O Morro dos Ventos Uivantes

O Morro dos Ventos Uivantes Emily Brontë

Resenhas - Wuthering Heights

danriien 18/03/2024

Nelly, I am Heathcliff!
Passei tanta raiva lendo esse livro e agora que terminei é 5 estrelas e favoritado!!

com toda certeza, não é uma história de amor. muito mais sobre vingança, ódio, remorso, egoísmo?
quase nenhum dos personagens é alguém gostável, mas é o que os tornam tão fascinantes, suas tridimensionalidades, suas nuances de humor e como alguns até aprendem com o tempo.
enfim, um grande livro!
Mandy Befer 18/03/2024minha estante
Cara, eu fico muito mal, quando reclamam dessa obra... A galera perde uma grande obra por pouco... A história da cathy com ele é fascinante, as reviravoltas, a maneira de como sempre estão tão perto, mas tbm tão longe e quando ela morreu.... AAAAAAAAAH EU CHOROOO

oikawaspet 17/02/2024

Heathcliff acabou sendo legal
Eu estava tão relutente em ler esse livro e no final gostei muito.
por nunca ter tido o interesse, não sabia muito sobre o enredo e tive várias surpresas (boas e ruins), ao ponto que eu chorei em algumas partes.

Bárbara 27/01/2024

(...) because he is more myself than I am. Whatever our souls are made of, his and mine are the same.
Como nunca é tarde, em 2024 li o clássico wuthering heights, me surpreendeu pois esperava um romance, embora com final trágico, mas entre personagens relativamente decentes moralmente, Heathclieff é uma pessoa horrível e abusiva, mas o que me impressiona na escrita da Emily é que apesar de não ter o romance que eu esperava entre ele e Catherine, a sua escrita é capaz de nos engajar e ficar completamente imersa na narrativa esperando os próximos acontecimentos, além de que, adoro personagens dramáticos! Incrível como wuthering heights nada mais é que uma grande fofoca, um grande "o que rolou com o Heathclieff?" MENINA NEM TE CONTO.
Brincadeiras à parte, agora entendo e conheço mais da Emily e estarei embarcando em outros livros dela, pois sua mente brilhante é capaz de manter o leitor imerso em uma narrativa mesmo com personagens tão odiosos. Wuthering heights é mais que um romance com fim. Trágico entre dois jovens, é sobre a disparidade de classes que levam Heathclieff à loucura, visto que mesmo após se tornar rico, esse sabe que nunca será considerado da alta classe como os outros à sua volta, perder a Catherine por causa disso, é todo o ensejo para sua loucura e comportamento errático, esse não é um romance sobre um vilão, mas uma vítima da sociedade que se torna um vilão devido à conjuntura que o cerca. Heathclieff é mais que um personagem do bem e do mal, sua complexidade e nuances são muito bem equilibrados na narrativa de Emily.

eduardo 05/01/2024

Eu poderia dizer taaantas coisas sobre essa terceira vez lendo O morro dos ventos uivantes (pela primeira vez no original em inglês). mas não to na vibe de falar mtt sobre essa história não?

nada demais mas eu quero registrar que:
parei pra pensar e percebi que li ele a primeira vez com quinze anos, no final de 2021, pela segunda vez com dezesseis anos, em que eu comecei a releitura em dezembro de 2022 e terminei no comecinho de 2023, e agora com dezessete, eu fiz isso de ler ?na virada? de novo, de 2023 pra 2024. esse sendo de novo o primeiro livro terminado no ano :)

iarakessia 22/12/2023

Omg!!!!
The first time I read this book I didn?t understand anything. The second time it was like the first. But now it was a brilliant and I was very excited to finish the book and to scream about it to everyone. What story what crazy family!!!!

deb.nassif 21/12/2023

Aflora os sentimentos mais profundos
Durante a leitura tive dúvidas se estava gostando muito ou se conseguiria chegar ao final.
Tudo acontece entre duas casas e, quem conta a história é a governanta Ellen, que parece ser a pessoa mais centrada, tendo vivido todos os dramas (que são muitos) e alegrias (muito poucas).
Ao terminar a leitura, estava me sentindo "exausta" rs
Optei por gostar muito dessa obra, pois além da história, é um livro rico em detalhes.
Ao final, depoimentos da tradutora e de duas doutoras em literatura nos dão informações interessantes sobre a vida de Emily e seus irmãos.

veronicarolinaa 14/11/2023

Abençoada seja a fofoca pois sem ela não teríamos esse livro
Todos os personagens são irritantes e babaquinhas, alguns mais que outros, mas nenhum se salva. E a escrita da autora é tão boa que você não consegue parar de ler, mesmo odiando todo mundo kkk
Bárbara 27/01/2024minha estante
Hahaha ha exato

