A Escada Furtiva

A Escada Furtiva Maureen Johnson

Resenhas - A Escada Furtiva

Yasmim Braga 13/04/2021

Intrigante
Em Cordialmente Cruel vamos conhecer Stevie e acompanharemos sua chegada no Instituto do Albert. Essa escola seleciona a dedo seus alunos, sempre por conta de algum talento e pelo fato de serem muito inteligentes e se destacarem em alguma área específica. Stevie foi aceita porque ama mistérios e é muito boa nisso, ela percebe os detalhes e aspectos que, para uma pessoa comum como eu, ninguém repara. E ela também pesquisa e lê tudo sobre o grande crime que aconteceu nessa escola, muitos anos atrás. A filha e a esposa do dono da escola foram sequestradas e, até hoje, ninguém sabe o que realmente houve. O próprio Albert, o dono, recebeu uma carta com um enigma que falava sobre morte e assinava no fim com ?Cordialmente, Cruel?. ?
E é exatamente isso que vamos acompanhar no primeiro livro, a adaptação de Stevie ao instituto, suas amizades e algumas descobertas sobre esse crime. Também teremos alguns flashbacks que vão nos orientando sobre o mistério da escola no passado. Foi empolgante acompanhar isso em Cordialmente Cruel, entrar nesse universo foi prazeroso. E sou muito curiosa então eu acabei o primeiro livro louca de vontade de saber a solução dos mistérios! E em ?A escada furtiva? eu me surpreendi. A escrita continua super fluida e nesse livro nós temos atividades suspeitas acontecendo no presente e, obviamente, recebemos mais flashbacks do passado. ?
Terminei e fiquei olhando para o teto de boca aberta: Gente COMO ASSIM EU FUI FEITA DE TROUXA DE NOVO? Esse final, essas revelações e as reviravoltas... tô chocada até agora que não percebi tanta coisa! Sou uma péssima Sherlocka Holmes. Aliás, aviso rápido: temos um terceiro livro vindo por aí! Super recomendado se você curte leituras jovens e mistérios. E te desafio a desvendar o crime! Será que alguém consegue?
Lud Simão° 13/04/2021minha estante
Terminei esse segundo livro igual você, com essa sensação de ter sido feita de trouxa. Não vejo a hora do terceiro livro sair para descobrir mais sobre essa história.

ranylson.carvalho 13/04/2021minha estante
Essa tua resenha me fez colocá-lo na meta desse ano hahahahha

Geovanna.Cookie 11/07/2022minha estante
AINDA BEM que eu peguei pra ler esse livro com toda a trilogia lançada kkkkkk

Isadora 02/12/2023

Caos só acontece no final
Segundo livro da saga Cordialmente cruel finalizado!! Gostei demais do livro, as únicas coisas que me incomodaram nesse livro são q a história é muito enrolada, as coisas só acontecem no final e que não tem muita investigação, sendo assim, coisas super importantes a Stevie descobre em 20 páginas antes de acabar o livro e não explica como descobriu.

A história inicia-se com a Stevie na sua cidade, após os pais tirarem ela do Instituto. Chegando em casa, tem uma visita inesperada: a pessoa que ela mais odeia no mundo, Edward King, o senador do país.

Ele convence os pais de Stevie a deixarem voltar para o Instituto. Mas, chegando no avião dele, tem um pedido para a menina e ela aceita.

Recomendaria sim, a trilogia e esse livro também! Gostei mais desse do que do primeiro livro, final tem sempre um caos e suspense para o próximo ??

Lorena 20/09/2021

Chocada
O primeiro livro da trilogia tem uma leitura monótona e lenta. Nessa já obtemos algo mais frenético, segredos atrás de segredos, mistérios sendo desvendados e outros ficando ainda mais complicados. Simplesmente devorei o livro inteiro e estou ansiosa para a continuação.

Nana Bastos 04/02/2024

A escada furtiva
? Resenha |
?? Uma Escada Furtiva - Maureen
Livro 2 - Cordialmente Cruel

? Livro escolhido para cumprir o 5º desafio do projeto #52semanasliterarias | @52semanasliterarias que consta em ler "um livro com ambientação acadêmica".

?Maureen Johnson nos encanta com sua escrita investigativa e totalmente conectada entre os livros. Com referências de Sherlock Holmes e Agatha Christie, você mergulha na história e fica querendo desvendar os crim3s, achar o 4ssa1n0 e quando descobre, fica de boca aberta.

?Stevie no primeiro livro nos mostra uma garota empolgada com esse universo de mistérios, desvendar e achar os culpados. Neste segundo livro achei ela um pouco submiss4 e m4nipulada, já que ela estava na mão do prefeito da cidade dela.

