A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

Mahalia 20/03/2024

Excelente
Que livro bom! Leitura rápida, bem escrita e com uma história que se entrelaça entre as personagens que torna tudo mais interessante. Das três mulheres centrais do livro, os capítulos de Smita são os mais angustiantes. Ela e sua família têm uma trajetória de vida pautada na exploração do trabalho e de condições precárias de vida na sociedade indiana por ser uma dalit. Os seus capítulos são impactantes e causam revolta - como o pavoroso sistema de castas até às baixas condições de infraestrutura e os problemas de superlotação que a população mais pobre vive na Índia. Uma realidade difícil de ler. Sarah e Giulia completam as outras duas partes da trança, cada uma com sua história e dilemas de vida que, em algum momento, mesmo sem saber, seus caminhos se cruzam.

Brunet 02/06/2022

Uma narrativa leve com emoções a cada página.
Não vou mentir dizendo que achei mega interessante a história, foi uma história sutil e com muitos pontos a serem considerados. Quando digo sútil, digo que foi uma leitura tranquila e por mais rápida que tenha sido, assim como os problemas que as mulheres desse livro passaram de acordo com o tempo, a leitura também.
A Trança é um livro delicado de se ler, se em algum momento você passou pela mesma situação que essas mulheres seria impossível não se sentir tocado, e mesmo eu que nunca presenciei os momentos descritos ao decorrer da história, me senti comovida e totalmente empática com a situação delas.
Se você quer uma leitura leve mas com uma história um pouco mais pesada e com pontos emocionantes no nível certo, A Trança é um bom livro para você.

Mari 26/06/2021

Bueno, chega a dar uma dó dedicar menos de três estrelas para um livro que não é ruim. A ideia de trança como metáfora e como estrutura do enredo é muito boa, mas pra mim, é o melhor que o livro oferece. As estórias conseguem ser comoventes em alguma medida, mas ao mesmo tempo, parece que tem uma intenção muito forte, explícita, direcionada, exatamente disso: de comover. E, particularmente, prefiro quando a força dos acontecimentos em si deixa impressões que nos levem à reflexão, como se uma parte do encontro literário tivesse que ficar mais a encargo de quem lê.
Basicamente, o livro traz recortes da vida de três mulheres diferentes, em lugares, culturas e situação socioeconômica distintas, e cada uma tem que fazer, à sua maneira, uma travessia marcada por dificuldades em muito relacionadas à sua condição de mulheres.
É uma leitura fluida, mas um pouco superficial, um tanto didática demais. Pra mim, não deixa muito o que lembrar.

Thammy 11/03/2021

Narrativa muito interessante!
Leitura de narrativa fluida, objetiva, sensível e muito interessante! Adorei viajar pelas mentes e corações das personagens e me identificar com cada uma delas em muitos momentos. É uma ideia de narrativa bem construída que deu origem à uma história emocionante. Sigo acreditando na premissa do livro: estamos todos interligados, de alguma maneira, em todo o mundo. Todas as nossas ações têm a capacidade de transformar a vida de alguém, estando esse alguém longe ou perto.

Lucia 18/03/2022

Amei!!!
Conta a história de 3 mulheres com vidas totalmente diferentes em países diferentes. Você só descobre como a vida delas se entrelaça aos 90% do livro e isso é incrível! Leitura dinâmica e gostosa sobre mulheres fortes! Amei amei amei!

Cris 08/12/2022

08.12.2022
Conta a história de vida de três mulheres que não se conhecem e vivem em países diferentes. Sarah, vive no Canadá, Giulia na Itália e Smita na Índia. As histórias são de superação, pois cada uma está enfrentando uma situação difícil. Fala sobre a cultura de cada país em relação ao tratamento com as mulheres. E como a trança, as histórias se entrelaçam de uma forma. Uma história muito emocionante.

Rafael Kerr 24/01/2022minha estante

Jessica.Jansen 30/03/2021

Que livro lindo, poético e instigante ?
Adorei a estória dessas três mulheres e a estrutura do livro como um todo. Apaixonada pela escritora.
EdelinCerilo 30/03/2021minha estante
Você não sentiu que a escritora só deu mais atenção e mais espaço pra mulher branca da america?

Jessica.Jansen 01/04/2021minha estante
Edelin, senti que a história da Sarah foi contada de forma mais aprofundada mesmo. Teve meio que um início, meio e fim. Diferente das demais personagens. Mas não sei até que ponto pode ter sido intencional ou se porque ela era a última ponta da narrativa. Mas concordo com você que realmente, agora pensando melhor, houve sim uma atenção maior à personagem canadense mesmo.

Helder 17/03/2021minha estante
Li numa entrevista no UOL que a autora está escrevendo um livro sobre a filha de Smita. Vamos ter mais sofrimento por ai

Carolina165 18/03/2021minha estante
Ah é?! Não sabia, que legal! Torci tanto pela Smita e Lalita... que bom que vou poder saciar minha curiosidade sobre o que aconteceu com elas... tomara que a autora dê um bom destino pra ela...

Mallu 30/01/2022

Dizem que não é pra julgar o livro pela capa, mas assumo que quando vi a capa deste já me deu uma curiosidade. Li a sinopse e amei, vi comentários positivos sobre ele e acabei comprando. São histórias independentes de 3 mulheres, que apesar de não se encontrarem em suas vidas, elas estão ligadas de alguma maneira. Vale muito a leitura. É a certeza de que um ato nosso pode influenciar na vida de uma pessoa que nem sabemos quem é.

