Os Donos do Poder

Os Donos do Poder Raymundo Faoro

Resenhas - Os Donos do Poder

Amaurijbarros 22/10/2023

OS DONOS DO PODER
Uma visão histórica administrativa, tudo é riqueza e poder para atender um grupo e essa cultura é implantada sem questionamento da população que tudo depende e precisa. Leiam e entenda o que estamos passando hoje na nossa república.

Lara1886 10/05/2023

Resenha: Os Donos do Poder
Ensaio fundamental, acadêmico, para a compreensão da formação social e política brasileira. Partindo das origens portuguesas de nosso patronato político, o autor demonstra como o Brasil foi governado, desde a colônia, por uma comunidade burocrática que acabou por frustrar o desenvolvimento de uma nação independente. Sua análise abarca o longo período que vai da Revolução Portuguesa do século XIV até a Revolução de 1930 no Brasil.

z..... 17/05/2022

Leitura valorosa na percepção da formação política do Brasil, com abordagens históricas, sociológicas e econômicas que vão do passado feudal de Portugal até o período Vargas. O recorte temporal é dissertativo sobre a ideologia de governo que predominou ao longo de diferentes séculos. Foi publicada em 1958 e é notório para o leitor como a política atual reflete as mesmas disposições do passado. Não é para menos, Raymundo Faoro destacou como a burocracia e o estamento político mantiveram as elites no poder.

As análises começam no feudalismo (onde o rei tinha supremacia em tudo); as navegações na Idade Moderna trouxeram inovações por projetar o comércio marítimo e atrair investimentos da burguesia (contexto que fez o poder ser dividido e barganhado, com projeção de retorno no máximo lucro possível nas colônias, fadadas à exploração); o governo estamental preservou e ampliou a dominância da elite no colonialismo e fases seguintes, em que o imperador não tinha soberania e a democracia excluiu seu elemento mais representativo e anárquico para mudanças, o povo, dominado pelas oligarquias e coronelismo.
Algumas das dissertações no livro...

O autor não destaca personagens específicos, o pensamento predominante das elites no poder é o foco, comum nos que adentram o governo, favorecidos sempre pela burocracia e estamento político manipulados a seu favor, a ponto de uma das conclusões mais conhecidas e impactantes do livro ser de governos que frequentemente exercem poder sobre elementos públicos como se fossem privados.

É livro extenso (tem mais de 900 páginas) e costuma ser correlacionado à leitura chata, o que discordo, pois o texto é de linguagem bastante acessível, sem o academicismo formal como imaginei no início.
Algo que poderia tornar a leitura mais fluida (não sei se as editoras poderiam fazer isso) seria alteração na formalidade estética. A obra tem disposição editorial de outros tempos onde o início de cada capítulo tem o tema e subtópicos tipo um pequeno sumário, seguindo-se textos longos em que os tópicos vão se misturando. Poderiam pelo menos repetir o nome dado pelo autor em cada subtópico que se inicia. Duvido que a maioria dos leitores fique retornando ao começo do capítulo para ver... Oras, assim adentramos cada tópico já cientes do que estará tratando.
Outra versatilidade seria colocar as notas editorias no final de cada capítulo, não reunindo tudo ao final do livro. Não sei em que percentual, mas acredito que a leitura ficaria mais dinâmica. Porém, é o de menos na representatividade da obra...

Encerro com algumas frases da publicação:

"A comunidade política conduz, comanda, supervisiona os negócios, como negócios privados seus, na origem, como negócios públicos depois, em linhas que se demarcam gradualmente."
(Capítulo Final)

"O poder não nasce da soberania popular, nem por ela se justifica, senão que preexiste à sociedade, autenticado pelo tempo e pela tradição nacional."
(Capítulo XV)

"O governo dos coronéis, chefes políticos, donos da terra, só pode ser o que aí temos: opressão política e exploração impositiva."
(Capítulo XV)

José Marques 24/05/2021

Como entender o Brasil hoje?
Olhando profundamente para o passado!

