A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

gi.mmelo 19/04/2024

Bela temática, execução questionável
"A Trança" é uma história com uma bela premissa e uma proposta interessante, porém, sua execução deixa a desejar. A narrativa infantilizada por vezes diminui a seriedade de temas importantes. Embora tenha um enredo cativante, o livro replica questões problemáticas, como a exploração de países asiáticos por parte de nações europeias. Além disso, a personagem Sarah é pouco desenvolvida, carecendo de profundidade. A cada capítulo sobre ela, parece que estamos apenas revisitando características superficiais, ao invés de explorar sua complexidade.

Lara Mélo 18/04/2024

Vale cada página, da dedicatória ao epílogo
Já tinha visto esse livro na casa dos meus pais, mas não tinha dado muita atenção à ele. Só quando minha mãe comentou o quanto tinha gostado da leitura é que acendeu uma fagulhinha de curiosidade e decidi pegar emprestado com ela.

O plano era ler aos poucos, durante minhas duas semanas de férias… E eis que termino o livro em três dias (rsrs), de tão envolvida que fiquei com a história.

E três são as protagonistas de “A Trança”: Smita, Giulia e Sarah. Cada capítulo é dedicado a apresentar um pouco de cada uma dessas mulheres, que vivem em lugares e contextos completamente distintos, com sonhos, dores, alegrias, desafios e medos que parecem impossíveis de se cruzar ou se relacionar.

A autora consegue manter esse “distanciamento” tão bem que fiquei me perguntando se em algum momento uma história se cruzaria com a outra… até que, já quase no fim do livro, ela une os três fios aparentemente soltos de uma forma inusitada e poética, entrelaçando-os como se entrelaçam as mechas de uma trança e transformando as três partes em uma trindade feminina repleta de mensagens e significados.

Enfim, foi uma leitura que me tocou como há algum tempo não acontecia.

Obs.: quero muito assistir ao filme “The Braid” (2023), só que não está disponível em nenhum streaming no Brasil.

Ari 18/04/2024

A trança
Demorei a engatar, mas achei a história e a escrita muito envolventes. Já imaginava como a vida delas ia se enttelaçar e gostei do final.
Me afeiçoei com as três personagens rapidamente pela coragem, fé e força delas.

Glaucimeire 14/04/2024

Um dos livros mais lindos e sensível
Um dos livros mais lindos que já li! Impossível não se emocionar com a história dessas mulheres.

1 - Smita: uma mulher indiana intocável que tem o pior emprego da vida e faz de tudo pra que sua filha tenha um futuro melhor;

2 - Guilia: a filha mais nova de uma família italiana bem tradicional, e se vê numa situação difícil após o acidente do seu pai e precisa tentar recuperar o negócio da família;

3 - Sarah: uma mulher canadense, uma advogada incrível e que faz tudo por sua carreira, mas que uma situação inesperada a faz passar situações difíceis. Uma mulher extremamente forte!

Uma trança, que faz essa ligação entre elas. É um livro tão real e sensível, é possível sentir as emoções de cada personagem e suas superações.

Super recomendo ?

Sandra763 07/04/2024

Uma história linda e comovente.
Vale muito a pena a leitura.
Três mulheres, três continentes e uma mega historia que as unirão.

valentt 07/04/2024

A Trança
AMEI ESSE LIVRO
a forma que as personagens estão ligadas, mas ao mesmo tempo não estão é surreal!
apesar de o livro inteiro ser muito bom, achei o final meio sem sal

Marina 05/04/2024

Rápido, bom e bonito
Três mulheres, três países, três culturas e três histórias que aparentemente seriam independentes. Algumas partes surpreendem pela diferença cultural ou mesmo pela semelhança do cotidiano das mulheres.
Em 60% do livro já entendi qual seria a união dessas três mulheres, não teve um final surpreendente para mim, mas mesmo assim, não significa que foi ruim, pois trouxe uma mensagem muito bonita ?

Maeli.Bitencourth 03/04/2024

Um livro com alma
Aqui encontrei emoção e verdade, um livro com tantas coisas que chocam, mas leve em sua essência.
Para refletir sobre a vida, para sermos gratos e sabermos valorizar tudo que Deus nos permite viver sendo coisas boas ou ruins.

