O Morro dos Ventos Uivantes em Capa Dura

O Morro dos Ventos Uivantes em Capa Dura Emily Brontë

Resenhas - Wuthering Heights

Bella 30/05/2013

Wuthering Heights is a unique book. It is set in a very scenic and dramatic environment. As in other romanticism books, nature has a high impact on the story, since it always reflects the character's mood. The changing seasons combine perfectly with the period people are living in. Another highlight of the book is the corrupted values of the bourgeoisie. Had Catherine been able to choose who she would marry to, no conflict would have ever happend. Emily Bronte questions the institute of marriage when she claims that it does not happen through love anymore, because that it also envolves money and convinience. It is a very psychological romance, because it also discuss how a person's past can influence on their future, and how the feeling of revenge may be strong. That is a book worth reading, in order to understand what humanity was going through after the rupture with the Old Regime.

Silvia 26/03/2013

Para quem quer praticar o Inglês
Para aquelas pessoas que não dominam o idioma inglês, mas conhecem a sombria estória de amor de Heathcliff e Catherine Earnshaw, é uma ótima opção.
Com vocabulário super acessível para quem tem nível intermediário de inglês, porém usa palavras muito rebuscadas, como é normal neste tipo de literatura.

A estória foi reescrita de forma resumida mas sem perder a essência.

Vale muito a pena. Recomendo!

Ba 22/02/2013

Tenho em papel
Ganhei da Lili

Letícia 22/01/2013

Surpreendeu!
Faz tempo que estava tentando encontrar alguma coragem para ler esse livro. Comprei em 2010, mas sempre que começava a ler, parava no segundo capítulo, alegando que o enredo era muito tedioso. Felizmente, quando iniciei a leitura agora, em 2013, decidi não desitir. Não me arrependo! É bem diferente do que imaginava. Achava que era o tipo de livro em que as coisas normalmente eram felizes e tudo dava certo. Olha como estava enganada!

Para ler a resenha completa: http://papelmagico.wordpress.com/2013/01/21/wuthering-heights-o-morro-dos-ventos-uivantes-emily-bronte/

Eduarda Graciano do Nascimento 29/11/2012

Amor eterno com certeza define!
Após presenciar um episódio sobrenatural em um dos quartos de Wuthering Heights (Morro dos Ventos Uivantes), o sr. Lockwood, novo inquilino de Thrushcross Grange, insiste à governanta Nelly para que conte a história do proprietário dos locais e de como ele se tornou a pessoa que é...
Certo dia o sr. Earnshaw, viúvo e pai de dois filhos, chega em casa com um garoto de origem misteriosa que encontrou vagando pelas ruas de Liverpool e o adota como filho - chamando-o Heathcliff.
A caçula dos Earnshaw, Catherine, logo faz amizade com o menino, que é maltratado por seu irmão Hindley. Após a morte do sr. Earnshaw, Hindley faz com que Heathcliff passe a viver como um criado, a condição para que possa continuar no Morro dos Ventos Uivantes.
É assim, entre esconderijos e segredos e sem a permissão do novo sr. Earnshaw, que Catherine e Heath crescem juntos, cultivando um pelo outro um amor puro e sincero.
Tempos depois Hindley está casado e esperando um filho, que no parto, leva sua mãe à óbito, deixando o pai completamente desnorteado. Enquanto isso, Catherine faz amizade com os vizinhos de Thrushcross Grange, os irmãos Edgar e Isabella Linton.
Depois que Catherine recebe um pedido de casamento do rapaz Linton, Heathcliff deixa o Morro dos Ventos Uivantes, partindo o coração da garota.
Quando ninguém mais esperava, com Catherine já casada e Hindley falido, Heathcliff volta, misteriosamente rico, e com duas pretensões: se vingar de quem já o fez sofrer e não se separar nunca mais de seu grande amor.

