A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

Helder 12/02/2021minha estante
Eu vi o ato de cortar o cabelo como uma redenção sim. Como se ela tirasse um peso histórico do corpo pra começar uma nova vida. Este trecho me trouxe esperança.

Beatriz 12/02/2021minha estante
O ato de cortar o cabelo não é o problema, é a crença fé e esperança. O problema foi como ?a matéria prima? que vai enriquecer a europeia sai da cabeça de alguém que não tem o que comer, e no fim mostra como a pessoa que não tinha nada teve que dar o pouco que tinha pras branca de primeiro mundo ajudar a conquistar suas lutas.

Krishna.Nunes 12/02/2021minha estante
Se quiser um bom livro sobre a cultura e as diferenças sociais na Índia, leia A Distância Entre Nós, de Thrity Umrigar.

Ana 13/02/2021minha estante
Eu estava interessada no livro, agora tô com um pouco de medo de não gostar hahaha eu nem li o livro, mas deu pra ter uma ideia pelo o que você falou, bem interessante seu ponto de vista!

Bheatriz.Lessa 13/02/2021minha estante
Obrigada pela resenha Bea, também não conheço a Índia e vou aproveitar a dica do colega q comentou. Mas pelo bem pouco q sei, sei q ainda existe o sistemas de castas lá, e quem é da mais inferior ou não tem, realmente vive uma vida diferente do restante da população. No livro Quarto de Despejo, que é real, a protagonista não tem paz, é um sofrimento do inicio ao fim. E o triste é que deve ter gente na Índia, tem gente no Brasil, que só vive a parte ruim do país pq ela só tem acesso a isso, a vida vai ser uma desgraça do inicio ao fim. Penso também nas coisas que temos made in Vietnã, made in Taiwan, pessoas que ganham tão pouco, vivem na miséria pra deixar o ocidente feliz.
Queria ter acesso a algum material/ livro de algum indiano que tenha saído dessa casta ou falta de casta, pq também penso que algum material feito por alguem da casta superior vai mostrar também uma India não verdadeira, a Índia dela.
Agora estou curiosa para ler o livro também.

Ya1000li 14/02/2021minha estante
Nossa, sério? Eu tava com as expectativas lá em cima

BArbara 12/04/2023minha estante
Melhor resenha até agora, compartilho exatamente da mesma opinião

