A Casa Holandesa

A Casa Holandesa Ann Patchett

Resenhas - A Casa Holandesa

Lais.Correa 24/05/2020

Boa leitura!
Meu primeiro livro do clube intrisecos. Estava realmente ansiosa quando chegou a minha caixa e vi o título da história.
Essa leitura foge totalmente do meu gênero literário, com certeza não seria o livro que escolheria pra comprar.
A história é boa, mas sinto que ficaram pendentes elementos para aprofundar vários pontos, dando assim um up.
Basicamente é um drama familiar, que envolve a união de irmãos, um pai relapso, uma mãe narcisista ( pode se dizer), uma madrasta malvada e uma casa que poderia ter sido melhor explorada.
Livro bom, mas espero algo mais animado para o próximo mês.
Dayane.Franca 24/05/2020minha estante
Oi é minha primeira caixinha tbm, estava bem empolgada e achei o livro bom, mas tudo o que você falou se aplica a minha experiência. Esperava um pouco mais. Espero que o próximo seja melhor...

aaline.- 26/05/2020

A casa holandesa é um livro lindo, são narradas mais de três gerações diferentes e da pra ver o amadurecimento e o envelhecimento dos personagens. É um livro muito bom pra discussão sobre superação do passado e formas de lidar com as marcas deixadas por ele.

A história é boa, a escrita da autora é ótima, a leitura flui bem, mas sinto que ficou faltando se aprofundar mais em alguns pontos.
Mas no geral gostei bastante do livro.

duartesamanda 28/05/2020

Mediano
Assim que comecei o livro, sabia que não era meu estilo de leitura, mesmo assim continuei por que se mostrou uma leitura agradável e até mesmo fluida, apesar de não concordar tanto com a maneira que a linha do tempo foi construída.

Ela chega a ser um pouco monótona e só consegui realmente pegar o ritmo de leitura perto de 65% de lido, passando inclusive muita raiva por decisões sem cabimento algum para mim.

Foi um livro mediano, vou lembrar da sua história mas não vai ser o primeiro que indicaria a alguém.

Anderson 30/05/2020

Uma linda história sobre dois irmãos
O livro praticamente fala sobre dois irmãos, que vivem uma relação incrívelmente linda.
Uma história que mostra que muitas vezes um irmão pode ser um pai ou uma mãe.
Lana 30/05/2020minha estante
Família em primeiro lugar!

Sara B. 15/05/2021

Um livro lindo.
O livro é lindo e me tocou de um modo especial.
Nele, há três personagens centrais: Danny, Maeve e a Casa Holandesa.
Quem já amou muito um lugar ao ponto de se sentir parte dele, ao ponto de, mesmo saindo de lá, continuar pensando nele e sonhando com ele em algumas noites, então você vai entender.
Geralmente, lar é onde nossa família está, mas, às vezes, o lugar torna tudo isso ainda mais especial.
Leria tudo de novo, mais uma vez, e não digo isso pra qualquer livro.
dudawznk 15/05/2021minha estante
Me deixou bem curiosa pra Ler ??

Sara B. 15/05/2021minha estante
Eu me envolvi bem na leitura! Espero que goste tbm!

DanielNeves 14/06/2021

Chato, entediante, CHATO
Eu posso estar realmente um pouco azedo ao escrever essa resenha. Mas esse livro não me agradou em quase nada. Tem um ritmo muito chato e personagens muito unidimensionais. Do começo do livro ao final, mesmo se passando décadas, nenhum deles realmente crescem.

É um livro que é sobre apego. Mas um apego que não dá ao certo para entender. Ou até dá. Mas se resolve de uma forma longe de ser satisfatória.

Karol 10/06/2020

Dispensável
Vendido como fantasia, eu estava fazendo altas teorias de recontos, mas na real não passou de uma história familiar, sem portanto que me deixasse apegada a qualquer personagem. Não consegui desenvolver nenhum tipo de sentimento com essa leitura e apenas continuei porque era coletiva com amigos. Não recomendo! A nota é só pela edição maravilhosa do intrínsecos.

Vania.Gomes 02/05/2023

Lar é onde o coração mora
Ser um coadjuvante na própria vida, essa foi a sensação que o Danny e Maeve me passaram. Todos temos nossas histórias e obsessões principalmente quando essas obsessões são em relação ao nosso passado.

Sentimentos explorados, mas não entendidos, mágoas guardadas até o pote não caber mais.

