Frida Kahlo e as cores da vida

Frida Kahlo e as cores da vida Tania Schlie

Resenhas - Frida Kahlo e as cores da vida

Letícia Bernardes 04/01/2021

"Eu sou uma revolução" - Frida Kahlo
Como foi interessante ter esse olhar sobre a vida de uma artista tão importante para a história da arte! A escrita de Caroline Bernard é fluida e permite uma leitura leve, sem muitos impactos mas ainda envolvente. Confesso que esperava alguns momentos de epifania, já que se trata de um romance sobre uma artista profunda, mas isso foi uma expectativa minha e a ausência de momentos assim não atrapalhou em nada a experiência de leitura. É um livro para conhecer e se apaixonar!
Yuri.Dourado 03/05/2023minha estante
Confesso que também leio na mesma perspectiva de espera destes momentos que você comenda, porém gosto do livro apenas acho que talvez eu tenha idealizado algo para além da vida cotidiana. Mas é válido refletir que a força de sua obra veio do seu próprio enfrentamento com a vida, não foi fora dela que Frida se tornou Frida.

Jerba 03/04/2021minha estante
Muito boa sua resenha Albieri.

Albieri 03/04/2021minha estante
Obrigado.

Carolina 23/01/2021

Talvez por já ter tido contato com a biografia da Frida Kahlo, me decepcionei bastante com essa romantização da sua história. Achei que tudo foi descrito de forma muito rasa e superficial, e realmente só finalizei o livro pois a leitura era rápida.

Pode ser que o livro seja uma porta de entrada mais interessante para quem nunca teve contato nenhum com a vida da artista. Mas de qualquer forma, achei que ela foi retratada de forma extremamente submissa ao marido, o que tornou a leitura bastante incômoda.
Edu 23/01/2021minha estante
Até hoje ainda não foi feita uma boa biografia sobre essa mulher. Tem uma que se intitula de "A Biografia", como se fosse bem melhor do que outras que já existem, mas na verdade é tão ruim quanto.

joedsonfrl 23/01/2021minha estante
Acabei de terminar e tive exatamente a mesma sensação! O livro é mais um drama de casal e coloca Frida como uma mulher submissa que vive às sombras do marido dentro de um relacionamento tóxico!
Quanto à biografia, a mais fidedigna na atualidade é a de Hayden Herrera, edição da Biblioteca Azul. A experiência desse mês serviu pra que eu vá atrás em conhecer mais a vida dessa artista! (:

Lrss. 22/02/2021minha estante
No inicio tive essa impressão também, mas achei bem construido o caminho em como ela era uma mulher submissa e depois parou de viver as sombras do Diego.

André Siqueira 06/06/2021

Via de regra não gosto de falar exclusivamente mal de um livro, sei o trabalho e dedicação envolvidos na produção e tento me ater ao princípio de que, se não há nada de bom a dizer, o melhor é se calar.
Mas aqui está sendo um desafio.
O ponto positivo: possível abertura para a obra de Frida para leitores que desconhecem a figura, nem que seja pela indignação frente a incapacidade da autora de retratar uma das maiores pintoras e figuras influentes da geração perdida como qualquer coisa se não capacha de outro pintor.
Admito que estou tentando retirar minha raiva da redação e me vejo incapaz. Esse livro não faz jus a Frida, nem de perto, mesmo admitindo não se tratar de uma biografia é preciso que haja respeito a memória. Ela não foi capacho de Rivera, pelo contrário, foi uma das primeiras mulheres a deslanvar o feminismo em um dos países onde seu alcance, até hoje, é limitado e segue forte influência para as/os Chicanos. Quiça no período.
A autora retrata os dois como adolescentes, incapazes de resisterem a seus desejos e se tratarem com o devido respeito quando, a partir de todas as cartas - que diga-se de passagem são públicas e facilmente acessíveis a qualquer um com conexão a internet - e demais registros deixados o que se observa é justamente o contrário.
Enfim, a qualquer um interessado em algo além de uma fanfic, por favor não resuma o entendimento de Frida Kahlo e seu trabalho a essa obra.

