Ilíada

Ilíada Homero

Resenhas - Ilíada

Camilly 26/08/2021

Não sou o público alvo e acredito que isso tenha feito ser uma leitura cansativa e extensa demais. Acredito que irei ler daqui a alguns anos e ter uma visão melhor sobre a obra
Mateus.Adriel 26/08/2021minha estante
Deu pra ler? Fiquei sabendo que a tradução é bem antiga.

Camilly 26/08/2021minha estante
Foi muito difícil ao pronto de eu não entender quase nada

Eduardo 27/08/2021minha estante
Eu tô lendo ele nessa edição aí tbm e cara como isso é difícil de entender mds!!

Alex 29/05/2022minha estante
Essa versão da principis utiliza uma tradução mais complicada mesmo. Não recomendo a leitura dessa edição. Se quer uma mais interessante e em conta, recomendo a da Penguin (Companhia das letras). E outra coisa que eu gostaria de dizer é que os livros da editora principis deixam a desejar em muitas coisas, então, não recomendo os livros dela.

India (2023) 08/05/2023minha estante
Acho que nasci velha, li ela com 16, amei, li ela agora com 30 e tantos e amei ainda mais.

Nebbastous 11/01/2024minha estante
O público alvo desta obra morreu há 25 séculos...

Rafael1548 21/01/2024

Clássico!
O Livro narra os eventos ocorridos na guerra entre Grécia e Troia. Durante essa guerra um fato deu início nas narrativas aqui expostas: o sequestro de Helena, esposa de Menelau. O monarca convoca soldados gregos dos quais estão Ajax, Aquiles, Odisseu, etc.

O enredo central da obra se mostra no ímpeto humano de querer marcar as páginas da História. Diante da finitude humana, a forma que isso ocorre é através de documentos. Nota-se muito isto nos embates entre Aquiles e Agamêmnon. Isto funciona para pessoas específicas numa guerra, mas os anônimos são lembrados, no máximo, até a quarta geração de sua descendência.

O livro retrata muito o instinto de vencer a guerra para preservar a pátria, a família e os seus. Mas, em alguns momentos, a leitura foi vagarosa.

Neste exemplar que li há 2 apêndices: um glossário e notas dos capítulos que, ao meu ver, deveriam estar ao final dos capítulos e não no final da obra.

deysiane 07/11/2023

O livro mais difícil que li na minha vida! Precisei de muitas páginas para me acostumar com a escrita complicadíssima, e tive que ler com uma atenção extra, mas todo esse esforço valeu a pena.
E apesar de a Guerra de Tróia não ser um episódio pelo qual tenho muito interesse, tudo é muito interessante: as cenas de batalhas, os heróis e demais soldados debatendo, e os deuses também, esses intrometidos.

yuki32 12/04/2024

Muito bom, apesar da linguagem bem difícil.
Em maioria, pelo menos sei o nome dos deuses e seus epítetos, o que tornou a leitura melhor.

Guilherme.Oliveira 27/01/2022

Esta obra é, de fato, um clássico.
Mas a tradução desta edição é muito densa e torna a leitura bem complexa.

Francisco240 13/03/2023

Conclui essa leitura na força do ódio, a odisseia flui de maneira mais calma e compreensível durante a sua leitura coisa que não aconteceu com esse livro

MathFeitosa 06/03/2024

Basicamente um dos livros mais importantes da cultura ocidental e mundial, base para a nossa compreensão sobre a história grega e permeia aspectos importantes e ainda relevantes culturalmente para o mundo.

Sophia.DaAvila 15/06/2023

Heróis querem ser lembrados. É sobre isso que fala a Ilíada, heróis que que querem que seus feitos sejam eternos.

Bruno 09/02/2023

Homero em versos está mais distante de nós do que deveria.
A Ilíada sobrevive há anos no topo da literatura clássica. Não há lista ou compilado sério sem os textos de Homero logo no início, tanto pela importância quanto pela ordem cronológica.
Por que tão difícil, então?
Primeiro, não nos preparamos mais para ler um livro. A Ilíada exige uma compreensão macro da época (obtida, por exemplo, pela leitura de Hesíodo ou Ovídio) bem como micro do embate. É preciso estudar a história antes de ler o livro.
Isso nos leva ao segundo ponto mais importante ao ler Homero em 2023: a história é secundária. Nem todo mundo está pronto para dedicar suas 400 páginas à leitura de um curto período da guerra de Troia, já sabendo o que vai acontecer. A história poderia ser resumida, por exemplo, em 12 minutos, se algum aplicativo assim o quisesse - talvez até 12 linhas. Esse é o nosso problema: queremos mais e queremos rápido. Homero não entrega isso.
O tesouro de Ilíada está em seus mais de 15000 versos em hexâmetro datílico. Uma preciosidade mantida por Odorico Mendes nessa tradução.
Aí outro problema nosso: se é difícil compreender assim, não nos elevamos, mas rebaixamos o texto à prosa. Várias edições já estão disponíveis. Melhor ficar com os 12 minutos!
Quem resolve se aventurar nos versos encontra mais um problema: o Concílio Vaticano II.
A Igreja Católica abandonou o latim na metade do século passado, e a língua que traduziu o grego de Homero por 2000 anos já não é ensinada nas escolas. Se ninguém se importa com o grego antigo, pelo menos a estrutura da língua latina fazia sentido na organização dos versos.
A tradução de Mendes se esbanja nisso: palavras que não existem em português, mas juntam termos latinos em franca liberdade poética; estrutura sintática estranha à nossa língua; associação cultural entre os deuses, ora chamados pelo nome grego, ora pelo nome latino.
Por fim, quem opta por ler e entender palavra a palavra, além do trabalho hercúleo, perde a sonoridade dos versos, obtida apenas após alguma prática... lendo. A estratégia de Mortmer Adler me parece mais adequada: ignore as palavras e trechos que não compreender. Não é como se fossem fazer falta nos "12 minutos" de história. Apreciar a obra é possível assim mesmo.
Pois veja bem o que pede: aprenda grécia antiga com seu panteão, bem como sua correlação romana; aprenda a guerra de Tróia, especificamente a batalha Aquiles x Heitor (esqueça o rapto de Helena ou o cavalo de madeira); estude a estrutura dos versos, seu ritmo e ensaie um canto; entenda a estrutura da língua latina e entenda uma ou outra palavra mais frequente. Faça isso tudo e conseguirá ler um livro que te dará uma história "que podia ser um email".
Vale a pena? Para mim sim.
Enquanto houver desejo por alta cultura, haverá espaço para Homero.
Até quando?
Vanessa.Castilhos 09/02/2023minha estante
Belas palavras!!

