A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

Luana 05/08/2023

Impossível não se envolver com a história de Smita, Giulia e Sarah: três mulheres enfrentando dilemas da vida, cada uma com sua singularidade e cultura. O livro com uma escrita fluída é capaz de nos levar para o mundo de cada uma das personagens de modo que nos faz deparar com histórias de vida fortes e marcantes. Histórias essas que apesar de suas particularidades se "trançam", se entrelaçam e se atravessam, conectando umas as outras. O livro termina não como um fechamento para as personagens, mas como elas levarão consigo as novas possibilidades e recomeços, se colocando como protagonistas das suas vidas.

Katia Góes 01/04/2024

Mulheres fortes...
A Trança, de Laetitia Colombani, publicado no Brasil pela Editora Intrínseca, entrelaça a história de três mulheres: Na Índia, uma dalit que sonha com um futuro melhor para sua filha; na Itália, uma jovem obrigada a assumir o negócio da família; e no Canadá, uma advogada renomada, que vê sua carreira ameaçada após uma descoberta aterradora. Três mulheres lutando pela vida, em contextos distintos, lidando com suas próprias questões e desafios, dentro de seus universos e culturas. Porém, acima de tudo, mulheres que escolheram ser donas de seus próprios destinos, mesmo quando eles já pareciam traçados.

? Esse é o segundo livro da Temporada 2024, no @clubedolivrodejaguaribe

A narrativa da autora é ágil, fluida, bonita, íntima e poética. A base dessa história é bem consolidada e, quando chegamos ao final do livro, fica muito claro que, dali para a frente, não tem como não terminar o trançar. Os fios estão prontos, as vidas no rumo que precisam estar. Vão seguir mecha a mecha, trançando, até o fim dos tempos, até que suas histórias se encerrem para que surjam novas. E essa é a luta das mulheres, inclusive na vida real.

?? O livro aborda questões relacionadas a misoginia, doenças terminais, preconceito social, situações de pobreza extrema e relatos de tortura. Caso não se sinta à vontade com discussões desse tipo, eu não recomendo a leitura.

É isso, A Trança é real, portanto, doloroso. Mas também, inspirador e redentor! Vale muito conhecer a história de muitas outras mulheres, na história destas. Histórias que se amarram no ?ser mulher?!

Até a próxima! ?

Toshiko.Pri 26/03/2023

Esperava mais
Um livro que conta a história de três mulheres em continentes/países diferentes. Cada uma com a sua luta diária. 90 % do livro é narrado, em terceira pessoa, pouquíssimos diálogos.

Smita na Índia, enfrenta muitos problemas com a pobreza e o abandono, por ser uma dalit, uma intocável, rejeitada pela sociedade. Ela e sua família fazem o que pode para sobreviver no dia a dia

Giulia na Itália, filha de donos de um ateliê de cabelos, confeccionam perucas e extensões. Aparentemente uma vida boa e tranquila, quando um acidente na família acontece e tudo parece desmoronar de repente.

Sarah, uma advogada muito bem sucedida, rica, com três filhos e dois divórcios, a prioridade dela é a profissão qual ela escolheu.

Dei apenas 3,5 pois, com histórias tão profundas e marcantes, acho que mereciam ser mais detalhadas, apesar de serem assuntos delicados, muitas vezes, de cada uma delas, senti um livro muito corrido, fiquei querendo saber mais, motivos, queria superações mais elaboradas e gradativas, e não como pareceu, da noite pro dia tudo mudou, mas apesar disso, gostei bastante, uma leitura muito rápida e envolvente, mas não me fez sentir tantas emoções profundas sobre o que as personagens estavam vivendo, mas me fez refletir em muitas coisas também.
Recomendo.

Marcela.Gomes 25/02/2021

Opinião... ?
Serei sincera, de início a história me pareceu sem profundidade (e até certo ponto ela é), o livro possui 200 páginas e, pela premissa, poderia ter 400. São três vidas, três personagens principais e pouco aprofundamento. A autora poderia ter se dedicado um pouquinho mas em desenvolver cada uma delas.