Amo tudo nessa história: a escrita, os personagens, a complexidade. É com certeza um dos meus livros preferidos. Emily Brontë escreveu um único romance na vida e acertou em cheio!
A obscuridade da trama é encantadora e a crueldade de Heathcliff é palpável. Tudo pelo que os personagens passam, voltando no final (sem spoiler, haha) a um equilíbrio, é simplesmente perfeito. Sentimos ódio, medo, alegria. Todo tipo de emoção transborda de "O Morro dos Ventos Uivantes" (também já lançado como "O Morro dos Vendavais").
Esqueçam qualquer relação dessa obra com "Twilight", não sei como a Meyer teve coragem de citar essa obra-prima no livro dela, ainda mais como o favorito da sonsa da Bella. Leia, e esqueça dessa ligação!

Um livro lindo de morrer desses e tem gente lendo 50 Shades of Boring. E gostando. Uma pena!
Em português, inglês, coreano, javanês, não importa. Larguem tudo e vão ler esse clássico do século XVII que até hoje encanta pessoas de todas as idades.

PS: Ignorem também qualquer adaptação televisiva e cinematográfica dessa história. Todas lixoooos! Nenhuma conseguiu, até hoje, transmitir a grandeza dessa obra sobrenatural.

site: http://riscoserabiscosdaangel.blogspot.com.br/2012/11/resenha-ingles-17-wuthering-heights.html
Well 01/09/2014minha estante
Verdadeeeee... Pra mim também eh um dos meus livros favoritos! E também me perguntei a mesma coisa... Como a Meyer teve a audácia de cita-lo na quadrilogia tosca dela? kkkkkkk.... Talvez apenas pra difundir entre seus fans um tipo mais sucinto de literatura do que a dela. Hehehehe....
Abçs

Eduarda Graciano do Nascimento 12/02/2015minha estante
Isso mesmo Well rsrs. Obrigada por comentar.

.23 29/05/2012

Lindu

Joana 28/02/2012

Estávamos no ano de 1847 quando Emily Brontë, uma escritora britânica, publicou aquele que viria a ser um dos clássicos da literatura inglesa.
Wuthering Heights, ou como é traduzido para português (embora não muito correctamente) O Monte dos Vendavais, é usualmente relatado como a história de amor entre Catherine e Heathcliff. Não creio que essa seja a forma como a obra deve ser lembrada, pois transmite a ideia errada do livro. O amor retratado não é igual ao amor de contos de fadas usuais. Muito pelo contrário! É algo ardente, obsessivo, associado ao ódio e à vingança. É este amor diferente de todos que torna o livro de Emily Brontë uma obra única com um desfecho imprevisível e inesquecível.
As personagens não estão envoltas num “manto da perfeição”, em que não há defeitos visíveis. Na verdade, todas as personagens parecem reais e conseguem suscitar ao leitor um vasto leque de sentimentos, desde raiva a simpatia. Ou seja, ao longo da leitura é possível rever-nos em certas atitudes tomadas pelos personagens, ou então acontecer precisamente o contrário. É exactamente o facto de as personagens serem genuínas e verdadeiras que torna esta obra tão aliciante.
A trama passa-se em Gimmerton, Yorkshire, Inglaterra, o mesmo condado onde Emily nasceu e cresceu, no final do século XVIII e início do século XIX, sendo anterior ao nascimento da autora. Sendo um local tão bem conhecido da escritora, a descrição do mesmo permite ao leitor facilmente imaginar todos os sítios onde a acção decorre.
Quando se fala num clássico, pensa-se num livro difícil de ler, com um vocabulário demasiado complexo e termos difíceis de compreender. Para provar o contrário, existe este livro, com uma linguagem acessível e de fácil compreensão.
Em suma, um livro de excelente qualidade, diferente de todos os romances que já li.

Luíza 08/02/2012

This is Twilight without the vampire crap. I see what you did there, Stephenie Meyer...

