Fiados na esquina do céu com o inferno

Resenhas - Fiados na esquina do céu com o inferno

Cris.Aguiar 17/07/2022

Ótima descoberta!
Gente, que livro ótimo!

Muito folclore, muito linguajar e muita imaginação para criar uma ficção fantástica onde somos levados a refletir sobre a vida no sertão árido e suas cidades, suas crenças, religiosidade e ainda teve uma pitadinha de teologia. Tudo isso com um tempero que adorei: humor e graça.

A história lembra um pouco aquele ar de O Auto da Compadecida, o humor, personagens interessantes e claro, céu e inferno.

Senti falta de um glossário ao final, pois usa-se muitos termos regionais e alguns não são encontrados em dicionários (mas o lado bom de contar com um clube de leitura nacional é poder ir perguntando para os coleguinhas, mas ainda assim... e quem não é?).

Além dos termos regionais ele traz também um personagem muito famoso dos carnavais pernambucanos (que não vou contar aqui..rs Leia e faça suas pesquisas, vale a pena).

RECOMENDADÍSSIMO!

Turismo Nacional: Clube de leitura Julho 2022

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

Fernanda 28/12/2021

Fiados na esquina do céu com o inferno
Confira:

"É uma leitura expressiva demais diante das reflexões envolvidas. Acima de tudo, nos faz perceber detalhes necessários sobre a temática situada. Em contrapartida, vale destacar que a agilidade nesse livro está por conta do texto ser tão dinâmico em seus apontamentos."

Resenha disponível no blog:

site: https://www.skoob.com.br/livro/11744960ED11753378

Tiago 07/01/2021

Onde se mata a sede com cachaça, cramulhão com parabelo e faz um calor da bobônica, só pode sair uma leitura divertida e cheia de sotaques. Vale a leitura do romance de estreia de Eury Donavio.

Karini.Couto 06/04/2022

Nessa obra vocês irão encontrar um enredo fluido, envolvente do começo ao fim e com um personagem tão palpável e que busca de todas as maneiras escapar do inferno. Mas como escapar do diabo da seca? Fica essa pergunta no ar durante toda a leitura, o tempo para tal feito é muito curto, então é necessário acelerar, para que obtenha sucesso em sua empreitada.

Sem dúvidas, essa obra transborda às páginas, nos atingindo em cheio e foi um prazer inenarravel realizar essa leitura. A ambientação e construção de enredo, bem como de personagens é singular e vemos isso de maneira bem marcante, sem contar que nos deparamos com algo como a seca no nordeste, que muitos, como eu, só ouvem falar pelos canais de comunicação, além de sermos inseridos à cultura e também linguagem dessa região do Brasil.

A obra é um presente em um todo, inclusive com relação ao vocabulário inserido no enredo, que é rico e uma escrita única, que assina a característica do autor e o diferencia dos demais. A impressão que tive, é que Eury Donavio, nasceu escrevendo.

"O pesadelo mês sacudiu pra fora do sono. Cuspido das bagaceiras dormidas pra cair nas que me esperavam acordar."

Nessa narrativa vamos nos envolver em diversas reflexões, sem contar que nos dá uma visão diferenciada daquilo que só ouvimos falar algumas vezes. Mas não se enganem achando que é uma leitura cabeça e super intelectual; temos uma leitura ágil, dinâmica, instigante e por algumas vezes até divertida, na forma descontraída que o autor consegue falar sobre alguns assuntos.

Sem dúvidas, uma leitura que vale a pena conhecer.

Guacira.GonAalves 26/03/2021

Um retrato bem humorado do povo nordestino, com suas crendices populares e o eterno sofrimento trazido pela seca.
Adorei essa história de realismo mágico! Precisei consultar o dicionário algumas vezes para me apropriar do significado de alguns termos usados pelo autor para entender o vocabulário da região retratada, mas isso não tirou o prazer da leitura.
Leonardo.Broinizi 26/03/2021minha estante
Parece interessante!

Guacira.GonAalves 28/03/2021minha estante
Gostei bastante!

Taize @viagemliteral 14/10/2021

Magnífico!
"Fiados na Esquina do Céu com o Inferno" foi o livro vencedor do Prêmio Literário Cidade de Manaus no ano de 2019, e tenham certeza de que esse prêmio não foi por acaso, pois o autor escreveu com maestria uma história extremamente divertida, criativa e única.

Aqui a guerra entre a chuva e a seca se faz presente, e o "Matador", cabra arretado, tem contas pendentes em sua caderneta de fiados.
Ele precisa acertar as contas com quem está em dívida com ele, nem mesmo o jumento do sorriso frouxo pode se livrar.

Mas ao encontrar com a "vossa mulambencia" na bodeja da esquina do céu com o inferno, um desafio lhe foi dado: matar o fazedor de seca em 48 horas, antes do dia de São José, para que pudesse chover naquelas bandas tão necessitadas de água.

Porém antes disso, o matador precisa acertar seus fiados para que o pesadelo que o persegue desapareça junto com a seca, então a saga pelo sertão começa...

"O que a água benta não lava, a cachaça esteriliza."

Difícil falar sobre esse livro e não querer pegá-lo para reler, afinal, em suas linhas e entrelinhas encontramos do Santo ao "cramunhão", das gargalhadas a perplexidade, pois o bem e o mau andam de mãos dadas.

