A Casa Holandesa

A Casa Holandesa Ann Patchett

Resenhas - A Casa Holandesa

Pam 28/04/2021

Se nostalgia fosse um livro...
A Casa Holandesa é simplesmente um livro que acompanha a vida de um irmão e uma irmã. Mas ao mesmo tempo é muito mais do que isso. Eu me senti parte da história deles, como se eu fosse um fantasma vivendo tudo e sentindo todas as dores e alegrias.

A primeira parte do livro acompanha a infância dos irmãos, suas lutas sendo filhos de pai solteiro e abandonados pela mãe. A irmã mais velha, Maeve, exerce o papel de mãe do irmão mais novo e narrador do livro, o Danny. É curioso acompanhar diversos mistérios da vida deles, que são mistérios na vida de uma criança. O mais bonito, obviamente, é ver a ligação entre os dois. Vi poucos livros capturarem tão bem o amor fraternal. A conexão entre eles é totalmente altruísta e amorosa, eles tem um carinho muito grande e respeitoso. Sem dependência, brigas, rivalidades ou qualquer outro drama. Eles simplesmente são irmãos e se amam. Acredito que eles desde cedo são obrigados a enfrentar tanto drama em outras partes da vida deles, que a segurança do amor fraternal é uma salvação.

Nas partes seguintes, quando vamos vendo a vida jovem e adulta deles, as intenções do livro se tornam mais claras. Não é sobre algum mistério, ou sobre justiça, ou qualquer outra coisa. É sobre a vida e suas feridas, e como o tempo cura tudo. Falei de nostalgia no título porque eu sinto que o Danny e a Maeve vivem numa eterna nostalgia, romantizando e revivendo sempre suas infâncias e adolescências, mesmo com toda a problemática que enfrentaram. Ao crescer, eles mantém as mesmas personalidades e essências, eu achei admirável como a autora conseguiu manter tão bem os personagens em fases da vida e contextos tão diferentes.

Não entrarei em campo de spoiler, mas o final desse livro foi muito satisfatório. É o tipo de livro que transmite muita "paz" em relação a vida. Mostra como na juventude tudo parece grande, difícil, complicado. E na vida adulta, mesmo com as dificuldades continuando, o medo diminui e a simplicidade aumenta. Podemos ficar calmos, como eu disse anteriormente, o tempo cura tudo, e as coisas vão se acertar, mesmo que não seja como ou quando esperamos.

Esse é o tipo de livro que mesmo que eu tenha chorado e sentido muita tristeza e raiva em certos momentos, não consigo dizer que é um livro triste ou pesado. Pelo contrário, ele transmite tanto amor e paz, que eu achei uma leitura muito prazerosa. Novamente, cito com louvor a relação fraternal da Maeve e Danny. Aqui, a principal história de amor é deles, o amor de irmãos é a relação principal. E que jornada! Adorei me apaixonar por eles e sentir um pouco do que eles sentem um pelo outro.

Pra encerrar, uma frase do livro que pra mim o define muito: "Não havia distância entre elas nem recriminação. Viviam juntas no próprio paraíso da memória".

Ana 28/04/2021minha estante
Eu tbm amei esse livro. ??

Pam 28/04/2021minha estante
é bom demais! queria q ele fosse mais famoso, eu li meio que "por acidente" (nem tava na minha lista) e adorei.

Lana 01/05/2021minha estante
Pam, ele não é famoso pq muita gente não gosta dele e até hj eu não entendo o porquê ?????????? eu só li ele pq veio no clube do livro da Intrínseca e graças a Deus por isso ??

Pam 17/06/2021minha estante
lana, como assim falam mal dele??? quero argumentos!!! kkkkkkkk eu achei tão lindo e sensível. eu descobri no youtube e fiquei curiosa pelo título e pq eu nunca tinha ouvido falar, decidi dar uma chance além de ler só livros "famosinhos" e não me arrependo, foi mt bommm.

Aline 18/10/2020

Favoritos
Que leitura gostosa e carivante. Me prendeu do inicio ao fim. Recomento a leitura a todos
Sávio 18/10/2020minha estante
Valeu, Aline! Obrigado pela dica! Eu estava paquerando esses leitura...vai agora direto pra minha lista de desejos da Amazon!

Aline 18/10/2020minha estante
Sávio. Vc vai amar a leitura.

Sávio 19/10/2020minha estante
Show! Valeu, Aline!

Caroline 09/09/2022

Esse livro tem umas 400 camadas, no mínimo.
É um romance de formação sobre dois irmãos, que crescem na ausência da mãe q os deixou, com um pai emocionalmente ausente e uma madrasta ambígua. Do começo até o meio do livro, mais ou menos, é tudo muito poético e profundo, até que começamos a realmente conhecer os personagens em suas mais diversas camadas.