Letty Rosse Ga 12/11/2023

Para mim essa leitura foi muito tensa então decidi ler aos poucos e quando me senti desconfortável fiquei um pouco sem ler.
Uma história de amor com uma carga super pesada e várias problemáticas. Não recomendo para menores de 16 anos.

maria 13/09/2023

Completamente apaixonada por quão implacavelmente cruel esse livro eh só absolutamente cruel e terrível todos os personagens... mesmo no final feliz a catherine ainda eh cruel... e o tema constante de homens controlando a liberdade de mulheres trancando elas em quartos ordenando onde elas vão e não vão... e as descrições do frio e do vento e dos moors eh tão impiedoso tão apavorante... uma obra prima gótica vou pensar pra sempre nesse livro te amo te amo ??????

Aline Parreira 04/09/2023

Um livro surpreendente
Surpreendente. É a palavra que me acompanhou por toda a leitura.
Confesso que esperava que O Morro dos Ventos Uivantes fosse um romance como outros da mesma época.
E que prazer descobrir que estava completamente errada.
É uma história sentimentos muito fortes. Sentimentos nada bons.
Amor? Carência? Ciúmes? Vingança?
É uma história que marca.
E que deixa uma pergunta: como uma moça, que vivia no interior da Inglaterra, na primeira metade do século XIX pôde escrever uma história dessa? De onde veio a inspiração?
O livro fez nascer em mim o desejo de pesquisar sobre o livro, sua autora e sua época, e quem sabe mais a frente criar um projeto sobre ele!

Jbaclg 18/08/2023

Depois de ficar completamente viciada na música Wuthering heights da Kate Bush, resolvi dar uma chance para esse livro que já tinha ouvido muito falar dele, mas estava receosa de achar a leitura tediosa. Fui surpreendida positivamente por uma leitura muito envolvente. Não queria largar o livro, queria saber o que iria acontecer com os personagens, queria entender suas motivações para tanto ódio e rancor. O casal principal tem um péssimo caráter, apesar disso, ele despertam um compaixão no leitor, pois eles sofrem muito durante a vida, e , por vezes, parece que eles só precisam de uma ajuda para se tornarem melhores. Mas, principalmente Heathcliff, sempre escolhem ser maus.
O que me confortou, no final, mesmo com todas as tramóias e esquemas para que todos ficassem infelizes, o bem venceu e o amor voltou a reinar Wuthering heights. Amei esse livro e é um dos favoritos desse ano, esse tipo de leitura é aquela que a pessoa leva para a vida.

Rodrigo 23/07/2023

Não gostei
É bom o suficiente, mas eu penso que a história foi mal contada. Eu não gostei dessa coisa da governanta da casa contar tudo e, muito menos, do personagem que ela conta tudo. Ele é totalmente irrelevante para a história, além de ser dem graça. Eu tenho a impressão que a autora queria fazer algo a mais com ele, mas desistiu no processo ( quando ele fala que estava se apaixonando pela Catherine ).

Eu entendo o que ela quis passar com esse livro, seria ótimo se ela tivesse escrito de forma melhor.

Paula.Carollini 05/07/2023

O morro dos ventos uivantes - Emily Brontë
Depois de muita curiosidade à cerca deste livro e comentários bons e ruins, resolvi finalmente lê-lo.

Considerado um clássico da literatura universal, o morro dos ventos uivantes foi publicado com um pseudônimo e só depois recebeu o nome de sua verdadeira autoria. Emily Brontë quebra as barreiras daquela época ao escrever um romance bem diferente do que aquele século estava acostumado.

Ao misturar uma história de amor com traços góticos, chatagens e vinganças, ela fez com que a vida de Catherine e Heathcliff surpreendesse o público. O livro é bem escrito e é interessante, mas não conseguiu me prender como outros clássicos.

Ps. Tenho vontade de conhecer outras obras das irmãs Brontë.

Marina 27/06/2023

Não tem uma alma não sebosa em todo esse livro. Enfim, deus abençoe a fofoca, sem ela a gente não saberia um tico da história dessa gente DOIDA que decide passar a vida se atormentando ao invés de, sei lá, sair do mato onde vivem e conhecer um outro ser humano*.

*Heathcliff sendo a excessão pois saiu e ainda assim decidiu voltar e ser a pessoa que ele é

Nelly Dean, eu não tenho palavras, a senhora é horríveeeeellllllll, mas a cabeça pra fofoca impecável.