Helder 29/01/2021

Nome perfeito para um belo livro.
Te desafio a encontrar um 1º capítulo tão forte e chocante quanto o primeiro capítulo de A Trança da autora francesa Laetitia Colombani lançado agora em janeiro em uma bela edição pela Editora Intrínseca.
O livro conta a história de 3 mulheres que levam vidas muito diferentes, a começar pela geografia, pois uma encontra-se na sofrida Índia, outra na ensolarada Itália e a última no frio Canada.
Vidas completamente diferentes que acabam se encontrando em uma bela e aparentemente pequena sutileza, mostrando que tudo o que fazemos movimenta o mundo, e pode atingir alguém que nem conhecemos.
Os capítulos são divididos entre as três protagonistas e a cada final de capítulo a autora deixa um suspense que nos faz querer devorar o livro, que pode ser lido em uma tarde.
No primeiro capítulo conhecemos Smita, a personagem que vive na Índia e até agora não consigo me conformar com as coisas que li neste livro. A vida descrita ali é tão cruel que a leitura vai nos dilacerando. Smita é uma Dalit, a classe social mais baixa dentre as diversas castas existentes na Índia. Não vou contar aqui os trabalhos executados por ela e seu marido, mas há tempos não ficava tão chocado com descrições em um livro e torço muito para que isso seja uma ficção inventada por uma escritora maluca, pois não é aceitável que seres humanos aceitem que pessoas vivam assim. Que vontade de implodir a Índia e jogar todo aquele país num esgoto. Pessoas dirão que aquilo é tradição e devemos aceitar e respeitar. Eu digo não! Aquilo é pura maldade e perversidade, e Smita, que sempre aceitou sua sina como tradição, decide mudar o destino da pequena Laetitia, sua filha, com um gesto simples: colocá-la numa escola, para que diferente dos pais, ela possa aprender a ler e escrever. Para nós, uma coisa banal. Para Smita, algo do outro mundo.
No segundo capítulo conhecemos a jovem Giulia, que vive na ensolarada Palermo na Itália trabalhando no ateliê de seu pai, em uma empresa que tradicionalmente familiar fundada pelo seu bisavô. Mais uma vez a autora nos surpreende, aqui de forma positiva, mostrando uma indústria da qual nunca tinha lido nada e que também não vou revelar aqui para que vocês também possam descobrir este “negócio” extremamente interessante.
Por fim conhecemos a canadense Sarah, uma mulher extremamente solitária, cujo único objetivo na vida parece ser bem sucedida mesmo, ou exatamente, por ser mulher. Ela conseguiu tornar-se sócia em um dos maiores escritórios de direito de Montreal. Porém aos meus olhos Sarah inicia o livro como a personagem mais antipática em sua vida compartimentada, onde consegue esconder até suas gravidezes de suas chefias, pois não pode apresentar nenhuma característica feminina que a diminua frente a sua chefia majoritariamente masculina. Mas a vida não pode ser programada e a realidade crua bate em sua porta com um desafio maior do que talvez ela possa enfrentar.
A autora vai nos contando as estórias destas três personagens de maneira que passamos o livro inteiro nos perguntando qual a intenção de nos contar três histórias tão diferentes, mas Laetitia Colombani consegue fechar todas elas como uma trança, onde três mechas de cabelos vão se enrolando até se juntarem na ponta de uma maneira tão bonita que faz a gente crer que o mundo tem sim muita esperança.
Nunca um título foi tão perfeito para um livro!
E além de todo os sentimentos, do ódio a esperança, que perpassam o livro, A Trança ainda é cheio de cultura que demonstram que a autora fez grandes pesquisas, principalmente nas vidas de Smita na Índia (Há tempos eu não me chocava tanto com uma narrativa) e de Giulia e seus desafios na Itália em seu negócio secular.
A autora também discute o papel da mulher nestas sociedades. Na Índia, a mulher sem voz. Na Itália a menina jovem que precisa convencer a todos que nem toda tradição é perfeita e no Canada o quanto a mulher se cobra para chegar ao ápice de uma carreira.
E por fim, o ponto que acho mais importante entre todos os discutidos é o peso da tradição no nosso mundo atual. Tudo realmente deve ser mantido em nome das tradições ou o mundo mudou e precisamos seguir em frente?
Livraço!
Se procura uma leitura diferente, A Trança com certeza é o que você precisa.
Para mim já foi um início de ano com um livro 5 estrelas que com certeza está entre os melhores do ano e que será lembrado por muito tempo.
Carla 29/01/2021minha estante
Cativante a história... Sem saber sobre o enredo, já me instigou pelo título!
Nunca gostei de brincar com bonecas, mas me afeiçoei com um devido a sua trança.
Incluirei para leituras futuras... Obrigada pelas palavras.

Helder 29/01/2021minha estante
Gostei muito deste livro. Comecei 2021 com o pé direito, já encontrando um favorito!

Carolina165 30/01/2021minha estante
Essas três histórias se conectam ou são três histórias separadas? É que eu gosto de livros com histórias paralelas que se conectam, principalmente quando são histórias tão diferentes

Helder 30/01/2021minha estante
Caah, vai sem medo. Lá pelos 80 % vamos percebendo qual será a conexão, e qdo ocorre é muito bonito.

Carolina165 31/01/2021minha estante
Legal, gostei ?

Rosiviti 02/02/2021minha estante
Terminei agora,e amei bastante,já queria outros dela?

Helder 02/02/2021minha estante
Rosiviti, pelo que vi na internet ela tem mais um livro lançado na França

Rosiviti 03/02/2021minha estante
Que venha logo,ao Brasil ?,já quero ler

Myh Barreto 14/02/2021minha estante
Infelizmente a realidade da Índia é mesmo cruel assim... Amei sua resenha, já quero ler. ?

Daisy 07/03/2021minha estante
Gente... Desculpa a pergunta... Mas quantas páginas de livro realmente tem? Tipo essas 200 páginas são de história, ou tem Prefácio ou pósfacio ?

Helder 07/03/2021minha estante
Eu li em versão digital, mas pelo que vejo no cadastro do skoob são 208 páginas. É um livro curto mesmo

Daisy 07/03/2021minha estante
Obrigada Hélder ??

NinaPaula 09/03/2021minha estante
Daisy, são 206 com o epílogo.

Daisy 10/03/2021minha estante
*-* tenho um clube de livros finos, mas só pode abaixo de 160, por isso o interesse, queria indicar esse. Muito obrigada Nina ??

NinaPaula 10/03/2021minha estante
Nada! ??

Helder 10/03/2021minha estante
Daisy, este livro é tão fluido que vcs nem vão perceber as 50 paginas a mais.

NinaPaula 10/03/2021minha estante
Concordo com o Helder... Vale mto a leitura e indicar pra todos.