Entretanto, não consigo não indicar a leitura pra quem gosta de dramas. Fiz inúmeras marcações, me revoltei com coisas que li sobre a cultura indiana, fiquei sentida no final e achei a narrativa linda, poética e rica em vocabulário. Não é um livro de acontecimentos surpreendentes, de reviravoltas e diálogos... É sobre situações dolorosas, sobre luta, sobre persistência.

Um livro que poderia até "ser mais", mas que não é nunca "de menos". Indico a leitura ?
MariBrandão 25/02/2021minha estante
Já leu Todas as cores do céu?! Sua resenha me lembrou dele (tirando a parte de reviravoltas e diálogos)... Queria ler esse, mas se for no mesmo estilo vou dar um tempinho q tô com o Todas as Cores meio entalado ainda.

Marcela.Gomes 27/02/2021minha estante
Já ouvi falar nele e inclusive me indicaram por causa desse aqui!!! Pra mim, pelo que falam, parece que é uma leitura ainda mais intensa no sentido "cultura", e mais aprofundada também.. Tô ansiosa pra ler ele.

MariBrandão 27/02/2021minha estante
Eu achei muito bom, mas é pesado também. Tive que dar umas paradas pra respirar...voltar a ler só no dia seguinte....o no na garganta veio com tudo!

Paula 05/05/2021

A trança da vida
Esse é o tipo de livro que se lê com o google aberto, não faltam oportunidades de aprender novas palavras, culturas, lugares. Pelo menos para mim muita pesquisa foi necessária (e amo terminar uma leitura com essa sensação de que sei mais do que antes).
A narrativa é leve apesar de abordar temas difíceis, também é muito sutil a maneira como cada história se junta nessa trança.
O livro conta a história de três mulheres, cada uma em uma parte do mundo vivendo sua própria realidade de dor e superação.
São elas:
1. Smita: uma dálit indiana, relegada à posição de pária do seu povo. Ela acredita na força da educação e move todos os esforços para que sua filha tenha uma vida melhor. Foi a que mais me emocionou, primeiro pela crueldade do regime de castas indiano, segundo pela sua imensa fé. A parte em que Smita visita o templo de Vishnu é tão forte, tão linda que eu tive que me segurar para não chorar dentro do ônibus.

2. Giulia: uma jovem siciliana que viu o amor além dos preconceitos de cor e religião. E que não deixou esse amor diminuí-la como mulher, seguindo em frente tbm com seus sonhos profissionais.

3. Sarah: uma advogada canadense. Deu tudo de si no emprego para que pudesse estar em pé de igualmente com os homens que se esforçavam menos. E, ainda assim, foi posta de lado em seu momento de vulnerabilidade. Ela aprende dolorosamente que deve se colocar em primeiro lugar, pois o mundo não fará isso por ela.

É uma leitura rica e cheia de reflexões. Vale muito a pena!
Beat.Rossi 05/05/2021minha estante
Que resenha linda!!

Paula 05/05/2021minha estante
Obrigada, Beat ?

Bia 11/04/2021

Uma Trança
Foi emocionante acompanhar a vida dessas três mulheres fortes. Indico esses livro pra quem gosta de drama. Só não me encantou, o problema sou eu , to com uma ressaca daquelas só consigo ler clichê e livros curtos .

LIVRO é lindo e cheio de esperança talvez se eu tivesse lido em outro momentos teria gostado mais .

Lita 31/12/2022

??Outras histórias me esperam.Outras vidas.Outras páginas.?
Esperança é a palavra que define esse livro. 3 mulheres? 3 milagres? 3 histórias que se cruzam? uma esperança! Sem palavras para esse livro genial.Minha última leitura do ano e não podia ter sido melhor. Recomendo, recomendo e recomendo!

