Sobre a natureza humana

Sobre a natureza humana Roger Scruton

Resenhas - Sobre a natureza humana

Larissa Silva 02/04/2024

Um ensaio sobre a natureza humana abordando desde conceitos biológicos até conceitos teológicos. Discorre sobre a classificação de ser humano nas cadeias biológicas, sobre a consciência, sobre moral, sobre "self", sobre liberdade, crenças, mal, divino entre tantas outras coisas. Faz referência a muitos filósofos e suas teorias e também obras literárias.
Achei algumas partes meio truncadas e rebuscadas demais nas pelavras o que dificultava um pouco o entendimento.

Gabriel Verçosa 17/08/2023

A busca pelo transcendente
"Essa busca do que é ao mesmo tempo transcendental e pessoal também envolve a ética de poluição e tabu; anima a distinção entre sagrado e profano; e confere sentido às ideias de bem e mal. A suprema benção, o perdão do Redentor, também é uma purificação, uma limpeza do espírito, uma superação da alienação. É isso que vislumbramos e buscamos na oração e naqueles momentos em que nosso espírito se abre para o sublime. [...] Entendendo o mundo como dádiva de uma pessoa transcendental cuja presença real está exposta nos momentos sagrados e que purifica os que rezam, plantamos nosso pensamento moral no solo fértil da prática religiosa. Bem e mal, sagrado e profano, redenção, pureza e sacrifício, tudo então faz sentido para nós, e somos guiados ao longo da trilha de reconciliação, tanto como as pessoas em torno de nós quanto com nosso próprio destino como seres mortais. Mesmo para aqueles que não consideram os dogmas da religião como literatura verdadeiros, a postura religiosa e os rituais que a expressam fornecem outro tipo de apoio para a vida moral. Religião assim entendida, é uma 'consagração' de nosso ser." Pg. 114

Caroline.Sandin 15/04/2022

Esse livro está esperando sua hora há tanto tempo mas o ?trauma? de ler Scruton novamente não permitia pega-lo. Resolvi encarar e foi uma grata surpresa!
Ainda muito pra absorver dessas poucas páginas mas adorei esse lado filósofo do Scruton

Rodrigo.Provazzi 07/09/2021

Confuso, tema não relevante
Achei a linha de argumentação confusa. Não consegui entender aonde o autor queria chegar. Além disso, achei o tema discutido um tanto repetitivo.

Gab 02/03/2021

Natureza Humana
Roger Scruton ?oferece uma nova maneira de compreender como a autoconsciência afeta a questão sobre a forma como deveríamos viver. O resultado é uma visão enriquecedora da natureza humana, que desafia as noções mais consolidadas sobre nossa espécie?.