A vovó é louca

A vovó é louca Francisco Leite D. Brasil

Resenhas - A vovó é louca

Biadebianca 18/01/2021

A vovó é louca (!)
A vovó é louca foi uma surpresa literária maravilhosa! Leitura fluida, com referências nordestinas, em especial, à cidade de João Pessoa.

Primeiros momentos foram de identificação familiar. Uma tia crente fervorosa? Um primo desbocado? Uma família amundiçada e cheia de munganga?!

Os recursos materiais do Terto Aurora enfatizados e cheios de valor emocional são outro ponto de identificação.

Não bastasse a história intrigante - envolta numa fantasia realista - tem também uns Plots Twist (ou duplos mortais carpados) incríveis! Particularmente, isso me ganha enquanto leitora.

Por fim, o que falar da vovó?
Uma coisa eu garanto: ela é louca!

Leiam!
Recomendo bastante!

Sula 18/01/2021

Conheçam a Vovó
Em tempos pandêmicos a leitura de "A Vovó é Louca", nos convida e permite momentos de leveza, graça e criticidade. Apesar de alguns atribuir-lhe a pecha de louca, a vovó, em verdade, é uma mulher a frente de seu tempo em expressões, ações e conselhos.

O livro é maravilhoso!
Leitura mais do que recomendada!

luizhenrique.dourado.1 10/12/2021

Genial, divertido, poético. Embarque na loucura junto com a Vovó
Muito se fala em escrita criativa sobre os autores encontrem sua voz. Francisco é exatamente a pessoa que faz da sua voz algo único. A escrita de Francisco é própria, é poética, mas cheia de humor, é lírica, mas provocativa. A história da Vovó é louca é, de fato, louca, mas uma loucura gostosa, uma loucura nossa, uma loucura que todo mundo tem um pouco, talvez que até alguns invejem. A Vovó e um personagem que lhe tirará diversas risadas, mas que, muito além de divertir, irá ficar guardada na memória por muito tempo, definitivamente é uma personagem marcante, completamente imprevisível. Há um grande plot-twist no meio do livro, que é simplesmente delicioso (sem spoiler) e fica difícil largar, tanto da convivência da vovó (que mesmo louca, nos remete às melhores vovós, fofas, carinhosas, preocupada, que faz tudo pela família) quanto pela curiosidade em saber o destino da família Terto Autora depois de tantas desventuras e armadilhas montadas pela também muito marcante antagonista. Há um fio de denúncia, sutil sim, mas o leitor pode desenrolar por conta própria e encontrar um belo carretel. Não deixe de conhecer a escrita deliciosa, poética e marcante de Francisco Leite. Recomendo demais, embarque nessa rave e fique abraçadinho com a vovó até de manhã, nessa viagem louca, muito louca. "Quem vive sem loucura não é tão sábio quanto pensa."

Entrelivros_efilho 26/01/2023

“A vida é renovação; a morte é a essência da vida; Para essas coisas, é bom esquecer o passado, dele preservando apenas a saudade e as coisas boas. O futuro não existe.”

Amanda é uma paraibana, casada, mãe de dois filhos que ao buscar sua avó em uma rave conhece uma linda jovem que a beija na boca, e após isso, entra em uma crise conjugal e pessoal e busca refugio na casa da avó.

A avó, Esmerinda, é uma pessoa animada, de espírito livre e o suporte de toda a família Terto Aurora, mas com a morte do avô, a vida da família dá uma grande reviravolta e enquanto eles lidam com alguns herdeiros que reclamam o que acham seu por direito, a avó desaparece sem deixar rastros, o que piora ainda mais o estado de Amanda e muda o destino de toda a família.

Quem lê essa sinopse não imagina a loucura que é a família Terto Aurora, por mais que o título dê algum indício de que a vovó é louca, e, spoiler: ela é mesmo, eu aposto com qualquer um: nada do que você imaginar chegará perto do que realmente é essa história, porque eu já vi família louca, mas igual aos Terto Aurora, “tá pra nascer”!

No início, somos apresentados a toda a família e a leitura tem um gostinho gostoso de nostalgia, me lembrou da casa de vó, sempre cheia de familiares, os famosos almoços de domingo, os parentes, um mais diferente que o outro, aquela algazarra de primos e tios onde a risada e até as “brigas” eram sempre garantidas, mas, passado esse início saudoso, a história tomou um rumo TOTALMENTE inesperado, e aí foi só loucura atrás de maluquice e eu ficava o tempo todo: pera, o que tá acontecendo? Vou ler de novo hahaha.

