Para meu amigo branco

Para meu amigo branco Manoel Soares

Resenhas - Para Meu Amigo Branco

Mônica 23/12/2020

Importantíssimo
Ganhei esse livro do próprio jornalista Manoel Soares e estava bastante ansiosa em começar a leitura. Confesso que também fiquei receosa, achando que iria receber vários tapas na cara, na minha posição de branca privilegiada. Mas ao invés de disparos de raiva e dedos apontados encontrei um texto leve, didático e, como ele mesmo disse, que usa a arma do afeto para apontar hábitos, diálogos e piadas que estão incrustradas na nossa sociedade racista e explica como mudar a situação.

O autor nos coloca no centro das atenções e faz com que a gente repense nossas atitudes. Em vários momentos Manoel nos questiona de onde vêm os hábitos racistas que temos enraizados em nós, como podemos fazer para mudar e mostra como isso afeta os negros.
Nos conduz desde os primórdios da escravidão até hoje em dia o que o racismo faz com pessoas de pele escura, com alguns exemplos próprios, outros da cultura brasileira, explanando termos recentes e muito utilizados como "branquitude", "racismo reverso" e "racismo estrutural".

Assunto importantíssimo dos dias atuais, ele abre nossos olhos para algo que precisa ser mudado, urgente. Em sua fala mansa, apoiada pelo afeto, abre o diálogo inicial para que a gente esteja junto e misturado nessa luta que é de todos.

Meu único ponto "negativo" é que ele acaba muito rápido. Apesar de super necessário eu queria mais explicações, mais exemplos diários, mais respostas de como impedir que situações racistas aconteçam na minha roda de convivência.
Sem dúvida nenhuma poderia vir o segundo volume e eu devoraria, assim como fiz com esse.

Virginia.Laurindo 10/03/2023

Potente
Conheci, de verdade, o Emanoel em uma entrevista dada ao Quem pode, Pod. Uma entrevista que se popularizou por causa de alguns relatos profundos dele. Por isso, a procura pelo livro.
Essa é uma obra para quem deseja letramento racial.

Mada 25/04/2021

Um livro rápido e simples de ler! Fala sobre o racismo de forma bem didática e explica de maneira simples suas implicações. Uma leitura interessante.

Sandra Silva 27/11/2022

Leitura indispensável!
Todas as armas que pudermos usar contra o racismo, nós devemos usar.
Esse livro é uma arma poderosíssima. É doloroso de ler, porque você percebe que o racismo foi e é incutido em nós todos os dias, mas precisamos estar atentos e lutar contra essa corrente de ódio, que só nos distancia e prejudica.
Manoel foi muito didático e empático ao escrever, porque usa as suas dores para mostrar o quão estúpido, mesquinho e brutal uma atitude racista é.
E mais uma tentativa de mostrar, para as pessoas brancas, que elas não são melhores que nós!
Leiam!!!

carolmc_ 26/07/2022

Todo amigo branco deveria ler.
Esse é um tema sobre o qual não me canso de ler, pra cada vez mais tentar entender o que jamais vou sentir na pele, pra cada vez mais afastar de mim comportamentos enraizados de toda uma sociedade racista. O autor nos coloca pra pensar sobre situações que naturalmente não atentamos. Que mudemos esse pensamento.

Thaisy 31/12/2022

Necessário
O livro para é literalmente para meu amigo branco. Necessário e todos deveriam ler!

Como adolescente negra, vi nesse livro um pouco da vida de outros negros, como foram algumas fases de suas vidas e aprendi um pouco mais. Não sei explicar oq senti, só que não me arrependo de cada página lida, sei q isso vai me ajudar muito na minha existência e muito provavelmente vai me ajudar a ajudar pessoas q as vezes são racistas sem perceber.

Cami Sanches 12/03/2023

Absolutamente necessário
"Nosso livro acabou agora, mas nossas conversas ainda não. Te convidou a assumir o compromisso de levar o que aprendemos adiante e dividir como foi a experiência de exercitar uma atitude antirracista na sua vida. Te agradeço a parceria e, com certeza, a gente vai se encontrar em breve... em um país melhor" (p. 145)

Sim, trouxe a última frase do livro aqui para a resenha.
Fiquem tranquilos, nada de spoiler ou coisa do tipo.
É que eu estava tão arrepiada quando cheguei neste final que não havia como escolher outro momento.
Eu fechei o livro querendo distribuir ele para rodas as pessoas aue eu conheço...
E acho que ainda vou fazer isso mesmo.
Porque esse livro é essencial para nós, para entendermos nossa responsabilidade e nosso papel enquanto branquitude.
Estou sem palavras.
Só posso aplaudir e absorver cada uma dessas palavras.

Mah 25/03/2023

Impactante e totalmente necessário!!
"Por que quanto mais alto ando, menos negros vejo?"
Esse livro deveria ser leitura obrigatória nas escolas.. as perguntas que ele traz, levanta questões únicas e super importantes.
Estou até agora pensando nesse livro e em como posso estudar ainda mais e mais!
Recomendo! O Manoel fez um trabalho incrível e vou passar com certeza esse livro e reflexões adiante :)