O Guia da Donzela para Anáguas e Pirataria

O Guia da Donzela para Anáguas e Pirataria Mackenzi Lee

Resenhas - O guia da donzela para anáguas e pirataria

Debbye 07/01/2021

??O Guia da Donzela para Anáguas e Pirataria??
O livro é simplesmente maravilhoso e eu não consegui largar dele. Tenho que enaltecer a Mackenzi Lee, uma autora inglesa, branca e cis (não sei sua orientação sexual) que mergulhou de cabeça nas pesquisas para retratar com precisão os anos 1700 e incluir negros, LGBTQ+s, muçulmanos, feminismo. Ela poderia passar batido por isso e dizer que não escreveu porque não era familiarizada com essas questões, mas fez melhor que muitos autores por aí afora.

"Estou aprendendo que não há um jeito de a vida ser vivida, não háum jeito de ser forte ou corajoso ou bondoso ou bom. Na verdade, há muitas pessoas fazendo o melhor que podem com o coração que receberam e a mão que lhes foi entregue. Nosso melhor é tudo o que podemos fazer, e tudo a que podemos nos segurar é um ao outro."

Ana 07/04/2021

Eu achei esse livro muito melhor que seu antecessor. Uma história muito divertida e repleta de ação protagonizado por mulheres fortes e inteligentes.

Ley 14/05/2021

Um livro para matar a saudade e finalmente conhecer melhor Felicitye
Meu primeiro contato com a escrita da autora Mackenzee Lee foi com o livro O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude, que antecipa a história deste livro. Ele conta a história de Monty, Percy e Felicity em uma viagem cheia de aventura, ainda com o desenrolar de um romance LGBTQ+ super cativante.

Depois desse primeiro contato, ler o próximo livro era um desejo veemente. O Guia da Donzela Para Anáguas e Pirataria é como uma continuação do livro anterior, porém este conta a história de Felicity, irmã de Monty. Ela sempre foi uma personagem que me despertou curiosidade. Seus desejos são fora do aceitável para a época em que vive, século XVIII, sempre buscando reconhecimento por suas próprias conquistas.

O primeiro ponto que se destaca no livro de Felicity é seu desejo por ser médica em uma sociedade em que isso é inaceitável. Acabei simpatizando com a personagem e torcendo para que tudo desse certo para ela. Felicity é uma moça independente e de personalidade forte, mas que ainda tinha muito o que desenvolver.

Apesar de entender suas lutas, haviam pensamentos dela que eu não concordava e estava torcendo para que isso fosse desenvolvido na história. O livro também segue um rumo um tanto parecido com o anterior, por se tratar de uma história com aventuras, dessa vez tendo uma protagonista feminina.

Em uma primeira visão sobre a obra, imaginei que a protagonista fosse viver suas aventuras sozinha, mas é bem mais que isso. Novos personagens são apresentados ao leitor, inclusive amizades que a personagem irá cultivar ao longo da trama. Essas amizades são um ponto forte da leitura, a meu ver. É através delas que Felicity irá expandir ainda mais seus horizontes.

O romance, um dos pontos que me atraíram no volume anterior, não é algo que se destaca aqui, mas outros assuntos são tratados de maneira excelente. A autora adiciona representatividade na leitura algo que eu adorei. Felicity é uma personagem assexual arromantica, ou seja, que não sente atração sexual ou romântica.

Tratar de sexualidade em uma época onde isso era tão abominado, torna a leitura ainda melhor. A sexualidade da personagem não é nomeada no livro, mas a autora desenvolve o assunto por meio de contextos vividos por ela. A leitura, para mim, foi construtiva de diversas maneiras, ainda mais com o toque de nostalgia do livro anterior.

Percy e Monty aparecem bastante na leitura, com ênfase no estado atual de ambos. Como a época não integrava pessoas LGBTQ+ na sociedade, o relacionamento deles ainda é discreto e suas oportunidades são escassas. Esse tópico é trabalhado na leitura, porém a situação é retratada pela visão de Felicity, narradora deste livro.

A obra continua com uma escrita deliciosa, tendo uma ficção histórica com elementos ficcionais misturados aos assuntos urgentes desenvolvidos. A mesclagem de várias questões, sendo elas faladas de maneira simples, são ótimas para assimilar, e recomendo a leitura para quem adora aventuras e busca um livro com empoderamento feminino. Por enquanto o livro foi lançado apenas em formato ebook, mas torço para que tenha uma edição impressa para pôr juntinho do primeiro volume na minha estante.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2021/03/resenha-o-guia-da-donzela-para-anaguas.html

Carous 13/12/2020

Mackenzi Lee se superou com este livro.
Em "The Gentleman's Guide to Vice and Virtue" eu achei o texto dela muito engessado, a tradução muito sem emoção, então foi muito difícil a história me cativar. Mas Monty foi um personagem agradável, embora me irritou as situações delicadas em que o trio se deparou foram geradas por decisões imprudentes de Monty que sequer conseguia pensar em como contorná-las. Porém, esse era o personagem. Perry era água de salsicha no enredo todo de tão irrelevante (o que é uma pena); ampliando esta definição ao romance entre ele e Monty.
Felicity foi uma princesa sem defeitos e neste livro focado nela foi promovida a rainha sem defeitos.

Mentira, ela tem defeitos sim. Mas todos compatíveis com o quadro histórico. Por exemplo, claro que ela não ia aplaudir o romance homossexual do irmão e do amigo de infância, mas como heroína da história, também não iria rechaçar.

Gostei também de como Mackenzi Lee trabalhou o feminismo da personagem, incluindo as personagens Johanna Hoffman, Sim e Sybylle Glass como contrapontos. Todas elas duvidavam da "Inferioridade do gênero feminino", e suas atitudes provavam que elas valiam tanto quanto qualquer homem e sua inteligência não era inferior a ninguém.

Mas Felicity atrelava feminilidade ao motivo da sociedade inferiorizar as mulheres. Por isso não teve problemas com Sim, mas entre ela e Johanna houve faísca. Porque não é bem assim o feminismo, mas não vou me prolongar neste assunto. Só sei que gostei da crítica inserida no livro.

Aliás, gostei de todas as críticas e pensamentos do livro, bem pertinentes e bem colocadas. O livro avançou para assuntos como homossexualidade, assexualidade, arromantismo, machismo, racismo, a colonização europeia...

Felicity não é uma princesa sem defeitos, no fim das contas. E tal qual seu irmão privilegiada no quesito cor de pele, situação financeira e nacionalidade. Nem sempre ela percebia antes de cometer uma gafe, mas tal qual Monty, foi amadurecendo. E tal desconstruindo.

Monty e Percy aparecem neste livro e felizmente muito melhor retratados do que no anterior. Finalmente consegui enxergar a doçura do romance entre eles, finalmente Percy deixou de ser tão insosso e ganhou vida.

O livro é simplesmente maravilhoso e eu não consegui largar dele. Também não sei se consegui passar através da resenha o quanto ele é importante.

Pra finalizar, um elogio à Mackenzi Lee, uma autora inglesa, branca e cis (não sei sua orientação sexual) que mergulhou de cabeça nas pesquisas para retratar com precisão os anos 1700 e incluir negros, LGBTQ+s, muçulmanos, feminismo. Ela poderia passar batido por isso e dizer que não escreveu porque não era familiarizada com essas questões, mas fez melhor.

Gica Brombini 27/07/2022

O livro é bom, mas não foi o que eu esperava :(
Eu simplesmente adorei ler o primeiro livro dessa série. 'O guia do cavalheiro para o vício e a virtude' foi uma leitura super rápida, divertida e envolvente para mim. Me apeguei ao personagens e a cada página eu só queria ler mais. Desta forma, fui com muitas expectativas para ler o segundo livro, até porque eu amei a personagem da Felicity no primeiro livro. Porém, infelizmente, o livro foi muito diferente do que eu esperava, e não de uma forma super positiva.
Eu gostei do livro. A escrita continua muito boa, mas acho que a história dessa vez simplesmente não me cativou. Os primeiros 40% da leitura foram super rápidos e agradáveis, porém depois ficou super arrastador. No final, eu confesso que fiz leitura dinâmica. Eu gostei das novas personagens, além do desenvolvimento da protagonista, mas o que eu realmente esperava é que tivesse mais coisas envolvendo o plot de pirataria, pois isso está no título!!! Bom, eu sei que parte da minha decepção é porque eu esperava algo bem diferente, mas ainda assim fiquei muito chateada. Ficava o tempo todo: tá, e a pirataria, cadê??
Foi um bom livro, as questões socias e políticas, além da representatividade que a autora explora em seus livros (de raça, religião e sexualidade) são incríveis, além de pautas muito bem faladas e adaptadas ao período histórico em que a história se passa. Porém eu realmente esperava algo diferente, queria ter gostado muito mais.

leitora 28/03/2022

Dr. Brilhante
É muito difícil eu considerar dois livros seguidos de uma sequência 5 estrelas, mas foi o que ocorreu aqui. Ambos livros incríveis, foi maravilhoso conhecer mais sobre a Felicity, conhecer novos personagens, alguns desprezíveis, e uma nova aventura. Apesar de ter levado alguns dias para ler, parece que li em horas pois é uma leitura super fluída. É ótimo ver a evolução da personagem.
Bruh 30/03/2022minha estante
Parece muito bom mesmo. Esse é o segundo volumes, mas tem como ler ele sem ter lido o primeiro? Ou iria ficar perdida na história ?

leitora 28/05/2022minha estante
São histórias separadas mas é bom ler o primeiro antes

jessleti 16/03/2021

eu amei muito
eu adoro a forma como essa autora consegue colocar muito bem os temas escolhidos.
obs: todos os personagens desde o primeiro livro pode contar comigo pra tudo !! :((

Afso 16/07/2021

Sobre Livro II da trilogia Os Irmãos Montague
Esse livro parte do ponto de vista de Felicity Montague, a irmã de Henry. Amei o livro, e a personagem também!! Felicity é a frente do seu tempo e vive uma jornada que prende a nossa atenção!! Recomendo muitooo!!

Eveba 30/11/2022

Felicity, Johanna e Sinn ?????
Há diversas maneiras de dizer porque esse livro me conquistou, mas nada define tanto quanto dizer que foi uma jornada de mulheres que não amei primariamente ?

Há dez meses eu estava abandonando esse livro e maldizendo toda forma torta de representar o feminismo e o feminino de época pela autora. Corta pra essa madrugada que peguei o livro para terminar de uma vez por todas e, chorei tanto com tantas partes diferentes dessa segunda chance e segunda metade do livro, amei absurdamente. Amei tanto que não consigo conceber porque o abandonei no começo do ano. É um favoritado da vida pra mim ??

Felicity, Johanna e Sinn são simplesmente o trio que eu desejava, mas nunca havia encontrado ? Amo desesperadamente cada uma delas e de maneiras muito diversas, por motivos muito diferentes, visto que elas tem personalidades distintas demais ?

O tanto que a Felicity foi me conquistando, aos poucos e com muito anfinco, não tá escrito, entrou para o roll dos meus protagonistas por quem sou capaz de entrar em discussões bobas para defender ?
Danilo.Teognosceres 30/11/2022minha estante
Do ódio a paixão kskskssksksksksksksksksks

Eveba 30/11/2022minha estante
O enemies to lovers veio de forma inusitada ??

Guilherme.Ribeiro 05/12/2022minha estante
Está na minha listaaaaa pro ano que vem

Eveba 10/12/2022minha estante
Lançaram para mim a lista de favoritos da vida de forma adiantada aparentemente hahahah só quero ver tu lendo tudo isso ano que vem ?

70srock 15/03/2024

? Você merece estar aqui.
"[...]Merece existir. Merece ocupar espaço neste mundo de homens."

A história é divertida, adorei acompanhar as aventuras desse novo trio! Um dos meus pontos favoritos foi o desenvolvimento da Felicity. Ela tinha um sonho e não desistiu dele; lutou contra seus próprios espinhos e encontrou o seu caminho. Gostei também da inclusão de personagens mulçumanos e negros, o que não é uma novidade nas histórias da autora. Não posso deixar de citar a participação honrosa e heróica dos queridos Monty e Percy.

Mackenzi em algo muito único sobre sua escrita, sabendo equilibrar o humor com seriedade. Ela traz muitos fatos históricos, e esclarece eles nas notas, o que me entristece saber que algumas pessoas pulam esse pequeno compilado explicativo com fontes de pesquisa. A autora também traz um toque de fantasia, brincando com dragões-do-mar e alquimia.

Gai 23/03/2024

Acho que se eu tivesse lido o primeiro livro teria gostado mais desse, amei a ideia mas achei algumas coisas meio nada a ver.

Laura.Oliveira 07/06/2021

O Guia da Donzela para Anáguas e Pirataria é o segundo volume de uma duologia (até onde eu sei), mas que pode ser lido de forma independente do primeiro volume por possuir uma história que não é continuação direta da outra. Enquanto no primeiro volume acompanhamos o tour do Henry Montague pela Europa continental, nesse acompanhamos a irmã mais nova dele, Felicity, na sua busca por estudos em uma sociedade que nega tal coisa às mulheres.
Apesar de conhecer a Felicity do primeiro volume e de ter tido curiosidade sobre ela, o que me levou a querer ler o livro sob sua narrativa, de início a história não me pegou. Senti que faltava alguma coisa que havia tido no volume anterior e concluí que era o fato da Felicity ser tão diferente do Henry. A forma como ela narra não tem o mesmo humor que havia no livro do irmão, apesar de ambos tenderem a se meter em confusão, o que fez o início ser bem enfadonho. No entanto, tudo começou a melhorar com a introdução das personagens secundárias.
Para além da Felicity e da discussão sobre a exclusão das mulheres na medicina, a Mackenzi Lee trouxe através da Sinn e da Johanna (as tais personagens secundárias) visões diferentes, sendo a primeira uma pirata africana e mulçumana, o que leva os europeus da história a terem vários preconceitos com relação a ela; enquanto a segunda é, aparentemente, uma dama da sociedade rendida aos costumes de sua época, mas que, na verdade, tem a mesma sede que as outras duas pelo conhecimento e pelo reconhecimento.
Para quem procura um romance com casal pelo qual torcer, talvez o livro não acabe sendo de seu agrado. Aqui o foco está todo no crescimento dessas mulheres e da relação de amizade que passa a existir entre elas e que sofre com vários altos e baixos, mas que proporcionam crescimento e recomeço às três.
Não é um livro perfeito. Senti falta de algum conflito entre os irmãos Montague e os pais deles sobre a negligência existente nessa família, bem como explicações melhores no final (que foi um pouco corrido) sobre o estado do Percy, a conslusão da situação da Johanna com relação ao dr. Platt e sobre a Sinn e o pai dela. No entanto, apesar disso, no geral é muito bom.