Duna

Duna Frank Herbert
Kevin J. Anderson

Resenhas - Duna

Michelly.Novaes 18/04/2024

Não coloquei grandes expectativas por conta de estar em alta, maaaaaas, fui surpreendida positivamente!! Achei uma história muito interessante, além dos desenhos serem muito bons, amei!

Lucas Belém Gadotti 13/04/2024

Duna
Duna é perfeito! E a ilustração é linda!

Mesmo sendo uma Graphic Novel ela aborda e se aprofunda em temas pertinentes que não são mostrados no primeiro filme, a leitura flui muito bem e te deixa com vontade de ler a saga inteira!

Fizeram um bom trabalho na adaptação da história e na ilustração!

Kidakika 30/03/2024

Ótima adaptação!
Ainda não li os livros, apenas assisti os filmes mas achei a HQ muito bem feita e me deixou morrendo de vontade de saber mais sobre o universo. Gostei especialmente das cores da HQ e do traço da arte.

Tainara.Carvalho 21/03/2024

Falta
Indico pra quem já leu o livro, é uma HQ que traz a história de forma bem superficial. Senti falta de muitos detalhes que a obra principal apresenta, como as partes relacionadas aos pensamentos dos personagens (a HQ até tenta trazer isso, mas ficou muito resumido). Além disso, me incomodei um pouco com o desenho, em algumas partes ficou estranho. É isso, não me conquistou. Obras tão complexas como Duna são muito difíceis de transformar em algo mais curto como um quadrinho. Aparentemente, a editora não vai nem publicar o volume 2, pois já fazem uns anos que esse primeiro foi publicado e não se têm mais notícias desse projeto no Brasil.

"Aonde você vai Sam?" 12/03/2024

Fiel ao livro, preenche as lacunas do filme!
A HQ termina antes mesmo do encontro com os fremen (até onde chega o primeiro filme), mas aborda trechos que ficaram de fora da adaptação cinematográfica, como a famosa cena do jantar

É um bom complemento, e ótimo pra iniciantes nesse universo!

Wellem Nascimento 10/03/2024

Amei
É um resumo do livro, com mesmos diálogos, pensamentos e cenas que mesmo com uma redução enorme de páginas, não perde em nada a essência da história e do que o livro retrata!

Muito bem ilustrado, vale super a pena a leitura!

Ricardo.Barroso 07/03/2024

Uma adaptação bastante fiel, mas sem muito "tempero"
Infelizmente a HQ só adapta a primeira parte do livro, acho que merecia encarecer um pouco e colocar tudo em um volume único. O roteiro adapta melhor do que o filme de 2021, com cenas que eu até tinha esquecido do livro. A arte é bem estável, com poucas cenas de ação ou grandes paisagens, embora o visual do Paul e do Duque Leto não ficaram tão legais. Paul parece ter sido inspirado no filme de 1984 e os demais homens parecem todos muito parecidos, sejam Atreides, Harkonen, mentats... No geral é uma boa adaptação (eu li depois do livro, então não sei se funcionaria pra quem ainda não conhece), mas falta uma discussão mais aprofundada dos temas do livro, o que fica só nas entrelinhas e pensamentos dos personagens, e poderia arriscar uma originalidade maior para a arte.

Vitor Dilly 03/03/2024

Os vermes-de-areia e o rato-canguru do deserto
Um começo de saga sci-fi que incorpora intrigas palacianas imperiais, aprimoramento da mente, manipulação genética, viagem interplanetária, uso de drogas, ecologia planetária, revolta contra máquinas pensantes, profecias antigas, sociedade de feiticeiras, rituais de povos nativos... e kaijus!!!

Merece ser lida.

Esta edição reúne grande parte desses elementos, a maioria deles. O que ficou de fora provavelmente será adaptado nas futuras continuações.

FremenJeff 20/02/2024

Uma adaptação mediana
A arte da obra é algo muito bonito, porém confesso que para este tipo de obra eu esperava algo mais conceitual e único para uma obra única. Entretanto, possui seus detalhes interessantes e outros extremamente esquisitos.

Esta primeira parte do livro adapta de uma forma resumida e direto ao ponto a ida da família Atreides para Arrakis e todo seu contexto político envolvendo a grande traição que envolve sua trama.

O texto tem uma missão de introduzir ao público uma nova visão para um público que consome HQ. Porém, pensando desta forma, considero que pessoas que nunca leram Duna achará a trama extremamente nua e crua e com espetáculos gigantescos sem muito sentido, afinal, as entrelinhas fazem falta.

Entretanto, se você conhece a obra e todo seu texto decorado, ele é uma forma bonita de imaginar algumas coisas, achar incríveis e criticar outras (Conforme em cada adaptação de algo), exemplo, acho extremamente bizarro a aparência do Paul nesta adaptação. Parece um senhor esquelético de quarenta e dois anos.

E em outras, como por exemplo Shai-Hulud e os vermes de areias, é muito bonito ver como foi adaptado na obra. O primeiro volume desta Graphic Novel não traz nada inovador e muito menos pode encantar (posso estar errado) um novo público.

Tiago641 30/01/2024

Bom pra quem é fã da série.
Gostei da HQ, porém não é nada extraordinário, não tenho muita experiência com esse tipo de leitura, então não sou capaz de dar uma opinião contundente relacionada a arte gráfica, achei muito simplista, diálogos também simples, entretanto vale a pena pra quem é fã da série e pretende adentrar em outras forma de entretenimento que não seja os livros e filmes, quando leio livros de fantasia sempre busco as "fanarts" realizadas na internet, então para mim essa HQ é boa nesse sentido, trazer novas imagens ao mundo de Duna para nossa imaginação, mesmo que eu a tenha achado um pouco simplória e acreditar que poderia ter mais detalhes artísticos.

Maritania.Dalposso 06/01/2024

Eu gostei do trabalho gráfico dessa HQ, bastante fiel às descrições do livro.

Não recomendo para quem não leu o original, pois as cenas são cortadas de forma abrupta e os diálogos podem deixar quem não conhece a obra perdido, devido ao escasso detalhamento de pontos fundamentais para a compreensão.

Funciona mais como um apoio visual durante a leitura de Duna.

Kaik 05/01/2024

Até agora não li nenhum livro da Duna é também não assisti ao filme... então no início eu fiquei um pouquinho perdido com o nomes dos lugares (planetas, povos...). Não sei dizer as diferenças com as outras obras. Porém sei que achei legal a história.

Soipaz 04/01/2024

Muito legal
Sempre escutei falaram dessa história.
Achei muito interessante, aborda vários conflitos bem estruturados.

paulxy_ 29/12/2023

Fiquei muiiito animado quando comprei esse graphic novel. quem diria que eu ia devorar em um tarde?
detalhe: é muito fiel ao livro um de Duna

27/12/2023

Muito bom e de uma arte lindíssima.
Não posso falar sobre a história em si já que nunca li os livros originais de "Duna", vim buscando passar o tempo com a história em forma de graphic novel pois amo histórias em quadrinhos. Mesmo sabendo que faltam muitos detalhes (levando em conta o calhamaço que o livro é) essa obra me atendeu bem para o pouco que eu sabia de trama original, me instigou a ler os livros a partir daqui. É belíssima, a paleta de cores, estética e ilustrações, tornam a história visualmente cativante também.