Livro: Os donos do poder, Raymundo Faoro. (@editorabibliotecaazul)

Enquanto lia/estudava o Curso de Direito Constitucional Contemporâneo do ministro Luís Roberto Barroso, em março de 2020, vi numa nota de rodapé indicações de livros para uma melhor compreensão sobre a formação do Estado brasileiro, o primeiro deles era Os donos do poder.

Com uma leitura densa, grandes parágrafos (o que particularmente me incomoda e pode incomodar outros tantos), Raymundo Faoro nos introduz no embrião de Portugal e nos conduz por uma longa viagem na história até Getúlio Vargas em 1945, para que possamos entender como se deu a formação do patronato brasileiro, que não findou lá com Vargas, mas continua fortemente impregnado em nosso contexto, pleno século XXI.

Não deixe os longos parágrafos desanimarem você, pois depois que engata na leitura não quer mais parar.

Você vai entrar no turbilhão da edificação da nossa história social, econômica, intelectual e política.

Um clássico necessário para compreendermos as minúcias e complexidades do Brasil em tempos de radicalismo político-ideológico.

RECOMENDO DEMAIS!

JM

Marcelo Purificação 18/07/2020

Incrível
Esse livro é espetacular... Faoro descreve a Revolução de Avis em Portugal passando pelo período da colonial até a Revolução de 30... E descrevendo todas relações políticas e econômicas, em bases patrimonialistas e estamentais, e uma coisa que impressiona é o comportamento dos políticos que se assemelha até hj... O livro que deve ser lido para compreender o Brasil, continua atual...

Tiago.Carneiro 18/04/2020

Brazil 101
Trata-se de obra muito rica, escrita por Raymundo Faoro, notável jurista brasileiro, Uma retrospectiva de aproximadamente seis séculos, que tem por objetivo explicar o porquê do Brasil ser o que é, politicamente e economicamente falando. Muitas das instituições vigentes em nosso país, muito da mentalidade e comportamento das classes, principalmente a dominante, remete à um passado distante, uma estrutura importada de Portugal, que não pode ser facilmente mudado e esquecido.

É deveras interessante observar como a mesma estrutura burocrática que possibilitou Portugal a se tornar nação soberana e independente , além de pioneira nas grandes navegações, foi responsável pelo seu atraso, visto que, séculos depois, a nação encontrar-se-ia refém do rendimento de suas colônias, e do predatismo econômico inglês, presa em sua "carapaça burocrática", nas palavras de Faoro.

Posso dizer que, para mim, foi leitura relativamente maçante. Ainda sim, impossível é deixar de reconhecer a importância da obra, em razão de sua qualidade. Na minha opinião, é imprescindível a leitura para aquele que deseja entender como de fato funciona o Brasil, quem são aqueles que governam, como governam, e porque governam, e de onde tudo isso vem. Fora disso, só resta a superficialidade, visto o quão complexas são as raízes do do poder, no Brasil.

TalesVR 01/06/2019

Raymundo Faoro desenvolveu um trabalho GIGANTESCO em conteúdo para explicitar a natureza patrimonialista do poder no Brasil. Ele vai atrás das raízes portuguesas da questão e passa por 6 séculos da história do país, até chegar em Vargas. É simplesmente louvável e lindo esse livro. A crítica final depois de passar por toda essa aula é uma coisa que você lê e só consegue balançar a cabeça concordando, é muito bem referenciado.

Experiência pessoal: ''Os Donos do Poder'' requer dedicação e tempo. Achei puxado 913 páginas, mesmo tendo devorado em poucos dias pela qualidade do que estava lendo. Enfim, é uma contribuição enorme aos estudos históricos e uma base para se entender muitos ''porques'' da vida política nacional. Me resta agradecer: obrigado pela companhia, Faoro.

Élida Mercês 19/01/2019

Texto denso que aborda seis séculos de história do Brasil e Portugal, de D.João I a Getúlio Vargas, e me acompanhou durante 15 meses. Gratificante concluir esta leitura/estudo essencial para compreender o Brasil.

