Duna

Duna Frank Herbert
Kevin J. Anderson

Resenhas - Duna

Gustavo Rodrigues 07/04/2022

É bom, mas não recomendo pra quem não leu Duna. Se você for fã, assim como eu, vale a pena porque a HQ acaba trazendo algo bem mais visual que o livro (obviamente) e ajuda a visualizar algumas coisas que podem ser difíceis só na leitura. Mas não indico pra quem nunca leu Duna. Acho que a HQ não traz 30% do detalhamento da obra, que é uma das marcas registradas do livro.

É claro que Duna não foi escrito pra ser adaptado pra uma história em quadrinhos. Essa HQ funciona como um ?fan service? e nada mais, na minha opinião. Até porque deixa muita coisa sem explicação, e realmente só quem leu o livro vai entender certas partes.

Se quer conhecer a obra de Frank Herbert, leia o livro. Se ler gostar muito, leia essa HQ.

Duda 09/01/2022

Perfeito.
Resume muito bem a primeira parte de Duna (embora o livro seja sempre melhor) e com uma identidade visual incrível.

Maritania.Dalposso 06/01/2024

Eu gostei do trabalho gráfico dessa HQ, bastante fiel às descrições do livro.

Não recomendo para quem não leu o original, pois as cenas são cortadas de forma abrupta e os diálogos podem deixar quem não conhece a obra perdido, devido ao escasso detalhamento de pontos fundamentais para a compreensão.

Funciona mais como um apoio visual durante a leitura de Duna.

Jon 31/01/2021

O livro é ótimo e a HQ também
Esta adaptação em HQ's está sublime. Esta HQ (volume 1) trata-se da primeira parte do livro. A Intrínseca está de parabéns, os traços estão muito bons, os diálogos estão fiéis. Quanto ao conteúdo, é aquela coisa: dispensa comentários.. Duna é Duna.. Arrakis, Bene Gesserit, Dagacris, Fremen.. de explodir a cabeça ?????.. lembrando que não há aquela riqueza de detalhes do livro (cenários, movimentos, algumas falas) porém, é como Herbert e Anderson fazem questão de frisar no prefácio: uma imagem vale mais que mil palavras..

Pra quem é fã de Duna é item obrigatório na estante, pra quem curte HQ também.. Recomendo a experiência ????.

O que podia ser melhor?? Capa Dura.
Gabi 17/04/2021minha estante
Bacana saber que a HQ está até q fiel ao livro. Eu ainda n li os livros. Gostei bastante da HQ, não conhecia a estória. Bem rica pra época em que foi concebida pelo Frank.

Alinesmne 26/09/2022

É ótimo pra quem quer ter uma experiência visual com a história do primeiro livro, tem as partes principais , mas obviamente é bastante resumido.
DANILÃO1505 26/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Shanahan (Me Acabei de Ler) 05/11/2021

Ok!
Apesar do material base incrível e da arte lindíssima, a HQ deixa a desejar em trazer a profundidade e a imensidão do mundo criado pelo Frank Herbert!
Bom para quem está entrando no universo, mas sensivelmente aquém ao livro.

Vitor Dilly 03/03/2024

Os vermes-de-areia e o rato-canguru do deserto
Um começo de saga sci-fi que incorpora intrigas palacianas imperiais, aprimoramento da mente, manipulação genética, viagem interplanetária, uso de drogas, ecologia planetária, revolta contra máquinas pensantes, profecias antigas, sociedade de feiticeiras, rituais de povos nativos... e kaijus!!!

Merece ser lida.

Esta edição reúne grande parte desses elementos, a maioria deles. O que ficou de fora provavelmente será adaptado nas futuras continuações.

lenazenik 19/04/2021

achei que lendo a graphic novel não precisaria ler o livro, agora eu quero ler o livro porque me interessei bastante na história mas não é muito aprofundado então me perdi em muita coisa

Laine @pagesandseasons 30/01/2023

Eu estava lendo o calhamaço e surtando, sem conseguir construir um cenário na minha mente, mas essa GN me salvou. Gostei muito do traço e da utilização das cores, principalmente do destaque entre cores frias e quentes, que deram uma sensação incrível durante a leitura.

Krishna.Nunes 14/07/2021

Bom, mas não se compara ao livro.
Essa é uma narrativa épica sobre uma violenta disputa política envolvendo algumas das poderosas dinastias que constituem o Imperium.

No universo de Herbert, a galáxia já passou por uma guerra contra as máquinas que fez com que os computadores fossem proibidos. Por isso, pessoas com habilidades especiais são treinados para serem verdadeiros processadores de dados humanos.

O planeta Arrakis, que por suas extensas áreas desérticas é apelidado de Duna, é o único local do universo onde se encontra o enigmático mineral mélange, comumente conhecido por "especiaria". Além de servir como droga recreacional e narcótico leve, a especiaria tem o efeito de expandir a mente humana, fornecendo poderes de presciência e visões proféticas. Sem contar com máquinas para traçar as rotas das viagens espaciais, os pilotos da Guilda (empresa de trasportes e monitoramento por satélites) dependem da especiaria para voar. Sem ela, as viagens espaciais estariam condenadas, as pessoas estariam confinadas aos seus planetas natais e o império não existiria. Isso torna o mélange a substância mais preciosa da galáxia.