São personagens extremamente humanos, com momentos bonitos e outros miseráveis. É possível se colocar no lugar de todos eles e se questionar: eu faria dessa forma? O que eu faria diferente?

Em determinado momento da história, conclui que, na minha opiniao de leitora, o narrador é exatamente como o pai que ele nunca conheceu sentimentalmente. E nada me tira essa certeza.
Mas a personagem que mais me intrigou foi a Maeve, a personagem mais desenvolvida da trama e também o elo entre todos, a única constante na história.

É um livro sobre perdão em suas mais diversas formas, sobre recomeçar e enxergar as mesmas coisas por outro ponto de vista: o ponto de vista daquele q amamos. Sobre aquela ideia de que os problemas nos acompanham pra onde quer que a gente vá e que estes lugares são sempre os mesmos, o que muda é o interior de quem os enxerga.

Não é um livro permeado de ação e reviravoltas. É uma trama familiar que flui deliciosamente, com aquele tipo de dor que tem sua beleza. O tipo de livro que cada leitor terá a sua propria experiencia, ninguem lerá o mesmo livro.

Recomendo muito a leitura!
Débora 09/09/2022minha estante
Carol, preciso!!!??????

Débora 09/09/2022minha estante
Amei sua resenha!!!

Caroline 11/09/2022minha estante
Obrigada, Débora! Espero que você goste ?

CPF1964 20/10/2021minha estante
Resenha maravilhosa, Caline. Eu gostei deste livro também porém fui menos generoso que você.

CALINE 21/10/2021minha estante
O que não te agradou?

CPF1964 21/10/2021minha estante
Gostei muito do livro. Dei 4,5 estrelas.

Alice @leituras_da_alice 14/01/2021

Esse foi um livro que ouvi um booktuber falar que amou, mas que não tinha entendido o porquê, então fiquei curiosa e fui ler.. digamos que aconteceu a mesma coisa comigo hahahaa
É um livro de drama familiar e por mais que eu goste do tema, ele é do tipo que se vc não curte livros que estão a todo momento tendo um plot, vc não vai curtir..
Pra mim, esse não foi um livro lento e li metade dele brincando, porque fuquei intrigada com a trajetória dos personagens, por mais que não seja nada do tipo uau, esse foi um livro que me despertou interesse e me fez querer saber qual seria o próximo passo de cada um, mesmo que isso fosse a decisão de ?escolher a profissão, ou onde morar?.
Esse tbm é um livro com muita passagem do tempo e percebi um artifício que o King adora usar, que é tá narrando a história e já nos antecipando o que vai acontecer, mas de um jeito que não estraga a experiência e, sim nos deixa com vontade de saber o caminho que vão percorrer pra chegar lá.
Amei muito o livro e recomendo demais pra quem tem interesse no tema..
Joy 14/01/2021minha estante
O Geek Freak sempre recomenda esse. Eu acho que ainda n decidi ler porque a capa não parece convidativa kkkkkk estou julgando pela capa, literalmente. Mas tua resenha aumentou minha vontade.

Alice @leituras_da_alice 14/01/2021minha estante
Simm, eu soube por ele mesmo kkk
Esquece a capa, inclusive ela faz sentido depois e é engraçado kkkk
Mas se vc ficou interessada, dá uma chance e depois assiste a live do clube dos três com o GF que eles falam sobre o livro..

Joy 14/01/2021minha estante
Hahahah darei! Obrigada ?

Marilia 22/06/2023

Um belo livro
A casa holandesa é uma leitura farta em nostalgias. Elas estão por toda parte, do início ao fim do livro, e também aqui fora, depois da última página virada.

É desses livros em que o tempo desfila com a família, que vai tomando seus diferentes rumos até que em algum lugar, passado, presente e futuro se confundam.

A vida é marcada por tantas dores, tantas quedas e recomeços, não é mesmo? Pois na casa holandesa não é diferente, embora o jeito de contar essas histórias seja, esse sim, único.

Nem sempre encontramos nossos porquês. Nem sempre as dores têm uma razão de ser. A vida é complexa demais e se um livro é capaz de transmitir essa complexidade de forma tão simples e sensível, meus amigos, então será um belo livro.

Em tempo: algo na casa holandesa me remeteu à casa dos espíritos, de Allende. Deixo, pois, minha dupla recomendação.

Leia.
dani 22/06/2023minha estante
Obrigada pela recomendação! Sua resenha me deixou interessada. Confio no seu gosto literário ?

Marilia 23/06/2023minha estante
Ahh, que legal! Espero que você goste ?

