A morte da Sra. Westaway

A morte da Sra. Westaway Ruth Ware

Resenhas -

Pam 04/03/2022

Um mistério bom e diferente.
A grande revelação do testamento de uma família inglesa antiga e rica, porém decadente. Ricos e problemáticos, cheios de mistérios e segredos. Como um livro desse poderia dar errado? A Morte da Sra. Westaway tem todos os elementos de um mistério super envolvente de se acompanhar. Apesar de ter alguns componentes de “whodunnit”, esse livro foge um pouco disso focando o mistério em outras questões.

Conhecemos a Hal, uma jovem leitora de cartas de tarot órfã totalmente falida, devendo até pra agiotas. A esperança parece surgir quando ela recebe uma carta falando que ela é uma das herdeiras da grande fortuna da avó dela, mas a questão é a seguinte: a avó dela morreu há anos, e não era rica. A Hal, endividada como está, vai atrás a fim de tentar conseguir algum dinheiro. Quando a gente entra com a Hal no universo dessa família é muito bom. Vemos que cada pessoa tem seus segredos, e a própria avó, a Sra. Westaway, é uma das figuras mais intrigantes. Várias questões começam a surgir, e o mistério de como a Hal foi parar nesse testamento é apenas o primeiro deles.

Eu ADOREI a construção de tudo nesse livro. Desde as táticas que a Hal usa para seus golpes, até a construção dos relacionamentos dela com a família, é tudo muito bom. Eu também adoro livros que se passam em casarões antigos e esse aqui entrega de prato cheio toda essa vibe aristocrática e problemática, porque essa é uma daquelas famílias que vive de aparências.

A história é SUPER ENVOLVENTE, eu não conseguia largar nem parar de pensar nesse livro. Como ele é curtinho, dá pra ler bem rápido. Ele tem vários plot twists, alguns são previsíveis, outros nem tanto. Mas mesmo assim, para mim, entregou tudo. Foi bem coeso e intrigante, isso que eu adoro. Quem curte uma farofinha de mistério com esse tempero de drama familiar vai adorar esse livro. Achei bem melhor que o livro mais famoso dessa autora (A mulher na cabine 10).

Simone de Cássia 13/07/2021

Livrinho chato! Odeio quando me sinto "enganada"... a história promete um suspense, um "baú" de segredos arrepiantes, e revela-se como um draminha familiar do tipo mocinha contra tudo e contra todos. A "Morte da Sra. Westaway" não fez a menor diferença... já morreu tarde...
Nessa 13/07/2021minha estante
Kkkkk

Drica 13/07/2021minha estante
Simone, sendo Simone! ???

Ieda.Marques 13/07/2021minha estante
Ai amiga, e eu adorei o livro!

Eu também adorei!!!!!!!

Riva 13/07/2021minha estante
Simone sendo Simone e ainda sem paladar e olfato no nível 2 - kkkkkk, né Drica?!?!

Drica 13/07/2021minha estante
Isso, Riva ! E com tolerância zero! ???

Riva 13/07/2021minha estante
Tolerância zero é redundância quando o tema é Simone e livros - kkkkkkkkkk!!!!!!

Simone de Cássia 13/07/2021minha estante
Drica e Riva, eu tô assim só por conta do Covid...daqui a pouco eu.... pioro kkkkkkkk
Ieda, vc é do "time" da Riva e da Drica, um xuxuzinho...S2 Já eu sou Malévola...kkkkk

Ieda.Marques 14/07/2021minha estante
Estou rindo aqui de vocês! Ô turminha boa! Deixa essa pandemia dar um tempo que vou até BH tomar um café "cocêis"! Ah, mas tem que ser o café covarde! O corajoso vem sozinho e o covarde vem muito bem acompanhado!

Riva 14/07/2021minha estante
Será muito bem-vinda: vamos tomar um ?cafezin?, comer ?queijin? e?pãozin di queijo?

