Homens pretos (não) choram

Homens pretos (não) choram Stefano Volp

Resenhas - Homens pretos (não) choram

Leo Oliveira 21/01/2021

Homens pretos (não) choram se tornou um dos meus livros favoritos do ano. Não apenas pelo que se propõe, mas pela maneira sensível como a narrativa me abraçou. Volp é uma voz intensa, presente e extremamente necessária na nossa literatura. Que experiência incrível!

cxvmilena 27/02/2024

Esse livro é tão lindo que não consigo descrever. senti muito ao ler cada conto, principalmente o último que é um dos contos mais bonitos que li na vida. ao mesmo tempo que é triste ao falar sobre a realidade de homens negros, é bonito a capacidade de descrever cada experiência sobre essas vivências. acredito que foi um dos prefácios e agradecimentos mais bonitos que li. obrigada volp pela experiência.?

madrugueilendo 24/10/2021

Não seque por dentro.
Para tudo o que você ta fazendo agora.
E vai ler esse livro.

Um dos melhores livros do ano.

Não sou muito de gostar de livros de contos/crônicas, exatamente pelo livro não seguir um certo padrão narrativo, não seguir a história de só um personagem, enfim.

Mas esse livro me pegou de surpresa com tanta força. Conheci a escrita do Volp nessa mesma semana, e por curiosidade pesquisei as outras obras do autor, e quando eu vi dei 5 estrelas pra um novo livro. Um dos melhores do ano por sinal.

A minha vontade é de comprar esse livro e espalhar ele pra TODO MUNDO LER. O tanto que esse livro é importante, necessário. Meu. Deus.
O talento de Volp é bizarro. A escrita, a forma que ele conduz a história. Eu tô -

A primeira coisa que eu fiz assim que eu terminei o livro foi voltar na página um. Juro. Tive que reler uma/duas crônicas pra processar tudo o que o livro tinha pra me passar.

Acredito que a cada vez que eu ler, vou tirar algo diferente, e essa é toda a graça da história.

Uma história vulnerável, sobre homens secos que (ainda) não sabem chorar. Tô arrepiada até agora.

Roselaine Silva 16/01/2021

Homens pretos (não) choram
Como você enxerga o homem negro? O que é isto que ainda carregamos como herança dos tempos tão sombrios? Paradigmas. Estereótipos. O pai preto violento e ausente. O neguinho. O negão. Homem preto emasculado e hipersexualizado. Como quebrá-los?

Para oferecer uma visão contemporânea sobre masculinidade e os arquétipos do homem, sobretudo, negro, este livro reunirá 7 crônicas produzidas durante a quarentena.

Histórias sobre homens pretos e simples, escritas para quebrar estereótipos, desconstruir mitos e conduzir o leitor às reflexões profundas sobre as faces masculinas.

Gessyka.Loyola 20/03/2024

"Nossas vidas importam "
Essa coletânea de contos foi muito boa. Um vislumbre da realidade e das relações em que vivem os homens pretos.
Gostei especialmente do conto "Pio", me pegou desprevenida.
"Palavras são necessárias para curar as dores do coração."

Rhuan34 30/07/2023

Seja você mesmo e não seque por dentro.
Esse livro deveria ser leitura obrigatória para todos os homens e meninos desse país. Stefano é maravilhoso em sua escrita poética, nas analogias e nos assuntos tratados. Com leveza, mas nunca suave, certeiro.
Todos sofremos com o machismo e o patriarcado na nossa sociedade e os únicos que não percebem as mazelas que eles trazem para si próprios são seus propagadores.

Os contos "Florescer" e "Sabonete" foram os que mais me tocaram e trataram de sentimentos que nunca tratei com homem nenhum. Serei eternamente grato ao Volp por ter escrito esses contos. Nunca me senti entendido como ao ler esse livro.

Pare o que está fazendo e vá ler esse livro! Tanto homem quanto mulher.

Bellesbooks 03/01/2024

Muito ruim
Simplesmente horrível, não tem outra palavra pra descrever esse livro, contos nada com nada uma grande misto de vazio e coisas óbvias. Quem chorou foi eu depois de perder meu dia lendo essa lenga lenga.
4L4N 03/01/2024minha estante
O c# da desgraça

Bellesbooks 03/01/2024minha estante
Intragável

4L4N 03/01/2024minha estante
Se não quiser pode mim dar pra colocar na estação ?

Bellesbooks 03/01/2024minha estante
Viu

beatriz 04/01/2024minha estante
guerreira vc, não cheguei nem na metade e larguei mão

Bellesbooks 04/01/2024minha estante
@beatriz li até o final so pra falar mal mesmo

Luiz 14/02/2021

Um abraço em homens negros
O livro escrito pelo Volp traz alguns contos muito íntimos protagonizados por homens pretos. Não tem nenhuma estória mediana. São todos contos incrivelmente delicados que trazem estórias sensíveis que amplificam a subjetividade de homens negros.

O que mais me chamou a atenção, além do protagonismo em cenários dos quais geralmente somos distanciados, é a maneira carinhosa com que o narrador trata cada uma das personagens centrais. Não é um livro eufêmico nem idealista, mas trata com afeto e compreensão os traumas, os medos e os sonhos que nós temos. Minha vontade agora é a de dar esse livro de presente pra todo Pretinho que conheço. Favorito, com certeza.

busbus 12/05/2021

Gatilhos e reflexões
Comecei a ler sem pretensão de acabar e acabou que eu não consegui parar de ler e terminei o livro em menos de duas horas.
Histórias que são reais, me senti dentro do livro, pude refletir sobre os relacionamentos que eu tenho com os homens da minha família.
A última crônica me deixou sem ar e é incrível como o que descrito é uma situação tao recorrente em famílias pretas.
Mas o que mais me emocionou foi a parte dos agradecimentos, ali eu pude refletir sobre o quão complicado é o meu relacionamento com meu pai e que eu não estou sozinha.
Esse livro é sobre perdão e me ajudou a entender que tudo tem um passado e uma história.

