O Estado e a revolução

O Estado e a revolução Vladimir Lenin

Resenhas - O Estado e a revolução

Marcelo 08/04/2024

Este livro presta um serviço quase didático para quem tem interesse de entender a questão do Estado na revolução comunista. Tendo como ponto de partida a obra de Marx e Engels, Lenin explica detalhadamente como se dá a transição, através da revolução proletária, de uma sociedade capitalista ao ideal da sociedade sem estado. Outro fato interessante é a explicação sobre a diferença entre a visão dos anarquistas e comunistas sobre o processo que leva ao fim do Estado. Uma obra extremamente relevante e cativante.

hk.liv 06/04/2024

Tovarishch
Uma leitura inicial de suas obras mas é a certeira introdutória.
O texto questiona o Estado como ferramenta de uma classe para dominar outra e defende a revolução como forma de mudar isso, substituindo a ditadura burguesa por uma do proletariado no caminho para o comunismo. Ele destaca a necessidade de criar um novo tipo de Estado onde o povo tenha mais participação, rumo a uma sociedade comunista sem opressão de classe.

janice_lima1 05/04/2024

Lenin analisou profundamente o marxismo, explicando de forma complexa os principais conceitos da união dos camponeses e operários , a ditadura revolucionário do proletariado, a extinção do Estado e a sociedade comunista.

A linguagem é de fácil entendimento, o que torna apenas necessário um vocabulário relevante para o conhecimento dos fatos históricos citados no livro.

Gosto como Lenin retrata Marx e Engels, sempre apontando a concepção deles à questão apresentada.

Viva Lenin, "O proletariado tem como única arma, na sua luta pelo poder, a organização."

m4nueli 29/03/2024

O estado e a revolução
Livro essencial sobre marxismo, em que Lênin aborda as principais questões do tema elucidando os pensamentos de Marx e Engels.

Vinícius Tyrone 25/03/2024

Leiam Lênin.
Lênin é provavelmente o teórico marxista mais importante que tivemos, e talvez o maior revolucionário que o mundo teve.
Nesse livro, Lênin dá uma aula básica sobre o marxismo e o comunismo. É praticamente um guia de como vai acontecer a queda do Estado até o surgimento da sociedade comunista.
A melhor forma de estudar Marx, é lendo Lênin, que aplicou as suas ideias de forma materialista.

Thalezito 29/02/2024

Revolução
Nesse livro somos expostos a ideia de Lenin de como deve ser a feita a revolução e outros pensamentos do escritor e revolucionário bolchevique. Interessante para conhecer mais sobre a sua mentalidade e ideais.

Watafakovisk 25/02/2024

Lenin parte da questão do estado para comentar e criticar os anarquistas e a social-democracia chauvinista da alemanha, além de explicar a fundo a democracia.
no livro ele apresenta como experiência de centralismo democrático a comuna de Paris, também usa desse acontecimento parar falar as questões do armamento da população e o militarismo e como isso faz parte do definhamento do estado, processo esse que iria levar ao comunismo.
além de usar trechos das obras de Marx para aprofundar a sua teoria em questão do estado, principalmente da confusão de Marx com os anarquistas, e como Engels tentou mediar esse debate que seria a forma como iriam acabar com o estado, questionamento como disse lá em cima que os anarquistas e Marx tinham na época perante o estado.
Lenin também fala do chauvinismo na Alemanha da social-democracia por conta da forma que viam o processo revolucionário, querendo conciliar as classes na Alemanha, lembrando que o erro dos alemães socialistas levaram ao início do nazismo que é a república Weimar.

nunesdenunes 11/02/2024

Um clássico de um homem que teve o privilégio de estudar marxismo na sua germinação e desenvolve-lo não apenas na teoria, como também na prática! Leitura imprescindível pra quem é marxista

Duquesa de Winnipeg 08/02/2024

Maravilhoso
Acredito que tenhamos que ter um pensamento crítico e trazer para nosso presente. Cada vez que estudo, melhor eu me sinto.

