A Trança

A Trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

Gisele 17/05/2021

A trança - Laetitia Colombani
A Trança é um livro pequenino, de meras duzentas páginas. Mas a comoção e reflexão que gera no leitor é gigantesca, principalmente em se tratando do público feminino.

Em analogia à confecção de uma trança, a autora entrelaça a história de vida de três mulheres de realidades bem diferentes, mas com algo em comum entre elas: o desafio de ser mulher em qualquer parte do planeta.

Carol 16/05/2021

Excelente
Que livro gostosinho de ler! Me deixou em alguns momentos triste, especialmente não partes que retratavam Smita e Sarah, porém o final te deixa esperançosa. Me senti fortalecida ao ler sobre a força dessas mulheres ! Recomendo!

lourdes 16/05/2021

A trança
O livro conta a história de três personagens independentes, com problemas e vidas únicas que vão sendo conduzidas a uma união inusitada mas ao mesmo tempo linda. Excelente leitura, rápida e direta, sem rodeios e com um final bonito, reconfortante. Bom livro para uma ressaca literária.

witchalessa 16/05/2021

É realmente como uma trança...
É muito interessante como três mulheres que não se conhecem, cada uma de um canto da Terra, com seus problemas, suas vivências, e sua luta diária contra toda a opressão patriarcal e machista, interferem uma na vida da outra sem nem se quer saber disso. Partes do livro pode ser bem pesado para algumas pessoas, até pode ser gatilho...

Nado 15/05/2021

Drama ficcional que foi a obra de estreia da autora francesa, se tornou um verdadeiro fenômeno de vendas em seu país, e rapidamente no mundo todo.
Através de uma leitura fluida e rápida, o leitor conhecerá a história de três mulheres, cada qual em um canto do planeta, que vivem lutas diárias para assumir o controle de suas vidas, mas que o sistema como um todo não admite.
Logo no início o leitor sente a força das histórias através da indiana Smita, que sofre com as condições de miséria em seu país, graças ao controverso sistema de castas que separa a população em grupos, nos quais podem ocorrer as piores das humilhações e casos desumanos. Outra história apresentada é a da italiana Giulia, que precisa tomar conta dos negócios da família depois que seu pai sofre um acidente e ela se depara com uma situação que jamais imaginou. Por fim, o leitor vai conhecer Sarah, uma brilhante advogada canadense que vê sua carreira desabar depois que descobre uma doença grave, esse momento frágil a fará repensar nas suas escolhas e no que ela está priorizando em suas vidas.
O interessante dessa narrativa é que a autora dedica um capítulo para cada personagem, entrelaçando um no outro como se realmente estivesse tecendo uma trança de três partes. No final, é possível assimilar e fazer a alusão de que esses três episódios distintos e distantes fazem parte de um conjunto que quando unido pode se tornar mais presente, significativo, sólido e consequentemente mais forte.
Essa foi uma das leituras mais fluídas que fiz nos últimos meses, a narrativa em terceira pessoa, mesclada com diálogos e algumas poesias inspiradoras, fez com que a leitura pudesse ser prazerosa, mesmo no meio de uma poderosa ressaca literária que perdurou alguns dias

Isabela.Ramos 14/05/2021

Livros perfeitos existem...
Esse livro foi uma das leituras mais gostosas e satisfatórias que eu tive esse mês. É um livro fácil de ler, tem poucas páginas, tem uma história envolvente e o desfecho é lindo. Super recomendo!

Bloom 12/05/2021

3 mechas de cabelo...
Vou falar sobre esse livro em 3 partes, assim como uma trança.

Primeiro, a estrutura do livro é muito diferente da de qualquer livro que já li. Formatado com poucos parágrafos e sem clareza nos diálogos. Tem que ler muito bem pra não se confundir (pra quem tá acostumado com a formatação clássica).
Como sou formada em cinema e já fiz muitos argumentos de roteiros, diria que esse livro é feito com essa estrutura. No final do livro fui descobrir que a autora é roteirista e o livro vai virar filme (se é que o objetivo já não era esse desde o início).

