Crônicas do Cretáceo

Crônicas do Cretáceo André Nemésio

Resenhas - Crônicas do Cretáceo

Nilsonln 09/09/2023

Ficção com os pés na realidade?
"Crônicas do Cretáceo: O tempo antes de nós" é uma ficção científica de alto nível, que merece todos os elogios. A narrativa é reflexiva e, apesar de ficcional, cabe muito bem na realidade em que vivemos. Mas é preciso ter paciência, pois a história trás MUITAS informações, teorias e hipóteses, o que a torna por vezes um pouco arrastada.

Gostei muito, recomendo! ?
Henrique Sanches 11/09/2023minha estante
Quero ler este...

anselmo.pessoal 27/08/2023

Surpresa gratíssima
Como fã de ficção-científica o livro foi uma gratíssima surpresa. História excelente contada de forma brilhante como fruto de uma vasta pesquisa científica. Super recomendo.
anselmo.pessoal 27/08/2023minha estante
Diria até que é o Clarke e Asimov brasileiro.????

Gabriele 04/05/2021

apaixonada pela história!
Que história incrível e todos deveriam ler!
Crônicas do Cretáceo conta uma excelente história de ficção científica a partir de dois momentos. Uma civilização inteligente vivendo durante o período dos dinossauros e que poderia ter evitado o meteoro? Milhões de anos depois, a civilização humana encontra artefatos alienígenas na Lua e em Marte? É incrível o jeito que a história é contada, é pura ciência!

A história é magnífica e me deixou com um gostinho de quero mais, de saber tudo sobre os Korubo e os Arama e será que aprenderemos com os erros do passado? Um pouco de esperança é bom né kkkkk.

O autor conseguiu me deixar fascinada com a escrita durante toda a história e os capítulos finais foram surpreendentes!

Favoritado e 5 estrelas sem sombra de dúvidas!

Maduf 13/07/2021

LEITURA ESSENCIAL!!!
Aos amantes de dinossauros e ficção científica, recomendo demais esse livro. "Ah, Duda, e quem não gosta?". Recomendo também, talvez até com maior insistência (rs). A leitura vale super a pena!

A história me prendeu do início ao fim. A forma com que o André criou a sociedade contida no livro está completamente relacionada à que vivemos, com pequenas mudanças. Por exemplo: ele abordou a questão sexista e étnica, que está diretamente ligada à hierarquia social. Notaram a semelhança?

Mesmo sabendo que o final seria o que todos nós já esperaríamos (os pobres dinos foram extintos), a história não deixa de surpreender! O livro possui um grande embasamento científico, fruto do estudo do autor. Todas as obras consultadas e citadas no livro estão presentes na bibliografia do mesmo, referenciadas por uma numeração nas páginas ao longo da história. Dessa forma, o leitor pode consultar a fonte daquela informação. Achei isso muito incrível.

Sobre a leitura: gostosa, envolvente e o aprendizado é enoooorme. Devorei esse livro o mais rápido que pude e comecei a me questionar se aqueles acontecimentos poderiam realmente ter acontecido. E se aquele asteroide pudesse realmente ter sido evitado? Como seria o nosso planeta hoje?

André, meus parabéns por essa obra que eu considero uma leitura essencial. A ciência é de suma importância para todas as civilizações (não creio que sejamos a única vida inteligente que existe nesse universo gigante. Até que me provem o contrário, isso é possível.)

site: https://www.instagram.com/p/CRSD1xOLg00/

Fernando 29/12/2022

Ciência e muita criatividade!
Adorei este livro, tanto que o li duas vezes. Primeiro a versão impressa e depois o Kindle. O que mais me atraiu no livro foi a criatividade do autor ao criar o "E SE..." Sempre o recomendo, afinal, temos que valorizar e ajudar a impulsionar a ficção científica brasileira!

