Ilíada

Ilíada Homero

Resenhas - Ilíada

yuki32 12/04/2024

Muito bom, apesar da linguagem bem difícil.
Em maioria, pelo menos sei o nome dos deuses e seus epítetos, o que tornou a leitura melhor.

Claudinei 20/03/2024

Aqui temos uma narrativa épica sobre a guerra de Tróia e Grécia, sobre patriotismo e vontade de vencer! Homero nos coloca a par dos motivos e de como os personagens dessa batalha reagem aos desafios e consequências dessa guerra! Nesta edição temos o texto integral, portanto se faz necessário que se leia o dicionário e as explicações de contexto existentes no final do livro. Assim a sua leitura será muito mais proveitosa!

MathFeitosa 06/03/2024

Basicamente um dos livros mais importantes da cultura ocidental e mundial, base para a nossa compreensão sobre a história grega e permeia aspectos importantes e ainda relevantes culturalmente para o mundo.

Rafael1548 21/01/2024

Clássico!
O Livro narra os eventos ocorridos na guerra entre Grécia e Troia. Durante essa guerra um fato deu início nas narrativas aqui expostas: o sequestro de Helena, esposa de Menelau. O monarca convoca soldados gregos dos quais estão Ajax, Aquiles, Odisseu, etc.

O enredo central da obra se mostra no ímpeto humano de querer marcar as páginas da História. Diante da finitude humana, a forma que isso ocorre é através de documentos. Nota-se muito isto nos embates entre Aquiles e Agamêmnon. Isto funciona para pessoas específicas numa guerra, mas os anônimos são lembrados, no máximo, até a quarta geração de sua descendência.

O livro retrata muito o instinto de vencer a guerra para preservar a pátria, a família e os seus. Mas, em alguns momentos, a leitura foi vagarosa.

Neste exemplar que li há 2 apêndices: um glossário e notas dos capítulos que, ao meu ver, deveriam estar ao final dos capítulos e não no final da obra.

Tsspires 08/01/2024

A incrível história da guerra de Tróia
Homero cria um clássico para toda a eternidade e cria também uma obra para o panteão dos feitos humanos.
Uma obra que deve sim ser lida, estudada e aproveitada por seus detalhes e por suas grandezas, com belas passagens, numerosos discursos muito bem trabalhados, técnicas que tornam a obra ainda mais magistral. Recomendo investir um tempinho na obra ??

Luiz358 07/01/2024

Clássico.
Não é um tipo de leitura para todo mundo, eu por exemplo, fui entender como lia depois de 50 páginas, e nisso voltei tudo do começo. Mas quando você pega o jeito, deslancha a ler fácinho.
Tem algumas partes que achei arrastadas e desinteressantes, mas vale a pena para ler sobre uma das maiores guerras da História.

Cassio 03/01/2024

Leitura obrigatória de um dos principais clássicos da literatura e da história do berço da humanidade, a Grécia

Igor_Resenha 24/12/2023

Uma leitura clássica
Grande parte do público leitor já ouviu falar na Ilíada de Homero. A história em linhas gerais é conhecida. No entanto, na edição da Principis temos o texto integral e não mais uma adaptação. O que instiga o leitor aqui é ler o texto original. É trabalhoso. Mas, a edição conta com um trecho de "Notas da Edição" e "Notas do Tradutor" que ajudam no entendimento da obra. Recomendo para quem está buscando erudição.

deysiane 07/11/2023

O livro mais difícil que li na minha vida! Precisei de muitas páginas para me acostumar com a escrita complicadíssima, e tive que ler com uma atenção extra, mas todo esse esforço valeu a pena.
E apesar de a Guerra de Tróia não ser um episódio pelo qual tenho muito interesse, tudo é muito interessante: as cenas de batalhas, os heróis e demais soldados debatendo, e os deuses também, esses intrometidos.

Larissa Duncke 18/10/2023

Abandonei o livro, não consegui entender nada, por estar em poesia a linguagem é muito difícil para mim, que não estou acostumada a ler esse tipo de escrita.