Daisy 11/03/2021minha estante
Aí genteeee, já tô querendo ler muito!!! Por que ele parece super interessante! Daí com vcs incentivando! O coração não aguenta! (Nem o bolso KKKk)

AndrAa.Tostes 21/11/2022minha estante
Vou levar pra vida esse livro ??

Patrícia Pellon 23/01/2023minha estante
Adorei as histórias, a forma com que são contadas e como se entrelaçam. Comecei o ano com esse aconchego de leitura fácil.

Marta.Albuquerque 18/02/2023minha estante
Ela tem outro livro lançado. As Vitoriosas.

Marta.Albuquerque 18/02/2023minha estante
Ela tem outro livro lançado. As Vitoriosas.

Sara277 31/08/2023minha estante
Livro tão perfeito

Geisla 20/01/2024minha estante
Que livro magnífico! Leitura fácil, histórias cativantes! Te faz refletir, te faz querer ler o livro todo em um dia só !

Nado 15/05/2021

Drama ficcional que foi a obra de estreia da autora francesa, se tornou um verdadeiro fenômeno de vendas em seu país, e rapidamente no mundo todo.
Através de uma leitura fluida e rápida, o leitor conhecerá a história de três mulheres, cada qual em um canto do planeta, que vivem lutas diárias para assumir o controle de suas vidas, mas que o sistema como um todo não admite.
Logo no início o leitor sente a força das histórias através da indiana Smita, que sofre com as condições de miséria em seu país, graças ao controverso sistema de castas que separa a população em grupos, nos quais podem ocorrer as piores das humilhações e casos desumanos. Outra história apresentada é a da italiana Giulia, que precisa tomar conta dos negócios da família depois que seu pai sofre um acidente e ela se depara com uma situação que jamais imaginou. Por fim, o leitor vai conhecer Sarah, uma brilhante advogada canadense que vê sua carreira desabar depois que descobre uma doença grave, esse momento frágil a fará repensar nas suas escolhas e no que ela está priorizando em suas vidas.
O interessante dessa narrativa é que a autora dedica um capítulo para cada personagem, entrelaçando um no outro como se realmente estivesse tecendo uma trança de três partes. No final, é possível assimilar e fazer a alusão de que esses três episódios distintos e distantes fazem parte de um conjunto que quando unido pode se tornar mais presente, significativo, sólido e consequentemente mais forte.
Essa foi uma das leituras mais fluídas que fiz nos últimos meses, a narrativa em terceira pessoa, mesclada com diálogos e algumas poesias inspiradoras, fez com que a leitura pudesse ser prazerosa, mesmo no meio de uma poderosa ressaca literária que perdurou alguns dias

marina.siqueira 21/02/2022

Me faltam palavras para conseguir escrever tudo que senti com essa leitura. Com uma narrativa forte e, às vezes, um tanto chocante, é um dos livros mais emocionantes que já li.
Smita, Giulia e Sarah são mulheres com realidades completamente diferentes, não só em condições econômicas, mas também sociais e religiosas. A exceção, no entanto, é a determinação e a perseverança que cada uma encontra dentro de si para alcançar uma vida digna, uma vida melhor, uma vida plena.
Não posso comentar muito sem dar spoilers, mas desde já recomendo o livro a todos que quiserem sair da zona de conforto e se inspirar nessas histórias.

"Dedico meu trabalho a essas mulheres,
Unidas por seus cabelos,
Como uma imensa rede de almas.
A essas mulheres que amam, parem, esperam,
Caem e levantam, mil vezes,
Que se vergam, mas não sucumbem. Conheço suas lutas,
Partilho seu pranto e seu riso.
Cada uma delas é um pouco de mim.
Sou apenas um elo,
Um ponto de união irrisório
Que segue firme
Na interseção de suas vidas,
Um fio tênue a uni-las,
Fino como fio de cabelo,
Invisível ao mundo e aos olhos.
Amanhã, vou voltar ao trabalho.
Outras histórias me esperam.
Outras vidas.
Outras páginas."
Dhewyd 22/02/2022minha estante
Top!

Lucas 30/04/2022minha estante
Depois dessa resenha tenho que ler rsrsrs. Valeu pela indicação !

debC 01/05/2022minha estante
Prometeu entregar tudo e entregou nada akfkakskaks basicamente esse é o seu título

Pam 01/05/2022minha estante
foi exatamente isso kkkkkkkkkkkkk a decepção

Gessyka.Loyola 04/02/2024

Mulheres e o fio da vida ??
Esse livro é sensacional e quem não acha leu errado hahahahaha
Smita, Sarah e Giulia são 3 forças da natureza, mulheres em lugares totalmente distintos que vão se unir pelo fio invisível da vida.??
Smita pra mim foi a personagem mais forte que já li até hoje. É um livro reflexivo, emocionante e revoltante! LEIAM ???
Jenni 04/02/2024minha estante
Eu amei ele

Adriana 24/05/2021

Ainda estou maravilhada com essa história. Fiquei encantada como a escritora conseguiu unir 3 mulheres de lugares e vidas diferentes. Vale muito pena ler e conhecer a história de Sarah, Giulia e Smita.