Drica 14/07/2021minha estante
Combinado, meninas! ?

Silvia AC/DC 11/12/2021minha estante
Ia comprar e depois de ler a sua resenha, desisti. Obrigada pela sinceridade.

Racky 18/07/2022minha estante
Estou quase abandonando...

Sueli 26/02/2021

Razoável...

Você é um leitor raiz? Se for, já deve ter ouvido falar sobre o Tarô, aquele livro que os chamados “iniciados” acreditam tenha sido escritos por sacerdotes egípcios e onde poderíamos encontrar toda a sabedoria do mundo.
Acontece que este livro está oculto em cartas de um baralho que durante séculos serve para ler a sorte, o futuro, o passado, dar conselhos sobre problemas amorosos e financeiros e um sem fim de questões.
E, aí você me pergunta: E, eu com isso?
Pois é, leitor, o livro “A Morte da Sra. Westaway” só fica interessante quando fala sobre as cartas deste baralho enigmático e milenar usado com frequência por Hall, nossa protagonista, que ganha sua vida miserável lendo a sorte para os crédulos e, mesmo com certo ceticismo, para si mesma.
Foi difícil chegar aos capítulos finais do livro, mas eu persisti porque acreditei em uma de minhas Youtubers favoritas – a Ana Paula Laux, do Blog Literatura Policial, que deu a dica deste suspense bem enfadonho, até mais ou menos uns oitenta por cento, para terminar com um final bem interessante e satisfatório.
Recomendo, mas não muito, entende?
Cris 26/02/2021minha estante
Amei sua resenha (pra variar, RS). Também achei bem chato.

Sueli 26/02/2021minha estante
Demorei dias para terminar, mas embora meio que adivinhando o final, até que achei razoável ???

Marta Skoober 11/11/2021minha estante
Parece que Calvino também tem um livro com inspiração nas cartas de tarô...

Bruna | @bmartinssss 06/08/2021

Tive uma certa dificuldade para me conectar com a história no início, mas depois de uns 30% da história eu comecei a devorar. Pode não ter sido o melhor livro de suspense que eu já li e nem o mais surpreendente, mas curti muito a experiência da leitura. Achei a narrativa rápida e o enredo super interessante. Seria legal se virasse um filme. Recomendo!

Nih 30/03/2021

Muito bom !!
Um livro bem rapidinho e gostoso de ler, ele demora um pouco pra começar, mas quando inicia a história de verdade é impossível parar de ler. A trama é bem interessante e as reviravoltas são muito boas, embora eu tenha descoberto partes dela, algumas coisas nem passaram pela minha cabeça. Esse livro foi uma boa surpresa, valeu a pena..

Eder Ribeiro 28/04/2021

Se fosse classificar o livro pelo final, eu daria 5 estrelas. Contudo, o desenrolar da história foi enfadonho, tornando a leitura um virar de página desanimador. Com muito esforço, tasquei 3 estrelas.

Luiza Helena (@balaiodebabados) 19/03/2021

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
Quando peguei A Morte da Sra. Westaway não estava esperando muito além do que é prometido na sinopse: um suspense envolvendo uma família que faria a festa da Christina Rocha no Casos de Família. Confesso que esperava mais exposeds, mas no fim das contas foi uma boa leitura.

Boa parte do livro é narrado em terceira pessoa focado em Hal. Entre alguns capítulos temos passagens do diário da mãe de Hal, que vai dando pistas sobre o que realmente aconteceu naquela casa quando ela morava lá. Hal é uma personagem bem humana, com problemas bem reais e críveis. Apesar da sua atitude de tomar o lugar de alguém que pode nem existir, você passa a se importar com ela à medida que a leitura vai avançando.

Sobre os Westaway, bem... sempre que tem uma família envolvida em suspense é de se desconfiar de todo mundo, até dos agregados. Em alguns momentos eles me deram uma vibe da família em Entre Facas e Segredos, só que bem menos caricatos. A cereja do bolo é uma velha senhora empregada da casa que sabe os podres de todo mundo e tem uma aura gritando CREEPY. Ou seja, o melhor do clichê do gênero.

