As Sombras do Mal

Chuck Hogan

Resenhas - As Sombras do Mal

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Karini.Couto 20/03/2021

Olá queridos leitores, espero que estejam todos bem e conseguindo fugir um pouco da nossa realidade com boas leituras.

Hoje venho falar de um livro que eu estava com grande expectativa, e que achei muito bom, mas que eu esperava bem mais. Engraçado como isso ocorre na maioria das vezes não? Quando vamos com muita sede ao pote, sempre tem algo que não sai como esperamos.

Esse é o primeiro livro da trilogia "As fitas de Blackwood", os capítulos são intercalados em três tempos e locais, 2019 - Newark, Nova Jersey / 1962 - Delta do Mississipi e 1582 - Mortakle, Grande Londres.

Em primeiro lugar vamos conhecer a agente Odessa, do FBI, ela e seu parceiro estão em um grande caso de corrupção, e em dado momento escutam a seguinte notícia: "um homem desconhecido mata duas pessoas em um hangar e rouba um avião". Só que o que parecia um terrorismo ou coisas assim, é pior do que pode se imaginar, pois quando os policiais chegam ao , o socorrista está picando uma mulher em pedaços em tamanhos que nem consigo imaginar.

Aí em 1962, conhecemos Earl Salomon um dos primeiros homens "de cor" a se tornar agentes do FBI, convocado ao Mississipi para investigar um linchamento, que deixou todos na cidade apavorados, afinal a vítima é um homem branco e bem visto na comunidade. Lá ele percebe que as pessoas não estão nem aí para seu distintivo quando se trata de preconceito racial nem mesmo de seus supostos colegas de trabalho e que algumas vezes, não há lei que caiba em determinadas situações.

E ao sermos transportados ao próximo cenário, conhecemos John Dee, astrólogo e cientista da corte da rainha Elisabeth, que começa a mergulhar em estudos mais obscuros, pois percebe que está se perdendo em seu papel, que já não há interesse como antes na função dele ali e aí é que mora o perigo, pois tais estudos podem alterar todo o mundo de maneira permanente.

Bom, esse é um breve resumo, o livro é narrado em terceira pessoa e tem esse lance sobrenatural, eu esperava mais adrenalina, porém encontrei mais explicações, uma espécie de introdução do que esperar dos próximos livros, o que me deixou chateada e ao mesmo tempo ansiosa para ler a continuação.

A sinopse trás informações mais que necessárias para se entender do que o livro se trata, logo dispensa muitos detalhes para que eu não estrague sua experiência, contando spoilers.
Os personagens achei bem interessante suas histórias pessoais.

A edição está bem executada e curti a leitura apesar de ter aguardado bem mais adrenalina.
Triz 21/09/2023minha estante
Amiga, saiu a continuação desse livro? Porque eu terminei de ler e não acho nenhuma informação

Karini.Couto 22/09/2023minha estante
Não que eu tenha visto.

Lu 02/03/2023

Meio fraco
Eu esperava bem mais de um livro do GDT, mas a sensação que fica é que As Sombras do Mal funcionaria melhor como filme. Mesmo assim, o enredo não tem nada de muito empolgante ou inovador; há vários trechos e conversas que são repetitivos, especialmente os de ação, e infelizmente não consegui me importar demais com nenhum personagem (o que mais gostei foi Solomon).
Entendo que se trata somente de um primeiro volume, mas foi estranho saber tão pouco sobre a protagonista, Odessa. Ela tem cinco irmãos e não sabemos o nome de nenhum deles, a história com a mãe mal é mencionada, o namorado tem função e personalidade inexistentes.
Outra coisa que me fez tirar da nota foram as personagens femininas, que dá pra contar em uma mão quantas são. Todas são unidimensionais e cabem em alguma caixinha: a protagonista honrada, a mártir e umas duas ou três vilãs. Sinceramente, não me deu vontade de ler o próximo quando for lançado.

Leléu Ltd. 22/05/2021

Van Helsing? É você?
Nas três primeiras páginas do livro, fiquei com medo que até os escritores, ou seu editor, tivessem sido assassinados. Começa a morrer gente que nem mosca e eu imaginei se seria assim o tempo todo. É um início assustador. Se fosse um filme, a filmagem das cenas iniciais sairia bem cara.