A vovó é uma personagem tão cativante que se conhecê-la, tenho certeza que vai ficar marcado na sua mente, ela é imprevisível, tem as mais loucas soluções pra tudo, é divertida, desbocada, vai te fazer chorar de rir, em certo momento vai te fazer gritar de susto e espanto, vai te chocar em alguns momentos, mas todo o tempo, além dela te fazer lembrar aquelas vovós fofas e queridas que zelam pela família e faz tudo pelos netos, tenham eles o tamanho que for, ela vai também te fazer refletir.

A narrativa tem um ritmo frenético, nem dá tempo de se recuperar de uma situação e o autor já está entregando outra, ele mescla romance, drama, aventura, ação e uma pitada de fantasia que te deixa tão curioso com o que vem a seguir que é impossível parar de ler, mas o que me ganhou mesmo nessa narrativa, foi como o autor pegou situações, das mais simples a mais absurdas do cotidiano, jogou no enredo e através delas entrega tantas críticas sociais nas entrelinhas que eu fiquei admirada pela sua perspicácia e genialidade.

Asséd7o no trabalho, contr@bando, vi0lênci@ contra a mulher, fanatism0 por religiã0, essas são só algumas críticas que se você ler com atenção vai enxergar fácil, mas confesso que ver escancarado nesse enredo certas situações que estamos cansados de ver atualmente desperta aquele sentimento de incredulidade e ao mesmo tempo de muita tristeza de ver que em pleno século XXI, certas coisas acontecem e além de a sociedade achar normal, aqueles que tem o poder de mudar isso não fazem absolutamente nada e seguem a vida fingindo que está tudo bem.

Eu poderia passar dias aqui falando do desfecho de Amanda e de como ela aprendeu e amadureceu com certas situações, mas prefiro que vocês leiam e descubram a mulher que ela era, e, a mulher que ela se tornou.

Esse é o meu segundo contato com a escrita do autor e não poderia estar mais feliz por ter tido a oportunidade de ler suas obras, porque eu amo quando um autor escreve gêneros tão extremos, como o terror e o humor e entrega tudo sem prometer nada, então fica aqui a minha admiração pelo autor e sua ousadia, criatividade e genialidade e, espero ter oportunidade de ler outras obras suas.

E para finalizar, original, ousado, hilário, assustador, surpreendente, real e viciante, são algumas das palavras que para mim definem A vovó é louca, agora quero que você leia e venha conversar comigo, vou amar saber sua opinião sobre os Terto Aurora, essa família tão louca e cativante que deixou sua marca no meu coração.

Star Feenyx 28/12/2022

A vovó é linda e louca!
Olá StarLovers, tudo certinho com vocês?
Venho apresentar essa graça de livro, resenhei com muito amor para vocês.
----------------------------------------------------
TÍTULO: A Vovó é Louca

AUTOR(A): @professorchicoleite

GÊNERO: Ficção/Humor/Reflexão

N° DE PÁGINAS: 176

NOTA: 5 (LIVRO DE MILHÕES)
-----------------------------------------------------
RESENHA:

"A Vovó é Louca", é um livro de muito aprendizado, nele conhecemos uma senhora muito simpática, amorosa, animada e com uma essência única. Embora sua família não curta suas ideias, ela é um espírito livre e gosta de viver intensamente. Se aventura mundo a fora se tiver a oportunidade, não perde seu tempo com discussões de família ou problemas. Prepare seu coração, a vovó vai te conquistar também.

Com essa história podemos aprender que não há idade para curtir a vida, nós perdemos muito tempo com coisas fúteis, precisamos valorizar mais as pessoas que tanto nos querem bem. Vovó é uma mulher radiante e que emana inspiração, apesar de suas loucuras, nossa amada protagonista é símbolo de alguém forte, corajosa e muito extrovertida. Seu maior prazer é ver bem a todos que ama, mesmo que muitos não entenda seu jeito de ser.

Um ser que transborda amor, uma família com altos e baixos e muita diversão, essa obra tem a fórmula perfeita para embriagar o leitor em amor e risadas. O livro é lindo, divertido e nos enche de vontade para conhecer mais sobre essa família maluca.

Meus parabéns Francisco, sua escrita é incrível, eu me apaixonei e me diverti bastante, espero que entenda que agora ganhou mais uma leitora, louca igual a vovó, Já sou tua fã.
-----------------------------------------------------
#starlovers #starfeenyx #Starlendo #Starconhecendo #aquisiçõesdastar #livroamigo #escritoresbrasileiros #autor #curtidas #curtecomentacompartilha #seguidoresnoinsta #segueai #curteai #engajamento #salvaapublicação #seguidoresreais #autora #literaturabrasileira #literatura #vemler #mundodoslivros #likes #follow?e #franciscoleite