O leitor é introduzido à trama no momento em que o Duque Leto Atreides recebe do Imperador a dúbia tarefa de administrar o planeta Arrakis. Se, por um lado, isso lhe garante o privilégio de explorar a cobiçada especiaria, por outro lado coloca-o na difícil posição de viver num planeta sem água e ter de confrontar os inimigos históricos de sua família, a dinastia Harkonnen, liderada pelo maquiavélico Barão Vladimir.

Este volume 1 contempla apenas um terço do primeiro livro da série. A adaptação preza por criar sua própria estética, sem se inspirar no filme de 1984 nem no de 2021. As ilustrações são bonitas e conseguem traduzir o clima de aridez, de vastidão e às vezes de mistério do texto original. As cores pesadas e os cenários escuros combinaram bem com o clima de expectativa dessa primeira parte da história. Todos os personagens, lugares e acontecimentos principais são apropriadamente apresentados e resumidos aqui.

O pecado da história em quadrinhos é a falta de aprofundamento. No livro, enquanto a maioria dos diálogos acontecem, o leitor acompanha os pensamentos das personagens. É possível que a narração de um diálogo curto se estenda por muitas páginas, enquanto nós lemos o que se passa na cabeça dos interlocutores e muitas nuances ficam nas entrelinhas. Na HQ, os pensamentos são representados por caixinhas coloridas, o que foi um bom artifício gráfico, mas não basta para exprimir tudo o que era necessário ser dito. Toda a sutiliza se perde. Em alguns pontos, dá para pensar: "como foi que ele/ela chegou a essa conclusão??" porque a construção do raciocínio não é tão elaborada quanto no livro.

Mesmo assim é um resumo razoável da obra e um bom suporte visual para quem já leu mas não assistiu a nenhum dos filmes. Já para novos leitores eu acho que a HQ pode ter o efeito contrário, de afastar em vez de atrair, porque imagino que ler essa obra sem conhecer o livro original deve ser muito confuso.

Sra. Simpática 13/08/2021

DUNA em HQ
Amei a adaptação!!
Linda a riqueza de detalhes das ilustrações, achei bem fiel ao livro e é super fluida de ler .
Intrínseca arrsou !!
Para os que são fãs de DUNA como eu , vão amar !!

maryelli0 26/12/2023

Essa hq me deu mais vontade ainda de enfrentar as páginas e ler Duna, pelo o que eu vi, essa hq parece ser bem fiel ao livro.

Nick 14/12/2021

Lindíssima
Muito fiel ao livro e passa tudo que é importante pra história, fora que as ilustrações são lindíssimas, um conceito de cores por trás de cada casa.

Li em paralelo ao livro e foi uma experiência muito boa pra conseguir pensar em como eram as coisas que não consegui imaginar. Ansiosa para as próximas edições.

Graça 07/04/2021

Mais conciso que o livro
Comecei a ler os dois ao mesmo tempo (o livro e a graphic novel), e percebi que o livro é mais detalhado, mas foi bom ver as características físicas dos personagens e expressões ganharem vida nessa edição.

Dyonathan 11/02/2022

Um presente para os fãs de Duna
"Duna" é um dos livros mais épicos e amados da ficção científica. Aliás, se alguém não leu ainda, eu indico MUITO a leitura. E se alguém não viu o filme, dirigido pelo diretor Denis Villeneuve, vai no HBO MAX que ele tá disponível lá. É um universo INCRÍVEL! Dito isso, que presente foi para a gente, fã de Duna, essa Graphic Novel ein?

A Graphic Novel será dividida em três volumes. Este aqui é o primeiro volume apenas. Até o fim do ano, se não me engano, vai sair o segundo já. Então prepara!

Curiosamente, a adaptação cinematográfica de "Duna" também será dividida em três partes, ao que tudo indica, e assim como a Graphic Novel, será uma trilogia. Devo admitir que a primeira parte da Graphic Novel termina um pouco antes do fim da versão cinematográfica, mas te deixa com uma vontade enorme também de querer mais.

Adaptado por Brian Herbert (filho de Frank Herbert, autor de Duna), e Kevin J.Anderson, com ilustrações de Raul Allén e Patricia Martín, essa Graphic Novel foi um presente para todos os fãs. Capa linda, ilustrações impecáveis e a história é uma adaptação verdadeiramente fiel ao trabalho de Frank Herbert. É a Graphic Novel definitiva. Só faltou ser capa dura, mas tá tudo bem. Haha!

"Não devo ter medo. O medo mata a mente. O medo é a pequena morte que traz a obliteração total. Devo encarar meu medo."

Paul Atreides, Duque Leto, Lady Jéssica e todo universo de Duna te esperam.