Crônicas do Cretáceo

Crônicas do Cretáceo André Nemésio

Resenhas - Crônicas do Cretáceo

Gustavo Barberá 25/07/2021

Resenha do livro "Crônicas do Cretáceo: o tempo antes de nós"
Título Original: Crônicas do Cretáceo: o tempo antes de nós
Autor: André Nemésio
Ano: 2020
Editora: Mellopsitacus publicações científicas
Páginas: 272

* Obra gentilmente cedida pelo autor

Crônicas do Cretáceo é uma obra de ficção científica que irá conquistar o leitor que curte esse estilo literário pela história bem elaborada que nos leva a debater sobre o futuro da humanidade. São questões polêmicas, se assim posso dizer, pois retrata bem a situação atual em que vivemos.

É uma história muito bem elaborada, muito inteligente por parte do autor, fiquei admirado a forma como ele conduziu o enredo que está incrível, portanto ressalvo que deve-se ler com muita atenção e sem pressa, caso contrário provavelmente não conseguirá entender a história.

Gostei demais da ideia que o autor teve de criar uma sociedade mais evoluída que a nossa, o qual faz comparações em termos de evolução e em certo momento aborda um assunto que me fascina: a extinção dos dinossauros e se eles fizeram a diferença em sua época.

“A convergência evolutiva É um fenômeno comum entre organismos que ocupam o mesmo nicho ecológico, afinal, normalmente existe uma morfologia que melhor otimiza o desempenho de um organismo”.

Aqui temos uma obra, fruto de muitas pesquisas realizadas o que nos oferece uma leitura com embasamentos científicos que dão veracidade ao texto apresentado. Os títulos de casa capítulo apresentado são tão instigantes que praticamente nos convidam para a leitura. Destaco também as referências que o autor coloca no decorrer da leitura, onde pode-se consultar no final do livro mais informações sobre o que está sendo abordado no momento. É uma obra muito rica.

Portanto, se gosta desse tipo de assunto, recomendo demais a leitura dessa obra, pois mesmo com todo esse conteúdo que abordei, claro que temos uma história intensa, fluída e repleta de aventuras que nos proporciona horas de descontração e com um bônus que é um aprendizado incrível sobre Ciência x humanidade. Recomendo demais.

site: http://www.leituraenigmatica.com

Maduf 13/07/2021

LEITURA ESSENCIAL!!!
Aos amantes de dinossauros e ficção científica, recomendo demais esse livro. "Ah, Duda, e quem não gosta?". Recomendo também, talvez até com maior insistência (rs). A leitura vale super a pena!

A história me prendeu do início ao fim. A forma com que o André criou a sociedade contida no livro está completamente relacionada à que vivemos, com pequenas mudanças. Por exemplo: ele abordou a questão sexista e étnica, que está diretamente ligada à hierarquia social. Notaram a semelhança?

Mesmo sabendo que o final seria o que todos nós já esperaríamos (os pobres dinos foram extintos), a história não deixa de surpreender! O livro possui um grande embasamento científico, fruto do estudo do autor. Todas as obras consultadas e citadas no livro estão presentes na bibliografia do mesmo, referenciadas por uma numeração nas páginas ao longo da história. Dessa forma, o leitor pode consultar a fonte daquela informação. Achei isso muito incrível.

Sobre a leitura: gostosa, envolvente e o aprendizado é enoooorme. Devorei esse livro o mais rápido que pude e comecei a me questionar se aqueles acontecimentos poderiam realmente ter acontecido. E se aquele asteroide pudesse realmente ter sido evitado? Como seria o nosso planeta hoje?

André, meus parabéns por essa obra que eu considero uma leitura essencial. A ciência é de suma importância para todas as civilizações (não creio que sejamos a única vida inteligente que existe nesse universo gigante. Até que me provem o contrário, isso é possível.)

site: https://www.instagram.com/p/CRSD1xOLg00/

Gabi 04/05/2021

apaixonada pela história!
Que história incrível e todos deveriam ler!
Crônicas do Cretáceo conta uma excelente história de ficção científica a partir de dois momentos. Uma civilização inteligente vivendo durante o período dos dinossauros e que poderia ter evitado o meteoro? Milhões de anos depois, a civilização humana encontra artefatos alienígenas na Lua e em Marte? É incrível o jeito que a história é contada, é pura ciência!

A história é magnífica e me deixou com um gostinho de quero mais, de saber tudo sobre os Korubo e os Arama e será que aprenderemos com os erros do passado? Um pouco de esperança é bom né kkkkk.

O autor conseguiu me deixar fascinada com a escrita durante toda a história e os capítulos finais foram surpreendentes!

Favoritado e 5 estrelas sem sombra de dúvidas!

fredec 10/01/2021

Pra quem quer uma leitura bem levinha e cheia de conhecimento!
André Nemésio @cronicasdocretaceo foi muito feliz ao decidir escrever "Crônicas do Cretáceo", não só pela temática que é uma das minhas favoritas, mas também por como aproveitou o momento político para ilustrar bem pelo que estamos passando e podemos passar.

Baseado em fatos e pesquisas científicas reais, André brinca com possibilidades paleontólogas, astrônomas e até antropológicas, criando uma nova perspectiva para o fim da era dos dinossauros com a queda do meteoro. Mistura a isso algumas obras de ficção cientifíca bastante conhecidas e adiciona uma pitada de vida extraterrestre. Pra quem gosta, é um prato cheiasso! O cara estudou demais pra escrever isso, hehe.

Tem algo inédito nesse livro: as referências utilizadas para embasar parte da história são citadas no decorrer do livro assim como acontece em teses de mestrado e doutorado por exemplo. Ou seja, no final do livro você tem um índice com diversas fontes, que vão desde citações da série Battlestar Gallactica a livros de cientistas pelo mundo.

Agora, o principal de tudo, é como ele amarrou a história com uma crítica política ferrenha. Como decisões erradas e baseadas em ideologias levaram a uma sucessão de erros e como isso pode servir de aprendizado. A moral do livro é fantástica! Pouco discreta na verdade, em alguns momentos acho que até explicou demais, mas não me incomodou.

#leitura #ficção #historia #politica #paleontologia

site: www.instagram.com/fredecs
Rafa 02/04/2021minha estante
Então por que as duas estrelas?

Krishna 15/04/2021minha estante
A resenha não bate com uma avaliação de duas estrelas.

fredec 25/04/2021minha estante
Livro não é só história, que é muito boa e bem fechadinha, porém a técnica da escrita deixa a desejar. Faltam monólogos e diálogos mais densos. Não me recordo se tinha alguma descrição de cenário. O livro basicamente é uma grande narrativa com uma única voz literária.

Rafa 28/04/2021minha estante
Se esse foi o caso, poderia ter colocado na resenha.

fredec 09/05/2021minha estante
Optei por priorizar o lado bom, que é o enredo.