A mulher ruiva Orhan Pamuk

Resenhas - A mulher ruiva

Frank 09/01/2021

A narrativa do Orhan Pamuk é sensacional, fluída, que prende a atenção. Mesmo contando a história de um jovem cavador de poços, a filosofia e moral imbuída na história, com inclusão de mitos antigos, toma a atenção do leitor. Infelizamente, senti que o final foi injusto e me decepcionou. Mas ainda assim é um ótimo romance.
Luly @projetocabeceira 17/01/2021minha estante
Cheguei a metade com a mesma surpresa: como uma história simples e aparentemente sem muita razão de ser, conseguiu embutir tantas camadas filosóficas.

Marcia 10/02/2021minha estante
Nunca havia lido uma obra deste autor. Foi uma maravilhosa surpresa! Uma narrativa serena sem ser vagarosa. Uma história envolvente e sempre atual. Recomendo.

Pedro Sucupira 26/01/2021

2021 LIVRO 6 - A Mulher Ruiva, Orhan Pamuk.
É a primeira vez que leio um livro de literatura do Oriente Médio, o que gostei bastante. Escrito pelo turco Orhan Pamuk, esse livro relata a história de Cem Çelic, um jovem que acaba encontrando em um cavador de poços, Mahmut, o pai que sempre buscou. Um romance sobre as relações humanas e suas complexidades, com foco na relação entre Cem e as suas figuras paternas, e com algumas reviravoltas no enredo surpreendentes e que dão muito o que pensar.

A narrativa, em primeira pessoa, é muito fluída, dividida em pequenos capítulos que facilitam a leitura, e também simples, mas sem perder a profundidade. As poucas vezes que recorri ao dicionário foram para olhar os significados de palavras das culturas Islâmica e Turca. A história é dividida em três partes e para mim somente no final da primeira parte, quando ocorre a primeira grande reviravolta, o que me deixou com sentimentos conflituosos, que a história fica extremamente boa e você não consegue mais parar de ler.

Publicado originalmente em pedrosucupira.com

Kira 12/03/2021

"Como na vida, o comportamento obsessivo de um indivíduo se confunde com a pureza de uma paixão."

Por este livro dá para notar o porquê do Orhan Opamuk ter ganhado um Nobel de Literatura, a escrita do autor é realmente incrível e viciante, digo isso pois eu não gostei muito da história hahaha
O enredo começa muito bom, bem vira página, mesmo sendo do começo ao fim um livro com a temática de obsessão (geralmente odeio livros com essa pegada), mas quando tudo gira em torno dos mitos/destino achei um pouco enfadonho, pois muito repetitivo.
O conflito dos personagens entre oriente/ocidente é bem interessante de perceber e foi fascinante mergulhar um pouco nessa Turquia que é uma mistura da tradição e do secular, de Ásia e Europa. É muito rico culturalmente, realmente me senti passeando por Istambul e Öngören.
Tem passagens belíssimas e muito poéticas.
De modo geral é um bom livro, mas provavelmente não irei reler.
Serviu como um gatilho para ver mais obras do autor, que com certeza devem ser excepcionais.

"Mas não quero que meus inimigos me definam e não quero ser refém de falsas dicotomias como esquerda e direita, religioso ou moderno. Só quero ser fiel a mim mesmo. Por isso tomo distância das pessoas e me concentro em minha poesia."

veduardac 19/01/2021

Relações de pai e filho e outras reflexões
O livro é para grandes reflexões das interações humanas, principalmente a de pai e filho. As complexas emoções e busca por se encontrar, às vezes, leva à criação de necessidades emocionais e físicas. A narrativa do autor é realmente de grande capacidade e precisão imaginativa. Me perdi um pouco mas logo consegui captar a narrativa novamente e me entreguei a história. As grandes reviravoltas nos fazem pensar e nada melhor que um livro que nos faça pensar e avaliar a nós mesmos e nossas relações humanas e intelectuais. Um livro que guardarei na memória com estima.

Fábio Nogueira 21/01/2021

Da Turquia para o mundo...
Me surpreendi bastante com este livro! A história prende do começo ao fim. Parabéns mais uma vez a TAG pelo excelente prestação de serviços a nós leitores :)
Marcos Ferraz 22/02/2021minha estante
Também gostei muito!!!
E, de quebra, ainda me fez ler "Édipo Rei", que estava na minha lista de pendências há décadas!
Sensacional!

Fábio Nogueira 22/02/2021minha estante
Show!
Ouvindo o podcast da TAG, me deu vontade de conhecer outras obras do autor.

Marcos Ferraz 22/02/2021minha estante
Ainda não ouvi.
Vou fazer isso agora.

