A Casa Holandesa

A Casa Holandesa Ann Patchett

Resenhas - A Casa Holandesa

Aline 18/10/2020

Favoritos
Que leitura gostosa e carivante. Me prendeu do inicio ao fim. Recomento a leitura a todos
Sávio 18/10/2020minha estante
Valeu, Aline! Obrigado pela dica! Eu estava paquerando esses leitura...vai agora direto pra minha lista de desejos da Amazon!

Aline 18/10/2020minha estante
Sávio. Vc vai amar a leitura.

Sávio 19/10/2020minha estante
Show! Valeu, Aline!

Camilla.Conti 07/03/2023

Expectativa demais
Li esse livro com muita expectativa e isso prejudicou muito minha experiência. Até metade do livro estava achando interessante, mas depois achei meio maçante e monótono. Ficou legal de novo no final, mas também achei mais confuso.
Camila.Bespaloff 24/04/2023minha estante
Senti o mesmo!

Lah 14/04/2021

?Vemos o passado com os olhos das pessoas que somos hoje?
Uma narrativa sensível que conta a história de uma família ao longo de toda sua trajetória de vida, mesclando acontecimentos do passado e presente, fazendo com que venhamos a compreender as diferentes personalidades que se formaram através de um ponto em comum: A casa holandesa.

Através da narrativa do Danny, podemos acompanhar não só a história de toda sua família e conflitos internos (como o abandono, obsessão de um pai pelo trabalho encobrindo os pequenos acontecimentos da vida cotidiana de seus filhos, interesses e afins), mas também a sua própria evolução que vai desde seus pensamentos mais imaturos quando garoto, até sua visão madura de quando se torna adulto.

A relação entre as atitudes do passado e as consequências futuras é o ponto chave da história, além da valorização do significado da palavra Família, que deriva não somente da relação genética, mas sim de quem escolhemos para andar do nosso lado.

Edi @estantedeleituras 29/06/2020

Confesso que esse livro foi meio maçante pra mim por ter capítulos longos e que não me senti cativada com nenhum personagem mas achei a história interessante! A história se trata sobre perdas e principalmente sobre saber recomeçar e perdoar mesmo não sendo fácil! É um drama familiar que apesar de não ser muito meu gênero foi um experiência diferente e de certa eu curti

Ronan Furtado 19/01/2021

Família,perdão e a celebração da vida das pessoas q amamos.
Livro muito bem escrito! É fantástico como a autora consegue passar pelas principais fases da vida de vários personagens sem se perder ou tornar a história chata. A relação entre os irmãos é algo tocante, combinado com o drama das visitas à mansão e o desejo oculto de um dia voltar à casa holandesa traz um pesar a vida de ambos que é carregado durante toda a trama.
O livro em si é lento, porém tudo é contato de forma detalhada e bem trabalhada.
Achei que a obra transmite muitas mensagens profundas sobre a importância da família, perdão e destino.
Gabriel Germano 19/01/2021minha estante
Esse livro é fantástico!

Ronan Furtado 19/01/2021minha estante
Verdade! Eu amei ?

Jusrnt 12/07/2021

O livro me trouxe uma sensação de nostalgia desconfortável, é muito bonito ver como Danny supera o passado e suas injustiças, ao mesmo tempo que é incômodo de ler e nos faz refletir sobre tudo...

Marina 26/10/2020

Li esse livro em leitura conjunta, e sem nenhuma expectativa. Fiquei impressionada por ter gostado, é um gostoso de ler. Gosto de enquadra-lo em uma categoria de livros onde acontecem coisas com pessoas verossímeis.

Graci 13/03/2021

É um livro sobre perdão, sobre a vida, ressignificar, me surpreendeu. Não tem um grande climax, mas gostei bastante do final.

Manu 20/07/2021

"A casa holandesa" é, para mim, um livro sobre pertencimento. Sobre como um lugar pode ser tudo que alguém tem, quando não se tem ninguém. Sobre conseguir se desvencilhar do único ambiente que te traz memórias daqueles que não mais estão ali. Sobre compreender que, na verdade, é tudo sentimento, que te acompanharão aonde quer que seu futuro te guiar. Acho que, no momento em que isso te pega, é impossível não se apegar ao livro. No entanto, o final não rolou pra mim, não esperava, e confesso também, que não gostei. Mas é uma leitura fluída, carregada de reflexão, que recomendo muito.

Marcia 08/04/2023

Minhas impressões sobre o livro
Mais um ótimo livro pra conta!Nessa história vamos conhecer Danny e sua irmã mais velha Maeve.
Danny é o narrador e ele com sua irmã vão enfrentar a perda da mãe e  o afastamento do pai por completo quando este se casa novamente. O pai introduz a nova mulher a família sem apresentações e como num passe de mágica, sem que se dessem conta, o pai esta se casando novamente. Claro que racionalmente não é tão despercebido, mas para quem esta vivendo não percebe , parece ser repente mesmo. E a nova mulher vai tomando conta de tudo, vai mudando regras,  se impondo e cada vez mais o pai se tornando mais distante dos filhos e submisso a mulher.  Maeve sempre junto ao irmão protegendo e cuidando dele.Maeve e Cyril foram expulsos da casa onde moravam, onde tinham suas histórias, seu lar. Eles são obrigados a enfrentar a vida, sem dinheiro, vivendo só com pequeno salário de Maeve,  contando sempre um com o outro. Muita coisa acontece e a narrativa segue até a vida adulta deles, onde acompanharemos suas lutas com estudo, trabalho e relacionamentos. A narrativa é envolvente e surge muitas reviravoltas, muitos acontecimentos surpreendentes. Pontos importantes são abordados como amor, família, cuidado, herança, perdão,amizade e determinação. Superar o passado, os traumas, as dores não é fácil e esse é um dos pontos abordados.
Gostei muito e deixo aqui minha recomendação.
Valeu

Kellynha 26/05/2022

Que livro, cheio de emoções e lembranças
A Casa Holandesa, sério ele trás um misto de sentimentos, aquele tipo de livro que faz você refletir, sobre a vida, as escolhas que fazemos no decorrer da caminhada, o julgamento da sociedade, sobre a maternidade, amor de irmãos.
Confesso que comecei a ler, mais sem muitas pretensões e confesso superou as minhas expectativas totalmente.
Super recomendo e digo, quando se começa a ler, não quer parar mais.

Isabel.Costa 29/05/2022

Que leitura sensacional!
Adorei essa leitura! Personagens super profundos e cativantes! A história é densa, mas ao mesmo tempo leve, ciclos vão se fechando e a história se reescreve com novos significados.
Gostei do narrador masculino Danny e a história contada a partir da ótica dele! Muito bacana! Conflitos familiares, expectativa profissional, abandono, questões entre gerações, legado....
Recomendo!

@biaentreleituras 13/10/2020

A Casa Holandesa é uma obra que explora o drama de uma família ao longo de décadas, traz com intensidade a vida de dois irmãos que foram lançados à própria sorte no momento em que seu pai morreu e tiveram que aprender a se virar sozinhos sem ter direito à herança. A madrasta roubou tudo o que pertencia a eles e legalmente é a dona de toda a fortuna da família. Danny e Maeve não tinham mais ninguém, eram só os dois.

*Resenha completa no blog

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com/