Primatas e filósofos

Primatas e filósofos Frans de Waal

Resenhas -

Felipe770 23/05/2021

Frans de Waal num debate sobre as origens da moralidade ?contra ? quatro pensadores. Eu gostei em especial das réplicas de Robert Wright e Peter Singer, e senti falta de um fechamento sobre pontos em comum com os quais estes concordam na segunda parte do texto de de Waal. De qualquer forma, vale muito a pena.

Eros 19/01/2023

Conversa de gente grande...
Este livro é o produto de uma conferência (Conferences Tanner) de Franz de Waal na Universidade de Princenton em novembro de 2003. Nela o autor, biólogo etólogo e primatologista, defende a tese que a moralidade humana tem sua origem evolutiva nas emoções compartilhadas por outros animais, especialmente em observações comportamentais dos símios. O interessante desta obra é que justamente a dinâmica da Conferência Tanner permite a contestação da argumentação do autor por outros especialistas. Assim, três filósofos renomados e um psicólogo evolucionista contra-argumentam o exposto por Franz de Waal na primeira parte do livro, para na terceira e última parte o autor fazer o "fecho" de seu raciocínio com base na contestação dos estudiosos. Não é difícil concluir que se trata de uma "conversa de gente grande" e o leitor pouco aprofundado em biologia e filosofia poderá ter alguma dificuldade na leitura. De qualquer forma, a argumentação de Franz de Waal trás importantíssimas reflexões sobre a complexidade social animal e suas emoções, permitindo-nos (se com certa dose de humildade) aventar se nossa condição de seres humanos, ou primatas humanos como prefere o autor, está tão à frente do mundo animal, especialmente dos símios ou primatas não humanos. Uma leitura enriquecedora!

thirdozinho 20/05/2021

uma viagem sobre a moralidade
nesse livro, composto por uma curta dissertação/artigo científico de Frans seguido por respostas de filósofos e psicólogos (o grande Peter Singer incluso), viajamos pela determinação e definição da moral, de acordo com vários pontos de vista e formas de se observar a questão. o autor usa, para isso, seus experimentos com primatas e liga os mesmos a suas ideias sobre origem da moral, sua forma e direitos dos animais, por exemplo.

um livro honesto e que levanta pontos interessantes ao leitor.