Bom... Nem sei por que li este livro. Não faz muito meu estilo, porque não consigo me assustar com livros de "terror". O problema deve ser comigo, e não com você, Gillermo... Mas eu "até" gostei. Se é pra colocar um pezinho no lamaçal do sobrenatural de monstrinhos derretendo, por que não se enterrar até o pescoço, né?

Senti que beberam em várias fontes. Talvez em Stranger Things, talvez em Ghostbusters, talvez em Van Helsing... É a colcha de retalhos. Mas o resultado ficou bom (acho que tenho uma séria dificuldade em achar um livro verdadeiramente ruim).

Gostei de ler este livro. Um trabalho a quatro mãos. Não recomendo. ?

Franciele Francis 16/03/2021

A agente Odessa vive uma situação estranha ao ver "alguma coisa" sair do corpo do seu parceiro do FBI, durante uma ocorrência.
Ela duvida de sua sanidade.
Um agente aposentado do FBI diz para ela depositar uma carta para Hugo Blackwood em uma caixa de correio em Wall Street.
Quando encontra com o Sr. Blackwood, dúvida ainda mais de sua sanidade ao ouvir sobre os incorpóreos, e que Blackwood pretende capturar o último de quatro deles.
Agora ela quer ir até o fim dessa jornada, onde descobre que não faz ideia do que está por vir.

yasmine 05/06/2021

Leitura fluida, com personagens interessantes, cenas macabras e muito mistério, eu só queria mais ação, entendo que por ser o primeiro de uma trilogia ele seja mais introdutório, mas queria mais cenas de ação do detetive. Um bom livro, espero a continuação e recomendo a leitura.

João 09/10/2021

Investigação sobrenatural
O livro conta a história de uma jovem agente do FBI que vê sua vida virar ao avesso depois de um incidente extremamente estranho, para dizer o mínimo. Essa agente é orientada a buscar ajuda de um detetive do sobrenatural e se vê confrontando suas próprias crenças do que é ou não é real.

É um livro divertido e que entretém, mas não apresenta nada realmente inovador ou incrível. O destaque está na tentativa de decifrar o detetive enigmático, suas peculiaridades e sua história.

Essa edição da intrínseca apresenta vários erros no texto, que não deveriam ter passado pela revisão, alguns deles bem grotescos, que atrapalham a imersão.

Se estiver com ressaca e quiser uma leitura mais fácil, cheia de diálogos e nada muito pesado e cansativo, esse livro pode ajudar.

Taize @viagemliteral 21/04/2021

INCRÍVEL
"Se não falarmos dos erros do passado, e não lidarmos de forma honesta com eles, espíritos malignos vão continuar surgindo pela fenda não cicatrizada"

Meu primeiro contato com Guillermo Del Toro e Chuck Hogan não poderia ter sido mais fenomenal. "As Sombras do Mal" é o primeiro volume da trilogia "As Fitas de Blackwood", um thriller sobrenatural de fazer qualquer um temer a sua própria sombra.

Os autores narram em terceira pessoa e em três linhas de tempos: 1582, 1962 e 2019, cada período mostra personagens fundamentais para o desenrolar da trama.

Em 2019, somos apresentados a dois agentes do FBI: Odessa Hardwicke e Walt Lepo que estão trabalhando em um grande caso de corrupção.
Mas, em um determinado momento de descanso enquanto tomam café e jogam conversa fora, eles têm uma informação que mudará suas vidas para sempre.

Após matar duas pessoas e roubar um avião num hangar, um homem desconhecido sobrevoa a cidade atirando desenfreadamente.O terror atinge a todos, pois acreditam ser um ataque terrorista, porém ninguém estava preparado para o que estava por vir, pois depois de rastrearem o criminoso e uma chacina acontecer, Odessa se vê obrigada a tirar a vida do companheiro de trabalho, e um fato aterrorizante e horripilante acontece: Odessa vê um vulto saindo do corpo de Walt Lepo, a fazendo questionar sua própria sanidade mental.

Nesse ínterim, somos transportados para o ano de 1962 e passamos a conhecer duas peças chaves na trama, o agente aposentado - e morribundo - do FBI Earl Solomon e o enigmático Hugo Blackwood, dois homens importantíssimos que levaram Odessa para uma jornada cheia de segredos, perigos e espíritos malignos.