Fernanda631 05/07/2023

Ilíada
Ilíada foi escrito por Homero.
Ilíada é uma epopeia; um poema extenso que narra histórias memoráveis ou lendárias
Helena era de Zeus tinha diversos pretendentes, que incluíam os maiores heróis da Grécia, e por isso seu pai adotivo hesitava em tomar uma decisão em favor de um deles temendo enfurecer os outros.
Ulisses rei de Ítaca, propôs a todos que jurassem proteger a mesma para resolver o impasse, por fim Helena escolheu Menelau que após o casamento se tornou rei de Esparta.
O desaparecimento de Helena foi causado por da deusa do amor Afrodite, que em meio a uma disputa com Hera e Atena, para saber qual era a deusa do Olimpo mais bonita, foi elegida por Páris.
Em recompensa a deusa lhe ofereceu o amor da mortal mais bela do mundo, esta era Helena, por isso durante uma visita aos chefes espartanos, uma paixão floresceu afetando Páris e Helena, que para viverem esse amor, decidiram fugir para Troia, essa escolha seria responsável pela queda da lendária cidade.
Menelau fica irado e junto com seu irmão Agamemnon e vários outros reis, entre eles Aquiles e Ulisses, começam uma guerra contra Troia, de início o conflito tinha a meta de resgatar Helena e vingar ao rei Menelau, porém em realidade também possuía grandes interesses econômicos.
Agamemnon comanda um exército com mais de mil barcos e atravessa o mar Egeu para atacar Troia, as naus desembarcam numa praia perto a Troia e lá começa uma batalha que dura dez anos e custa a vida de muitos heróis dos dois lados.
No último ano do cerco ocorreu um desentendimento entre as forças dos aqueus, ao dividirem os espólios de uma conquista, o comandante aqueu fica com uma moça chamada Criseida entre outros prêmios, assim como Aquiles fica com a bela jovem Briseis.
Após ser obrigado a devolver Criseida, para aplacar o castigo divino, Agamemnon toma Briseis como forma de afrontar Aquiles, fato que o faz se retirar da guerra e com ajuda de sua mãe, roga-lhe o castigo da derrota.
Após uma década de guerra os soldados já sentiam a derrota se aproximando, até que Ulisses teve uma excelente ideia, ele pensou em construir um cavalo gigante de madeira, para ser oferecido aos troianos como recompensa dos deuses pelo fim da guerra, assim convenceu Aquiles a voltar para a batalha.
Na realidade, o Cavalo de madeira que os troianos levaram para dentro de Troia, trazia vários soldados gregos que esperaram para abrir os portões para a tropa dos aqueus, ocorrendo assim um massacre os inimigos finalmente venceram a guerra.
Páris é ferido e morto, Aquiles é alvejado por várias flechas, antes de morrer ele retirar todas de seu corpo, menos a do calcanhar direito, sendo assim alcançou a gloria eterna, cumprindo o destino que havia sido reservado a ele pelos deuses, a cidade de Troia foi arrasada e Agamemnon se apossou da ilha.
Depois de muito procurar, Menelau achou Helena que já tinha se casado de novo e juntos voltaram para seu reino em Esparta.
Composta de 24 cantos e quase 16 mil versos hexâmetros (versos constituídos de seis pés métricos), a “Ilíada” exibe uma precisão, uma beleza e uma unidade temática incomparáveis. Não é à toa que principie com a menção à ira sofrida pelo grego Aquiles, filho da deusa Tétis e do rei Peleu: a cólera do herói durante a Guerra de Tróia é o fator que desencadeia toda a ação.
Embora a batalha travada entre os gregos (aqueus) e os troianos (dárdanos) no século 12 a.C. tenha durado dez anos e remonte ao rapto de Helena pelo príncipe troiano Paris, o poema trata somente dos eventos que giram em torno de um único episódio ocorrido no penúltimo ano do embate: a rixa entre Agamêmnon, chefe militar dos aqueus, e Aquiles. Como afirma o professor Trajano Vieira, a guerra entre gregos e troianos é, no poema, “um aspecto de outra luta mais intensa, travada no interior dos próprios personagens”.
A ação, assim, começa em meio aos eventos. Aquiles zanga-se porque lhe privaram de sua escrava. Em um dos muitos saques praticados pelos aqueus em pequenas cidades da costa asiática, capturam-se duas jovens: Criseida e Briseida. Ambas se tornam escravas e são entregues, respectivamente, a Agamêmnon e a Aquiles.
Sacerdote de Apolo, o pai de Criseida implor pela libertação aos gregos. Agamêmnon não só não atende ao pedido do homem como o humilha. Desonrado, o sacerdote pede a Apolo que interceda em seu favor, e o deus manda uma peste ao acampamento grego. Desesperados, eles recorrem a um vidente, que diz que Apolo só retrocederá se Criseida for devolvida ao pai. Sem opção, Agamêmnon restitui a escrava, mas exige que Aquiles lhe ceda Briseida. Furioso Furioso por ter de abrir mão da jovem, Aquiles abandona a guerra e pede que sua mãe Tétis interceda por ele. A deusa consegue de Zeus a promessa de que os gregos não triunfarão enquanto a injustiça contra o herói não for reparada.
Sem o apoio dos deuses e sem seu principal guerreiro, os gregos sofrem sucessivas derrotas no campo de batalha. Agamêmnon roga a Ulisses que vá à tenda de Aquiles e peça para que o herói retorne à guerra. Mesmo com a promessa da restituição de Briseida, Aquiles permanece impassível. O acontecimento que determina a volta de Aquiles à batalha é a morte de Pátroclo. Amigo de Aquiles, ele se engaja na guerra no comando dos mirmidões. O herói lhe empresta as próprias armas, mas pede a Patróclo que não se afaste dos limites do acampamento. Imprudente, o jovem descumpre a recomendação e avança até os muros de Tróia, onde enfrenta Heitor, príncipe e herói da cidade, que o mata.
Tomado mais uma vez pela ira, Aquiles dirige-se para Tróia, perseguindo e por fim trucidando Heitor. Com o coração pesado de dor, ele amarra os pés do troiano a seu carro e arrasta repetidas vezes o cadáver diante da cidade. Diante do horrendo espetáculo, Príamo, rei de Tróia, suplica que Aquiles lhe restitua o corpo do filho. Sensibilizado, o herói permite que o rei parta com o corpo de Heitor. Enfim, a ira de Aquiles é aplacada, resolvendo-se o motivo que deu origem à narrativa. Por isso é que se costuma dizer, desde Aristóteles, que a “Ilíada” se erige em torno de uma unidade de ação. O poema se fecha com os funerais de Heitor.

