A Casa Holandesa

A Casa Holandesa Ann Patchett

Resenhas - A Casa Holandesa

Flá Costa 19/09/2021

Que livro!
Este livro me tirou o sono nas últimas 3 noites e ainda assim não consigo ficar com raiva! Amei cada detalhe, odiei e mergulhei em cada personagem. Uma das melhores leituras de 2021!

Emily.Santos 27/10/2020

Bom...
Eu amei do começo pra metade, Até achei que ia favoritar, mas começou a ficar chato pra mim, as intrigas de maeve e celeste, Danny fazer tudo o que a irmã queria, e aquele fim safado kkkk, pessoas reaparecem e ainda voltam pra o lugar que te fazia mal, detestei o fim.
Susan.Kelle 16/12/2021minha estante
A mãe deles foi tão egoísta voltando pra casa Holandesa. Ela sabia que ia magoar a Maeve e ainda sim foi.

Duda 21/06/2021

Incrível...
Uma resenha curta não vai ser suficiente pra descrever o quanto eu amei essa leitura.
Mesmo sendo melancólica (acho que esse é meu tipo de livro).
É gostoso de ler, você sente o amor entre os dois irmãos, o jeito que eles estão sempre prontos pra ajudar um ao outro da maneira que for, a união deles. É simplesmente lindo!
Não sei direito qual a lição que vou tirar desse, mas sei que com certeza entrou pra minha lista dos favoritos.

Mari Sync 21/05/2020

Histórias e sentimentos
No começo achei que fosse mais um história de uma família numa casa grande.
Não foi bem assim kkkkk.
Teve muita tragédia, muitas dores, abandonos, injustiças... Mas também teve amor, família, amizades...
Não é um livro que se leia rápido, tem muita coisa pra refletir.
No final acabei gostando e me deixou pensando na minha antiga casa, a de quando eu morava com meus avós.

Yago 05/06/2021

Não tenho palavras.
Jamais imaginei que fosse se tornar um favorito. Surpreso.
Essa narrativa, a construção de cada personagem...
Só leiam. É meu conselho.

Bia 10/07/2020

Não é ruim e bom...
O livro não é ruim a relação entre os personagens e cativante o começo me deixou bem curiosa para o desenrolar. Foi bem fácil chegar-se na metade do livro entretanto a leitura se torna arrastada é monótona não acontece nada ...o que me deixou bem frustrada. Mas vale a pena por te fazer levar ao seu passado conjuntamente com os personagens e refletir com os olhos do presente...
A escrita da autora e bem inteligente horas temos o personagens no passado e ao mesmo tempo no presente e futuro antecipando acontecimentos e diferente e inovador(poucos autoras conseguem manter essa dinâmica).
Vale a leitura ?.

Lah 14/04/2021

?Vemos o passado com os olhos das pessoas que somos hoje?
Uma narrativa sensível que conta a história de uma família ao longo de toda sua trajetória de vida, mesclando acontecimentos do passado e presente, fazendo com que venhamos a compreender as diferentes personalidades que se formaram através de um ponto em comum: A casa holandesa.

Através da narrativa do Danny, podemos acompanhar não só a história de toda sua família e conflitos internos (como o abandono, obsessão de um pai pelo trabalho encobrindo os pequenos acontecimentos da vida cotidiana de seus filhos, interesses e afins), mas também a sua própria evolução que vai desde seus pensamentos mais imaturos quando garoto, até sua visão madura de quando se torna adulto.

A relação entre as atitudes do passado e as consequências futuras é o ponto chave da história, além da valorização do significado da palavra Família, que deriva não somente da relação genética, mas sim de quem escolhemos para andar do nosso lado.

Camilla.Conti 07/03/2023

Expectativa demais
Li esse livro com muita expectativa e isso prejudicou muito minha experiência. Até metade do livro estava achando interessante, mas depois achei meio maçante e monótono. Ficou legal de novo no final, mas também achei mais confuso.
Camila.Bespaloff 24/04/2023minha estante
Senti o mesmo!

Leléu Ltd. 11/05/2020

Muitos sentimentos diferentes
A obra apresenta uma leitura plana, sem sobressaltos marcantes mas, mesmo assim, muito cativante. A casa que dá título ao livro funciona como uma espécie de cola que junta diversos sentimentos diferentes de várias vidas, os quais ficam mais e mais evidentes a cada capítulo.

A história é linda, apresentando constantemente as virtudes e defeitos dos personagens, além de, principalmente, jogar impiedosamente na cara do leitor as raízes profundas de uma interpretação infantil e a força destruidora do rancor.

Definitivamente, fez-me refletir bastante sobre perdão, amor, caridade, parceria e tantos outros sentimentos virtuosos, assim como alguns nem tanto.

Alessandra.Adams 18/04/2021

Um livro de agradável leitura e descrições exemplares.
Uma leitura perfeita para quem gosta de sagas familiares e relacionamentos complicados.

Ana 13/11/2020

Esse livro conta a história de Danny e Maeve, irmãos que cresceram na "Casa Holandesa" e passaram por muitos perrengues após o abandono da mãe, o segundo casamento do pai e, posteriormente, o falecimento deste. O livro é narrado por Danny, e acompanha a vida dos irmãos da infância até a idade adulta. Eu me simpatizei com Danny desde o começo, mas gostaria que a história também tivesse o ponto de vista de Maeve, que também era uma personagem muito interessante e cativante.

Luan 06/08/2021

Um livro que conquista o leitor despretensiosamente
Sucesso no Intrínsecos e também depois, quando publicado oficialmente pela editora, o livro A casa holandesa é um romance de formação que entrega sem prometer. Um dos meus estilos preferidos na atualidade, a obra narra a história de uma família, suas cicatrizes e dores ao longo de vários anos, tudo ligado a uma casa, que se torna um dos personagens mais importantes do livro.

A casa holandesa conta a história da família Conroy, que se muda para uma mansão, que dá título à obra e vai afetar todo o desenvolvimento familiar. Os protagonistas são os irmãos Denny e Maeve. Sem a mãe, eles vão enfrentar as angústias de um pai distante diante de uma nova esposa, e todo desenrolar que esta relação vai causar ao longo de diversos anos.

Por ser um romance de formação, não há um grande plot ou reviravoltas, a não ser de fato a narrativa de uma história de uma família por décadas. Mas a graça deste livro, assim como de diversos outros deste estilo, está nisso. Amadurecer com os personagens e lidar com seus medos. Para que funcione, um romance de formação precisa de uma boa construção e tipos carismáticos. A casa holandesa tem tudo isso.

Com diversos temas abordados e muitos assuntos que rendem diversos bons plots, Ann Patchett desenvolveu um livro com ótima escrita, diálogos incríveis, além dos bons personagens que já citei. Por ser um romance de formação, é possível imprimir um ritmo mais rápido já que passa por vários anos, podendo explorar, assim, diversas situações.

De toda forma, é um livro que me conquistou logo de início e me deixou curioso para conhecer mais sobre a vida daqueles dois irmãos e como tudo iria acabar. Apesar de alguns momentos de mais lentidão, o livro chega ao desfecho de forma bastante satisfatória, tornando merecido todo o reconhecimento até aqui.