Clarice não Volta

Clarice não Volta Fabrício Rodrigues Afonso

Resenhas -

Thati 18/03/2021

Eu ainda estou assimilando tudo o que essa leitura representou pra mim. Clarice me marcou de uma forma que eu não esperava, apesar de não ter vivido metade do que acontece em sua vida, eu me vi nela. Uma adolescente entrando na vida adulta e buscando um auto-conhecimento que muitas vezes acaba sendo confundido pelo que a sociedade espera de nós. O autor foi sensacional, soube como abordar temas de grande relevância. Cada pessoa que passou pela vida de Clarice a ensinou algo, de alguma maneira. E sinto que a que mais aprendeu, fui eu. Gostaria que essa história pudesse ter sido prolongada, mas na minha opinião não existiria um final mais maestroso do que o que encontramos. Diversas referências a artistas, músicas e livros são feitas durante a leitura, aproveito e deixo um alerta para gatilhos de depressão e suicídio.
Se você já leu A hora da estrela de Clarice Lispector, sem dúvidas irá se apaixonar por Clarice não volta.

Lyne 23/12/2020

Perfeito!!!
Leitura concluída ?????

Felizmente tive o privilégio de ler o livro e ele é simplesmente incrível.
Estou relendo pela terceira vez ??

mary_raiodeletras 16/01/2021

Demorei muito para terminar essa leitura porque queria absorver todo o sentimento que Clarice trouxe para minha vida.
Eu refleti muito nas consequências de minhas escolhas e de como elas podem impactar a vida de outras pessoas.
Clarice não volta precisa ser lido por todos.

@crises_literarias 27/02/2021

Leitura que te faz pensar...
O livro se passa em São Paulo e conta a história de Clarice dos Reis ou simplesmente Clarice.

Logo no começo somos apresentados a uma personagem, cheia de sonhos, questionamentos sobre si mesma e apaixonada por café.

É muito fácil se encantar por Clarice, ela não consegue ignorar injustiças, está sempre pronta para aprender e conhecer a realidade e lutas de outras pessoas. Vemos como ela conhece pessoas que influenciam a pensar fora da caixa. Mas nem tudo são flores, ela fica dividida entre um relacionamento tóxico e entre desilusões amorosas e com a vida, vemos como Clarice vai se modificando e quebrando.

Por isso, digo que Clarice não volta é muito mais do que um romance, vai te fazer parar, pensar, analisar e até chorar. Mas vai valer a pena. E a leitura é rápida, dá pra ler em um dia.

Maria.Paula 30/06/2021

um livro muito necessário!
Acompanhamos Clarice passar por várias situações problemáticas e esbarrar em pessoas que só souberam tirar pedaços dela, mas ela se diz estar acostumada a ser deixada. Ela passa por alguns empregos ruins, mas acaba encontrando ombros amigos muito importantes, que fizeram mudar muitas vezes o seu modo de pensar e a ajudaram a expandir seus horizontes, mas até mesmo pessoas boas partem de nossas vidas algumas vezes.
Clarice esbarra em várias ideologias e causas, encontra pessoas com histórias marcantes, mas nem isso foi suficiente para tirar de Clarice o peso de tantas perdas, principalmente a perda dela mesma. O desenvolvimento de sua depressão é gradativo, o que nos consome aos poucos, nos últimos capítulos nós comparamos a Clarice do começo do livro com a Clarice que termina perdida dentro do peso do seu próprio corpo.
O livro se passa na cidade de São Paulo, me senti caminhando pela paulista junto com a personagem, várias citações de escritores nacionais e trechos de músicas mpb estão espalhadas pelo livro e isso me encantou (quando Clarice escuta seu amigo cantar Filipe Catto meu coração se desmanchou todinho mds)
A escrita e a narrativa do autor é muito fluída e rápida, demora um pouco para acostumarmos com Clarice, ela não me pareceu muito interessante no começo, apenas uma pessoa comum vivendo sua correria na grande São Paulo, mas o que mais me deixou mal foi ver como ela escondia sua própria dor para que ninguém em volta dela percebesse, Clarice se doou muito pelos outros e pouquíssimas vezes recebeu de volta, ela acredita muito em pessoas que claramente não se importam com ela, e nessas horas tive vontade de ser amiga dela para poder abrir seus olhos.
Me vi muito em Clarice ao decorrer do livro, e ao entender sua cabeça e seus vários pensamentos deturpados eu sofri, senti sua dor até a última linha.