Debyh 06/11/2020

Essa é a história de como uma casa fez toda a diferença para essa família, e de como dois irmãos lutaram tanto na vida para superar grandes perdas, sobre pessoas que passaram na vida dos dois e de que como certas coisas nunca mudam com o passar do tempo. Como por exemplo Maeve cuidar tanto de Danny, mesmo quando ele já era um adulto (tenho muito amor por estes dois irmãos).
resenha completa: http://euinsisto.com.br/a-casa-holandesa-ann-patchett/

site: http://euinsisto.com.br/a-casa-holandesa-ann-patchett/
Natalia.Castro 06/11/2020minha estante
Fiquei com vontade de ler pela sua resenha! ??

Debyh 06/11/2020minha estante
Eu de verdade gostei! A escrita da autora é ótima.

Francine.Rostin 19/04/2021

Livro lindo!
Uma casa. Muitas histórias. Famílias, gerações, dramas vividos, muitos traumas carregados para além da ?casa holandesa?. Traz a tona a história de dois irmãos, tendo que lidar com mágoas passadas, esfacelamento familiar, e ruína financeira. Tudo isso tendo a propriedade como pano de fundo.
Livro excelente.
Linda Baixinha 19/04/2021minha estante
???Parece ser interessante.

Francine.Rostin 19/04/2021minha estante
Muito bom! Não conseguia parar de ler....li a madrugada toda ?

RayLima 27/11/2023

Sobre os fantasmas do passado, redenção e perdão
?A Casa Holandesa? de Ann Patchett é uma história apaixonante, um romance familiar que passeia entre o passado e o presente da vida de Danny e Maeve, um casal de irmãos do subúrbio da Filadélfia. Filhos de Cyril Conroy, um homem simples que conseguiu fazer uma pequena fortuna no ramo imobiliário e comprar uma mansão para presentear sua esposa, o que ele não esperava era que a Casa Holandesa (como a propriedade era conhecida por todos) acabaria por ser a ruína de sua família.

?Existem momentos na vida em que damos um salto, e o passado que nos sustentava até então sai de trás de nós e o futuro onde pretendíamos aterrissar ainda não está em seu lugar, e por um instante ficamos suspensos, sem reconhecer nada nem ninguém, nem a nós mesmos.?

A história é narrada por Danny, o filho mais novo, mas creio que a personagem principal seja Maeve. Com sua autoconfiança e personalidade forte, Maeve toma para si a tarefa de cuidar do irmão caçula. Essa ligação entre irmãos é cada vez mais fortalecida pelo tempo e pelas adversidades que eles passam. E é notável a influência que a irmã tem sobre o irmão, pois ao contrário dela, Danny é passivo e acata tudo que a irmã decide, até mesmo sobre o seu próprio futuro. Apesar de tudo, entre os altos e baixos da vida, a única certeza que eles tem é de que o outro sempre estará lá quando for preciso. E assim essa história emocionante vai sendo contada, ao longo de cinco décadas vamos acompanhar os desdobramentos e as reviravoltas dos irmãos Conroy.

Não quero falar muito sobre a história, pois o quanto menos você saber, melhor. É uma história muito bonita e bem escrita. Fala sobre as imprevisibilidades da vida, perdão, maternidade, casamento e a brevidade de tudo isso que faz parte daquilo que chamamos humanidade.

?Homens abandonam os filhos o tempo todo e o mundo os perdoa. Buda foi embora e Odisseu foi embora e ninguém deu bola para os filhos deles. Eles partiram em suas nobres jornadas para fazer o que bem quisessem, e milhares de anos depois ainda estamos cantando sobre isso.?

Além de tudo isso, é um livro viciante, todo o tempo eu queria que tivesse alguém que estivesse lendo comigo para poder conversar sobre esses personagens. A autora consegue te fazer sentir vários sentimentos diferentes, pois ela nos desperta empatia pelos protagonistas, então tudo que acontece com eles é como se estivesse acontecendo com alguém que nós conhecemos. Senti raiva, angústia, tristeza, mas principalmente amei Danny e Maeve, queria protegê-los e acolhê-los. Preciso confessar que comprei esse livro porque achei a capa linda, e me surpreendi, pois se tornou um dos meus favoritos do ano.
Fabio 27/11/2023minha estante
Estava com saudade das suas resenhas, Ray!?
Parabéns por mais um belíssimo texto!

RayLima 27/11/2023minha estante
Obrigada, Fábio ? Esse não tinha como eu deixar de resenhar!

Ronan Furtado 19/01/2021

Família,perdão e a celebração da vida das pessoas q amamos.
Livro muito bem escrito! É fantástico como a autora consegue passar pelas principais fases da vida de vários personagens sem se perder ou tornar a história chata. A relação entre os irmãos é algo tocante, combinado com o drama das visitas à mansão e o desejo oculto de um dia voltar à casa holandesa traz um pesar a vida de ambos que é carregado durante toda a trama.
O livro em si é lento, porém tudo é contato de forma detalhada e bem trabalhada.
Achei que a obra transmite muitas mensagens profundas sobre a importância da família, perdão e destino.
Gabriel Germano 19/01/2021minha estante
Esse livro é fantástico!