Segundo, duas das três histórias são muito bem detalhadas. A cada capítulo, eu ficava com mais vontade de saber o que ia acontecer com a Giulia e a Smita. A história da Sarah é monótona. A cada capítulo dela, era a mesma ladainha do escritório, de como ela é uma mulher "perfeita", dos sacrifícios que ela faz pela carreira... só no último capítulo que vi algo diferente e marcante na história dela (por motivos óbvios).

Em terceiro e último... qual foi o destino da Smita??? Meu Deus, essa personagem merece um livro só pra ela!!

Clarissa 12/05/2021

Maravilhoso!
Três histórias. Três mulheres. Três finais as is que se enrolam e se entrelaçam como uma trança!

Jhosi 12/05/2021

Um livro para ensinar, se emocionar, se encantar!
Três mulheres, três realidades completamente distintas, vivendo em três continentes.

Smita é membro da casta mais inferior da Índia: os intocáveis. Tudo o que ela mais quer é dar à sua filha a oportunidade de ter uma vida diferente da sua. Seu sonho é que Lalita tenha acesso à educação formal.

Giulia é uma jovem siciliana que cresceu aprendendo e amando o ofício de seu pai. Agora, aos 20 anos, quando ele sofre um terrível acidente, cabe a ela assumir as rédeas do negócio. Mas ao fazê-lo,.Giulia descobre que o negócio que está na família a gerações está a beira da falência e cabe a ela decidir quais rumos tomar para salvar sua família da ruína.

Sarah é uma bem sucedida advogada que vive no Canadá. Eficiente, ela sempre colocou à carreira em primeiro lugar. E graças a todos os sacrifícios que fez, ela está prestes a receber sua recompensa: tornar-se associada de um dos maiores escritórios de advocacia da sua cidade.
Ela só não imaginava que pudesse descobrir uma doença grave. E isso faz com que tudo pareça desmoronar.

Três historias diferentes, mas que intimamente são ligadas por um único desejo: o de lutar contra o destino que lhes foi imposto.

Cada uma das histórias é comovente e emocionante demais. Cada uma delas traz em si dor, desilusão, perda... Mas também esperança, fé e força .
Impossível não se identificar, não se colocar no lugar, não torcer muito por cada uma das três.

Um livro curto, porém com uma uma mensagem muito poderosa! Uma lição de vida!

Gi 11/05/2021

Leitura incrível, extremamente emocionante...
Queria colocar mais algumas páginas, porque achei que as histórias das personagens principais mereciam ser mais desenvolvidas.
Mas amei a leitura!

Brenda 11/05/2021

A Trança
Livro de fácil leitura e super envolvente. Não dá pra largar!! Um dos favoritos de 2021.

Hester 11/05/2021

Gostei muito. É um incentivo a não desistirmos nunca. Às vezes parece que não temos saída. Mas, algo em nós nos diz para prosseguir. Fé? Esperança? Força interior?

Isabela.Brito 10/05/2021

Um livro inspirador!
"A essas mulheres que amam, parem, esperam, caem e levantam mil vezes,
Que se vergam, mas não sucumbem.
Conheço suas lutas,
Partilho seu pranto e seu riso.
Cada uma delas é um pouco de mim."

O livro conta a história de três mulheres de mundos completamente diferentes, mas que de certa forma suas histórias acabam se unindo.
O que eu mais gostei foi a forma de como a autora aborda temas tão importantes e necessários, mostrando a luta diária de mulheres fortes, cada uma com sua história, cada uma com suas limitações, mas que tem em comum o desejo de fazer a diferença, mostrar ao mundo que independente de qualquer coisa, ela pode ser quem ela quiser.

Isa 10/05/2021

A trança ?
Vamos falar de um livro incrível, que conta a história de três mulheres incríveis, que tem suas vidas unidas como uma "trança: três fios entrelaçados".
Smita é indiana, dalit, têm como meta de vida que a filha não passe pelo o que ela vive e luta para que a sua Lalita tenha direito a educação.
Giulia é siciliana, trabalha com o pai e se ver em uma situação bem difícil quando o pai sofre um acidente, onde é necessário que ela assuma a empresa.
Sarah é uma advogada sucedida que mora no Canadá, é obrigada a desacelerar os seus projetos quando descobre estar doente.
Vidas entrelaçadas de uma forma inimaginável, recomendo a história que é dotada de recomeços.
Ass: Evelly Isabely