voto feminino, dando destaque as personalidades da epoca que lutaram por essa conquista

Gi Gotardo 27/08/2021

O tipo de livro que todos deveriam ler, principalmente as mulheres. O que eu mais gostei é que a história é contada de um jeito muito diferente do qual aprendemos na escola, ele mostra o quanto elas lutaram pra conseguir o direito ao voto, a quantidade de nãos que elas receberam. O que mais me deixou impressionada foi a linha do tempo no final, gente tem país que não faz nem 30 anos que as mulheres votam? que absurdo.

Tamyres016 17/11/2020

A luta pelo voto
"Em alguns lugares, as mulheres puderam votar ao final do século XIX. Já no Brasil, por exemplo, o voto feminino só aconteceu a partir de 1932."

O livro conta a jornada feminina em busca do direito ao voto, no Brasil e no mundo. Nos conta a história de mulheres que fizeram a diferença e marcaram o país, como Bertha Lutz, Olympe de Gouges e Mary Wollstonecraft e de homens que colaboraram com essa luta.

Bea 20/01/2021

Uau
É assutador ver como as mulheres foram negligenciadas, ignoradas e sem ser levadas a sério. Ver quanto tempo domorou para nós conseguirmos um lugar, conseguirmos ter fala. Não faz nem 100 anos desde o primeiro voto feminino aceito, gente, isso é realmente assustador, e achei importante essa leitura, ver que tinha homens que apoiavam, mas que, principalmente, mulheres lutavam pelos seus direitos e ainda lutam, desde muito cedo. Leitura necessária, eu diria.

Leolinda, tu tem minha admiração e meu coração KKKKKK

Karen.Avelar 30/09/2022

Fácil entendimento e riquíssimo em informações
Até eu que me considero leiga em questões políticas consegui entender super bem o e-book, recomendo muito.

Maria.Thereza 02/09/2020

Perfeito
Uma retrospectiva histórica de como o voto feminino foi previsto na constituição brasileira! Perpassa pelo voto tanto no Brasil como em outros locais do mundo!! Livro curto e fácil de ler.. História pura!! Recomendo a todos a leitura!

Nadson Cauã 25/03/2021

(22/06/2020) - (29/06/2020)

Bibi 27/03/2021

Super necessário este livro, as vezes não consigo acreditar tudo o que as mulheres tiveram que passar e batalhar para terem o direito de voto. O livro é super importante para percebermos a garra das mulheres que lutaram por nós, e que ainda precisamos fazer muito mais. Recomendo muito a leitura, ela traz várias informações como datas e uma rápida biografia de cada pessoa que teve um papel importante ao decorrer do tempo.

Valéria 11/06/2022

O livro é interessante para trazer um apanhado cronológico sobre a conquista do voto feminino no Brasil e conhecer os nomes responsáveis em deixar esse tema em pauta e, ou criar leis importantes para aproximar o Brasil desse avanço democrático tão importante ao país e as mulheres. Apesar disso, achei o livro muito breve e raso. Não gostei das minibiografias, preferia que o livro se aprofundasse mais nos acontecimentos históricos.

Jeanine 17/09/2020

O livro “O voto feminino no Brasil”, de Teresa Cristina de Novaes Marques, está sendo oferecida gratuitamente no Kindle e eu gostei bastante de ter lido. Nele encontra-se a história da trajetória pelos direitos do voto feminino no Brasil. A autora destaca sufragistas como Bertha Lutz, Carlota Queirós, Celina Guimarães, Josefina Álvares de Azevedo, Júlia Barbosa, Leolinda Daltro e Nísia Floresta.
Eu destaco a Leolinda. Sua história chamou minha atenção porque nasceu no recôncavo baiano, filha de mãe indígena e pai português, foi professora, sufragista e lutou contra a evangelização católica dos indígenas, pois defendia a incorporação na sociedade dos índios por meio da alfabetização laica, sem que eles abrissem mão da sua cultura e costumes.
A autora faz o percurso da historia do voto feminino, valorizando conquistas. Achei super necessária a leitura, enriqueceu meu aprendizado. Fiquei surpreendida com a conquista do voto feminino no Brasil ter sido somente me 1932, mas abismada com os Emirados Árabes e Arábia Saudita, que foi praticamente ontem essa conquista!

Juliana.Weitbrecht 27/10/2020

Inacreditável os anos de tentativas para conseguir aprovar o voto feminino, livro retrata as incontáveis lutas das mulheres para provar que não era de intelecto inferior ao homem e que merecia por direito exercer o voto e também ser votada.

Raiany.Almeida 01/09/2020

Livro maravilhosooo!!! Era exatamente o que eu imaginava que seria. As mulheres já passaram por tanta coisa, tanto preconceito e sempre extremamente excluídas. Consideradas seres inferiores, que serviam apenas para procriar e cuidar da casa. Triste ver como nossa sociedade sempre foi machista e como isso está enraizado. Após a leitura do livro, só aumentou o meu orgulho de ser mulher e minha gratidão por todas essas mulheres fortes e determinadas que por anos, lutaram pelos direitos que temos hoje.