Vida de Adotivo

Vida de Adotivo Alexandre Lucchese

Resenhas - Vida de Adotivo

Ingrid Bays 03/03/2024

Leitura obrigatória
Para adotantes e para quem integra profissionalmente os serviços que tem ligação com a adoção. A verdade é fundamental. A história é tudo que nós temos.

Silvinha 17/04/2021

Sensível sem ser piegas
Os relatos nos permitem entrar na mente e no coração de mulheres e homens que foram adotados. Uma abordagem diferente de um tema tão importante! E o autor é um excelente contador de histórias (deve ter a ver com sua formação em Jornalismo!).

Alana 13/01/2022

Interessante para conhecer experiências com a adoção
É um livro repleto de relatos bem diversos de filhos que foram adotados e que faz você refletir sobre como o sistema de adoção evoluiu é ainda precisa evoluir e entrar um pouco mais na mente de quem é mais afetado nesse sistema.... as crianças. É bem legal ver a jornada que esses filhos passaram e o que gostaram e não gostaram nela.

Paloma 17/01/2023

É bom ter um livro na visão de pessoas que foram adotadas
Lendo esse livro eu percebi ainda mais a importância de falar para os filhos adotivos sobre a origem deles e apoia-los caso eles queiram saber sobre seus parentes biologicos.

Tábata 07/11/2021

Tocante
Li esse livro em 2 dias. Leitura super fluída, escrita muito boa. O autor traz os relatos de 12 pessoas (inclusive ele mesmo) que viveram (e vivem) a experiência de terem sido adotados. Nesses relatos podemos entender o ponto de vista de cada um, suas dificuldades e superações quanto a esse ponto tão importante de suas vidas. Recomendo essa leitura para qualquer pessoa, pois empatia nunca é demais.

Sâmylla 16/05/2022

Adotivos também são pessoas!

Desde muito nova eu sempre tive comigo a vontade de adotar e ultimamente essa vontade esse desejo ficou mais voraz dentro de mim. Esse livro veio só para completar e mostrar o quanto a adoção se faz importante na vida de um filho e também de um pai. Eu dei 5 estrelas por esse livro, porque ele realmente era muito necessário e o Alexandre nos deu uma visão muito importante partindo dos filhos adotivos.
Fiquei encantada com cada narrativa, e queria proteger a todos que sofreram com piadinhas desnecessária.
Super indico para quem tem interesse em adotar, pois vai te dar uma visão vindo dos filhos adotivos. Parabéns Alexandre pelo livro muito necessário. ????

Josue.Fagundes 09/03/2023

Que livro necessário
Um dos poucos livros que trás a adoção pela ótica do filho adotado. Esse livro é sensacional. Conta com diversos depoimentos e intercalar com o depoimento do próprio autor. Livro obrigatório para pais que estão na fila ou pensando em adotar. Não só pais, mas para todos que tem interesse no assunto. Só queria que tivesse mais páginas, quem sabe um próximo volume?!

Fabiana 16/05/2023

Adoção
O autor descreve a adoção pela ótica de quem passou por todo esse processo, o adotado.

Importante entender e dar atenção a todo sentimento no coração desses que desejam saber sua origem, buscam por preencher a lacuna da sua história.

Lili 25/07/2021

Recomendo
Muito bom! Um livro de relatos, incluindo comentários do autor. Criado a partir da pesquisa de Alexandre traz histórias de filhos/as adotivos com suas famílias. Uma excelente dica para quem está "esperando" saber como lidar com o/a futuro/a filho/a.

Diana 24/01/2022

Ideia Maravilhosa
Muito importante pra quem sonha em um dia adotar, como eu. A perspectiva dos filhos adotivos deveria ser central em mais obras.

Nathalia 14/02/2024

Desconstruindo e reconstruindo...
Todo adotivo tem essa necessidade de saber sua origem.
Eu fui adotiva e não consegui sossegar até descobrir as minhas...
Esse livro me mostrou que eu não era a louca que tinha uma " cisma" em saber com quem eu parecia ou de onde eu vinha... se tinha irmãos, se fui desejada ou se realmente fui abandonada a própria sorte.

Demorei para terminar o livro, não por ser ruim, mas pq precisei me descontruir algumas coisas em minha mente e para poder me reconstruir para seguir em frente

Foi muito bom ler esse livro.

@gezaine_ 01/09/2021

É um livro de relatos de filhos adotivos que hoje são adultos. Cada um com uma história e com sua individualidade. Vale a leitura.

Luiz.Antonio 02/02/2022

Sobre adoção
A partir da experiência própria, o autor narra como foi o processo de resgate de seu passado. Passado que é muito significativo para pessoas adotadas por outras famílias... Saber sobre suas famílias biológicas tem importância capital na construção de sua história pessoal.

Conta com diversos depoimentos - e pontos de vista, portanto - para mostrar como o processo de adoção não deve ser tabu e nem deve ser algo para se envergonhar.
É, antes de mais nada, um processo de construção de relacionamentos, da construção de um amor que, na maior parte das vezes, é paulatinamente solidificado.

Em minha própria experiência, vejo que há muitos preconceitos. Muitos deles até inconscientes. Mas que machucam tanto o adotado como o adotante.

Um bom livro que nos faz refletir.

Hevilla.Brito 28/02/2022

A leitura é bem fluida e instigante! Um assunto de grande contribuição para desmistificar a questão da adoção secreta.
Entender como os filhos se sentem, contribuem para entendermos que o segredo nada mais é do que o medo egoísta dos pais.
Vale muito a leitura!

Amanda 17/03/2024

Muito bom! Bastante interessante observar o quanto algumas experiências são compartilhadas e ao mesmo tempo bastante diferentes.