Nathy @peculiareslivros 29/12/2020

Um livro que deve ser lido por todos
RESENHA COMPLETA DO @peculiareslivros

Oi, pessoal! Hoje vim aqui apresentar tre?s motivos pelos quais acho que voce?s deveriam dar uma chance a esse livro incri?vel, e alguns comenta?rios complementares pessoais.
CONSCIENTIZAC?A?O na?o apenas de como um homem ve? o outro, mas tambe?m como um homem branco ve? um homem negro ate? mesmo nos dias atuais.
CRIAC?A?O DE HOMENS (negros). Todo o machismo e os estereo?tipos envolvidos.
LINGUAGEM FLUIDA, pois, apesar de impactante e de temas intensos, o autor consegue te colocar na cena de forma a que voce? viva aquilo, que sinta a apreensa?o, a tristeza e a dor.
Algo que ao mesmo tempo que eu sabia e ainda me surpreendeu for ver ta?o explicitamente como os pais (especialmente a figura paterna, no caso) cria seus filhos. E? horri?vel observar uma crianc?a que reprime seus sentimentos e ate? mesmo sua sexualidade porque um pai ao menor sinal de la?grimas diz que ?homem na?o chora?.
Esta? claramente faltando empatia com outro ser, e infelizmente atitudes machistas como essas carregam marcas por toda a vida, porque as vezes voce? nem percebe, mas age como a pessoa que te criou. Faz aquilo que voce? abominava antes. Desiste de uma real felicidade por uma farsa, algo que nem chega perto de substituir, mas que talvez voce? nem saiba disso.
Os estereo?tipos e a inferiorizac?a?o de uma pessoa simplesmente por sua cor e? expli?cito e de partir o corac?a?o. O preconceito esta? agindo livremente e com poucas pessoas que entendam e tentem reverter isso. Em um pai?s mestic?o de tantas formas, infelizmente ele rege, e a apatia de alguns em relac?a?o a isso e? preocupante.
O livro traz traumas da vida que ningue?m deveria passar, mas infelizmente os quais parecem ser recorrentes.
E? fa?cil falar para que algue?m na?o deve ter medo de se expor, de falar, mas ao mesmo tempo muito difi?cil para a pessoa efetivamente fazer isso. E? preciso de muita coragem e tambe?m preparo fi?sico e psicolo?gico. Na?o e? a? toa que tantas pessoas recomendam terapia. Quanto mais cedo voce? fizer e conhecer a si mesmo, melhor. Enfrentar o mundo é aterrorizante, mas em algum momento vai ter de acontecer!

Recomendo para quem gosta de crônicas e livros reflexivos.

Hugo. 26/12/2021

Se possível seja melhor que o seu pai.
Que crônicas! Acredito que toda pessoa tem que ler essas crônicas, são textos que permeiam toda a sociedade masculina do velho a criança. É um livro que tem ser feito em leitura conjunta, para ser lido na escola, em casa, com a família. É um livro que gera um diálogo necessário. Todo homem é ensinado não chorar, homens negros mais ainda. Que livro necessário.

Day 29/03/2021

homens pretos (não) choram
Não sou a pessoa que mais se identificaria com o livro, já que não sou homem e não sou negra, mas de alguma forma eles me atingiram, principalmente "seco" e "pio". Contos tocantes sobre a vivência de homens pretos que por algum motivo precisam demonstrar força através das suas não-lágrimas.

Evy 08/06/2023

Para desconstruir!
"Homens Pretos Não Choram" é meu primeiro contato com a escrita do autor Stefano Volp, e já me apaixonei. Nessa obra, Volp aborda de forma sensível e impactante as experiências e vivências dos homens pretos, que muitas vezes são obrigados a reprimir suas emoções e demonstrações de fragilidade devido às expectativas e estereótipos sociais.

Com uma narrativa super envolvente e até poética, o autor mergulha nas complexidades da masculinidade preta, explorando temas como racismo, identidade, família e afetividade. Ele desconstrói a ideia de que os homens pretos devem ser fortes e inabaláveis o tempo todo, destacando a importância de reconhecer e expressar suas emoções de maneira saudável.

Me emocionei em muitos de seus contos que abordam as pressões sociais que recaem sobre os homens pretos, a violência estrutural que enfrentam e as questões emocionais muitas vezes negligenciadas. Além disso, traz reflexões sobre masculinidades pretas interseccionais, reconhecendo que existem diversas formas de vivenciar a negritude masculina, levando em consideração também aspectos como sexualidade, classe social e idade.

Esse livro é uma importante contribuição para as discussões sobre raça, gênero e identidade. Ao dar voz e espaço para os homens compartilharem suas histórias, emoções e vulnerabilidades, o autor incentiva uma reflexão profunda sobre os padrões opressores que limitam a liberdade e a expressão dos homens. Um convite à desconstrução de estereótipos e à valorização da diversidade de experiências.

É uma leitura essencial para quem busca uma visão mais ampla das vivências e da vida como um todo, e para promover o diálogo sobre questões raciais e de gênero.

Super recomendo!

laiane 21/07/2021

esse é o primeiro livro de Volp que estou lendo, já imaginava a potência da obra mas só lendo pude perceber o quão poderosa é cada história contada, de maneira sensível e muitas vezes, dolorosa, pois é a realidade sendo descrita com um novo olhar. amei!!!