Fábio Nogueira 22/02/2021minha estante
Vale a pena conferir

Pudima 12/06/2021

Interessante mas demorei para ler.
Pensei que leria rápido esse livro e que a história me prenderia bastante, mas não foi o que aconteceu, e eu não sei dizer o porquê.
A história é muito bem escrita e gostei muito do final, mas senti falta de certa fluidez no decorrer da leitura. Apesar de o final parecer óbvio, fiquei bastante surpresa - talvez porque a história só me conquistou mesmo quando já estava chegando ao fim.
Esse livro fala sobre ego. E sobre relacionamento familiar. E sobre pais incapazes e filhos incompreensíveis. E sobre abandono, e projeção, e culpa, e pensamentos obsessivos. E sobre o julgar, o não julgar. E fala sobre mim.
Talvez eu tenha demorado tanto para concluir a leitura porque precisei pensar sobre mim, e sobre a dinâmica que tenho com meu pai, e sobre a dinâmica que espero que meus filhos - se um dia houverem - venham a ter com o seu pai.
Interessante. Difícil também.
Paz, amor e bem.

Rebeca 30/05/2021

SOS QUE PLOT FOI ESSE!!!!
Eu admito esperava um livro leve e próximo de um romance clichê como os do John Green, mas acabei vendo algo muito mais complexo que isso e quando eu achava que entendia acabava vendo que na verdade eu não entendi nada e não é um final óbvio.

Amei as referências e insights que ele gera pra outras leituras que foram esquecidas ao longo do tempo e que como os mitos podem ser reais ( e a reflexão sobre isso também mexeu muito comigo, imagina se daqui um tempo o cristianismo vira um mito? refletindo...).

O modo como toca o tema da ausência paterna com assertividade, dando brecha pra julgar, mas também para compreender a visão de cada um dos personagens é cirúrgico como um bisturi.

De modo geral é muito bom, cumpre o objetivo de
ser um livro leve e rápido, caso eu tivesse mais tempo para dedicar certeza finalizaria em 01 dia.

Bruna.Toledo 11/04/2021

Leia até o final! Não desista.
O livro é dividido em 3 partes que são muito distintas, narrativamente falando.

*A primeira parte (+- 100 pags) não me prendeu, foi bem arrastada.
*O final da primeira parte foi que começou a me deixar mais envolvida na trama, e a segunda parte toma um ritmo mais acelerado na cronologia da história.
*A terceira parte (que envolve as últimas 33 págs) tem um puta plot twist que muda ABSOLUTAMENTE tudo!

Durante 90% do tempo eu achei que não era culta o suficiente para apreciar a obra porque a história trata bastante de questões filosóficas sobre as relações entre pais e filhos, trazendo referências de importantes obras acadêmicas e literárias (passando por Freud, Édipo Rei e Jean-Jacques Rosseau, por exemplo).

Sinceramente, não foi uma leitura prazerosa e certamente a minha nota seria 2/5 caso o final não tivesse sido tão maravilhosamente construído. Ao final, todas as pontas são amarradas e toda a narração faz sentido. Genial! Minha dica é: não desista do livro!

Por outro lado, sou uma grande admiradora da cultura do oriente médio e as referências ao contos persas populares fariam valer a pena de qualquer modo.

Vania.Evangelista 12/03/2021

Uma narrativa dividida em três partes cheia de conflitos, mitos e lendas. Tão bem desenvolvido que te envolve e faz querer devorar de uma só vez. Quando você acha que já entendeu o conflito, ao virar a página muda tudo. Está obra me fez querer conhecer mais sobre o autor, me fez repensar várias situações da minha vida e o que esperar do meu futuro. Experiência incrível!

Josiane.Castro 15/01/2021

Um livro que se tem a necessidade urgente de se saber o final, quase tive que espiar. Realmente muito bom , enredo gostoso

Juliana.Sallum 31/07/2022

A mulher ruiva
Essa história nos mostra como uma decisão tomada em um segundo pode mudar completamente o rumo de nossas vidas.

Mari Alcobas 21/03/2021

Deixou a desejar
Acredito que criei certa expectativa em relação ao livro, o que não gosto de fazer... mas esperava mais...

Marina.Cyrillo 10/03/2021

A mulher ruiva
Não conhecia a escrita de Pamuk, Turco, premiadíssimo. Adorei mergulhar na cultura oriental (Istambul) e refletir sobre a temática pai e filho e todo o emaranhado dessa relação reconfigurada pelo mito/ complexo de Édipo e a Épica dos Reis. As vezes é preciso ir ao fundo do poço pra superar nossas obsessões e traumas. Vale a leitura!

Lu 07/04/2021

Essa é uma história sobre obsessão. Uma boa história sobre obsessão com uma pitada de romance de formação e suspense. Algumas reviravoltas trazem emoção para a última metade e as reflexões de Pamuk são excelentes.

inasantos 25/01/2021

O livro te prende desde o início pela curiosidade de entender como irá se desenvolver e o quanto as histórias cujo o protagonista é aficionado tem a ver com o livro.
Não é o livro mais maravilhoso que li, mas é muito bom!