Pollyanna Reis 27/04/2021

A TRANÇA
Impossível ler este livro e não se emocionar.
São três histórias inspiradoras e que mostra a realidade enfrentada por várias mulheres. Cheio de esperança e com uma escrita fluida e poética, A TRANÇA entrelaça a história de três mulheres: Smita, Giulia e Sarah.
Smita mora na Índia e é uma dalit, uma integrante da casta inferior. Ela sonha com um futuro diferente do seu, para sua única filha. Giulia mora na Itália e tem apenas 20 anos e se vê obrigada a assumir o negócio da família, quando seu pai sofre um grave acidente. E por último temos a Sarah que está no Canadá, uma advogada de sucesso, que vê sua carreira ameaçada após uma descoberta infeliz.

São três mulheres lutando pela vida, cada uma com seus problemas, frustrações, sonhos e desejos. Mulheres lidando com as próprias questões e desafios. São mulheres guerreiras e que não desistirão fácil, que escolheram ser donas de seus próprios destinos, mesmo quando eles já pareciam traçados.
Um livro marcante! Uma leitura rápida, porém, arrebatadora. Super recomendo esse livro.

Juju 23/02/2022

Quero abraçar e proteger todas as protagonistas desse livro!
Esse livro foi perfeito e não tinha jeito melhor de começar o ano do que com ele. Me encantei e me apaixonei por todas as personagens. todas são tão incríveis e fortes que dá orgulho de acompanhar a trajetória e crescimento delas e acompanhá-las superando todos os obstáculos e problemas que aparecem em suas vidas.
E que aquilo que não foi planejado por nós não significa que também não pode ser transformado em um final feliz.

Carolina.Gomes 27/12/2021

Vidas cruzadas
Uma história, bem escrita, de como a vida de três mulheres de países diferentes, se unem em um determinado momento.

Me fez pensar na ideia de que somos todos um e que nossas ações podem repercutir para muito além de nossos próprios destinos.

Smita, Giulia e Sarah são mulheres que, apesar de nunca se encontrarem, terão suas vidas completamente transformadas pelas ações de cada uma delas.

Uma leitura agradável para essa última semana de 2021.
Thamiris.Treigher 30/12/2021minha estante
Quero ler!!

Karoline67 12/03/2021

Curto e emocionante
Algo a se destacar nesse livro é que ele é extremamente envolvente: você começa e não consegue mais parar. Ele conta a história de três mulheres que não se conhecem: Smita, na Índia; Giulia, na Itália e Sarah, no Canadá. Alguns trechos das vidas dessas mulheres foram simplesmente emocionantes e me tocaram muito. Incrível, eu recomendo muito! É a clássica jóia de biblioteca.
Barbara.Santos 12/03/2021minha estante
Esse livro e Torto Arado foram os melhores livros que li até agora esse ano.
Smita me deixou com o coração em pedaços!

Erica.Barone 22/01/2023

Perfeito! Três mulheres, três lindas histórias de superação. Um livro criativo, delicado e comovente.

iris.gomess 24/05/2021

Sua revolta é silenciosa, quase invisível. Mas ela está lá.
Laetitia soube construir uma história única. Cada capítulo intercalando entre essas três mulheres são incríveis, como as vidas delas são tão diferentes e iguais. Como a insegurança feminina está viva na gente, como somos massacradas por todos a nossa volta e como nas três histórias, somos chamas de malucas ou loucas.

A brearão da vida delas são curtas, mesmo eu sentido muita vontade de saber mais sobre elas no final do livro, eu entendo o porque de terminar assim. Com uma chama acesa da liberdade. A sequência de fatos que levaram elas estarem juntas em momento muito significantes para cada, me fez chorar sim. É lindo como todas nós somos conectadas.

Eu apenas amei.

Ana Vizentim 17/12/2022

Lindo!!!
Três histórias maravilhosas e de superação q se intercalam e interligam de uma forma linda!!! Cada uma com suas batalhas e suas conquistas, mas uma me toca direto por ter vivido algo parecido e outra q me marca muito por ser uma realidade muito fora do meu mundo.