site: https://www.instagram.com/p/COtMZPRDd7A/

Livro açucarado 23/12/2020

Leitura concluída ??
Clarice não volta - @conversagenerica 5/5?+??

"Quanto mais ainda resta para se despedaçar inteiramente? Ela já não era dela, há muito tempo só não havia percebido."

? Meus amores esse livro é eita atrás de eita, oq foi isso, um livro que te prende do começo ao fim, gostei tanto que consegui ler ele em 1 dia

? Clarice, está em busca de algo para se completar, um amor ou qualquer outra ocupação em que ela acredite e defenda

? Começa então a ter um relacionamento com uma pessoa tóxica, que só aparece quando lhe convém, tem uma queda pelo filho do seu chefe (quando eram crianças brincavam junto), e o sentimento é recíproco, mas Clarice teima em apostar no embuste e isso vai acabando com ela aos poucos

? Mas Clarice não está só em busca de um grande amor, ela quer defender o que acredita, então encontra umas pessoas que fazem protesto e começa a participar do grupo também

? Clarice não volta, é muito mais que um romance psicológico, pois, aborda temas como política, religião, LGBTQIA+, depressão, entre outros

? É um livro muito necessário, que além de abordar esses temas polêmicos ele nos encanta a cada capítulo, com certeza virou um dos meus favoritos da vida

Bia 07/01/2021

Cada um têm uma Clarice na vida.

Clarice não teve pai e sim, uma mãe ausente. Desde criança sobreviveu a situações complicadas em uma cidade grande demais para entender. Quando Clarice encontra o mundo, ela se depara com o curioso, descobrindo ideologias, facetas e grandes historias por toda a parte. Se acompanhando de pessoas boas e ruins. Mesmo assim, isso ainda a deixa se perguntando: se apesar de tudo, um dia ela existirá de verdade?⁣

Fabrício Rodrigues brinca com nossa mente, trazendo uma personagem sofrida, cheia de dúvidas e inocente frente ao mundo. Atribuindo a metáforas, ele aborda sobre o amadurecimento da vida, as perdas, recomeços, amor, amizade e depressão. Como o autor falou recentemente: " um livro de esquina", comum a qualquer vida, mas que diz tanto.⁣

Clarice é uma personagem por quem me apeguei logo: amante de um bom café, está disposta a aprender e lutar por outras pessoas. Porém, sua vida é marcada não só de alegrias, mas de desilusões amorosas, amizades toxicas e más influencias. Aos poucos, essa garota que antes era tão inocente, muda, evolui e aprende que com os cacos quebrados pode fazer retalhos.⁣

A escrita é fluida, segue o ritmo da mente da protagonista e deixou isso mais intimista. Para cada leitor, a obra pode ter um significado diferente, visto que o final me deixou surpresa e ainda questionando sobre a personagem. Afinal, temos uma Clarice em algum momento de nossas vidas, podemos ser ela ou encontra-la pelo caminho.⁣

Mesmo assim, foi interessante conhecer ideologias e ver como a protagonista está inserida nesse meio. Como ela desperta para o outro lado humano. Ademais, ele aborda a luta LGBTQIA+, um ponto muito positivo , tendo em vista o preconceito que essa comunidade sofre.⁣

❤ O final foi muito satisfatório, até me surpreendeu. Se você quer uma leitura curta e identificável, “Clarice não volta” é um nacional que vai te proporcionar inúmeras reflexões.⁣

site: https://www.instagram.com/p/CJwx5N8DGMb/
xxfaabs 08/01/2021minha estante