Gabi 09/07/2021

Bom, mas com ressalvas
Nunca vi um título de livro que combinasse tão bem com a história, trazendo vários significados importantes. E, acredito que são poucos livros onde o título já carrega o peso todo da história e eu, particularmente, acho isso incrível.

Porém, em relação a obra em si, o livro poderia ser perfeito se ele se aprofundasse na história das personagens principais, se esse livro tivesse 400 páginas, com escrita tanto em terceiro pessoa quanto primeira pessoa e diálogos, ele seria perfeito e nos entregaria muito mais.

O livro é inteiro em terceiro pessoa, sem diálogo nenhum, o que eu não gosto muito (mas isso é algo subjetivo), acontece que eu não conseguia me prender as personagens pelo fato de tudo parecer tão raso e distante.

Mas, eu do 4 estrelas porquê quero que as pessoas leiam, a história da Smita é extremamente forte, mesmo sendo pouco aprofundada, não tem como você não se horrorizar com as questões culturais que a autora aborda. Além também, de ficar bem nítido que a autora quis trazer uma reflexão de qual é o papel da mulher na sociedade, independente do país que ela more e de qual cultura ela pertença.

Ao final senti falta de epílogos que trouxessem a ideia de que as coisas deram certo para elas, após muito sofrimento vivido por cada uma. Acredito que epílogos nesse sentido nos reforçaria a ideia de nunca desistirmos de nós, dos nossos sonhos e jamais nos baixarmos para uma sociedade machista.

Meu sonho seria a autora reescrever essa obra se aprofundando nas personagens principais e trazendo epílogos fodas.

Dutra 21/04/2021

Três histórias entrelaçadas
Escrita maravilhosa, vc começa e termina com uma fluidez que não é fácil de se alcançar! Reflexões e mais reflexões com três protagonistas fortes e carismáticas, vai virar filme e já estou louco pra ver! Que seja tão bom quanto o livro!

Glaucia @blogmaisquelivros 31/05/2021

Maravilhoso!
Três mulheres, três continentes e três vidas entrelaçadas pelos fios do destino.

Smita nasceu dalit e de acordo com o sistema de castas do hinduísmo, sua jornada nesse mundo é uma vida de opressão. Ela é considerada impura e intocável e sabe que o destino que lhe foi imposto é o mesmo reservado para sua filha. No entanto, Smita tem um sonho: Mudar a sorte da filha e livrá-la das humilhações que sofreu ao longo de toda a sua vida na Índia.

Na Itália conhecemos Giulia, uma jovem que cresceu cercada pelo amor da família e por uma condição financeira estável, até que, um terrível acidente coloca o patriarca da família em uma situação grave, deixando nas mãos de Giulia a responsabilidade pelos negócios da família e a surpresa desagradável de uma possível falência.

Sarah mora no Canadá e está no auge de sua carreira na área de direito. Mulher, independente e bem-sucedida, ela poderia dizer que está no seu melhor momento. Contudo, quando uma terrível doença coloca sua saúde em primeiro plano, sua posição no trabalho começa a ruir e todo o esforço empenhado por Sarah ao longo dos anos se reduz a quase nada.

O que essas três histórias tem em comum? Smita, Giulia e Sarah sem imaginar estão conectadas por questões que muitas de nós mulheres também estamos desde que o mundo é mundo. Quando uma de nós é desacreditada, humilhada ou ferida física ou psicologicamente, isso afeta a TODAS! Da mesma forma que um direito adquirido também beneficia a todas!

E acompanhar essas três mulheres lutando para mudar o que o destino lhes reservou é emocionante. Seja por imposições de uma cultura, por questões financeiras ou pelo machismo que nos afeta em casa, no ambiente de trabalho e como sociedade.

Li A Trança na #LcClubeDeAlgodao da Dani @resenhasdealgodao e foi uma grata surpresa a forma como a simbologia desse livrinho de pouco mais de 200 páginas tocou fundo em questões tão íntimas da minha vida e na de tantas outras mulheres que participaram dessa leitura. Terminei a leitura com os olhos marejados e com o coração quentinho. Sem dúvidas uma obra digna de TOP 10 do ano.

site: https://www.instagram.com/p/CPiwk_DDNIl/

Luana 05/08/2023

Impossível não se envolver com a história de Smita, Giulia e Sarah: três mulheres enfrentando dilemas da vida, cada uma com sua singularidade e cultura. O livro com uma escrita fluída é capaz de nos levar para o mundo de cada uma das personagens de modo que nos faz deparar com histórias de vida fortes e marcantes. Histórias essas que apesar de suas particularidades se "trançam", se entrelaçam e se atravessam, conectando umas as outras. O livro termina não como um fechamento para as personagens, mas como elas levarão consigo as novas possibilidades e recomeços, se colocando como protagonistas das suas vidas.

Tacha 17/06/2021

O enredo é comovente com três mulheres fortes e lutadoras que não se cansam de buscar uma vida melhor. Adoro livros que conectam realidades e culturas diferentes que é o caso de A Trança. Smita é indiana, Giulia é italiana e Sarah é canadense com situações sociais totalmente distintas.
A leitura é rápida, gostosa e ao mesmo tempo sensível e que nos enche de esperança.
São três lições de vida para se inspirar e se emocionar!
Recomendo a leitura!