Eu poderia ficar aqui horas e horas falando sobre esse livro, mas seria dispensável, já que o ideal é que vocês embarquem nessa história arrepiante, e que apesar de trazer um thriller pra lá de sobrenatural, também trabalha temas muito importantes que desde tempos remotos ainda estão presentes na sociedade.

Cada página virada é um clímax diferente, parece que as emoções não param tão cedo, e olhe que estamos falando apenas do primeiro volume da trilogia hein?!

Aqui temos personagens reais - e surreais- , certinhos e sarcásticos, e isso sem sombra de dúvidas (ainda bem que são de dúvidas e não de espíritos possuídos hahaha) faz toda diferença nessa história fantástica, e bem... Macabra!

Tatianees 26/06/2022minha estante
Quando fizeram o primeiro ritual, Hugo chega em casa e beija a esposa, ela diz que sentiu um gosto estranho (acho que foi enxofre, no livro fala). Então foi nessa hora q a entidade passou pra ela. O livro fala que 3 homens participaram do ritual, mas só dois saíram ilesos. O incorporio entrou no Hugo e passou dele pra esposa.
O único momento que o espirito dela realmente se manifesta, é quando salva a policial. Nos outros casos o Hugo explicou que o Mal usa pessoas conhecidas para engar, no caso dele sempre usam a imagem da esposa, que é a única pessoa com quem ele se importa.
No final eles falam que era tudo uma armadilha para atrair Hugo, o incorporeo queria o corpo dele.

Erick.Prates 10/07/2021

As muitas formas que o mal pode assumir
Primeiro contato com os livros do Guilhermo Del Toro e Chuck Hogan e superou muito minhas expectativas,
Se você quer uma história macabra, assustadora e com muito suspense pode ir sem medo.

Será uma trilogia, to bem ansioso pra ler os próximos livros.
Arty 10/07/2021minha estante
Tô pensando em comprar, mas tô meio na dúvida quanto aos outros dois livros que vão lançar, já tem data?

Erick.Prates 11/07/2021minha estante
Acho que os outros dois livros não foram publicados nos EUA ainda

Nay 12/08/2022

Foi meu primeiro livro do gênero, um terror de espíritos e puxado para o suspense, muito bem escrito, uma leitura que te prende e deixa curioso para saber como resolver as questões trazidas. Acho que daria um ótimo filme com bons efeitos visuais, aguardo as continuações!

Ley 28/08/2021

Lento no início, mas com referências sobrenaturais maravilhosas
Odessa Hardwicke é uma agente novata do FBI e se vê em uma ocorrência incomum com seu parceiro Walt Leppo. Uma série de assassinatos os levam a um embate contra o assassino quando uma tragédia acontece. Odessa acaba sendo afastada temporariamente devido a investigação para destrinchar o que realmente aconteceu na cena do crime, mas é aí que o mistério se inicia.

As Sombras do Mal realmente chama atenção do leitor nas primeiras páginas, mas tem uma mistura de altos e baixos conforme a história avança. Odessa é a protagonista e a princípio eu não imaginava que ela teria tanta importância, mas agora, depois de finalizar a leitura, já tenho várias teorias envolvendo a personagem. Ela é envolvida em uma situação pouco agradável, mas ainda resta saber o que realmente aconteceu no fatídico dia da ocorrência.

O mais provável é que houve intervenção de algo sobrenatural, mas para uma personagem tão cética, leva várias páginas para que Odessa realmente se sinta segura de suas observações. O livro divide-se em três linhas temporais. A primeira segue Odessa em 2019 e em suas descobertas. A segunda retrata o agente Earl Solomon, quando era novato no FBI no ano de 1962 e foi chamado para ajudar em um caso incomum em uma cidade pacata.

O terceiro é sobre o inglês Hugo Blackwood, um advogado renomado em 1582. O livro tem um foco maior em Odessa, mas os acontecimentos nas demais linhas temporais ocorrem em paralelo com a história principal, de forma que podemos acompanhar a evolução de cada uma em conjunto. Assim como essas perspectivas são importantes, os personagens das três têm participações necessárias na história principal.