Sophia.DaAvila 15/06/2023

Heróis querem ser lembrados. É sobre isso que fala a Ilíada, heróis que que querem que seus feitos sejam eternos.

Bia 05/06/2023

Que livro...
Muito difícil de ler, não posso negar, é de fato escrito em forma de canção e cm uma linguagem mais antiga oq dificulta pra um caralh* ler, tive que juntar dois livros da Iliada e ler os dois ao mesmo tempo pra entender mas no final deu certo. E que final maravilhoso, depois da morte do Pátroclo e o Aquiles doido de raiva e Zeus permitindo interferência direta dos deuses que a coisa finalmente acontece, é maravilhoso. Enfim, a história continua em Odisseia ent minha luta pra ler tbm continua

ares 02/06/2023

Confesso que decidi ler por causa de A Canção de Aquiles, só por curiosidade.
Foi uma leitura um pouco difícil pra mim, pois os textos acabam sendo muito grandes e com vocabulário antigo, além de uma estrutura diferente.
Em geral gostei, ficou dentro das expectativas que eu tinha, mas sem excedê-las.
É uma obra legal pra entender as relações de hierarquia e como a sociedade grega em geral funcionava, além de ver as relações entre deuses e mortais.

Italo 12/05/2023

Incrível, mas me mostrou o quão burro eu fui
Homero, me perdoe, eu pequei. Me recusei a ler a sua obra antes de ler A Divina Comédia. Digo isso também a Virgilio, prometo ler suas obras o mais rápido que eu puder. Talvez pela idade dessas obras, o popular acredite que são desnecessárias e, quando eu falo do popular, digo os fãs de Percy Jackson. Leiam as epopéias de Homero antes de ler esse absurdo de coleção que vcs amam.

O livro não me prometeu nada mas, me entregou tudo. A linguagem rebuscada e a disposição das estrofes me mostrou de onde Dante tirou a ideia da composição de seus cantos. Simplesmente incrível e já vou começar, hoje mesmo, a ler A Odisseia.