?Essa escola tem inúmeros túneis escondidos e uma hora ou outra sempre aparece algo, e logo de cara já acontece um possível "acidente" mas será que foi? Ou foi criminos0? E se eu te falar que aconteceu outro? Stevie está empenhada em descobrir e responder todas essas perguntas.

? É preciso calar as vozes na cabeça que dizem que, só pode ser essa pessoa. Assass1nos não são um tipo. São qualquer um.

?Albert sempre tem um enigma na ponta da língua, ele diz que sai de forma automática da mente dele. Ele também tenta desvendar o que aconteceu com sua esposa e filha. Deixarei aqui um enigma com a resposta pra instigar vocês a lerem esse livro.

? Onde você procura alguém que não está ali de verdade? Sempre numa escada, mas nunca num degrau? - O corrimão. E quem mais tem essa função? Um policial.

? A nota foi por um motivo, não gostei de como a Stevie foi "tratada" nesse livro. Ela não merecia ser chantageada pela pessoa que ela mais detesta nesse mundo. Poxa!??? O livro foi lido no formato e-book da editora Harper Collins (disponível no Kindle unlimited) e contém gatilhos de submiss@o, sequestr0, tr4ição, agress40,

beca 07/01/2023

CAOS E GRITARIA
aprecio muito o fato desse livro ser mais curto, me ajudou muito a ler mais rápido. a história dessa vez também se desenrolou melhor, as coisas estavam acontecendo a todo momento e embora tivesse um ou outro momento mais devagar o livro no todo é mais interessante e fluido.

toda a questão do drama em cima de stevie e david também me causou entretenimento. é um dramalhão adolescente? sim, mas eu gosto de dramalhões adolescentes quando eles são bem executados.

porém a resolução do mistério foi o que realmente brilhou nessa sequência. ver as peças se juntando, as linhas se conectando, etc. me senti lendo um livro da agatha christie.

estou ansiosissima para o terceiro livro e espero não me decepcionar.

Thiago Araujo 29/07/2022

Continua o mistério?
Segundo livro da série de Cordialmente Cruel, a obra mantém o nível de mistério, mas aumenta a porção do romance. Precisava? Não sei.

O que parecia ter terminado no primeiro livro, amplia ainda mais os horizontes investigativos de Stevie Bell, que teimosa passa a descobrir outras coisas sobre o caso que tornou sua escola tão famosa no passado.

Essas descobertas são explosivas, muda tanto o caminho do enredo que parece uma boa história, o que pra mim salvou muito para as 4 estrelas.

O romance pra mim é meio chato e sem graça. Tem sua importância, mas tudo é meio exagerado. Talvez pelos personagens serem adolescentes isso faça sentido.

Recomendado! Já estou à espera da oportunidade de ler o último livro da trilogia.

ste.books 29/06/2021

Continuação legal
Pra começo de conversa, preciso ressaltar o quanto amo a Stevie como protagonista ??

Ela é sincera, caricata, humana, tem falhas, tem medos, inseguranças, mas ao mesmo tempo sabe se impor e é genial :)

Definitivamente a leitura fluiu mais que no livro 1, porém, senti que tudo ficou mais confuso, talvez por conta da introdução de novos personagens, por mais que sejam interessantes e com potencial.

Mas achei que faltou um pouco de desenvolvimento na história desses personagens, eles meio que só entraram na história sem introdução e ficou esquisito :/

O plot twist é surpreendente, porém ao mesmo tempo não é tão emocionante :( esperava mais. E acho que também esperei mais desenvolvimento dos personagens secundários, mas pela forma como o livro é narrado, da pra entender a falta de detalhes.

Sandra99 29/08/2022minha estante
Viciou mesmo hein Isa !!! Que legal

Isabella.Wenderros 29/08/2022minha estante
Muito!

YisraelC 15/02/2021

Eu gostei, mas achei a solução do "grande mistério um pouco fraca", mas ainda tem coisas para vir pela frente, o que me deixou animado. Esperando o terceiro.
Caroline 25/03/2021minha estante
Eu acabei de terminar o livro 1 e achei tão fraco. Não quero ler o livro 2 mas ainda queria saber a solução do enigma...

YisraelC 26/03/2021minha estante
Sério? Poxa, eu gostei bastante do primeiro.. E achei o segundo mais fraquinho rs

leituraslau 03/07/2021

Adoro
Esse livro é de tirar o fôlego. É cada mistério e cada detalhe e no final você fica uau como eu não pensei nisso?

