Uma casa no fim do mundo

Uma casa no fim do mundo Michael Cunningham

Resenhas - Uma Casa no Fim do Mundo

Gi @gigiilendo 31/03/2024

Eu tinha boas expectativas devido a sinopse e o tema, fui ler realmente muito empolgada, mas não consegui mesmo ser cativada. Até comentei no instagram, acho que não sou suficientemente cult para essa leitura, hahaha. O início me pegou, de fato Bobby é o melhor personagem, mas chega um momento que a história se arrasta e foi muito difícil terminar essa leitura. Não gostei da Clare em momento nenhum, achei mesquinha e autocentrada em todas as partes dela, o que também atrapalhou um tanto a leitura. Enfim. Eu realmente esperava muito mais gostar, eu gosto de livros sobre gente (afinal, sou fã da Sally Rooney), mas foi mesmo a leitura mais fraquinha do ano até aqui.

Claudiapnm 25/03/2024

Não posso dizer que é empolgante. Foi bem arrastado pra ler.
Levei quase um mês pra ler.
Mas o livro é lindo. Em nem um momento me arrependo de ler.
Uma linguagem poética que dava vontade de tirar frases dele, mas não tenho esse esse costume.

IRISMIRORO 04/03/2024

Marcante e atemporal
?somos criaturas adaptáveis. Essa é a fonte do nosso consolo terreno e, suponho, da nossa ira silenciosa?

Essa frase já diz muito sobre esse livro, a sensibilidade que o autor trata a história com delicadeza nos detalhes. Ouvi muita gente dizer que era um livro ruim, discordo em todos os graus, esse livro é uma sessão de psicanálise, mostra a fluidez a busca por viver o presente, mas também traz a complexidade das relações. ??

Mari 13/02/2024

Apesar de ler algumas resenhas pouco animadoras para iniciar o livro, resolvi dar uma chance e foi uma surpresa boa. Sensível e reflexivo, é uma história contada por quatro pessoas, que ao meu ver, deixou mais interessante, mostrando pontos de vista e sentimentos diferentes a depender da situação.

@mari.mdeiros 24/01/2024

Que livro ruim. Só terminei por teimosia.
Podia ter metade das páginas, roteiro enrolado, a historia não flui, personagens chatos, final horrível

Beca LeeAne 12/01/2024

Livro arrastado
Talvez eu não esteja em um bom momento, mas posso dizer que é um livro ruim. Não gosto de falar isso de livros, geralmente falo que não entendi a proposta literária ou que não é meu estilo de leitura, mas esse aqui eu quero dizer que achei ruim.

Vladia Castro 29/12/2023

Uma casa no fim do mundo
Michael Cunningham. História de jovens meio desencontrados. Jonathan cresceu em uma família até comum. Será que p ele comum demais? Fica amigo de Bobby, na adolescência. Bobby já vem de uma família em que irmão e mãe morreram de forma trágica. A busca deles dois de se encaixarem no mundo e ter rumo na vida vai até serem adultos. Eles vivem separados por um bom tempo, mas depois moram em uma casa com uma amiga/amante (?), Clare. Ela,mais velha, também procura amor, família.

Erica 02/11/2023

Gostei bastante
Uma história comum de pessoas incomuns. Personagens complexos e bem escritos, mas não muito carismáticos, nenhum deles encanta mto. Gostei da história, só achei o final meio sem graça.

Sal e pimenta do reino 27/09/2023

Should I stay or should i go
Achei que o livro começou muito bem, pois tive um choque muito grande. Mas o resto do livro não acompanhou essa impressão inicial, de forma que me peguei lendo em um fluxo de desinteresse pela história. Não me cativou tanto quanto eu gostaria. No entanto, é interessante ver esse conflito de interesses. A dificuldade que se tem em estar numa relação quando se tem vontade individual, e o embate que isso implica.

@eleeoslivros 18/09/2023

Um livro que te deixa do amor ao ódio.
que fala sobre a busca da felicidade em coisas simples e o amor ao próximo.

Paulina.Godtsfriedt 11/08/2023

Escandaloso e sutil ao mesmo tempo
O conceito de família e amor será destruído. Parce uma história que não se concretiza mas que acontece momento após momento, pensamento após pensamento dos 4 narradores aqui. Johnathan, solitário, sensível e com um senso de humor maravilhoso, tenta construir uma vida que lhe parece negada pelo mundo ao se entender como gay. Bobby, generoso e sonhador, é moldado pelas perdas, pela falta de raízes, já que seu irmão e ídolo faleceu antes que o instruísse o que fazer de sua vida, assim como seus pais, um após o outro em circuntâncias trágicas, que marcaram sua infância, adolescência e ser pra sempre. Claire, uma mulher que viveu o amor a sua forma, toda subversão dos anos 70 e mesmo assim se encontra sozinha e com um sonho, ter um bebê, uma família, uma continuidade e um propósito. E por fim, mas não menos importante, Alice. Alice é o contraponto da heteronormatividade que a história precisa, para ao mesmo tempo que deseja que Johnathan se realize e viva da melhor forma possível, vê na sua própria vida, a infelicidade e percebe ao longo da narrativa sua mediocridade e hipocrisia. A história em si, é um mergulho na consciência desses 4 personagens, ao mesmo tempo em que vemos um retrato do que foi os anos 70 e início dos 80 para aqueles que não tiveram que se preocupar com questões financeiras e de sobrevivência básica, mas sim com que desejavam, o que é amor, o que significa família.

KelenDZ 01/08/2023

Gostei bastante do livro e seus personagens, das diferentes formas de amor que a história trás, as complexas relações familiares e de amizade, e ainda sobre o autoconhecimento, achar seu lugar, sua "casa" no mundo.
Achei o final triste, e faltando um desfecho melhor.

Gab 25/07/2023

Deixa um gostinho de quero mais
Esse livro é sensível e trata de forma linda o processo de auto conhecimento. Te faz sentir como se fosse parte da história daqueles personagens. A única ressalva que tenho, é que o final é aberto e após a última página me deixou com o questionamento de "ué, cadê o resto?".

Luan 07/07/2023

Ainda não sei se gostei do livro ou não! Ele tem uma pegada diferente da maioria dos romances que eu li e que gosto. A história não prende tanto. Um livro sobre pessoas e que podemos traçar um paralelo com as pessoas que conhecemos e nos relacionamos: em alguns momentos amamos em outros odiamos,bem assim são os personagens centrais da história. Bobby com a inocencia e pureza que beira a chateação, Jonathan com sua não aceitação dos fatos e distanciamento e Clare com sua maturidade imatura.