A Alpinista

A Alpinista Marcio Pitliuk

Resenhas - A Alpinista: Sexo e corrupção na Alemanha Nazista

Pedro2643 31/01/2024

Retrata uma historia de ?romance? mesclada com fatos históricos do nazismo. Final surpreendente que arrepia!

Adriana854 25/10/2023

A Alpinista
TITULO: "A Alpinista"

AUTOR: Márcio Pitliuk

EDITORA: Vestigio

Sabe quando você pega um livro despretensiosamente? E quando começa a leitura, você não consegue parar de ler? Foi exatamente isso que aconteceu comigo. Esse livro me cativou de maneira extraordinária. Narrativa muito bem construída, história que prende sua atenção, escrita maravilhosa, personagens interessantes... li numa tacada só (sem intervalos).

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON:

"A bela Hannelore Schultz escolhera ainda jovem a vida que queria para si: uma que não envolvesse o desconforto e os modos rudes da vida rural, que ela conhecia tão bem. Mas mais do que isso, Hannelore desejava a elegância, o luxo e a opulência que ela só podia imaginar haver em Berlim. Para sua sorte, enquanto ela deixava a adolescência, o Nazismo tomava conta da Alemanha e da Europa.

Dona de beleza e poder de sedução incomparáveis, a jovem lançará mão desses atributos desde muito cedo para, degrau por degrau, alcançar seus objetivos. Impelida por uma ambição sem limites, Hannelore irá descartar os homens em sua vida tão logo as possibilidades daquele ?degrau? sejam esgotadas, sem qualquer traço de remorso e, às vezes, por meio de tramas maquiavélicas.Sua longa e perigosa escalada a leva do pequeno vilarejo alemão em que nasceu para a capital, onde se vê finalmente envolvida com altos oficiais do Terceiro Reich. A Segunda Guerra, Berlim e os campos de extermínio nazistas na Polônia são alguns dos cenários desse romance sensual e cheio de reviravoltas, que conduz o leitor pelos caminhos da política imperialista e genocida de Hitler até sua queda e a consequente responsabilização dos causadores dos horrores do nazismo."

Ellen 18/03/2023

Qual o papel das esposas dos comandantes nazistas?
O livro traz a reflexão sobre o papel das esposas dos comandantes nazistas?
Que sabiam de tudo e nada faziam!
Mas não era só isso!
O quanto elas de fato participavam das ?seleções?? Dos maus tratos ?

Valeu a reflexão !!

Julia776 03/02/2023

Uma leitura que faz você não querer parar de ler
Este livro me encantou não só pela personalidade de Hannelore que é inacreditável, mas você passa a compreender o papel das mulheres na segunda guerra mundial, não foram somente os comandantes, oficiais, os que se alistaram para a guerra jurando lealdade ao seu líder que seria o Hitler. Acho essa leitura necessário para cada leitor, você passa a compreender quais o principais objetivos de Hitler e os detalhes antes da guerra, durante e depois. Tudo se passa através de um romance orquestrado pela terrível Hannelore.

Claro que teve algumas coisas que teve algumas coisas que dava raiva, porque o autor citava em quase todas as páginas o quanto Hannelore era bonita e como seu corpo era lindo, mas gosteiii muito do livro.

Sil | @uma_dama_dos_livros 27/11/2021

~"O poder corrompe, o poder absoluto corrompe de maneira total."
??
#damareading ? #aalpinista ? @marciopitliuk ? @editoravestigio ? @autenticaeditora ? 237 ? #2021 ? 3,5/5?.
??
Hannelore Schultz sempre teve a ambição de ir para Berlim e ser tratada como uma rainha. Assim, ela faz um plano para chegar lá.
??

Ela abomina a vida que tem em uma cidadezinha com seus pais e irmãos e só desejar nunca mais olhar para trás ao ir embora.
??

Para isso acontecer, ela se casa com o seu professor, Hans. O homem mais cobiçado e bom da cidade. Agora ela só precisa ajeitar uma forma para que eles se mudem para Berlim.
??

Algum tempo após seu casamento, em uma viagem que ela fez com sua vó, por ser a mulher mais bela que os homens não resistem ao vê-la, ao ir em uma cafeteria ela acaba conquistando um advogado muito rico e com seu número agora é a sua chance de fazê-lo ajudar a chegar aonde ela deseja.
??