Matheus.Frazao 04/02/2024

O livro que mudou minha compreensão sobre Estado
O que seria um Estado socialista ou comunista (faz sentido ter Estado comunista)? Como o Estado deve ser utilizado pelos trabalhadores? O Estado é fruto do antagonismo irreconciliável entra as classes, é uma ferramenta de dominação de uma classe por outra. Dito isso, na sociedade sem classes (comunismo) não haverá Estado. Isso seria algum tipo de idealismo ou utopia? Não! É a conclusão a partir da análise material feita por Marx e Engels pós comuna de Paris.
Os trabalhadores, ao tomar o Estado, alcançam o status de classe dominante e oprimem a burguesia, expropriando seu capital e coletivizando-o. Esse momento é conhecido como socialismo.
Uma vez que na sociedade não há meios de produção privados, não há exploração do homem pelo homem, o Estado político definha, dando lugar a administração básica da coletividade.
Considero esse o melhor livro do Lênin que já li. É essencial para quem quer entender sobre a doutrina do Estado e seu desdobramento ao longo da história.

Raul 28/01/2024

Excepcional (afinal, é Lênin).
Não é segredo, apesar de muitos não saberem nem ligarem, mas o PCB sofreu com mais um racha, resultando no PCB-RR e PCB-CC. Nossa saída (que formamos o PCB-RR) é justificada por uma questão central: a definição e a atitude corretas frente ao imperialismo.

O Comitê Central do velho PCB (adiante chamado apenas pela sigla original) traiu os princípios organizativos, as deliberações gerais de todo o Partido ao integrar ativamente a PMAI. Por que isto é um problema tão grande? Justamente porque não trata da questão do Estado e do imperialismo da forma correta, definida em congressos anteriores.

Lênin expõe sobre a prática correta em relação ao Estado e a visão marxiana original sobre a questão, coisa que os oportunistas do PCB não entendem ou não querem entender (o mesmo vale para PSdoB, PSOL e PCO, que não são dirigidos pelo materialismo histórico-dialético). Por fim, Lênin tem uma visão muito precisa em todos os casos; um homem impressionante.

Apenas quero deixar aqui a minha crítica em relação ao Posfácio, que, assim como o PCB, trata o leninismo apenas como a materialização do marxismo, ou, antes disso, apenas como um complemento organizativo da teoria marxiana. Rebaixar assim o leninismo é, como Lênin diz, uma deturpação de sua obra e dos princípios do marxismo-leninismo!

luva 17/01/2024

Livro perfeito para o entendimento da função do Estado e como o combater com a revolução proletária e a instauração de um novo Estado, uma nova forma social que levaria por fim seu definhamento

Camarada dos livros 14/01/2024

Um calvo querido
Estado e revolução é um livro necessário para entendermos a teoria marxista-leninista.
Lênin explica tudo de uma forma simples e de fácil entendimento para nós, reles mortais do século XXI que não entendemos nada da linguagem formal de Marx e Engels.
Perfeito.

JoelAntônio 29/12/2023

Lênin, neste livro, é fenomenal descrevendo de maneira didática uma síntese do pensamento marxista sobre o Estado. Para fazer isso, Vladimir retoma conceitos de Marx e os elabora.

Todo aquele que quer estudar o marxismo deve ler esse livro.

0ots.exe 23/10/2023

Um livro bom para estudar Marxismo-Leninismo
Vamo lá
Mostra uma visão  crítica do Estado, o livro te inicia para o Leninismo, Lenin dá "continuidade" a Marx, nunca tinha lido um livro do Lenin e realmente  foi bem mais do que eu imaginava, o livro em si é preciso de uma base para se entender, não um estudo avançado, mas realmente algo básico, muita citação  de Marx e Engels, é explicado o termo da ditadura do proletariado, diferentes fases do comunismo, em algumas partes Lenin  explica sobre a democracia e  também  é abordado o imperialismo, tem muitas coisas ainda, que não coloquei.
(Perdão qualquer erro)