Audisio 10/01/2011

I am Heathcliff

A bom entendedor meia palavra basta:

"I am Heathcliff"

Um belo resumo do livro.

matosmari 06/12/2010

Amor e ódio
Livro clássico da literatura inglesa, de 1847, retrata mais um romance entre um "bastardo"(Heathcliff) e uma garota mimada(Cathy). Se amam, mas, eventos fazem com que não fiquem juntos. A história não relata somente esse romance "inalcançável" e sim o progresso e as consequências disso, inclusive nas gerações seguintes.
É um romance cru, sem floreios, com erros e acertos de atitudes que despertam sentimentos bipolares de ódio e amor pelos personagens constantemente.

Ana Paula 30/03/2010

Visitando O Morro dos Ventos Uivantes
Acho que deveria escrever essa resenha em inglês mas, vá lá! Estou tirando uma folga de ser tão certiha hoje!

Já tinha ouvido falar muito do livro e tinha curiosidade de ler. No começo do meu curso de Letras Wuthering Heights era leitura obrigatória de Literatura Inglesa mas eu desanimei logo no começo - achei uma leitura difícil na época. Engraçado como referências continuaram aparecendo em outros livros que li através dos anos, sempre aguçando minha curiosidade.

Mas, foi depois de ler a série Crepúsculo que fiquei com a pulga atrás da orelha e tive que ler. Eu sei, eu sei...parece infantil, piegas, etc. Muita gente abomina a série Crepúsculo mas verdade seja dita: muitos jovens estão se interessando em ler clássicos como Romeu e Julieta por causa das referências nada sutis da nossa amiga Stephenie Meyer - parabéns para ela.

A história é fascinante! Sombria, violenta e apaixonantemente humana. Estou impressionada com a profundidade dos personagens e com a narrativa diferente de Emily Bronte. A história do triângulo amoroso entre Heathcliff, Catherine e Edgar é contada sob a perspectiva de sua fiel governanta Nelly que, tendo sido babá de alguns dos personagens principais, tem um grande conhecimento das famílias envolvidas. É com base nesse conhecimento ítimo dos personagens que temos uma narrativa quase onisciente dos fatos ocorridos - um alternativa excelente ao narrador realmente onisciente (aquele que sabe tudo e que conta o que cada personagem está sentindo) - não sou fã desse tipo de narrativa.

A leitura me agradou muito - principalmente depois da metade do livro. Parecia uma novela! Difícil de largar.

Em suma, um clássico: eterno e extremamente prazeiroso de se ler.

Anica 17/10/2009

O Morro dos Ventos Uivantes (Emily Brontë)
Eu sei que insisto bastante nisso, mas acho que ao menos no que diz respeito aos clássicos não tem livro ruim, é o leitor que não está no momento certo de ler. Veja o caso de O Morro dos Ventos Uivantes (Wuthering Heights), de Emily Brontë. Quando eu li, tinha lá uns quatorze ou quinze anos, tinha em mãos uma edição “resumida” da série Reencontro da editora Scipione. Estava na praia, o tempo estava ruim então o livro era só o que me restava. Resumo da ópera: achei bem sem graça.

Aí resolvi aproveitar alguns clássicos da Penguin (que firmou acordo com a Companhia das Letras recentemente) e reler o livro. Eu não vou dizer que está entre aqueles que mais amei em toda minha vida, nem que sejam daqueles que mudaram meu mundo, mas foi uma ótima experiência. E tem um valor literário gigante, se for pensar a época na qual foi escrito (final do século XIX) por quem foi escrito (uma mulher) e como retrata o amor entre duas pessoas.

Se bem que eu não acredito que O Morro dos Ventos Uivantes seja uma história de amor, pelo menos não é o que se espera de uma história desse tipo. Parece mais com um retrato da mesquinhez humana, e de como isso pode acabar moldando (ou melhor, desfigurando) o caráter de uma pessoa.