12345 06/07/2021

"Frida Kahlo e as cores da vida não é um relato biográfico"
"Nunca mais vou fechar os olhos às coisas que me desagradam. Serei fiel a mim mesma, à minha verdade, pois é melhor saber a verdade, mesmo que doa, do que mentir para si. Em algum momento, a mentira retorna e nos açoita pelas costas."

Apesar do aviso no início, de que o livro não é biográfico, muitas das pessoas continuam apertando a tecla de que essa Frida é ruim.

Não posso culpar elas já que essa Frida é mesmo ruim, eu daria esse livro para alguém e facilmente diria "Não faça nada do que essa mulher fez na vida amorosa dela, ignore todos os concelhos e ações e você vai se dar bem."

A leitura dele foi bem lenta, chegando no final já estava tudo bem repetitivo e eu já não sentia tanta vontade de continuar.

Não sei se eu recomendaria esse livro para alguém, mas se você gosta de romance gato e rato você vai gostar desse.
Marina_amorim69 08/07/2021minha estante
Eu vi um filme sobre ela e só odiei o relacionamento deles, chega a ser radioativo

12345 08/07/2021minha estante
Amg nesse livro o relacionamento deles tá pior, é horrível.

Marina_amorim69 08/07/2021minha estante
Cruzes nem vou ler então, ia comprar pq tem algumas frases dela q eu acho maneiras. Mas acho q ela tinha q ler un pouco das próprias frases e n se submeter à esse relacionamento kk

(@daniella_o_o) 09/07/2021minha estante
Aii estou enrolando para ler esse livro...

12345 10/07/2021minha estante
Eu tava enrolando demais também kkkskkssk mas lê amg, cada um tem uma experiência diferente, eu gostei dele nas partes em que ela tava sozinha, mas o que torna chato e repetitivo é a famosa relação dela com o Diego

(@daniella_o_o) 10/07/2021minha estante
Tá bom (. ? ? ?.) darei uma oportunidade

Alex 16/10/2021

Leitura sofrível
Mesmo sem conhecer amplamente a biografia da Frida posso supor que a personalidade dela passava longe dessa construída no livro. Transmitiu pra mim a ideia de uma pessoa infantilizada, dependente, totalmente o contrário do que se imagina ao contemplar suas obras. E o que são aqueles infinitos pontos de interrogação? Faltou criatividade para expressar as angústias da personagem sem fazer esse uso exagerado de pontuação...
Jailma Eulália 19/02/2022minha estante
Duvido muito que ela fosse infantil, dependente ou algo nessa linha... a força demonstrada nas obras era visceral com certeza. Não li esse livro... e depois de sua análise, nem pretendo. Abraço

Kira 27/02/2021

Ela faz a fanfic dela né
Não tem muito o que dizer desse livro porque a mim só pareceu uma fanfic e uma fanfic ruim, pois já li várias boas por aí...
O livro se resume basicamente a Frida sofrendo por Diego e ele traindo ela.
Frida dando o troco e traindo também.
Frida e Diego parecem dois adolescentes, na vdd todo mundo no livro parece um bando de adolescente.
Tosco.

As duas estrelas vão pro prefácio e pro posfácio que são melhor que o livro em si.
Inclusive no prefácio tem uma frase da Frida que eu achei muito impactante:
"Espero alegre a minha partida - e desejo não retornar nunca mais"
Thayná 27/02/2021minha estante
Esse é muito péssimo kkkkkkk

Verona 27/02/2021minha estante
Bem ruinzinho mesmo esse livro hahhaa

Davyd 27/02/2021minha estante
Blz. vou passar longe desse. Hahahahahaha.

Kira 28/02/2021minha estante
Olha eu não sou de dizer pra alguém não ler um livro, mas esse abro uma exceção, não leia hahaha
Se alguém quer saber sobre a vida da Frida é melhor ler uma biografia dela, coisa que este livro não é.

André Siqueira 06/06/2021minha estante
EXATAMENTE O QUE EU SENTI AHHAHAHAH
Cara até a analogia da fanfic me veio. Odeio falar mal assim de um livro mas, honestamente, me pergunto como isso foi aceito pra publicação. Um deserviço completo a memória dela.