Odessa têm seu primeiro contato com Earl Solomon, que já tem uma idade avançada e vive em uma casa de repouso por ter uma saúde debilitada. Após esse encontro, logo ela encontra o enigmático Hugo Blackwood, um inglês sorumbático e misterioso. Odessa tem a ajuda de Blackwood para resolver todo o mistério. A história, por mais que tenha vários acontecimentos importantes, não é frenética.

As revelações tem pontos importantes, mas o período para descobertas é bem maior, criando uma expectativa para o desfecho. Hugo Blackwood pode ser classificado como boa parte do mistério. Ele e Odessa formam uma dupla complicada. Blackwood com sua sabedoria antiga e histórias de outro mundo, e Odessa sempre cética e intrigada com as explicações fora do comum do parceiro.

Os dois se juntam por um gesto desesperado de Odessa por ajuda. Só consegui ver melhor como os dois funcionam bem juntos perto do final. Blackwood é uma figura com diversos detalhes que me lembrou Constantine, um anti-herói dos quadrinhos da DC comics, mas como nota, os autores o escreveram inspirado no escritor Algernon Blackwood, um romancista e criador do subgênero "detetive sobrenatural".

Esse primeiro volume instiga bem quem está lendo e é uma boa obra de mistério com uma trama repleta de ocultismo e elementos sobre o assunto. Os autores destacam que os vários ritos religiosos tem cunho real, mas evidencia que há ficção na narração. O ocultismo é um assunto bastante amplo e a leitura é bem centrada nos acontecimentos que permeiam o assunto. Várias críticas sobre racismo são diversas vezes mencionadas, acrescentando à leitura um contexto real existente na década de 1960 nos EUA.

Eu gostei demais do rumo da história, mesmo que ela tenha ficado parada em alguns momentos. Com as revelações finais, é possível que quem esteja lendo também crie várias teorias e fique ávido para a sequência. Houveram sutilezas que espero serem melhores desenvolvidas no próximo volume.

A relação entre Blackwood e Odessa é um ponto que espero fortemente para que seja mais que um mero acaso, já que na própria história é ressaltado que não existem coincidências. Não há nenhum romance entre eles, no enredo Odessa tem um namorado, mas creio que ainda haverá muito o que desenvolver na sequência, entre outros pontos, como o passado de Odessa e a relação com seu pai.

Como livros de mistério sempre me cativaram, essa foi uma leitura que com certeza irei acompanhar. Ainda não há uma data sobre os próximos volumes a serem lançados, mas espero pacientemente que seja o quanto antes.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2021/06/resenha-as-fitas-de-blackwood-as.html

Lucia | @lucia_esta_lendo 13/05/2022

Um bom sobrenatural
Confesso que comecei a ler o livro sem esperar muito.

O começo é bem monótono, pois envolvem 3 histórias em tempos diferentes. Mas depois estas 3 histórias se cruzam e o lance do sobrenatural e ocultista ganha mais força, a coisa fica bem interessante.

Só achei o final um pouco corrido e bagunçado, mas gostei do desenvolvimento dos personagens.

Este livro é claramente escrito para se tornar uma série ou um filme, tem potencial.