Esse foi meu primeiro contato com a Ruth e foi uma experiência bem positiva. A escrita dela é bem fácil e junto com os capítulos curtos, o ritmo de leitura é bem fluído e rápido. Apesar de já acertar alguns segredos durante a leitura, a história envolve bem o leitor com a busca de Hal pela verdade sobre sua família. A ambientação do clima frio de Cornwall dá um toque a mais no suspense.

Apesar de Ruth tentar encaminhar o leitor para outros caminhos sobre a verdade, eu consegui matar uma das charadas logo na metade do livro, mas nem por isso a leitura deixou de ser interessante. A Morte da Sra. Westaway é uma boa pedida para pessoas que, assim como eu, ama um suspense que envolva famílias que tem muito a esconder e exposed tours a acontecer.

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2021/03/resenha-652-a-morte-da-sra-westaway.html

Gramatura Alta 19/01/2021

Hal Westaway tem pouco mais de 20 anos e trabalha como cartomante, jogando Tarô para clientes que buscam ajuda sobre o passado e o futuro, na esperança de encontrarem alguma resposta, algum direcionamento. A mãe de Hal morreu anos atrás, ela também jogava Tarô; e o pai, bem, Hal nunca conheceu o pai e nem sabe quem é. Mas viver financeiramente de cartas não traz muitos ganhos, e Hal está endividada, além de ser perseguida pelo capanga de um agiota, de quem pegou emprestado uma quantia razoável de dinheiro.

A sorte de Hal parece querer mudar, quando ela recebe a carta de um advogado, informando que a avó de Hal faleceu e deixou para a neta, uma herança a ser dividida com os demais familiares. Hal espera que o dinheiro a receber seja o suficiente para quitar a dívida com o agiota. O único problema, é que a avó de Hal morreu há mais de 20 anos, ou seja, o advogado confundiu Hal com outra pessoa que possui o mesmo nome.

Mesmo assim, apostando em sua capacidade de conseguir ler as pessoas, conseguir antecipar o que elas pensam, através de um olhar dedutivo, Hal decide levar o engano adiante, viaja para a mansão da família Westaway para descobrir se existe alguma chance dela conseguir uma parte da herança. E tudo corre bem, até que o advogado abre o testamento, e Hal descobre que não é herdeira apenas de uma pequena quantia, mas de toda a fortuna deixada pela Sra. Westaway. Isso, claro, levanta a inveja e cobiça do resto da família Westaway, além de começar a levantar o véu de segredos que estão, sim, ligados a Hal e que envolvem um passado de mistério e assassinatos.

A MORTE DA SRA. WESTAWAY segue a linha clássica, muitas vezes usada por Agatha Christie, de reunir familiares em uma mansão, devido a um falecimento e à abertura de um testamento, envolvendo mistérios e assassinatos. E a cartilha é seguida à risca pela autora Ruth Ware. Mas isso não é algo negativo, ainda mais que a autora soube usar todos os elementos com muita maestria. Principalmente na construção da personagem principal e suas motivações.

Embora a narrativa seja em terceira pessoa, ela foca exclusivamente em Hal Westaway, com exceção de alguns capítulos bem curtos, que são os trechos de um diário escrito por alguém, que descobrimos quem é, mais na frente, lá pela metade do livro. Hal é apaixonante, cheia de facetas diferentes, que conhecemos conforme a trama avança. Ela é inteligente, perspicaz, e as partes em que ela usa o Tarô, são bem descritas e colocadas em pontos que realmente fazem sentido.

