O Estado e a Revolução

O Estado e a Revolução Vladimir Lenin

Resenhas - O Estado e a revolução

Marcio440 07/11/2022

Socialismo real
Ótimo para pessoas que criticam o socialismo, sem mesmo saber o que é o socialismo. A tomada do Estado pelos proletariados e o fim do Estado pelos proletariados.

yas 29/11/2022

Relendo um clássico. Muito bom. Deve ser revisitado com frequência, contém muita informação, muita coisa importante e significativa.

LetAcia1104 02/12/2022

Muito relevante para o estudo marxista, os comentários das obras de marx e angels acrescentou muito e além disso muito importante para enteder o contexto das revoluções de 1917, os partidos e as teorias que disputavam o poder.

Rauecker 31/12/2022

O Estado e A Revolução
Como é bom ler um livro escrito por alguém inteligente, Lênin nessa obra foi preciso e didático. Literalmente desenha o que é o estado, e como os comunistas devem ver o estado e o objetivo de o que fazer com o próprio.

Utiliza obviamente textos de Marx e Engels para a sua Aula, e também outros pensadores ditos como oportunistas, que procuravam distorcer o verdadeiro conceito do marxismo.

Gostei por detalhar bem as diferenças com o anarquismo, exemplificar o pensamento dos sociais-democratas e o mais importante, mostrar que a revolução é um caminho a ser seguido para que a classe trabalhadora se livre dos seus escravistas.

Citação preferida:

"A luta das massas trabalhadoras, para se libertarem da influência da burguesia em geral e da burguesia imperialista em particular, é impossível sem uma luta contra os preconceitos oportunistas em relação ao 'Estado'."

Augusto46 16/01/2023

Que obra!
Lenin é um revolucionário didático. Utilizando de referências de gigantes (Marx e Engels) fez um trabalho grandioso em explicar o papel do estado na revolução e se mostrar extremamente direto sobre a necessidade do seu definhamento a partir do materialismo histórico da experiência da comuna de Paris, analisada por Marx.

souza 23/02/2023

Leia Lênin!!
Finalmente posso dizer: Leia Lênin, gostoso demais!!
O livro é ótimo, flui muito bem, a escrita do Lênin ora revoltada, ora debochada é incrível. Só não dou nota 5 pq achei algumas partes um pouco repetitivas e tiveram capítulos q não me pegaram tanto. Mas o livro é excelente!!

Edinho 27/06/2023

MAIS CONTEÚDO QUE O PRÓPRIO MANIFESTO COMUNISTA.
Estado&Revolução é a obra mais conhecida de Vladimir Lênin, o homem responsável em tirar a ideia do Socialismo do papel e torná-la realidade no começo do século XX.

Em seu livro, contextualizado entre as fases de Fevereiro e Outubro da Revolução Russa, Lênin afirma que muitos socialistas estavam aderindo às ideias burguesas, deturpando o marxismo como algo reformista, principalmente em relação ao seu papel no Estado. Ele passa a maior parte do livro reafirmando o caráter revolucionário das ideias de Marx, afirmando que os bolcheviques são os verdadeiros seguidores de sua doutrina

No geral, Estado&Revolução apresenta mais conteúdo que o próprio Manifesto Comunista, pois além de deixar em evidência as deturpações do marxismo por alguns socialistas, Lênin faz questão de expor seu reportório, citando diversos livros de Marx e Engels, como A Guerra Civil da França e a Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado, bem como o próprio Manifesto escrito por eles. Ele também explica sobre o termo "ditadura do proletariado", a Polícia como uma demonstração de poder do Estado, as polêmicas com os Anarquistas e Sociais-democratas, as diferentes fases do Comunismo e, principalmente sobre o Estado como um aparelho de poder e opressão de uma classe para outra, que deve ser usado pelos proletários, ao se tornarem classe dominante, para oprimir a burguesia e, sucessivamente extingui-lo para se completar o processo de sociedade comunista.

Por fim, Estado&Revolução é uma ótima leitura para compreender o marxismo-leninismo e os verdadeiros ideais para concepção do Comunismo.