Ronan Furtado 19/01/2021minha estante
Verdade! Eu amei ?

Victor 31/12/2021

perfeito <3
olhando aqui no skoob e percebi que ainda não tinha feito resenha dessa belezinha.

eu comecei a casa holandesa porque queira algo fora da minha zona de conforto, e foi a melhor escolha que eu poderia fazer.

eu amei cada parte desse livro!

a escrita é incrível, a forma da narrativa (que não é linear) me encantou demais, os personagens são tão bem construídos que acreditei a leitura toda que fossem reais.

a história aborda tantos temas relevantes e que nos faz dar uma refletida.

quando eu acabei o livro fiquei querendo mais, e até agora quero outro igual a ele pra ler.

toda vez que penso na casa holandesa meu amor por o livro aumenta mais.

leiam essa preciosidade!
Jéssi Lima 14/02/2022minha estante
Finalizei, e queria tanto eternizar para sempre esse sentimento aqui dentro de mim? ????

Victor 15/02/2022minha estante
aaaaaaaaaaaaa fico tão feliz que você leu e gostou ???

Sara B. 15/05/2021

Um livro lindo.
O livro é lindo e me tocou de um modo especial.
Nele, há três personagens centrais: Danny, Maeve e a Casa Holandesa.
Quem já amou muito um lugar ao ponto de se sentir parte dele, ao ponto de, mesmo saindo de lá, continuar pensando nele e sonhando com ele em algumas noites, então você vai entender.
Geralmente, lar é onde nossa família está, mas, às vezes, o lugar torna tudo isso ainda mais especial.
Leria tudo de novo, mais uma vez, e não digo isso pra qualquer livro.
dudawznk 15/05/2021minha estante
Me deixou bem curiosa pra Ler ??

Sara B. 15/05/2021minha estante
Eu me envolvi bem na leitura! Espero que goste tbm!

Caroliis 17/05/2020

Não apenas uma casa, mas o palco de um passado não superado
Uma história de drama, porém que não nos faz chorar, mas sim, refletir, em diversos momentos, se certos acontecimentos podiam ser diferentes. A resposta? Talvez, talvez não. Talvez as coisas aconteçam como devem acontecer e, em certo momento, nos façam crescer (ou, quem sabe, também não).

****

A história se passa em diversos momentos da vida dos personagens principais, os irmãos Maeve e Dany Conroy, mostrando-nos as situações sob as quais estes personagens foram postos após o abandono de sua mãe, a frieza de seu pai e o aparecimento da madrasta em suas vidas.

****

As cenas que vemos os irmãos passando são momentos que percebemos que marcam bastante estes dois ao longo de suas vidas e refletem-se no futuro, quando ambos já são adultos.

A verdade é que, conforme a história se desenrola, concluímos que, por muitos anos após todos os acontecimentos, os irmãos Conroy não superam totalmente as situações e a Casa Holandesa passa a ser não apenas uma casa, mas também, o palco das diversas lembranças da infância e adolescência destes dois, além da prova de injustiças sofridas pelos irmãos. A casa passa a ser o símbolo de um passado não superado na história.

****

Acho que o livro é daqueles que nos prende e surpreende na maioria das páginas, com personagens pelos quais nos apegamos, de certa forma, e personagens que odiamos logo de cara. A cada capítulo, a vontade de ler e descobrir o que acontece em seguida torna-se maior, então acabei devorando "A Casa Holandesa". Talvez as passagens entre os períodos da história podem ser um pouco confusas enquanto estamos lendo, mas nada que nos impeça de compreender e gostar bastante do livro mesmo assim.

Se você procura por uma leitura diferente das quais está acostumado, arrisque-se no "A Casa Holandesa"! :)
Isabelle L. C. 20/05/2020minha estante
fiquei com vontade de ler depois dessa resenha hahaha

Bruxinha 05/10/2020minha estante
Nossa, amei a sua resenha ? Já coloquei na minha lista.

CPF1964 07/01/2021

Opinião
Primeiro livro que leio da autora.

O livro superou minhas expectativas.
Livia Barini 16/10/2023minha estante
Comecei ontem. Espero gostar também

Emily.Santos 27/10/2020

Bom...
Eu amei do começo pra metade, Até achei que ia favoritar, mas começou a ficar chato pra mim, as intrigas de maeve e celeste, Danny fazer tudo o que a irmã queria, e aquele fim safado kkkk, pessoas reaparecem e ainda voltam pra o lugar que te fazia mal, detestei o fim.
Susan.Kelle 16/12/2021minha estante
A mãe deles foi tão egoísta voltando pra casa Holandesa. Ela sabia que ia magoar a Maeve e ainda sim foi.