Não demora muito e Hannelore está em Berlim vivendo no luxo que sempre sonhou, com o advogado sendo seu amante e comendo em sua mão, ela tem tudo que desejava ter.
??

Mas, o que ele não esperava, era que ela iria desejar ter muito mais, a sua ambição não tem limites.
??

Enquanto Hannelore compra tudo que quer e vive no maior luxo a segunda guerra está começando e logo chegará a Alemanha. Hannelore se vê perdida, pois não sabe quase nada sobre a guerra e nem o que acontece nela. Ela vê que é algo muito cruel, mas a cada dia seu coração está sendo consumido pela ganância e luxúria.
??

Agora, ela vai precisar se atualizar sobre a guerra que, a cada dia está chegando mais perto dela, e colocar seu próximo plano em ação, pois existem comandantes nazistas que ela pode conquistar com sua beleza e, assim, será ainda mais rica e com muitos bens materiais valiosos.
??

- Foi uma forma diferente de ver essa parte do nazismo na segunda guerra mundial, e acompanhar a história da Hannelore foi divertido demais.
A forma de manipulação e os resultados que ela consegue me deixaram besta ao ler e me divertiram bastante. Fiquei bem abalada em algumas descrições da guerra. A escrita é ótima e fluida e só gostaria que tivesse um filme agora.

Suliane Araújo 15/11/2021

A alpinista
Hannelore uma garota de origem humilde e impressionante beleza, não medirá esforços para chegar no topo.

Hellio Piagge 15/06/2021

O retrato da ascensão de uma alemã ambiciosa
Escrito por um dos grandes especialistas em Holocausto no Brasil, A Alpinista traz uma mulher ambiciosa e mescla momentos históricos decisivos da Segunda Guerra Mundial em um romance histórico sobre ascensão social.

A bela e sedutora Hannelore Schultz sempre soube que não viveria uma vida simples em Lilienthal e sim que merecia a elegância, o luxo e o poder de Berlim, grande centro do Terceiro Reich.
Impelida por uma ambição sem limites, Hannelore usará sua beleza para subir degrau por degrau e alcançar seus objetivos. Nem que para isso passe por cima de homens poderosos, sentimentos e valores.

A Alpinista foi meu primeiro contato com a escrita do palestrante e cineasta Marcio Pitliuk. O autor tem um dom nato de contar histórias e desenvolve cada parte do enredo com muita maestria. Enquanto a obra focava na jovem Hannelore, o plano de fundo mostrava o lado terrível da Segunda Guerra, fatos históricos, antissemitismo e Holocausto.

Havia muito tempo em que eu não encontrava uma personagem inescrupulosa e ambiciosa como a Hannelore Schultz. Marcada por essa vontade insaciável de subir na vida, fiquei impressionado com os passos calculados e crimes da jovem. É de longe uma das mulheres mais intensas que já vi na literatura histórica.

A obra, extremamente viciante, leva o leitor aos momentos decisivos do Terceiro Reich como a invasão nazista na França, na União Soviética e à caminhada política de Hitler. Com um final surpreendente, A Alpinista se tornou um dos meus livros favoritos.

Fabio Pedreira 08/05/2021

Bom, porém repetitivo.
Hannelore Schultz nasceu em uma vila na Alemanha, aqueles locais do interior onde não tinha nada, as pessoas trabalhavam nos campos para sobreviver e viviam uma vida simples.⁣

Desde pequena ela já sabia que não era aquilo que queria. O que ela gostaria mesmo era de morar na capital, onde parecia que outro mundo se apresentava, onde as pessoas eram totalmente diferentes e a vida era cheia de possibilidades.⁣

Sendo assim, Hannelore desde cedo começou a traçar seus planos para poder alcançar seus objetivos, não medindo suas ações para conseguir subir mais e mais na vida.⁣

Isso já mostra o motivo de o título se chamar A Alpinista, pois o livro vai mostrar a escalada de Hannelore na sociedade durante a segunda guerra mundial.⁣

O livro me lembrou um pouco Os Sete Maridos de Evelyn Hugo no que diz respeito à uma jovem que busca subir na vida e que está disposta a fazer o que for preciso para isso. A diferença é que no caso da Hannelore ela realmente não liga para quem ela possa machucar, a única coisa que ela quer é uma vida cheia de joias, dinheiro e tudo que puder conseguir.⁣