Lucca 28/06/2023

Um livro necessário para compreender a luta de classes juntamente com as ideias de Marx, Engels e Lênin.

Ótimo livro e recomendo a leitura

simplesane 20/09/2023

O Estado e a Revolução" de Lenin apresenta uma visão crítica sobre o Estado, defendendo sua abolição durante a revolução. Destaquei a análise profunda das estruturas estatais e a proposta de uma sociedade pós-revolucionária mais igualitária. As ideias revolucionárias e o chamado à ação marcaram a leitura, oferecendo uma perspectiva instigante sobre transformações sociais.

M.eduardaxc7 10/10/2023

Leiam!!!
Perfeito esse livro, tirou dúvidas que eu nem sabia q tinha. Muito simples de entender, no final que eu fiquei meu confusa. Mas tirando isso, muito bom, super recomendo.

JoelAntônio 29/12/2023

Lênin, neste livro, é fenomenal descrevendo de maneira didática uma síntese do pensamento marxista sobre o Estado. Para fazer isso, Vladimir retoma conceitos de Marx e os elabora.

Todo aquele que quer estudar o marxismo deve ler esse livro.

Camarada dos livros 14/01/2024

Um calvo querido
Estado e revolução é um livro necessário para entendermos a teoria marxista-leninista.
Lênin explica tudo de uma forma simples e de fácil entendimento para nós, reles mortais do século XXI que não entendemos nada da linguagem formal de Marx e Engels.
Perfeito.

luva 17/01/2024

Livro perfeito para o entendimento da função do Estado e como o combater com a revolução proletária e a instauração de um novo Estado, uma nova forma social que levaria por fim seu definhamento

Raul 28/01/2024

Excepcional (afinal, é Lênin).
Não é segredo, apesar de muitos não saberem nem ligarem, mas o PCB sofreu com mais um racha, resultando no PCB-RR e PCB-CC. Nossa saída (que formamos o PCB-RR) é justificada por uma questão central: a definição e a atitude corretas frente ao imperialismo.

O Comitê Central do velho PCB (adiante chamado apenas pela sigla original) traiu os princípios organizativos, as deliberações gerais de todo o Partido ao integrar ativamente a PMAI. Por que isto é um problema tão grande? Justamente porque não trata da questão do Estado e do imperialismo da forma correta, definida em congressos anteriores.

Lênin expõe sobre a prática correta em relação ao Estado e a visão marxiana original sobre a questão, coisa que os oportunistas do PCB não entendem ou não querem entender (o mesmo vale para PSdoB, PSOL e PCO, que não são dirigidos pelo materialismo histórico-dialético). Por fim, Lênin tem uma visão muito precisa em todos os casos; um homem impressionante.

Apenas quero deixar aqui a minha crítica em relação ao Posfácio, que, assim como o PCB, trata o leninismo apenas como a materialização do marxismo, ou, antes disso, apenas como um complemento organizativo da teoria marxiana. Rebaixar assim o leninismo é, como Lênin diz, uma deturpação de sua obra e dos princípios do marxismo-leninismo!

Matheus.Frazao 04/02/2024

O livro que mudou minha compreensão sobre Estado
O que seria um Estado socialista ou comunista (faz sentido ter Estado comunista)? Como o Estado deve ser utilizado pelos trabalhadores? O Estado é fruto do antagonismo irreconciliável entra as classes, é uma ferramenta de dominação de uma classe por outra. Dito isso, na sociedade sem classes (comunismo) não haverá Estado. Isso seria algum tipo de idealismo ou utopia? Não! É a conclusão a partir da análise material feita por Marx e Engels pós comuna de Paris.
Os trabalhadores, ao tomar o Estado, alcançam o status de classe dominante e oprimem a burguesia, expropriando seu capital e coletivizando-o. Esse momento é conhecido como socialismo.
Uma vez que na sociedade não há meios de produção privados, não há exploração do homem pelo homem, o Estado político definha, dando lugar a administração básica da coletividade.
Considero esse o melhor livro do Lênin que já li. É essencial para quem quer entender sobre a doutrina do Estado e seu desdobramento ao longo da história.