A MORTE DA SRA. WESTAWAY é um suspense leve de mistério, com uma personagem simpática e que cativa facilmente o leitor. A trama não apresenta grandes reviravoltas, mas usa todos os elementos clássicos de mistério policial para se fechar em um clímax que segue a mesma fórmula, com a personagem principal confrontando o criminoso em um clima de perigo e urgência. Leitura deliciosa!

site: http://gramaturaalta.com.br/2021/01/19/a-morte-da-sra-westaway/
Carol 23/01/2021minha estante
Quero ler!!

Vanessa 26/01/2021minha estante
Excellente resenha. Parabens!
Vou te seguir aqui e conferir outras!

Lele 23/04/2021

Foi uma leitura mto boa!
Nossa protagonista principal é uma personagem forte, determinada e cheia de vida, que faz das tripas coração para sobreviver. Após a morte da mãe, há três anos, Hal se viu sozinha e a necessidade a fez abandonar os estudos e seguir o destino, através da leitura do tarô. Vivendo um dia de cada vez, com contas chegando e um agiota buscando receber, Hal se depara com o medo do amanhã e teme inclusive, por sua própria vida, até que em meio ao caos, ela recebe uma carta avisando que sua avó, a Sra. Westaway, faleceu e que ela faz parte do testamento (Para Hal, isso não passa de um grande engano, pois ela não possui uma avó com esse nome). Com a adrenalina correndo nas veias e sem dinheiro para a passagem, Hal decide se passar pela neta da falecida, deixando o Píer onde trabalha e indo para Cornwell. O que ela não esperava era que lá ia se deparar com uma família bem peculiar, uma casa de dar arrepios e uma infinidade de interrogações que envolvem quem ela realmente é.

carmesiabooks 23/08/2021

Plot atrás de plot
Quais jogadas você faria para receber uma herança que não deveria ser sua!?

De uma forma peculiar foi isso que Hal Westaway, disposta a moldar sua própria vida, mudar sua própria sorte ou melhor, criar sua sorte, tentou fazer!

Em meio a uma vida conturbada de contas atrasadas, dívidas com agiota e um trabalho muito mal remunerado, Hal já estava desesperada sem saber como resolver toda essa situação. Entretanto, como uma mágica, nossa cartomante recebeu uma carta dizendo que sua avó, a Sra. Westaway, havia falecido e que ela deveria comparecer ao velório e à casa da família para resolver as pendências do inventário e de sua parte na herança!

Mesmo Hal não tendo nada a ver com a família e a única coincidência ser o sobrenome, ela resolve se passar pela neta da falecida e tentar conseguir alguma parte dessa herança para pagar suas dívidas. O quê ela não esperava é que talvez essa parte da herança fosse grande demais e que isso pudesse causar algum desentendimento entre os Westaway!

E assim Hal foi obrigada a lidar com a situação que ela própria se intrometeu, hospedando-se em um casarão no meio do nada, com uma nevasca e com pessoas totalmente desconhecidas, além de ter de tentar se esquivar de uma possível descoberta, afinal, o passado que ela estava tentando viver não era o seu.

Assim, me vi preso dentro dessa história de diversas formas e que não consegui largar o livro enquanto não terminei! Isso porque a autora, com uma escrita incrível, insere pequenos mistérios ao longo da trama e desenvolve cada um deles, deixando o leitor cada vez mais curioso?. CURIOSIDADE? essa é a palavra que define como me senti a cada página!

A maneira como Hal se comportava e como se esquivava das situações me fizeram torcer por uma pessoa que estava vivendo uma farsa e tentando enganar uma família. E não para por ai!

A história é tão bem construída que parece uma bomba de revelações e que deixa o leitor de queixo caído. Se é plot-twist atrás de plot-twist que você quer, @, esse é o livro ideal pra você!

Quer sair de uma ressaca, @? Esse é o livro pra você!

Sem delongas? esse é um livro pra qualquer leitor! Rápido, dinâmico, misterioso e eletrizante! Vale cada página e cada sensação!

Apenas tirei 0,5 estrela por um dos mistérios ter sido confuso, na minha opinião. Mas é um livro favoritado!