Josiane.Castro 15/01/2021

Frida Kahlo
Quantas vezes vi a imagem da Frida por aí, sabia que era uma pintora, mas nunca tinha realmente sabido a fundo quem ela era . Fiquei encantada, as vezes com pena, as vezes indignada com a vida dela. Realmente um livro muito bom. Aproveitei e vi através do Google muitos dos quadros citados . Certamente que com OUTROS OLHOS! Super recomendo !

Line 21/01/2021

Como não se apaixonar por Frida?
Apesar de mundialmente conhecida, inclusive como símbolo feminista, não conhecia a fundo sua história. Ao longo da trama, que é baseada na biografia da artista, fica cristalino o motivo pelo qual todos que cruzaram o caminho de Frida se apaixonaram por ela. Homens, mulheres, amigos e amigas. A vitalidade dela, apesar de todas as turbulências, obstáculos, doenças e dores, é impressionante.
Seu relacionamento com Diego é doentio, e é uma pena acompanhar essa trajetória e observar que, mesmo ciente disso, Frida não conseguia ficar longe do amado.
Felizmente, ela se soltou das amarras de ser "a esposa de Rivera" e tomou as rédeas do seu caminho para se tornar a incrível artista Frida Kahlo. Ela fazia o que queria. Sua autenticidade é seu maior trunfo, e isso é transparecido nos seus incríveis quadros.
Terminei a leitura feliz por ter me aproximado dessa mulher incrível.
Lu_capela 21/01/2021minha estante
Resenha mais que perfeita! ??????

Fernanda 08/07/2021

Frida Kahlo e as cores da vida
Resenha disponível no blog:

site: http://modoliterario.blogspot.com/2021/07/resenha-frida-kahlo-e-as-cores-da-vida.html

Rafaela.Garcia 23/01/2021

Eu estou apaixonada nessa história. A escrita é de uma sensibilidade sem tamanho. Que livro maravilhoso! ??

Larissa @laridallabrida 29/01/2021

Frida é maravilhosa
Quem nunca ouviu falar de FRIDA KAHLO?
Adorei demais ler mais sobre a vida dessa artista incrível.
A vida dela foi muito sofrida mas também cheia de amor, festas, amigos e viagens.
Típico livro que eu não compraria e que graças a TAG eu tenho na minha coleção.
Maravilhoso.

Leléu Ltd. 10/02/2021

Biografia é pra quem gosta de biografia
Quem me imaginou, um dia, lendo uma biografia de Frida? Se fosse do Steve Jobs, do Linus Torvalds ou algo assim, seria bem mais fácil entender.

Pois é... A "magia" dos clubes de leitura. Às vezes, não damos sorte e vem um livro que a gente só lê porque já está pago (desculpe-me, sra Magdalena Calderón).

Mas eu gostei. A ideia de uma ficção baseada numa biografia traz consigo muita responsabilidade ao autor. Será que foi assim mesmo? Será que foi isso que ela pensou? Lembrei de uma coleção maluca chamada Operação Cavalo de Troia, que romantizou e transformou a Bíblia numa prosa.

A história de Frida se mostrou interessante demais, sobretudo sob este ponto de vista ficcional. Eu não sabia nada sobre ela, então, o incômodo spoiler característico das biografias não existiu. Achei sua vida sofrida demais, marcada definitivamente pelo acidente. Além disso, ficou claro para mim que amar a mais de uma pessoa causa mais sofrimento a si do que aos outros. Ressignificação que chamam, né?

Enfim, recomendo para quem quiser entender o porquê de tantas camisetas e tantas canecas por aí explorarem a imagem de Frida, sofrida, talentosa, confusa, determinada.

Letícia Motta 08/04/2024

HISTÓRIA INTERESSANTE
Apesar do livro ter me dado uma baita ressaca literária eu senti que foi escrito com muito carinho, a autora é uma super fã da Frida o que fez com que a história fosse mais bonita!

Arruda 08/04/2021

Não gosto de biografias mas esta eu adorei. Não conhecia a história de Frida Kahlo, mas com este livro a inclui entre os pintores preferidos. Linda história, romântica, de grandes batalhas, de muita inspiração enfim a história de uma guerreira. Altamente recomendado.