O livro é bom, gostei da sua leitura, porém, achei um pouco repetitivo, principalmente no que diz respeito às ações da protagonista. As vezes parecia que a coisa se repetia só para que no meio daquilo o autor pudesse contextualizar algumas situações que aconteciam naquele período.⁣

Mas tirando isso a leitura é boa. O autor tem uma escrita muito fluida e seu conhecimento sobre a guerra também faz com que a história seja bem mais crível e muito bem contextualizada. Além disso a trama conta com alguns plot twists no final que dão uma conclusão agradável.⁣

Apesar da repetição, esse certamente é um livro que eu recomendo. Acredito que é uma boa leitura e que vai agradar os leitores.⁣
Caio 08/05/2021minha estante
Boa resenha. Texto muito bem escrito.

Fabio Pedreira 08/05/2021minha estante
Muito obrigado ????

Cris 30/04/2021

Ambição, corrupção e nazismo
“Não era com os príncipes que ela sonhava, e sim com os castelos.” Pág. 22

A protagonista desta história é Hannelore Schultz, uma bela jovem de origem humilde, nascida em uma cidade rural no interior da Alemanha, em meados de 1930.

Hannelore, muito segura de si, aprendeu desde cedo que sua beleza abria portas. Ela amava as viagens a Berlim, que ia com a mãe quando precisavam comprar algo, e ficava fascinada com as pessoas da cidade, com as lojas e restaurantes.

Ela sempre soube que não ficaria para sempre naquela cidadezinha no meio do nada, e assim, foi construindo um plano pra poder conquistar tudo o que ela desejava: luxo, dinheiro e amantes.

Conforme Hannelore foi saindo da adolescência, a Segunda Guerra Mundial começava, e nós acompanhamos neste livro vários anos na vida desta mulher, ao mesmo tempo em que vemos o início e a queda do nazismo na Alemanha.

Gente, fazia tempo que eu não li um livro com uma personagem tão detestável. Hannelore é egocêntrica, não poupa nada e nem ninguém e passa por cima de tudo pra conquistar o que deseja. Não existe um pingo de amor no coração dela, e as coisas que esta mulher faz ao longo do livro é de cair o queixo.

Me irritou muito a maneira como tudo acontecia por conta da beleza de Hannelore, ninguém era imune ao seu poder de sedução. Eu geralmente não gosto de histórias com personagens assim, em que o mundo inteiro é atraído por uma única pessoa.

Mas, apesar disso, achei muito interessante o autor ter criado uma personagem tão inteligente e forte em meio ao poder nazista, predominantemente masculino. Interessante também a abordagem sobre o que acontecia com as esposas dos comandantes nazistas durante a Guerra, elas sabiam o que os maridos faziam? Eram de alguma forma também beneficiadas pela Guerra?

Pra quem gosta de livros com a temática da Segunda Guerra, esta é uma ótima opção pra se conhecer um pouco mais sobre este período histórico. O autor usou vários personagens reais e acontecimentos verdadeiros misturados à ficção.

“A possibilidade de enriquecer rapidamente e o direito de exercer poder sobre a vida de milhares de pessoas eram inebriantes. O poder corrompe, o poder absoluto corrompe de maneira total.” Pág. 140

site: http://instagram.com/li_numlivro

Rose 18/04/2021

Quem me conhece sabe que eu sempre brinco com a frase “cada um usa as armas que tem”, e lendo a A Alpinista, esta frase não me saiu da cabeça.

Hannelore é uma alemã linda que não se conformava com a vida que tinha. Nascida em uma família pobre de camponeses, ela vivia na pequena vila de Lilienthal. Inconformada com sua situação, desde muito cedo ela queria e sonhava com mais: jóias, roupas, viagens, carros, casa, a vida glamorosa das grandes cidades.

Mesmo sendo uma adolescente, ela tinha ciência de seu poder de sedução, e sabia que ele seria sua arma para sair daquele fim do mundo.

Seus planos começaram com o seu casamento com o professor mais respeitado da cidade. Com ele aproveitou para treinar e aprender a arte do sexo e da sedução. Ele comia nas suas mãos. Mas ainda era pouco.

