A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

cecil :) 26/01/2024

Eu não tava dando nada pra essa leitura, lembro que coloquei na minha estante a muito tempo atrás pq me interessei pela sinopse mas sempre adiei a leitura, porém quando enfim li, achei uma história tão bonita.

são três histórias, de três mulheres, uma em cada canto do mundo, tendo que superar suas dificuldades, cada uma de acordo com sua realidade.

achei lindo como, mesmo de maneira singela, elas de fato tiveram uma relação com a outra, nos levando a pensar que mesmo que o mundo seja imenso, uma ação daqui pode afetar alguém de lá.

com baixas espectativas no início, me surpreendi, essa leitura me fez muito bem.

Marcella.Spelta 25/01/2024

Boas histórias!
Delicinha de livro! conta a história ?trançada? de três mulheres de países e vidas muito diferentes, mas que possuem desejos em comum diante das adversidades da vida.

gvazzz 24/01/2024

Que livro perfeito!
Leitura super fluida.
Conta a história de 3 mulheres distintas, Sarah no Canadá, Giulia na Itália e Smita na Índia, cada uma com suas lutas e caminhos.
Caminhos esses que de alguma forma de entrelaçam?

Pedro 24/01/2024

"Um fio tênue a uni-las, Fino como fio de cabelo, ..."
De primeira o livro é muito bom, gostei bastante da história e o formato de capítulos curtos que deixa a leitura bem fluida, e mesmo que eu terminei gostando muito das personagens acredito que elas mereciam mais tempo pra se desenvolverem mais e a história também (por exemplo o grande problema da Giulia que se resolve até que bem rápido), mas esse livro tem pouquíssimas páginas pra ter 3 pontos de vista então esse problema é inevitável eu acho, mas independente foi uma ótima leitura.
4.5/5?

Sofia 23/01/2024

Aquele que salva uma vida, salva o mundo inteiro
Que surpresa boa esse livro foi para mim!
muito tocante a história de Smita, Giulia e Sarah que se trançam perfeitamente!!
indico pra todo mundo!

Renan Nakamura 22/01/2024

Ótimo livro mas corrido
A temática é muito forte! A construção das personagens foi incrível! Mas senti que o livro se atropela ao tentar contar três histórias e correr pra concluir

Falnna 21/01/2024

3 histórias apaixonantes que se cruzam em uma história só
Esse livro acaba por demonstrar como tudo e todos podem estar de alguma forma interligados, como é impossível viver num mundo sem a ajuda e a presença de alguém. Através do livro, conhecemos 3 culturas e vivências diferentes, uma em cada continente, que mostra como é difícil ser mulher em todos, claro, em alguns mais. É muito bonito ver o ato de trançar que a autora faz ao longo da história, é sútil e surpreendente. Além disso, o livro é de fácil e rápida leitura, recomendo a todos que buscam ler um não clichê, mas ainda fofo e emocionante.

Leticia Arenhart Canal 21/01/2024

Leitura fluida com uma mensagem bonita. Escrita simples mas prende do começo ao fim da história. Aquele livro para quando você está querendo ler algo leve.

Someone 20/01/2024

Interessante, mas não prende
Um livro super interessante, com protagonistas mto boas, criatividade a mill! Histórias bonitas, culturas diferentes demonstradas e tudo mais... Mas uma coisa que n gostei tanto foi que a única história que teve um fim foi a da Giulia. As outras ficaram meio vagas... Além disso, não é uma leitura que prende tanto. Demorei 2 semanas para ler, oq é bastaaante

Denise506 18/01/2024

Surpreendente
Que livro três histórias de superação e renovação como nos mulheres normalmente temos que ser me apaixonei

Isabela1177 18/01/2024

"As mulheres"
Que livro! Estou completamente encantada por essa história e pela escrita da Laetitia.
A trança faz o simples da vida parecer extraordinário. Smita, Sarah e Giulia são a prova de que as mulheres, independente de qual lugar do mundo pertençam, são munidas de uma força inexplicável. Não é a toda que a "Mãe Natureza" é uma força do gênero feminino.

São três histórias (com um plot que pareceu bem previsível pra mim) que tem um desenrolar (ou trançar) muito bem feito e envolvente mesmo com uma narração em terceira pessoa.

De lições, tirei algumas:
1° A vida é pra ser vivida.
2° O destino não é um concreto, mas fios que nós mesmos devemos moldar.
3° Para nós a nossa dor sempre será a maior do mundo. É claro que existem diferentes tipos de perdas e de dores no mundo e, é claro, que externamente podemos mensurar a magnitude de cada uma. Mas a nossa dor é NOSSA, própria demais, particular demais para ser sentida de menos. Por isso, independente do que seja, para nós, a nossa dor sempre será a maior do mundo.

A primeira leitura de 2024 com muito gosto.

Carol.Negreiros 17/01/2024

Bom livro
O livro conta a história de três mulheres e de como a vida delas se entrelaça, ainda que não saibam uma da outra.
Há a Giulia, na Itália, que luta para manter a tradição do ateliê de cabelos da família e também por um amor não muito bem aceito; a Sara, do Canadá, uma advogada excepcional e invejada, que vê seu mundo desabar ao descobrir um câncer - não pela doença em si, mas pelo preconceito e pelas portas que foram fechadas por conta dele - e que, ao mesmo tempo, redescobre un mundo muito mais honesto e com mais sentido, embora tenha que travar uma 'luta faraônica', como diz a personagem; e por fim, da Smita, da Índia, uma daliti, sem privilégios nenhum naquela sociedade de castas extremamente misógina e violenta com as mulheres, e que não aceita o mesmo destino pra sua filha Lalita, e por isso mesmo foge do seu povoado, deixando tudo pra trás, inclusive seu marido.
As três histórias são fascinantes e ao mesmo tempo, causam um repúdio em alguns momentos, mas acima disso, uma curiosidade pelo que virá, o que acontecerá depois? Só senti falta desse depois, que ficou em aberto, ficando a cargo de cada leitor imaginar e criar sua própria teoria.

Maria.Thereza 15/01/2024

Que lindo , emocionante e potente esse livro! Impossivel não se chocar lendo a realidade de mulheres de outras culturas.. e como as três personagens se entrelaçam no final: é lindo demais! Achei emocionante..

LariJ 14/01/2024

Amei esse livro. Já havia lido outro dessa autora, que tb gostei muito, então já estava acostumada com a sua narrativa e a falta de diálogos. É uma narrativa fluida, fácil e ao mesmo tempo profunda. Gostei muito da forma como a história é construída, como vamos acompanhando a história de 3 mulheres que vivem em diferentes partes do mundo e como suas vidas acabam se entrelaçando. É um livro que apresenta diversos temas a serem discutidos e ponderados como machismo, perseguição religiosa, sistema de castas, imigração, preconceito, doenças, morte, fé, luta e perseverança. Uma linda história.