O Morro dos Ventos Uivantes em Capa Dura

O Morro dos Ventos Uivantes em Capa Dura Emily Brontë

Resenhas - Wuthering Heights

Nathy 03/11/2022

Releitura
Quase 30 anos depois, me reencontro com este que foi um dos melhores livros da minha adolescência.
Naturalmente, minha percepção mudou muito... só posso dizer que Heathcliff é um personagem extremamente denso. Se fosse uma pessoa real, seria dessas que nunca gostaria de conhecer.
O livro é muito bem escrito! Valeu a pena relembrar!

elli elli 15/11/2022

IT'S ME I'M CATHY I'VE COME HOME I'M SO COOOOLDDD
Que leitura! Um dos melhores clássicos que eu já li! A forma como a história é contada é esplendida, tem um estilo de narração muito particular e que eu adorei. A leitura é muito menos arrastada que a da maioria dos clássicos, e o inglês é surpreendentemente fácil, já tive mais dificuldades lendo clássicos brasileiros do que este.
Vamos ao enredo, obviamente o livro tem uma fama muito errada, então acho melhor deixar claro: ESSA HISTÓRIA NÃO É ROMÂNTICA!!!!
É uma narrativa sobre vingança, injustiça e tudo, tudo mesmo, menos romance. Temos os personagens tendo envolvimentos romanticos entre si? Sim. Mas não é o ponto central, embora a obsessão do Heathcliff com a Catherine (pós-morte) seja. E eu acho que isso é o que torna a história boa, um enredo mais romântico quebraria o que O Morro dos Ventos Uivantes deseja passar. Tem algo muito interessante sobre como cada um dos personagens consegue ser uma pessoa detestável e horrenda, com direito a enforcar, chutar, quebrar ossos de animais, bater em mulheres, humilhar pessoas por anafalbetismo e por aí vai. Não tem um só que seja uma pessoa boa, e todo o contexto do livro consegue se aproveitar disso muito bem.
O livro todo é muito bem pensado, e se analizado com cuidado você consegue apreciar ainda melhor diversos momentos, principalmente as circunstâncias da vingança do Heathcliff e os paralelos com a infância dele. Relerei em algum momento, com toda certeza.
Acho que nunca li um clássico que conseguisse tornar os personagens tão críveis quanto esse, e que conseguisse ser um livro atemporal a ponto de me divertir e trazer uma sensação de um livro de época escrito atualmente. É uma leitura intensa e maravilhosa, embora desgastante.

Recomendo, recomendo e recomendo.

Gio119 18/12/2022

#3 TLT Reading Club 22
Eu AMO esse livro, mas não poderia ter tido um momento pior para relé-lo, ainda mais em inglês. Este é o livro que eu sempre digo quando me perguntam qual é o meu livro favorito da vida, pq ele realmente é. No entanto, ele não é o meu livro conforto. Queria muito que fosse, mas acho que para isso eu teria que alcançar um nível de depressão que espero passar longe nessa vida.

A única razão pela qual fui lê-lo mesmo sem estar no clima foi porque ele era o escolhido do reading club. No começo até foi bom pq eu estava muito entusiasmada, mas aí eu comecei a penar horrores com o inglês. Meus amores, que livro difícil!!!! Principalmente o do Joseph que foi um dos maiores sofrimentos da minha vida de leitura. Enfim, a partir de um ponto eu roubei dms e li o resto do livro em português pq já tinha acabado o tempo dele no clube e já passaram da metade do outro livro. Então, despero!!!!

Quero voltar ao morro dos ventos uivantes em outro momento pq não consegui me conectar o tanto que eu queria nessa leitura. Mas, não voltarei para ele em inglês nem tão cedo. Tô um pouco traumatizada

Júlia 31/12/2022

Fantástico
Fui ler este livro apenas com a ideia de livros clássicos de Jane Austen e obviamente fiquei chocada com as diferenças ahah.