Carol Nery 09/01/2023

E agora?
É o seguinte...
Eu tenho livros a serem lidos em janeiro. Livros que foram estrategicamente direcionados para serem lidos em janeiro.
Aí... Vem uma série dessa. Eu já li o livro um sem estar na TBR. Ai, ai, ai.
Livro 2 concluído e o desespero veio!

nina 02/05/2021minha estante
eu fiquei??? será q a criança é Alice, mas tipo não tem como ser né

cadelinha do rhysand 02/05/2021minha estante
então menina!!! Harper Collins lance esse livro agora!!!!

Gabi Donato 20/12/2022

QUE PLOT!
Esse livro só não ganhou 5 estrelas porque enrolou muito no começo, me deu até sono, mas o final compensou e MUITO, temos dois mistérios de duas épocas diferentes e metade do primeiro foi solucionado nesse livro, confesso que o culpado me pegou muito de surpresa e eu pensei que esse livro me traria respostas mas só me trouxe MAIS PERGUNTAS, to me mordendo pra ler o próximo, SÓ LEIAM!!!!!!!!

Jessie 15/01/2022

Despertando a Detetive que habita em mim...
O segundo livro dessa trilogia conseguiu me surpreender, apesar de ter gostado do primeiro livro ele não me prendeu da forma como esse conseguiu, mesmo que tenha demorado um pouquinho.
Começamos a história algumas semanas depois dos acontecimentos finais do livro anterior, com Stevie de volta a sua antiga vida, já que seus pais decidiram que o Instituto Ellingham não era mais um lugar seguro para sua filha. Stevie se vê a procura de uma solução que possa levá-la de volta ao colégio, ao caso e seus amigos, mas com cada vez mais menos esperanças. Seu único ponto de equilíbrio é a latinha que achou no quarto de Ellie naquele dia fatídico em que tudo deu errado, agora ela tem uma prova concreta que pode ajudar a solucionar o 'Grande Caso' mas não tem como investigar isso de onde está.
Todo esse início na verdade não me chamou muita atenção, assim como no livro anterior eu estava setenta pelos pequenos trechos do passado que a autora ia jogando de vez enquando no meio da história conectando as duas linhas temporais, foi ali pela metade do livro que a leitura começou realmente a engatar pra mim, mas entendo todo o caminho que foi preciso percorrer pra chegar na cereja do bolo.
Os trechos do passado são essenciais, mas é preciso de algumas conexões de Stevie pra que as coisas se revelem ainda mais, chegou um momento em que me vi com o coração acelerado enquanto as coisas finalmente se encaixavam e eu fazia parte disso, como eu disse na resenha anterior, o leitor também se torna detetive e tudo fica mais excitante por causa disso, o final foi ótimo com revelações e mais um gancho pro livro final que me deixou super curiosa.
Os casos em si foram minhas partes favoritas da história, o romance - se é que posso chamar de romance - pra mim foi uma coisa que não estava interessada na maior parte do tempo, espero que deem mais relevância pro personagem do David pelo menos nesse último livro pelo menos pra ter valido a pena ter lido essas partes nos livros anteriores.
De qualquer forma, estou bastante animada pra essa conclusão, o plot principal está super funcionando pra mim, então esses pormenores eu deixo passar, espero não me decepcionar.

drielly 25/07/2021

maureen johnson gosta de me ver sofrer
Esse foi um livro que me prendeu demais desde o primeiro. Eu amo os personagens, principalmente a Stevie, porque me identifico muito com ela. Muitas questões que foram deixadas em aberto no último livro, foram respondidas nesse segundo, e também foram levantados novos mistérios. Algumas coisas que me incomodaram foram o excesso de descrições, e em algumas partes, senti que a autora deu uma enrolada. Também uma coisa que me deixou incomodada foi o erro do pronome dê personagem Vi, que é não- binárie. Todas as vezes usaram o pronome feminino para se referir a elu. Isso também aconteceu em Cordialmente Cruel, e não sei se foi erro de tradução ou se isso também acontece no original. Enfim, espero que o próximo livro responda às perguntas deixadas por Escada Furtiva e que acertem ao usar o pronome neutro.
gabriellaasilvaa 25/07/2021minha estante
Eu li cordialmente, Cruel e ele me prendeu do início ao fim e eu quero muito ler essa continuação

drielly 25/07/2021minha estante
lê sim amg!! o começo é meio parado, mas depois é um tombo atrás do outro

gabriellaasilvaa 25/07/2021minha estante
O pior é que o último livro nem foi lançado no BR

drielly 25/07/2021minha estante
sim, eu tô muito ansiosa pra ler o último