Podcast Descomplicado

Podcast Descomplicado Renato Bontempo




Resenhas -


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Caebri 19/12/2020

Guia básico, mas...
Renato Bontempo, autor desse pequeno guia, é líder do Bicho de Goiaba - um blog surgido em 2005 e centrado em temáticas voltadas à publicidade e propaganda, e que, hoje, além de produzir o GoiabaCast, atua com a produção, edição e postagem de podcasts.

Dentre as 84 páginas, encontramos a definição de podcast e etapas para sua produção, tais quais: planejamento, escolhendo um nome, criando os episódios, formatos, roteiro, como conduzir uma entrevista, como captar e editar o áudio, como publicá-lo e atentar para as estatísticas e, por fim, meios de divulgação e monetização. Tudo muito simples e direto, como consta na proposta.

Ou seja, são instruções básicas para que o sujeito entusiasta com podcasts tenha uma base para produzir o seu próprio. Contudo, grande parte dessas instruções podem ser encontradas no "Podcast: Guia Básico", publicado em 2015 por Leo Lopes - idealizador do Radiofobia. A maior diferença entre os dois guias está na atualização tecnológica, ou seja, aquele publicado há 5 anos não menciona determinados editores de áudio, servidores como o Anchor e agregradores como o Spotify, como esse guia de 2020 o faz, justamente por ser recente.

Se você sentiu interesse por uma leitura desse tipo, é porque, provavelmente, pensa em começar a produzir seu podcast. Sendo assim, sugiro que comece pelo Guia Básico do Leo Lopes (124 páginas) e, então, caso ache necessário, complemente com esse guia. E faço tal sugestão porque o primeiro guia, apesar de estar indisponível para a venda, pode ser lido gratuitamente na internet, enquanto o segundo, se não for acessado pelo Kindle Unlimited, onde está gratuito, custa OITENTA REAIS no site do Bicho de Goiaba ou varejos online - o que acho muito caro para um livro digital com 84 páginas, que difere em pouca coisa, em relação a conteúdo de atualização, ante o guia lançado em 2015.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR