A Casa Holandesa

A Casa Holandesa Ann Patchett

Resenhas - A Casa Holandesa

Luciana 07/04/2024

Um livraço!
O livro narra a história de uma família e todas suas desventuras, contando grande parte de suas vidas!!
O livro é muito bem escrito, impossível parar de ler, gera raiva, tristeza, carinho e tantos outros sentimentos!
Todos os personagens citados, são explorados e vão conquistando um lugar no coração?Vale demais ler, super recomendo!
Me emocionei!

Bruna Lima 03/04/2024

Quando comecei essa leitura, achei que era uma coisa, mas ao longo fui percebendo que não era nada que imaginei.

É um drama que explora as relações familiares durante as décadas que acompanhamos a história, tendo a ?casa? um papel importante nas conexões dos personagens, refletindo intrinsecamente no passado, presente e futuro.

Acho que a autora poderia ter trabalhado melhor alguns aspectos da trama, o que iria agregar bastante para história, algumas ?respostas? senti que não foram tão bem pensadas.

A história não é ruim, só não funcionou comigo da melhor forma (além dos pontos que comentei), tinha algumas expectativas (talvez erro meu) que não foram alcançadas.

Gabriela 29/03/2024

É um drama familiar, que tem início com a aquisição de uma casa e a vida da família depois disso. Acompanhamos de perto os irmãos, que tem um elo muito forte, muita cumplicidade, confiança e apoio um com o outro.
Toda a história tem relação com a casa e com coisas que acontecem na infância e refletem em outras fases da vida.

Um livro que eu não tava muito entusiasmada pra ler, parado na estante há um ano. Não costumo ler muitos dramas, mas eu realmente gostei desse. Foi uma surpresa muito positiva, uma leitura densa e ao mesmo tempo leve e envolvente, traz uma sensação de familiaridade, como se você conhecesse os personagens.
A história se aprofunda e vai muito além da casa como "lugar", mas sim trazendo uma sensação de pertencimento, de lar, de família.

Marine 27/03/2024

Não prometeu nada... Mas entregou TUDO!
Confesso que não estava muito animada para ler esse livro, só o peguei por pegar mesmo. E ainda bem que peguei!

Não sei explicar muito bem qual é a história do livro, mas posso dizer que é a história de uma casa e de uma família. Aliás, das pessoas que moram ou moraram na casa, que não necessariamente eram uma família.

É um livro lindo, que debate sobre sentimentos complexos, nossa relação com o passado e a influência que ele tem no futuro, sobre perdão e as pessoas com quem nos relacionamos.

Recomendo super!

Vivian 26/03/2024

Este é um livro para quem gosta de histórias em que se acompanha a trajetória de vida de um personagem e sua família. Esta, em específico, gira em torno de um drama familiar que muitas pessoas já passaram na vida real, que é quando o pai se casa novamente e a "madrasta" começa a mandar e desmandar. Eu gostei bastante da história, acompanhar tudo que aconteceu com os pobres do Danny e Maeve, que eram tão pobres que tudo que tiveram foi dinheiro (e nem por muito tempo). Confesso que torci bastante contra a mãe deles e contra Andrea, não acho justo que no final pessoas ruins tenham um arco de redenção e se dêem bem, mas infelizmente isso é o que mais acontece na vida real. Maeve foi a mais injustiçada em toda a história, fiquei com pena dela em vários momentos, mas achei que ela teve muita força pra ser toda a família de Danny. Não concordo com os comentários falando sobre eles estarem presos ao passado, acho que quando se passa por grandes traumas, a pessoa termina voltando a aquele momento e remoendo tudo várias vezes, que era o que eles faziam indo até a casa holandesa. Não gostei do final porque foi meio aleatório, esperava algum outro desfecho. Mas é um bom livro.

Alana_Gomes 19/03/2024

Uma história de irmãos
Eu não sabia que uma história de vida de dois irmãos me deixaria tão emocionada. Acho que esse livro faz isso com quem tem irmãos.
É uma história simples, um drama familiar, a vida de duas crianças contada por um dos irmãos. É fluído, triste, simples, mas com alguns mistérios, bem construídos, que são desvendados ao longo da história. Não espere grandes acontecimentos ou algo do tipo, não é esse tipo de história. É do tipo que conta uma vida, que aquece o coração e que quando acaba faz falta.

Monick.Markic 10/03/2024

Um livro e muitas reflexões
Eu diria que é uma leitura estável, sem muitos altos e baixos. Por isso, uma leitura calma, não tive ânsia de devorar o livro, não tive curiosidade de acelerar a leitura, apenas segui o fluxo.

Acredito que todos nós tenhamos apego à nossa casa de infância, eu diversas vezes sonho com a casa em que cresci. Eu tenho curiosidade de entrar lá e ver como ela está agora, assim como os personagens. Quando levo meu filho na casa que moramos, que hoje é meu consultório, ele anda por todos os cômodos relembrando momentos vividos e de como era a disposição dos móveis.

O livro trata do abandono de uma mãe, que deixou seu marido com os dois filhos pequenos (e uma cozinheira e uma arrumadeira) para cumprir seu propósito de vida de ajudar pessoas com dificuldades.
E traz a reflexão da filha, que a aceita de volta sem pensar duas vezes, de que a sociedade trata com naturalidade o abandono de um pai, mas vê como um absurdo imperdoável uma mãe que resolve ir embora.

Ainda nessa linha, a mesma personagem traz exemplos de santos (homens), que deixaram suas famílias para viverem sua verdade e como são admirados e idolatrados. Mas, nunca paramos para pensar na falta que eles fizeram para suas famílias.

Podemos tirar desse livro reflexões sobre o casamento, sobre união e lealdade, sobre as voltas que a vida dá, sobre o amor, sobre o perdão, sobre propósitos de vida, sobre trauma, sobre responsabilidades e outras. Tem um conteúdo bem denso que vale a pena ser consumido, apesar da leitura arrastada.

Obs.: a capa com o quadro da Maeve é linda.

Luliane.Machado 10/03/2024

Fim não esperado...
O livro conta a história de dois irmãos, suas conquistas e perdas...
Infelizmente achei muito demorado para contar uma história simples, chove no molhado demais.
Porém, é interessante de se ler.
Esperava que no fim a casa fosse retomada e voltasse à posse dos irmãos.
Contudo, à forma como ela voltou para a família foi interessante.
Penso apenas que poderia ter sido em menos páginas toda a narrativa. Isso, pois, os capítulos são longos e cansativos considerando a modalidade de história.

Interessante a fala da Maeve sobre os pais abandonarem os filhos e isso ser aceitável para a sociedade e quando a mãe faz isso, se torna algo absurdo para a sociedade.

Também reflexiva a fala sobre as pessoas serem consideradas santas, mas elas não viverem para sua família, viverem em prol da comunidade. Como a própria família deve se sentir em relação a isso?

Stephany.Gabina 10/03/2024

Eu não esperava nada
Fui ler sem nenhuma expectativa e achando que nem iria me interessar mas me surpreendi ao me deparar com uma história tão relacionável/realista.
Pra mim foi um livro sobre erros, decepções, perdão (ou a falta dele) e como tudo isso afeta diretamente quem nós somos e como vivemos. Me identifiquei em algumas coisas e embora eu tenha ficado triste com o final, não deixou de ser um ótimo livro que me surpreendeu e junto com tanta raiva que me fez sentir, também me deu um abraço quentinho de certa forma.

Gomor 08/03/2024

A história de uma casa e de seus moradores contada pelo filho do dono. Daniel Conroy narra uma história cheia de laços de afeto e desafetos, uma casa que para uns era perfeita e para outros uma aberração. Maeve, sua irmã mais velha, faz parte de tudo isso, era a menina pintada num quadro.
Eu adorei a leitura, sem plots incríveis, mas muito bem contada. O tipo de livro que releio.