Oceano de tilápias

Oceano de tilápias Ana Yassuda
Audrey Matsumoto

Resenhas - Oceano de tilápias

@cheiade9h 23/01/2021

"O meu ponto é: saber para onde não ir também é importantíssimo."
Tô escrevendo essa avalição de Oceano tal qual Amora quando escreveu uma carta pra Ariel na pressa, mal acabei de ler Oceano de Tilápias e só quero gritar ao mundo literário: LEIAM!!!!
Eu não imaginava que eu iria ficar tão tocada pela história da Amora de Ariel, ambas não tem nada em comum mas tem tudo, sabe? É uma amizade forte, de carinho e de apoio.
Não consegui ler essa história sem pensar nas pessoas que me apareceu "sem querer" e que até hoje estão comigo.
Fiquei muito feliz com toda a jornada das duas e pra mim é a verdadeira amizade do pop. Daria tudo pra abraçar as duas!!!!

Anne.Beatriz 05/05/2021

"Ser eu mesma me basta e me exerce fascínio"
Que leitura sensacional, sério! Tantos sentimentos, tanto amor, tanto aprendizado lendo cartas alheias. O formato foi inovador para mim, e quando percebi, estava ansiosa pelos próximos capítulos, ou melhor, pelas próximas cartas. Simplesmente lindo, muito bem escrito, a narrativa se desenvolve também e os personagens são cativantes. Gostaria de poder escrever mais, mas acredito que sentimentos não podem ser escritos em uma resenha. Entrou na minha lista de favoritos, que agora recomendarei para todos a minha volta! ?? :)

Micaela Cavalcanti 08/08/2021

Que livro bom!!!
Peguei Oceano de tilápias muito despretensiosamente, adoro os livros da duplo sentido editorial, mas não esperava gostar tanto desse. Ariel e Amora me conquistaram de um jeito que nem sei explicar. O exemplo perfeito de que duas pessoas podem ser bem diferentes e semelhantes ao mesmo tempo, e ainda assim se completar de uma maneira tão bela. Quem diria que uma amizade repentina (e um tanto improvável) renderia uma história tão maravilhosa, com ensinamentos tão incríveis? Gostei muito também da narrativa ser epistolar (através de cartas), permitiu que a história se passasse bem rápido e transmitisse tudo de um jeito muito pessoal. Amei muito!

fev 13/04/2021

Amizades e metáforas sobre o mar
Oceano de Tilápias é um livro super bem escrito e com o poder de nos arrancar suspiros. A história de amizade de Amora e Ariel é super fofa e começa décima maneira inusitada, mas ainda assim cresce de uma maneira incrível. A personalidade de cada personagem é marcada pela escrita nas cartas.

Confesso que gostaria e estava esperando uma carga dramática maior por causa do passado de Ariel. Ao meu ver poderia fazer o enredo crescer. Mas a história leve não perde em nada. É uma ótima leitura. A reviravolta no posfácio eu achei um tantinho exagerado, mas nada que estrague o enredo.

Gostei das cartas do final. Novas perspectivas.

Acho que funciona para quem está em ressaca literária.

Lizandra 05/09/2022

??
É aquele tipo de história contada toda em carta, conversa em ordem cronológica mesmo.
Foca na construção de uma amizade entre duas meninas que, provavelmente, não se aproximariam em um contexto comum. Elas estão em momentos de vida bem diferentes, então trazem outra visão sobre os problemas que cada uma delas conta.
Achei fofo e legal. Recomendo.
Só não amei a polidez com que conversam, as vezes não da pra comprar que são jovens com intimidade que estão escrevendo. Mas nada que atrapalhe.

Laura2117 02/02/2021

Meu deus que livro mais lindo. Sou obrigada a dizer que em um primeiro momento achei que não iria gostar pro ser em cartas, mas eu amei! Não sei nem como descrever essa história. Em todas as páginas tem mensagens de carinho e de confiança, as vezes percebemos umas verdades jogadas no ar também. Mas realmente só tenho a dizer que amei de mais.