Além de existir essa reflexão que é extremamente necessária, o autor nos presenteia com diálogos extremamente cômicos, e um cenário que nos faz usar nossa imaginação de forma surreal.
Quem já teve o prazer de ler ou assistir "O Auto da Compadecida" do autor Ariano Suassuna e se desmanchou em riso, com certeza amará igualmente "Fiados na esquina do céu com o inferno".

É uma leitura gostosa, que nos leva ao sertão nordestino, onde a seca castiga, a cachaça prospera e a busca pelo "diabo fazedor de seca" é incansável; um livro que nos faz querer destrinchar camada por camada da história e de seus personagens.

Dizer que amei fazer essa leitura não chega nem perto de ser capaz de expressar minha paixão por essa história! É um livro que transborda cultura e linguajar do nosso tão amado sertão. É um encantamento só!

"Só agora entendi que o que faz um capeta não é o tridente e o enxofre. O diabo é feito de ruindade."

Apenas leiam e venham juntos conosco matar o diabo fazedor de seca, afinal, matar o diabo não pode ser pecado! Ou pode? ?

Dimas Lins 11/01/2021

Um livro maravilhoso de ler!
Termino de ler este livro maravilhoso que conta a saga de um matador que precisa dar fim ao diabo que afasta as chuvas do sertão, em apenas 48 horas, prazo para o dia de São José, é um brinde ao povo nordestino.

A narrativa em primeira pessoa da estória contada pelo Matador traz uma prosódia tipicamente pernambucana daquele gente arretada do sertão. A estória envolvente, que acontece em grande parte do tempo na esquina do céu com o inferno, ganhou o Prêmio Literário Cidade de Manaus e menção honrosa Concurso Internacional da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, ambos em 2019.

Eury parecer herdar o talento literário de Ariano Suassuna, com personagens genuínos e maravilhosos.

Vida longa ao escritor!

Deise.Cavignato 09/01/2022

Um livro divertido
Eu não sou nem digna de fazer uma resenha desse livro, então vai ser só uma recomendação arretada mesmo. O "Fiados na esquina do céu com o inferno" é um clássico sobre a história de humanos vs demônios (internos e externos). Fazia tempo que eu não lia um livro que me fizesse rir. O Eury Donavio soube escrever - muito bem - sobre o sertão nordestino com leves toques de cordel. Vale a pena a leitura.

Lise 15/07/2021

Conheça essa narrativa e tente não se apaixonar
“Viver esperando o dia de ir pro inferno é o mesmo que estar lá.”

Não sei quando, como e por que comecei a seguir o autor no Instagram, mas sou grata por esse momento: logo depois, comprei o livro das mãos do próprio autor, que me deixou uma dedicatória carinhosa, e me proporcionou uma das melhores leituras do ano até agora.

Fiados na esquina do céu com o inferno é uma história narrada pelo próprio protagonista, que aceita um serviço, no mínimo, curioso: acabar com a raça de um diabo (literalmente) que afasta a chuva do sertão. O pagamento: salvar a si mesmo do inferno. Nessa narrativa épica, a aventura e a história do personagem se entrelaçam e se costuram, imergindo a pessoa que lê em um mundo fantástico, mas também muito real, encantando-a com a riqueza estética dessa obra.

Recomendo fortemente.

site: https://lisfonseca.blog.br/resenha-fiados-na-esquina-do-ceu-com-o-inferno

Kenia Diógenes 04/11/2022

Uma história que cresce dentro de você.
Essa é uma história que começa aparentemente despretensiosa e vai ganhando a gente. A trama vai crescendo em qualidade e envolvimento para terminar arrebanhando lágrimas emocionadas. Por ser do sertão a identidade é muito grande. Por ser do Ceará não conheço alguns ditados ou temos (o nordeste não é todo igual), mas isso não impede o entendimento/ envolvimento. Divertida e emocionante.

Cris 15/10/2022

Surpreendente
O livro tem de tudo um pouco, humor, suspense, romance, uma boa construção da história do herói e uma linguagem regional que proporciona vários jogos de palavras deliciosos.

vitoriamfm 19/04/2024

?nesta guerra, nem todos lutam com terços e orações?
Como fã da obra ?o auto da compadecida? fiquei chocada com as semelhanças a narrativa de ariano suassuna e não demorou muito tempo pra eu engatar de vez nessa história.
como brasileira E nordestina, fico muito feliz em ver os autores abraçando a própria cultura e transformando bagagem cultural em arte; fantasia, valorizando o material que temos. falei isso em ?o desafio dos semideuses? e vou reforçar aqui mais uma vez: adoro ler fantasias que envolvem a estética europeia, mas me enche de orgulho e ainda mais empolgação ler uma obra ficcional sobre algo que eu conheço e que é tão bonito quanto as paisagens europeias e norte-americanas.
sobre a história, não tenho objeções, extremamente bem construída. o passado do protagonista constrói todo o entorno da narrativa enquanto a atual aventura encaminho, num ritmo muito interessante. os outros personagens também são caricaturas incríveis, cada um com sua aparição devida e impactante. e tudo isso, mais uma vez, com uma escrita regional impecável e que me arrancou muitas risadas ? juro, de rir sozinha msmKSKKKK.
recomendo para os que amam uma boa literatura nacional e para os que não amam também, talvez seja com esse aqui que você enxergue novas possibilidades; nossas possibilidades ???