Quando conheceu um rico e influente advogado em uma de suas visitas a Berlim, ela percebeu que um novo degrau de seu sonho estava disponível. Com muita inteligência e astúcia, ela se mudou para Berlim e começou de fato sua jornada à vida de luxo que tanto almejava.

Em meio a 2° Guerra Mundial, Hannelore usou e abusou do que tinha em mãos, sua inteligência e beleza. Colecionou homens e tirou proveito do crescimento do nazismo. Como um tanque de guerra, frio e calculista, foi descartando quem não tinha mais serventia em sua meta de vida.

Dentro do alto escalão do Terceiro Reich, Hannelore tinha em mãos tudo o que havia desejado para si. Sempre um passo à frente de tudo e de todos, e com certa dose de sorte.

O autor Marcio Pitliuk, especialista em holocausto, mostra todo o crescimento da protagonista em meio ao caos que o nazismo estava causando. Usando de forma clara, o papel que muitas mulheres nazistas deram como desculpas para não serem incriminadas pelas atrocidades de seus maridos: "kinder, küche, kirche" (crianças, cozinha, igreja).

Baseado em alguns fatos reais, o leitor viaja para uma época não tão distante, e acompanha a ascenção e queda do regime nazista, assim como toda a destuição por ele causada. Com um final surpreendente e até poético, conseguimos ver, o que talvez seja o único gesto de humanidade desta mulher que usou com maestria seu corpo e mente para chegar onde queria. Uma leitura mais do que recomendada.

site: https://www.instagram.com/fabdosconvites/

Di Sanctis 05/04/2021

A Guerra era a oportunidade perfeita para se fazer fortuna
O livro conta a jornada da bela Hannelore Schultz entre os anos de 1937 e 1973. Ainda jovem, ela decidiu o tipo de vida que queria para si: uma que não envolvesse o desconforto e os modos rudes da vida rural, que ela conhecia tão bem.⁣

E para isso, ela usou todos os artifícios possíveis para manipular os homens que encontrou em seu caminho, os usando como degraus até alcançar a riqueza que almejava.⁣

Essa escalada coincidiu com a ascensão do Nazismo na Alemanha e na Europa, o que contribuiu e muito para os planos ambiciosos de Hannelore. A jovem aproveitou esse período e descartou pessoas como se fossem nada enquanto acumulava riquezas. Sem remorso e sem compaixão. ⁣

O que mais me fisgou aqui, foi a forma como o autor usa a protagonista para enxergarmos o papel da mulher nesse período. ⁣

Kinder, Küche, Kirche (crianças, cozinha e igreja) esse era conceito alemão que definia uma boa mulher e foi usado pós-guerra na defesa das esposas de oficiais nazistas. A desculpa de que nenhuma mulher sabia o que o marido fazia, já que essas eram as únicas funções delas.

Mas Hannelore é o contraponto disso, mostrando que elas não apenas sabiam, como se beneficiavam disso. Uma mulher que via os horrores, mas fingia não ver. Que não entendia o porquê de tudo aquilo, mas não se importava.⁣

Escrito por um dos maiores especialistas do Brasil em Holocausto, esse é um romance histórico riquíssimo em detalhes, com capítulos curtos e instigantes, que faz a leitura ser fluída e empolgante, além de entregar um desfecho de justiça poética.⁣

Um livro que vale a pena ter na coleção.⁣

#TheRedVulcan

Bárbara 02/04/2021

Um novo olhar sobre a perspectiva nazista
Até onde vão os limites da ganância? Fechar os olhos diante de uma catástrofe tão grande como uma guerra em prol de diamantes, ascendência social e poder, aliado a uma mente perspicaz, tudo valeria a pena? Para Hannelore Schult, sim.

No começo do livro, a personagem é apresentada como uma adolescente que sabe de seu poder de sedução. Ela mora em Lilienthal, município rural da Alemanha, mas a vida interiorana está muito aquém do que a jovem queria, especialmente depois de conhecer Berlim e ver todo o brilho e aura de luxo que a capital trazia. Para tanto, ela precisava arquitetar um plano.

Dona de um corpo escultural e sedutora como poucas, Hannelore casa-se com Hans, professor da escola da cidadezinha, com o único propósito de conseguir sair do lugar. O marido seria apenas um degrau e, se depois precisasse ser "descartado", o preço era mais que justo para ela. É em Berlim que a jovem começa a dar as cartas, conquistando os homens para ter a vida que sempre sonhou.

