SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Claudio Blanc

Resenhas - SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Matheus.Toussaint 17/05/2021

Segunda Guerra Mundial
Ver imagens, ler livros para ter este conhecimento chega a ser tudo uma loucura a ponto de você imaginar, como isso tudo aconteceu? Uma guerra mundial, não sendo o suficiente, houve uma Segunda Guerra Mundial, que foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes.

Conflitos organizados incluindo todas as grandes potências, tendo alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Iniciando pela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939 (O que fiquei perplexo de como o ser chamado Hitler conseguiu manipular tantas pessoas a ponto de enfrentar tantos países de uma única vez, como França, Polônia, Holanda, Bélgica, Rússia, EUA...) uau, como? E com isso criando um dos maiores terrores de todos os tempos contra os judeus, o Holocausto (Campos de Concentrações).

Tudo sendo iniciado por questões de territórios perdidos, questões econômicas, onde a Alemanha vinha sendo arrastada por causa do Tratado de Versalhes (tratado que colocou a Alemanha para arcar com todos os danos da Grande Primeira Guerra, direcionando como culpada por todo desastre).

Ao decorrer de 6 anos de guerra, em 1945 a guerra terminou com a vitória dos Aliados, sendo alterada significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial. Após toda a situação, foi criada/fundada a Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos.

Por mais que eu esteja lendo um pouco mais sobre história, não significa que estou contente com tudo que aconteceu neste tempo, longe disso, mas estou fascinado em saber de todo o passado, pois como disse na publicação do livro anterior, ?o passado é o caminho para o presente, que se torna o caminho para o futuro?. Entender história hoje em dia é essencial para não deixarmos acontecer tudo novamente o que já aconteceu.

SuAlen.Pawelkiewic 10/12/2021

Homens ou monstros?
Na minha opinião não houve uma Segunda Guerra e sim continuação da Primeira, como se fosse um jogo de futebol e o tempo de intervalo fosse alguns anos.

Muitos resumem a Segunda Guerra a Hitler, mas a destruição causadas por outros países principalmente as bombas atômicas são indescritíveis.

Não há palavras para descrever o horror daqueles tempos, eram homens brincando de serem Deus.

Acredito que um dos pontos mais interessantes desse livro é a parte que relata sobre o Brasil na Guerra. Batalhas hoje esquecidas por uma parte dos brasileiros.

Cláudio Blanc é um excelente autor que nos relata dados importantes da guerra. Agora vamos para o próximo livro que relata sobre a vida de Hitler pelo mesmo autor.

@suhh_entre_livrosefelinos ??

Karine.Bertuzzo 03/10/2023

Este livro é um um retrato histórico dos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, não há uma "estória", apenas uma escrita nua e crua dos eventos.

Apesar de carregar uma politização, é o interessante observar como ele tem o cuidado de levar coisas que foram deixadas de lado ou que são pouco comentadas (a participação brasileira, a Raposa do Deserto, os testes nucleares norte americanos...).

Beatriz Lima 24/04/2022

Interminável guerra
É chocante ver a quantidade de mortos relatado nesse livro, o número é quase 6x os mortos por Covid em todo o mundo.
A segunda guerra nada mais foi que uma continuação da primeira e mal resolvida guerra mundial. Conflitos de interesse, disputas de poder, supremacia racial são conhecidos por nós (e vivido, analisando nosso cenário atual) basicamente desde o início da vida em sociedade regida por um Estado. Esse conflito entre nações que moveu as maiores potências e dizimou populações com suas atrocidades como o Holocausto, bombardeios atômicos, ataques de todos os meios possíveis contra civis e militares ocorreu em fundamento da Primeira Guerra e de conflitos posteriores a esta. Tendo como consequência (além dos milhares de mortos e incontáveis feridos) a reformulação do equilíbrio de poder mundial, com a criação da ONU. Além da ascensão dos EUA e divisão do mundo em dois sistemas, dando origem à Guerra Fria, uma continuação não tão agressiva da disputa incontrolável de poder.
Me atrevo a dizer que ainda vivemos esse mesmo conflito "iniciado" em 1939, e lamento que o mundo esteja se esquecendo lentamente das atrocidades que o homem é capaz de realizar por patriotismo.

MUTLEYBJJ 27/01/2023

Bom para saber um pouco mais sobre a segunda guerra muito boa a parte que fala sobre as bombas atomica

Suellen 11/04/2023

Segunda guerra mundial sempre foi um assunto fascinante pra mim na época da escola mas nunca tinha ido atrás de estudar além, achei esse livro um bom resumo da história, com muitas referências pra ir mais afundo no assunto.

Mariana.Vanzeli 07/09/2023

Aqui o assunto é complexo
Ele vai bem mais longe que os livros de história escolares, e pra quem já tem uma noção é perfeito pois ele dá mais detalhes que de fatos que eu nem sabia que existiam. Para quem sabe quase nada, eu recomendo ver um resumo para não ficar tão confuso. Mas realmente, é um livro que desperta fatos que jamais passaria pela minha cabeça.

Cristiano123 21/02/2024

Segunda Guerra
Rápida abordagem de um tema muito abrangente. Entrega o que propõe, para quem deseja uma rápida leitura sobre o tema.

yasmim479 11/03/2024

Caos.
Um livro limpo, sem rodeios, mostrando todos os pontos mais importantes da Segunda Guerra, desde o que levou a certos acontecimentos até as principais batalhas dos 6 anos mais sangrentos da história.