Diego 12/09/2018

Por que ainda somos subdesenvolvidos
Este livro é importantíssimo nos estudos do subdesenvolvimento brasileiro e suas razões históricas. Mesmo que atualmente haja discordâncias acadêmicas com suas hipóteses (haja vista as obras recentes de Jessé Souza), sua leitura permanece relevante.

A tese fundamental de Faoro é que o Brasil herda dos portugueses o Estado com suas características hibéricas "sui generis": um capitalismo patrimonialista orientado pelo Estado. No topo da pirâmide social não está uma elite formada pelos melhores (mais capazes, mais bem-sucedidos, mais ricos, enfim...). Não; no topo está o ESTAMENTO BUROCRÁTICO.

Esta classe em particular é patrimonialista (o que é público na verdade é dela) e também aristocrática (estão no topo do poder e hermeticamente fechados ali). Faoro explica ao longo de seu enorme "tijolão" de quase 900 páginas como o estamento sobreviveu ao longo de 500 anos de história brasileira. Mesmo com pressões liberalizantes dos irmãos desenvolvidos do norte, ou o canto da sereia socialista do leste... Nada mexeu com a classe estamental. Firme em seus cargos públicos (e controlando politicamente a nossa economia), orientando a sociedade de cima para baixo, dando uma migalha ali e outra acolá, assim o estamento burocrático brasileiro se manteve.

Fica-se triste ao terminar a leitura do livro. Confesso.

Percebe-se que as amarras sociais que nos asfixiam são grossas demais porque são antigas demais.
Ian Régis 12/01/2022minha estante
É possível que você já tenha lido 'Raízes do Brasil' do Sérgio Buarque de Holanda, produzido na década de 30, que eu considero livro-irmão do tomo de Faoro. Eu te indico 'O Dinossauro' do José Osvaldo de Meira Penna como continuidade de boa parte dos temas afins aos dois intelectuais anteriores. A vantagem desse último, é ter sido coligido bem no final dos anos 80, no período de redemocratização do Brasil, o que atualiza bastante a lacuna temporal entre a época limite dos estudos de Faoro e nosso atual século. Meira Pena é embaixador de carreira e grande erudito.

Lista de Livros 23/12/2013

Lista de Livros: Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro – Raymundo Faoro
“A história, uma vez aberta ao dinamismo, não contempla atos gratuitos e inconsequentes – ela devora, segundo uma ideia que seria cara a Hegel, homens e instituições.”
“Em todos os tempos, as culturas, quando se encontram, combatem, com o sacrifício de uma, num permanente processo de trituramento interior, com a sobra da nostalgia idealizada da civilização perdida e soterrada, longínqua e morta.”
“‘Entre as instituições militares e o militarismo vai,’ – dirá Rui Barbosa, em 1909, com a correção quase sociológica dos termos – ‘em substância, o mesmo abismo de uma contradição radical. O militarismo, governo da nação pela espada, arruína as instituições militares, subalternidade legal da espada à nação. As instituições militares organizam juridicamente a força. O militarismo a desorganiza. O militarismo está para o Exército, como o fanatismo para a religião, como o charlatanismo para a ciência, como o industrialismo para a indústria, como o mercantilismo para o comércio, como o cesarismo para a realeza, como o demagogismo para a democracia, como o absolutismo para a ordem, como o egoísmo para o eu’.”
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2011/12/os-donos-do-poder-formacao-do-patronato.html

Cleilson G. Tor 25/05/2009

Livro muito bom. Ele é quase completo quando o assunto é poder político brasileiro. Utilizei ele para fazer a revisão de literatura do meu projeto de monografia que irá falar principalmente sobre representatividade política. Com ele consegui fazer um histórico da guarda nacional até a sua desativação, e o que os cargos dela deixaram de herança para a população pobre, analfabeta e sem conhecimento politico algum, que é justamente as praticas do "voto de cabresto", praticados pelos "coronéis".
No geral a obra é boa.