Nessas escolhas, Hannelore acaba se aproximando do alto escalão do Terceiro Reich. Diamantes, joias, casacos de pele, jantares luxuosos, tudo o que a linda alemã sempre sonhou em suas mãos; saber que tudo pertencia aos judeus enviados aos campos de concentração era apenas um detalhe.

Nem mesmo o cheiro acre dos corpos ou as cinzas provenientes dos corpos queimados em Wodospad Niebiski, onde ela morou numa casa luxuosa com seu marido, o comandante Muller, nos últimos anos da guerra, serviram para que a gananciosa mulher tivesse o mínimo de empatia. É bem interessante conhecer um pouco sobre o princípio "kinder, küche, kirche" (crianças, cozinha, igreja), que as mulheres nazistas usaram como desculpas para não serem responsabilizadas pelos crimes dos maridos. Elas nada sabiam, pois se dedicavam à criação dos filhos, à administração da casa e aos compromissos religiosos. Até que ponto essas mulheres realmente não sabiam que todo o luxo que recebiam vinha do extermínio dos judeus?

O autor é um dos maiores especialistas de holocausto no país e trouxe, nesta obra, um romance permeado de informações históricas, de forma linear. Seguimos a história de ascensão de Hannelore, acompanhando a Noite dos Cristais, a invasão nazista à França e à União Soviética, e os disparates de Hitler, com seus discursos inflamados. É uma leitura empolgante e um enredo muito bem construído, dividido em três partes, ideal para quem quer conhecer um pouco mais sobre os bastidores da Segunda Guerra. A obra tem um final surpreendente, que vale muito a pena conferir.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

May 25/03/2021

Hannellore desde jovem queria sair do interior da Alemanha e ter uma vida de luxo, e para isso não mediu esforços e abusou da sua sensualidade para chegar aos mais altos degraus do Terceiro Reich. Por ser ambientada na Segunda guerra mundial, a história tem muitos detalhes baseados na nesse período, o que sem sombra de dúvidas deixou a leitura muito interessante, já que o autor, sendo especialista no Holocausto, descreveu os horrores daqueles anos pela visão de personagens nazistas, isso inclusive deixa a leitura com um ar mais pesado e passa emoções intensas pra o leitor. A protagonista foi muito bem desenvolvida, com uma personalidade forte, mas também muito egoísta e gananciosa, ela é uma mulher que só pensa nela e não se importa com as opiniões alheias e nem com as pessoa que a ajudaram chegar onde ela queria. A leitura seria ainda mais interessante se não houvesse algumas cenas de sexo que soaram um pouco forçadas e sem um contexto. Apesar disso, o autor construiu um história excelente baseada nos horrores que aconteceram no Holocausto, e apesar do tema conseguiu deixar a leitura muito fluida.

"Não havia mais limites para sua ambição. Ela tinha certeza de que galgaria cada degrau que havia planejado."

@mamaetalendo 14/03/2021

Um romance, baseado em fatos históricos, escrito por Marcio Pitliuk, um dos maiores especialistas brasileiros no Holocausto.

O livro mostra claramente os horrores da guerra, das vidas despedaçadas, o sofrimento, a humilhação...a sobrevivência, as perdas, e um outro lado, a ascensão social ambientada na Alemanha Nazista.

Hannelore Schulz, uma jovem linda e sensual que se aproveita da sua beleza estonteante, para conquistar degrau por degrau, uma vida de luxo, luxúria e conforto. E a cada objetivo atingido, e com uma ambição sem limites, descarta os homens que a ajudaram nas conquistas.

Primeiro se casa com o professor da sua cidade, conquista um advogado em Berlim... se satisfaz com o motorista, e a cada passo vai subindo degraus, até se casar com um oficial do alto escalão do terceiro Reich. Ela se aproveita da guerra para subir na vida, e cada vez mais e mais.

E será que algum dia Hannelore pagará por seus crimes? Ahhhh, vem ler que o final é surpreendente.

Eu já tinha lido e amado "O homem que venceu Hitler" do mesmo autor, mas A Alpinista, entrou na lista dos meus favoritos, e já estou ansiosa aguardando o próximo, que falará da participação das empresas, empresários e universitários no Holocausto.

E lembrem-se: A história deve servir de exemplo. Sempre. Não podemos nunca fingir que nada aconteceu