Atila Jr. 17/02/2023

Eram os Dinos Astronautas?
Esta foi COM CERTEZA a MELHOR Ficção Científica que eu li nos últimos tempos, não sei dizer o que mais me agradou pq temos história instigante (no passado e no futuro), tentativa de “ancoramento” científico (com riqueza de fontes mencionadas), reflexões e paralelos com a atualidade e referências a Sci-Fi clássicos (Star Trek e Battlestar Galactica especialmente (para meu deleite)).
Sei que esse livro talvez não agrade a todos pq faltam ingredientes q muitos leitores não dispensam, tipo ação/plot twists e romance, mas para quem AMA Ficção Científica esse livro será PERFEITO!

fredec 10/01/2021

Pra quem quer uma leitura bem levinha e cheia de conhecimento!
André Nemésio @cronicasdocretaceo foi muito feliz ao decidir escrever "Crônicas do Cretáceo", não só pela temática que é uma das minhas favoritas, mas também por como aproveitou o momento político para ilustrar bem pelo que estamos passando e podemos passar.

Baseado em fatos e pesquisas científicas reais, André brinca com possibilidades paleontólogas, astrônomas e até antropológicas, criando uma nova perspectiva para o fim da era dos dinossauros com a queda do meteoro. Mistura a isso algumas obras de ficção cientifíca bastante conhecidas e adiciona uma pitada de vida extraterrestre. Pra quem gosta, é um prato cheiasso! O cara estudou demais pra escrever isso, hehe.

Tem algo inédito nesse livro: as referências utilizadas para embasar parte da história são citadas no decorrer do livro assim como acontece em teses de mestrado e doutorado por exemplo. Ou seja, no final do livro você tem um índice com diversas fontes, que vão desde citações da série Battlestar Gallactica a livros de cientistas pelo mundo.

Agora, o principal de tudo, é como ele amarrou a história com uma crítica política ferrenha. Como decisões erradas e baseadas em ideologias levaram a uma sucessão de erros e como isso pode servir de aprendizado. A moral do livro é fantástica! Pouco discreta na verdade, em alguns momentos acho que até explicou demais, mas não me incomodou.

#leitura #ficção #historia #politica #paleontologia

site: www.instagram.com/fredecs
Rafa 02/04/2021minha estante
Então por que as duas estrelas?

Krishna.Nunes 15/04/2021minha estante
A resenha não bate com uma avaliação de duas estrelas.

fredec 25/04/2021minha estante
Livro não é só história, que é muito boa e bem fechadinha, porém a técnica da escrita deixa a desejar. Faltam monólogos e diálogos mais densos. Não me recordo se tinha alguma descrição de cenário. O livro basicamente é uma grande narrativa com uma única voz literária.

Rafa 28/04/2021minha estante
Se esse foi o caso, poderia ter colocado na resenha.

fredec 09/05/2021minha estante
Optei por priorizar o lado bom, que é o enredo.

Bruna 12/02/2024

Que livro bom!
Achei essa história genial! Simplesmente fantástica demais, mudou minha percepção sobre o quanto somos "pequenos" e temos tão pouco tempo de existência nesse planeta e um potencial é tão enorme...
É o tipo de livro que toca profundamente e quando acaba faz refletir por muito tempo, tenho certeza que nunca esquecerei dos Korubos e Aramas... Duas espécies rivais que por puro orgulho acabaram se extinguindo.
Escrita impecável do autor, consultei todas as vezes as notas de rodapé e oque só tornou a história muito mais real, porém confesso que mais ou menos aos 30% do ebook eu fiquei com sono, devido a intensa descrição política, é um assunto que não me agrada, porém admito que foi muito bem construída (até demais!) Kkkk

Guil 27/02/2024

Ciência e ficção de mãos dadas
No início da leitura achei que não iria curtir muito, mas a partir de um determinado ponto as coisas começam a fazer um sentido enorme e começam a ser abordados temas muito atuais em um paralelo entre duas eras direfentes mostrando as possíveis diferenças e igualdades comportamentais de indivíduos separados por milênios.