Eu amo histórias de gerações e memórias, e A Casa Holandesa permeou meus dias, me trazendo uma melancólia agradavel e dolorida.

Aprendemos a lidar com perdas, mas sabemos lidar com os retornos?

nana 05/04/2021

mesmo depois de ter passado um tempo que eu terminei, ainda não sei justificar porque gostei tantokkkk só sei que gostei e me prendeu muito, foi algo totalmente diferente do que leio, foi uma experiência muito agradável

Caio Dantas Cabral 26/06/2020

Traumas, perdas e rancor!
Esse livro chegou para mim de surpresa (que é o propósito do clube) e foi uma leitura super inesperada. Contado em três tempos, passado, presente e ?futuro?, A Casa Holandesa nos traz a história da vida desses dois irmãos mostrando como as marcas da nossa infância e juventude pode/vai nos perseguir pela vida inteira.

Completo de tristezas, traumas, perdas e rancor, essa história mostra como Danny e Maeve sobreviveram ao abandono de uma mãe, a chegada de uma madrasta insensível e a frieza de um pai distante.

Inicialmente eu não entendi porque o título do livro era esse título, mas com o tempo vemos que a Casa Holandesa tem/terá grande importância para todos os personagens da história, sério, todos os personagens; e isso é mostrado no decorrer do livro através de uma escrita super envolvente e fluida, o que leva você a consumir tudo em um curto tempo.

Danny e Maeve possuem uma união muito linda, o que considero o ponto mais positivo desse livro. Durante a leitura eu só queria pegar esses dois irmãos, colocá-los em um potinho e protegê-los. Os outros personagens são super bem construídos e bem desenvolvidos, mesmo sendo descritos pelo ponto de visto do Danny. Inclusive, quero dar uma ressalva para duas personagens incríveis: Maeve e Maeve. Vocês são maravilhosas! ?

Por fim, se você estiver procurando uma leitura inesperada com um drama familiar bem escrito opte por A Casa Holandesa.

Letícia Braz | @_piilula_ 24/10/2021

Uma das minhas últimas leituras foi "A casa Holandesa", de Ann Patchett que recebi do Clube Intríinsecos no ano passado, enquanto ainda era assinante. Junto ao livro, além dos brindes do mês, também é enviado uma revista sobre a temática do livro. Nesta revista, é nos apresentado o quadro de Maeve (que está na capa original do livro) e logo quando vi essa imagem, uma garotinha com cabelos negros e olhar marcante de quem tem uma boa história para contar, fiquei bastante intrigada com o conteúdo do livro. Confesso que ter uma "madrasta má" na história também chamou bastante a minha atenção!
Porém, nem tudo são flores, a narrativa arrastada e com detalhes que poderiam ter
sido deixados de fora, tomou conta de quase boa parte do livro, me causando sono e desinteresse. Entretanto, não posso negar que a história do livro foi muito bem construída, a ideia que contar sobre a vida de dois irmãos da infância até os 50 e tantos anos, e como uma casa pode mudar totalmente o rumo de suas vidas e os acompanhar para vida toda, é realmente uma ótima trama.

thays 05/02/2022

todo mundo deveria ler esse livro!
É muito mais do que um livro que relata a história de dois irmãos, é sobre perdoar e superar o passado, por mais complicado que seja. A única coisa que não me agradou foram as passagens de tempo, a mudança de passado pra presente e vice versa é bem confusa.

O grande diferencial desse livro é que os acontecimentos não são aquelas coisas absurdas e malucas que deixam qualquer um fascinado, muito pelo contrário, tudo acontece de uma forma tranquila e no desenrolar da história e isso me conquistou.

Os personagens são muito bem desenvolvidos e é impossível não se apegar e sensibilizar pelos seus traumas, por muitas vezes eu queria abraçar a maeve e o danny e dizer que tudo ia ficar bem.

Foi uma leitura INCRÍVEL e estou numa ressaca literária daquelas, não vou conseguir superar essa história tão cedo.

Nick 02/06/2020

Dispensável
É um livro sobre lembranças e como elas se acumulam e alternam de perspectiva durante a vida. Pra mim faltou carisma dos personagens, não consegui me apegar a ninguém, nem a própria Casa Holandesa. Um livro dispensável que não acrescenta muita coisa na vida de ninguém, amanhã provavelmente já o tenha esquecido.