Letícia @caapitulo1 15/02/2021

QUAL O LIMITE ENTRE A REALIDADE E O SOBRENATURAL?
Odessa e Walt Leppo são agentes do FBI jantando em uma lanchonete, quando seus celulares tocam juntos, e quando isso acontece nunca é um bom sinal, para a surpresa dos dois, não é o trabalho e sim uma alerta de notícias da New York Times, um avião que foi sequestrado, a princípio um ataque terrorista e as atualizações mais recentes dizem que o avião a última vez que foi visto é aonde os dois agentes estão neste momento.
Leppo liga para a sede do FBI, e solicita informações e com tudo que precisavam para agir, eles vão para a casa do suspeito que já alguém conhecido, poucos tempo depois, já na casa do suspeito, Odessa escuta dois tiros, e logo ela encontra os corpos da família do suspeito, todos foram assassinados de formas extremamente brutais, então ela vai em direção do parceiro que é subitamente invadido por um instinto assassino, e está prestes a tirar a vida da única sobrevivente da família, sem opção Odessa atira e mata seu parceiro, mas antes dos olhos de Leppo perder o foco, ela viu algo, um tipo de nevoa semelhante a ondulações emergir de forma retorcida do corpo do parceiro, e também um cheiro de pasta de solda, o corpo dele murcha como se algo tivesse saído, algo como uma entidade maligna, o que Odessa ainda não sabe, é que foi um incorpóreo que saiu do corpo do parceiro, um espirito maligno que se alimenta do caos humano.
Agora depois da morte de seu parceiro, sua carreira está ameaçada, e ela é designada a serviços burocráticos, é lhe dado o trabalho de fazer a limpeza da sala de um agente aposentado do FBI, após a limpeza reúne os pertences e decide devolver ao dono, ele está internado em um hospital, o que Odessa não sabe é que o agente aposentado Solomon, sabe exatamente o que aconteceu com Leppo, e lhe dá instruções para ela escrever uma carta, a uma pessoa que poderá ajudar ela nesta investigação, mas nada faz sentido e sem saída, Odessa escreve a carta e deixa no local aonde Solomon indicou, essa carta vai ser destinada a Hugo Blackwood, um homem enigmático e cheio de mistérios, e um tanto traiçoeiro que é a chave para solucionar esse mistério, e ainda defender e salvar toda a humanidade de um mal sem rosto e que está disposto a espalhar o caos, e agora Odessa mais do nunca vai precisar acreditar no sobrenatural, para poder impedir que mais pessoas inocentes morram.

O QUE ACHEI: Quando se trata de Guillermo del Toro e Chuck Hogan, eu já sabia que ia vir coisa boa, mas mesmo assim fui surpreendida! O livro é com certeza um Thriller sobrenatural diferente de tudo que já li, ele tem um plano de fundo macabro e frenético, nós somos guiados por três décadas diferentes, e o que não muda em nem uma, é o mal que está vagando o mundo.

Um dos pontos altos do livro para mim foi o personagem Hugo Blackwood, ele realmente rouba a cena quando chega, enigmático e misterioso, e até um tanto sarcástico a todo o momento ele sabe o que está fazendo, e vai conduzindo a trama, e fica impossível prever o que vai acontecer, e o que posso dizer aqui, é que nada é previsível, em muitos momentos fui pega de surpresa com uma nova revelação, o clima é macabro e arrebatador.

Eu amei, favoritei! Me vi viciada nesta história, fiquei imersa, viajei para o sobrenatural, vi os personagens passando por apuros e torci por eles, por que me apeguei sim, e não queria que chegasse ao fim, e fiquei imensamente feliz de saber que terá mais dois livros, afinal esse é o volume um de uma trilogia.⠀

Só posso dizer LEIAM, se você gosta de thrillers que fogem do padrão, esse aqui com elementos de ocultismos e sobrenatural, com certeza vai te surpreender! Com essa qualidade de escrita surreal, é impossível não se ver dentro da história, simplesmente devorando ela.

Eu posso dizer que aplaudo a genialidade de Del Toro, esse livro aqui é fora do padrão, é totalmente original, e Chuck mostra o por que é um consagrado escritor de suspense, essa obra é impecável!

Resenha por Letícia Instagram @caapitulo1

Isa 26/10/2022

¡Tudo está conectado! ?
"Se não falarmos dos erros do passado, e não lidarmos de forma honesta com eles, espíritos malignos vão continuar surgindo pela fenda não cicatrizada."

Esse foi um livro que eu comecei a ler sem esperar nada, sem nenhuma expectativa de que seria bom ou não.
A leitura tem seus momentos mais enrolados como a maioria dos livros, mas mesmo assim tem uma narrativa intrigante e bem desenvolvida e se passa em três épocas distintas que vão se conectando ao longo da história!
Muito bom, agora eu não vejo a hora de ler o volume 2 ?

Biblioteca Álvaro Guerra 09/02/2023

Desde o início dos tempos, os incorpóreos vagam pela terra. Espíritos vis, que se alimentam de emoções e que se apoderam de suas vítimas, prontos para abraçar o êxtase da morte e do caos.
Um homem misterioso conseguiu capturar três deles, e agora, ao lado de uma agente do FBI, parte em busca do último, em uma jornada perigosa que pode levá-los em direção ao abismo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555600117

1 | 2 | 3 | 4 | 5