Pensava que este seria um livro calmo de romance... foi muito mais espetacular que isso.

Achei interessantíssimo ser uma personagem de fora a contar toda a história.

Ainda hoje, uns meses depois, fico a pensar imenso em como o livro é sobre muito mais do que amor, é sobre dor, infelicidade, raiva, e especialmente o lado mais feio do amor e tudo de errado que o mesmo pode causar em tantas pessoas mais do que apenas as 2 involvidas.

Recomendo muito este livro, diria mesmo que chega a ser viciante.

laiszwerner 07/01/2023

Avassalador
Honestamente eu não sei nem como começar a falar desse livro. Ele me tocou tanto emocionalmente que não existem palavras que descrevam a sensação que foi ler esta obra.

Comecei a ler Wuthering Heights sem ter ideia do que se tratava, apenas tendo a noção de que era um clássico escrito por uma das irmãs Brontë e Deus, como fui surpreendida.

Esse livro mostra as piores partes do amor, as mais feias, mais deploráveis noções da alma humana e o quão profundamente o ódio pode corrompe-la.

Heathcliff apesar dos pesares amou Catherine mais do que qualquer um jamais amou, e eu jamais havia entrado em contato com um tipo de amor tão profundo, tão desesperado, tão sem esperança.

Um trabalho simplesmente avassalador.

ghost cookies 21/01/2023

cópia mal feita da música da Kate Bush!!!! "Heathcliff, it's me, I'm Cathy, I've come home" cadê??

Bia Cullen 02/02/2023

Fã ou hater?
Quando comecei a ler pensei que o livro deveria se chamar orgulho e preconceito, pois descreve bem os sentimentos de todos os personagens.

Chorei muito em algumas partes, existe a face do amor que não estamos prontas para reconhecer, e ela está em toda parte nesse livro.

É difícil gostar de algum personagem, mas quando abrimos nossa mente para a realidade deles fica mais fácil torcer pela felicidade deles (de alguns).

Esse livro mexeu comigo, não é fácil ler um romance não tão romântico, o amor doentio se mistura com a raiva e com o preconceito que transforma um sentimento tão docemente explorado a ter um sabor amargo.

le_souza 17/02/2023

Cara, esse livro só me fez passar raiva. É tipo um guia de relacionamentos ruins e de coisas que você não deve fazer com quem se ama.

anna 28/03/2023

Um dos melhores livros que já li na minha vida. sejam fantasmas reais ou não, é uma história cheia de assombrações, onde devoção e destruição se confundem e amor e egoísmo se misturam mais e mais.

florj 10/04/2023

Heathcliff = anticristo
Tenho quase certeza que o acontecimento de chernobyl foi causado pela respiração do heathcliff.

Esse homem é o diabo em forma de gente. Ele deseja o mal à todos, mesmo àquela pessoa que ele diz amar mais que tudo.
Essa pessoa, Catherine, é outro ser humano terrível, que usa joguinhos mentais para manipular todos na sua volta.

A escrita é ótima, realmente uma pena a Emily ter escrito somente este livro. O morro dos ventos uivantes é uma história incrível que retrata o ser humano na sua forma mais cruel.

NotCrazyLimitedEdition 28/04/2023

Sem dúvida um clássico da literatura gótica. Não é fácil de ler mas vale muito. Complicado, e o que você vai achar de cada personagem é extremamente pessoal, mas indispensável

Ve.Ballestero 17/05/2023

O melhor livro de fofocas!
A história se passa no Morro do Ventos Uivantes onde a misteriosa família Earnshaw vive.
Por meio dos relatos (fofocas) da antiga babá da família ficamos sabendo a história do rude Heathcliff e sua paixão pela irmã adotiva, Catherine.
Em uma narrativa envolvente, sombria e gótica Emily Brontë entrega a obra de sua vida! Simplesmente sou apicondade por esse livro desde os meus 16 anos!