Carolina 24/06/2021

Meu Deeeeeeux (Gil do Vigor)
De vdd q eu nunca li um livro tão difícil de entender. Queria mt ele e não fazia a menor ideia q era um livro em poesia (poesia? Enfim, a classificação é por conta da galera da área...)
É uma escrita muito, muito rebuscada e aconteceu vaaaaárias vezes de eu tá lendo e ter que voltar umas 3 páginas pra conseguir pegar o fio da meada de novo.

PORÉM

Quando vc "pega" o macete e a sequência da leitura, até algumas palavras não precisam de ter consultadas o significado pq fica "entendível". Mas confesso tbm q só consegui encontrar algumas parte da história pq qnd vi q a leitura ia ser difícil, corri em busca de resenhas de booktubers (q não tem mts) e de entrevistas com profs que leram/estudam Homero.

Acho que vale muito a pena ver esses vídeos antes de iniciar a leitura. Como tbm acho que essa leitura não é pra todo mundo da forma crua, precisa de pelo menos um certo amadurecimento literário pra enfrentar essa obra. Porém não desistirei ainda. Além de Ilíada ganhei tbm A Odisséia, que segue o mesmo estilo de leitura.

É um super clássico que vale muito a pena ter na sua estante e se enteirar da história original :)

Bia 05/06/2023

Que livro...
Muito difícil de ler, não posso negar, é de fato escrito em forma de canção e cm uma linguagem mais antiga oq dificulta pra um caralh* ler, tive que juntar dois livros da Iliada e ler os dois ao mesmo tempo pra entender mas no final deu certo. E que final maravilhoso, depois da morte do Pátroclo e o Aquiles doido de raiva e Zeus permitindo interferência direta dos deuses que a coisa finalmente acontece, é maravilhoso. Enfim, a história continua em Odisseia ent minha luta pra ler tbm continua

Joy 15/09/2022

A linguagem utilizada é um pouco complicada de se compreender no início, mas depois que se consegue adquirir o ritmo da leitura a narrativa se torna muito interessante. Acho que a edição poderia ter utilizado notas de rodapé para explicar alguns termos e não ter deixado-os para o final do livro, porém foi uma ótima leitura.

Italo 12/05/2023

Incrível, mas me mostrou o quão burro eu fui
Homero, me perdoe, eu pequei. Me recusei a ler a sua obra antes de ler A Divina Comédia. Digo isso também a Virgilio, prometo ler suas obras o mais rápido que eu puder. Talvez pela idade dessas obras, o popular acredite que são desnecessárias e, quando eu falo do popular, digo os fãs de Percy Jackson. Leiam as epopéias de Homero antes de ler esse absurdo de coleção que vcs amam.

O livro não me prometeu nada mas, me entregou tudo. A linguagem rebuscada e a disposição das estrofes me mostrou de onde Dante tirou a ideia da composição de seus cantos. Simplesmente incrível e já vou começar, hoje mesmo, a ler A Odisseia.

xTinho 28/02/2023

Difícil ???
Difícil define a leitura desse livro. Meu Deus do céu. Eu sempre quis ler Homero mas não achei que seria tão maçante o primeiro contato com a literatura dele. Sinceramente, não entendi muita coisa da leitura mas me obriguei a terminar de ler para na próxima ler com mais cuidado e com um dicionário + Google do lado haha Já vi que A Odisseia não vai ser nada fácil também ?

Luiz358 07/01/2024

Clássico.
Não é um tipo de leitura para todo mundo, eu por exemplo, fui entender como lia depois de 50 páginas, e nisso voltei tudo do começo. Mas quando você pega o jeito, deslancha a ler fácinho.
Tem algumas partes que achei arrastadas e desinteressantes, mas vale a pena para ler sobre uma das maiores guerras da História.