Uma década de África

Uma década de África Fátima Moura Roque

Resenhas - Uma década de África

Marta Skoober 16/01/2021

Esse foi um dos livros que baixei no ano passado no início da pandemia de Coronavírus, parece que foi há tanto tempo e ao mesmo tempo parece que foi ontem.

A situação da África me intriga, então comecei a buscar bibliografias sobre o assunto, pedi indicações e tudo mais. Até que resolvi começar por esse aqui.

O livro é fluído, uma vez que foi lido numa semana particularmente difícil com tantas notícias catastróficas como o colapso da saúde no Amazonas, amigos e colegas internados e minha ex-diarista com sindrome do pânico, em meio a tudo isso a sensação (real ) de impotência.

Voltando à experiência de leitura, o livro foi lido em noites insones desta última semana. Impressionou-me a quantidade de vezes em que eu me pegava pensando em quanto há de similaridade entre Brasil e África em termos de percalços e problemas. Foram inúmeros os grifos.

Saliento que por tratar-se de um texto teórico há um grande número de notas explicativas, que ainda que pareçam atrasar a leitura, complementam o texto.

O livro é dividido em dois grandes blocos: um com a problematização e outro com indicativos de solução. Considerei que a autora foi mais feliz em explanar os problemas do que em propor soluções.

16/01/2021