É surreal pensar no que os homens, tantos os que detinham poder quanto os que lutavam sob ele, podem fazer uns aos outros, se somar as atrocidades contadas neste livro mais documentários, filmes e séries sobre, é de se ficar assombrado.

85 Milhões de mortos, sem distinção de idade, muito pelo contrário. Tudo isso por conta de territórios perdido, questões econômicas e até mesmo orgulho... A segunda grande guerra não se resume só a Hitler, e sim a todas as grandes potenciais que fizeram questão de massacrar cada parte por onde passavam "bem maior e em nome de deus" eles diziam.

Enfim, um momento da história que não pode de maneira nenhuma ser esquecida, é necessário lembrar das crianças, mulheres e homens que foram mortos somente por existir, dos soldados que não voltaram pra suas famílias e que provavelmente mataram outros pais de família, porque era "matar ou morrer".

Lua 09/01/2023

OBS: não irei avaliar a história, obviamente por ser algo verídico. Por isso estarei falando da maneira que trouxe e expôs os fatos e se deixou alguma lacuna.
É um livro muito bom, dividido em 3 partes: o mundo em guerra, a gurra do Pacífico, as batalhas e campanhas.
Ele traz as principais informações, sempre de maneira clara e informativa. Diz sobre o Brasil na Guerra, mostra tabelas com dados e algumas fotos referente ao assunto.
Descobri informações que não sabia e outras que já sabia, porém (algumas) com mais detalhes.
É um livro curto, 160 páginas e que vale muito a pena ler.

Maria 11/01/2023

Esse livro traz vários relatos muito bem detalhados, sem ser massante. Abrange fortemente o conhecimento sobre a segunda guerra, além de ter dados tabelados e imagens. Em alguns momentos, a quantidade de informações pode se tornar um pouco chatas de ler e absorver, mas nada que faça querer desistir do livro ou algo assim. Não é um livro "gostoso" de ler, e em vários momentos traz uma certa tristeza e desconforto, justamente pelo assunto abordado, mas tudo totalmente dentro da proposta que ele prega.

Márcia 29/04/2023

Entender a história é fundamental: a Segunda Guerra Mundial
Entender o mundo em que estamos inseridos, pra mim, é algo fundamental. As duas guerras mundiais mudaram o cenário geográfico e político da Terra e trouxe consequências a todos nós. Esse livro é um resumo do que foi essa a guerra mais sangrenta da história.

A Segunda Guerra é consequência direta da Primeira. A Alemanha sai da Primeira bem humilhada e pobre. Em 1919, é assinado o Tratado de Versalhes (França), que delineou as condições de paz entre a Alemanha e a Tríplice Entente (e aliados), que saíram vitoriosos da I Guerra. Só que a Alemanha não teve muito espaço de diálogo nesse acordo, que acaba por impor uma série de restrições ao país, além de determinar o custeio dos prejuízos causados pelo conflito. Pasmem, mas até outubro de 2010 a Alemanha estava pagando a dívida imposta pelo Tratado. O último pagamento foi de 70 milhões de euros. Fiquei chocada com essa informação!

Esse cenário de pobreza e humilhação propiciou a ascensão do radicalismo da extrema-direita, cujo expoente máximo foi o nazismo. Os nazistas criticavam os termos do Tratado de Versalhes, defendiam a militarização da Alemanha e tinham opiniões abertamente antissemitas. O partido assume o poder em 1933. Progressivamente, eles procuraram recuperar a economia alemã e reorganizar o exército alemão (desestruturado desde a Primeira Guerra). Uma vez que as forças militares alemãs eram fortes o bastante, deu-se início à expansão territorial.

Então, Hitler inicia sua trajetória megalomaníaca: em 1938, ele conquista e anexa a Áustria e transforma os distritos de língua alemã da região dos Sudetas, uma região da Tchecoslováquia, em um protetorado alemão. Em 1 de setembro de 1939, invade a Polônia. Dois dias depois, a Grã-Bretanha, a França, a Austrália e a Nova Zelândia declaram guerra a Alemanha. Os alemães não se intimidam e continuam. Tomam a Dinamarca e a Noruega, capturando importantes pontos estratégicos. Em 10 de maio de 1940, forças de Hitler invadiram Luxemburgo, Bélgica e Holanda. E a sanha continha.

Bom, a história é longa, cheia de batalhas, deixando, ao final, entre 60 a 70 milhões de mortos. E agora temos a Rússia invadindo a Ucrânia. Olha, dá medo.

Joao Martins 26/11/2023

Um resumão. Vale a pena, embora eu tenha demorado demais pra ler. Fica um pouco cansativo com a parte das batalhas.

William90 26/12/2023

Segunda Guerra Mundial
Um resumo do resumo, sobre a maior guerra de todos os tempos.
Vc deve ler outros livros sobre a Segunda Guerra Mundial, para aprofundar o seu conhecimento.

Isabella2419 30/05/2024

Guerras
Este livro é simplesmente incrível!! Para quem adora história, principalmente o conteúdo de guerras, vai amar esse livro, assim como eu amo.
Ele é repleto de informações, contém imagens super detalhadas e reais, como as fotos das bombas atômicas usadas para atingir Hiroshima e Nagasaki, tabelas com o número de vítimas dividido por categorias, informações sobre as pessoas mais importantes da guerra, entre muitas outras coisas.
Simplesmente uma experiência fantástica! Eu, particularmente, adoro esse tipo de conteúdo e Segunda Guerra Mundial é um dos meus conteúdos favoritos de estudar em História. Um dos meus queridinhos!!! Por incrível que talvez pareça, é um livro super fino, porém muito informativo. Recomendo muito para os amantes de história.