Uma mulher nos ensinou a persistência,

Outra mulher nos ensinou a ver as coisas com outra perspectiva e lutar

E outra a redefinir o significado das coisas ,mesmo em um cenário ruim olhar o lado bom da vida .

henriqueacastro 01/04/2024

A Trança
Smita é uma intocável, membro da casta mais inferior da Índia. Seu grande sonho é ver a filha escapar da condição miserável em que vivem e ter acesso à educação formal. Na Sicília, Giulia trabalha como ajudante na oficina do pai. Mas, quando ele sofre um acidente e ela precisa assumir o comando, logo percebe que o negócio está à beira da ruína.

No Canadá, Sarah é uma advogada renomada. Quando está prestes a ser promovida a chefe no escritório em que trabalha, descobre estar gravemente doente.

Sem saber que estão conectadas por suas questões mais íntimas, Smita, Giulia e Sarah recusam o destino que lhes está reservado e decidem lutar contra ele. Vibrantes, suas histórias remontam a uma imensa gama de emoções muito familiares e que, por isso, tecem uma trama que fala sobre dois aspectos essenciais de nossas vidas: esperança e solidariedade.

Katia Góes 01/04/2024

Mulheres fortes...
A Trança, de Laetitia Colombani, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca, entrelaça a história de três mulheres: Na Índia, uma dalit que sonha com um futuro melhor para sua filha; na Itália, uma jovem obrigada a assumir o negócio da família; e no Canadá, uma advogada renomada, que vê sua carreira ameaçada após uma descoberta aterradora. Três mulheres lutando pela vida, em contextos distintos, lidando com suas próprias questões e desafios, dentro de seus universos e culturas. Porém, acima de tudo, mulheres que escolheram ser donas de seus próprios destinos, mesmo quando eles já pareciam traçados.

? Esse é o segundo livro da Temporada 2024, no @clubedolivrodejaguaribe

A narrativa da autora é ágil, fluida, bonita, íntima e poética. A base dessa história é bem consolidada e, quando chegamos ao final do livro, fica muito claro que, dali para a frente, não tem como não terminar o trançar. Os fios estão prontos, as vidas no rumo que precisam estar. Vão seguir mecha a mecha, trançando, até o fim dos tempos, até que suas histórias se encerrem para que surjam novas. E essa é a luta das mulheres, inclusive na vida real.

?? O livro aborda questões relacionadas a misoginia, doenças terminais, preconceito social, situações de pobreza extrema e relatos de tortura. Caso não se sinta à vontade com discussões desse tipo, eu não recomendo a leitura.

É isso, A Trança é real, portanto, doloroso. Mas também, inspirador e redentor! Vale muito conhecer a história de muitas outras mulheres, na história destas. Histórias que se amarram no ?ser mulher?!

Até a próxima! ?

Letícia 31/03/2024

Amei!
Um livro muito sensível, impactante e forte. Uma história que compartilha momentos difíceis de três personagens em países, momentos e diferentes momentos. Vale muito a leitura!

Leila 31/03/2024

Potente
A trança, Laetitia Colombani, 206 páginas.

Smita, Giulia e Sarah, três mulheres, três países, três histórias que de alguma forma se entrelaçam!

Smita é indiana, uma dalit, uma intocável, a casta mais baixa da sociedade. Não quer o mesmo destino para sua filha Latita e luta com todas as suas forças para mudar seu destino.

Giulia é italiana, escolheu continuar a tradição da família, um ateliê que trata cabelos para venda. Até que um acidente com o pai e a eminente falência do negócio a leve a ousar no mundo dos negócios.

Sarah é americana, uma advogada de sucesso em uma empresa em que fraquejar ou ter problemas femininos ou familiares, como filhos e babás é inaceitável, até que algo mais forte a encontre, o câncer.

Vivendo em mundos totalmente diferentes, suas histórias de superação, luta e esperança se encontram.

Esse livro é muito potente! Está entre os melhores que já encontrei pelo meu caminho de leitora!

Duda 30/03/2024

Três mulheres ligadas pela força de lutar contra os seus destinos, suas histórias se entrelaçam de forma íntima.

Tercya 30/03/2024

Um livro prefeito, para deixar o coração quentinho! Histórias de força e superação de 3 mulheres que apesar das dificuldades se mostraram fortes e guerreiras.