Roberta 21/03/2021

Melhor livro que eu li este ano. O defeito é ter acabado. E ainda acho que merece uma continuação.

Natalia.Castanha 01/04/2021

Que livro!!!!
Estou fascinada com esse livro!!! Profundo, envolvente, traz a história de três mulheres em três continentes distintos, histórias femininas de lutas, preconceitos, dores femininas, sonhos e esperança.

Beatriz.Milena 15/04/2021

Lindo livro
Esse livro é um amorzinho. Conta a vida de três mulheres distintas que vivem em continentes diferentesque batalham da sua propria forma para seguirem seus sonhos e estilo de vida. Mulheres fortes que tem passados, dificuldades da vida, sonhos, tristezas e ainda assim permanecem fiel a quem desejam ser. A vida delas acabam entrelaçando de uma forma linda, me fez pensar que a globalizacão do mundo hoje trouxe para nós que as coisas mais simples que temos voeram de outros paises e tem varias histórias para contar.

Patricia_Nobre 13/03/2023

Um livro forte
Um livro que traz dramas vividos por 3 mulheres de lugares diferentes que se conectam não só pela questão exposta na história, mas por suas vidas em si, suas lutas, seus dilemas e sobretudo suas forças de vontade.
Me senti representada esse livro, mostrando que a luta por ser mulher acontece em todos os lugares e meios sociais.
Desde a busca por direitos básicos até a luta por alçar voos altos, conquistar espaços.
Leitura rápida e impactante ao mesmo tempo.
Vale a leitura!

Laísa 26/11/2021

Conta a história individual de três mulheres, Smita, uma dallit indiana, Giulia, uma empresária italiana e Sarah, uma advogada canadense. Cada uma tem a sua história de vida, todas passam pelo machismo e abusos, mas elas resistem. O livro não apresenta um enredo denso, é algo bem simples e pouco profundo. As histórias são rasas. Apesar disso é um livro legal, bom para passar o tempo.
A homenagem às mulheres que trabalham produzindo perucas para outra mulheres é algo muito bonito. Porém, não me saiu da cabeça o quão capitalista é o livro, mesmo sem querer. Por exemplo, temos uma operária, a Smita, que doa seus cabelos de graça " pela fé".  A empresária, Giulia, que comercializa esse cabelo e lucra sob a doação de cabelo da operária. E por fim, Sarah, a consumidora burguesa que tem dinheiro suficiente para comprar uma peruca importada com cabelos humanos. Pensando por esse lado, o livro não parece tão bonito. Mostra apenas a engrenagem capitalista funcionando, e sendo romantizada.
Beatriz 07/12/2021minha estante
EH ISSSOOO AAA

Ananda102 11/12/2021minha estante
Eu nem terminei o livro, mas vim ver as resenhas pq fiquei pensando "não é possível que só eu n esteja achando tudo isso" e super concordo com o que você falou

Laísa 12/12/2021minha estante
Ufa. Que bom que vcs tbm acharam isso.

gragra 29/04/2021

?Junção de três mechas, de três fios entrelaçados.?
Lindo como a autora faz com que histórias tão distintas se juntem no fim. Um nome ideal para um livro sensível! ?

Jessica1248 27/12/2022

Amei!
Um livro com pouco mais de 200 páginas e que consegue te fazer imergir totalmente em três histórias distintas, ligando-as num final tocante demais, só pode virar favorito! É incrível como a autora traz a força da mulher, sem propriamente conceituar nada sobre feminismo. A cada novo capítulo era como se estivesse vivendo a história pela protagonista, a ansiedade, o medo, a esperança, o amor? esse livro, com certeza, foi um dos mais lindos que já li. Smita, Sarah e Giulia - sentirei saudades suas. (Já tô doida pra assistir a adaptação! Como o livro é muito ilustrativo nos detalhes - não me surpreendi ao saber que a autora é roteirista hahaha)