Aline Navarro 31/12/2021

Me vi dentro do livro!
Precisamos entender a diferença entre suspense e thriller. Apesar de ser propagado como Thriller, A morte da Sra. Westaway segue a linha de suspense clássica, muitas vezes usada por Agatha Christie, de reunir familiares em uma mansão, devido a um falecimento e à abertura de um testamento, envolvendo mistérios e assassinatos. E a cartilha é seguida à risca pela autora Ruth Ware. Hal é apaixonante, cheia de facetas diferentes, que conhecemos conforme a trama avança. Ela é inteligente, perspicaz, e as partes em que ela usa o Tarô, são bem descritas e colocadas em pontos que realmente fazem sentido. Entretanto, os personagens secundários não possuem grande desenvolvimento. Pouco é dito sobre cada um deles. Apenas o necessário para situar o leitor sobre quem é, e qual a importância dentro do mistério que envolve a família Westaway. Não é difícil descobrir o assassino ou suas motivações, e isso ocorre ao mesmo tempo em que Hal faz a mesma descoberta. Gosto de histórias assim, porque criam uma empatia entre o personagem e o leitor.
A Morte Da Sra. Westaway é um suspense leve de mistério, com uma personagem simpática e que cativa facilmente o leitor. A trama não apresenta grandes reviravoltas, mas usa todos os elementos clássicos de mistério policial para se fechar em um clímax que segue a mesma fórmula, com a personagem principal confrontando o criminoso em um clima de perigo e urgência. Leitura deliciosa!

Jessica 05/04/2021

A autora consegue nos entregar uma boa variação do tema "jovem recebe herança inesperada". Para quem já é pós graduado em Agatha Christie e similares, vai solucionar facilmente os mistérios e desvendar os segredos da família.
Mesmo assim é um bom suspense, entretenimento literário garantido.

Valerya insta @leslivres_ 25/04/2021

Muuuito bom!
Uma mistura de A Casa dos Espíritos, com A volta do parafuso e O Iluminado.
Nos finalmente vc só quer devorar o livro ?

Nati Morgan 03/07/2021

Não sabia o que esperar e gostei muito da leitura.
O livro prende o leitor, e o mistério do livro, se for bem atento, ele já da quem é o culpado lá na metade da leitura rs.
Gostei muito.

Ket 21/02/2021

Après moi, le déluge
O livro conta a história de Hal, uma jovem cartomante endividada que um dia recebe uma carta informando que ela é herdeira de um espólio. A situação seria maravilhosa se não fosse por um pequeno problema: Hal não é parente da falecida e a correspondência com certeza foi um engano. A princípio, ela descarta a questão, mas quando cobradores começam a bater na sua porta e ameaçar a sua vida, a jovem se vê cada vez mais inclinada a encarnar uma farsa e se apresentar como a herdeira perdida.

Esse livro foi uma boa surpresa. Eu já havia tido uma experiência prévia (e péssima) com a autora, mas resolvi dar uma segunda chance e terminei muito satisfeita! Achei o livro um suspense muito fluido e agradável. A trama é simples, não há grandes viradas de enredo ou razões profundas e psicológicas, mas isso não soa de forma negativa, só deixa a história ainda mais confortável de se ler. A morte da Sra Westaway é thriller com ares de Agatha Christie (uma mansão decrépita, um testamento problemático, uma família cheia de conflitos) que vai nos revelando aos poucos os segredos guardados embaixo dos tapetes da casa. O livro também é mais introspectivo pois muita coisa acontece dentro da cabeça da Hal.

A Hal é um personagem interessante. Apesar de ter achado ela em alguns momentos muito hesitante, ela deixa claro que sua persona frágil e tímida faz parte do personagem que ela precisa encarnar para entrar naquela história. Mesmo assim, em algumas cenas desejei que ela fosse mais firme.

Não é um livro que vai surpreender quem já está calejado com suspenses, mas mesmo assim, achei a história ótima para se ler em um dia e não sair insatisfeito!