A história começa com Mr. Earnshaw trazendo para o Morro dos Ventos Uivantes uma criança que todos dizem ser um cigano mas ninguém sabe ao certo de onde veio. É Heathcliff, que por receber as atenções do senhor daquele lugar logo desperta os ciúmes das crianças ao redor, especialmente do filho de Earnshaw, Hindley. Heathcliff consegue porém conquistar a atenção de Catherine, irmã de Hindley. Tudo corre relativamente bem quando o benfeitor morre, Heathcliff fica à mercê das maldades de Hindley, o que faz com que ele cresça “selvagem” – e daí vem toda a tragédia do protagonista.

Como alguém sem educação e sem qualquer dinheiro, Heathcliff acaba não sendo uma opção para Catherine, mesmo que essa seja apaixonada por ele. Ela fica noiva de Edgar Linton e nesse momento Heathcliff desaparece do Morro dos Ventos Uivantes, para só retornar quando tinha (misteriosamente) juntado uma boa quantia de dinheiro, o suficiente para colocar em prática sua vingança contra aqueles que o separaram de Cathy.

A questão é que ele fica tão cego por essa vingança, que acaba destruindo a vida de todos aqueles que o cercam. O mal que ele pratica é tanto que em dado momento Catherine (filha de Edgar e Cathy) deixa bem claro para a personagem que o consolo dela é saber que Heathcliff estará sempre só, e que ninguém nunca o amará.

Como disse, não é exatamente o enredo que se espera de uma história de amor – e talvez essa seja uma das tantas qualidades da obras. Gostei também do cuidado de Brontë com a narrativa, colocando uma história dentro de outra história: Mr. Lockwood fica doente após visitar Heathcliff e curioso com o que viu, pede para que Ellen “Nelly” Dean conte sobre aquela figura tão singular. A maior parte de O Morro dos Ventos Uivantes é narrado por Nelly, no final das contas uma das poucas personagens “boas” da história, ou pelo menos livres do egoísmo que as outras apresentam de sobra.

Outra questão é o retrato de Yorkshire. Em alguns momentos ela é tão descritiva que eu, que nunca estive lá, era como se tivesse a imagem estampada na minha memória. Isso para não falar de outros detalhes, como a representação da fala das pessoas mais simples da região (vale lembrar que no Brasil isso só ficou mais “comum” após o modernismo, já no século seguinte).
Rosane 14/02/2012minha estante
Pensar que clássicos são uma maravilha inquestionável, pois só podem ser, já que foram rotulados de clássicos, é uma visão tacanha. Significa assimilar cegamente uma opinião geral e elogiar o livro quer tenha gostado ou não, e mesmo sem ter lido. Há livros de diferentes épocas, autores e gêneros, muitos famosos e muitos obscuros, e dos famosos alguns são bem vistos pelo ranço intelectual e outros não. Diferentes pontos que nada dizem sobre o valor do livro. Engraçado que as mesmas pessoas que idolatram o rótulo "clássico" não teriam dado tanto valor a seus livros queridos quando foram lançados, porque eles não surgiram clássicos.
Ah, e eu adoro O Morro dos Ventos Uivantes.

Anica 14/02/2012minha estante
Fabiana, questão de opinião. Eu sugiro que você dê uma lida em Italo Calvino, "Por que ler os clássicos?". No mais, há formas mais elegantes e menos agressivas de se expor uma opinião para um desconhecido. ;D

renan.2009 31/05/2009

Going into Wuthering Heights
This is an interesting book that keeps you reading it from the beginning until the end.

In her book, Emily Brontë managed to mix love, cruelty, revenge and fear, making a perfect story for all audiences, that brings many lessons.

The story takes place in Yorkshire, an isolated place from the rest of the world, and tells about two lovers, Heatcliff and Catherine, that had grown together since they were children, but many obstacles interfered in this passion, making it almost impossible. Because of that Heatcliff become a cruel man looking for his revenge against who have made that with him and his love.

I learned many things with this story, like: do not keep anger and treat people as you like them to treat you, but the mainly one is: fight for your purposes and do not lose the hopeless.

Everyone should read this book that have gone through the years and still is one of the most important stories of English literature