Klara and the Sun

Klara and the Sun Kazuo Ishiguro

Resenhas - Klara and the Sun

Ana 14/03/2021

A solução pra solidão
AFs (amigos artificiais) são robôs criados para fazer companhia a criança e adolescentes, que, no mundo criado por Kazuo, tem pouco contato umas com as outras. As aulas das criança são todas online e elas se reúnem de tempos em tempos para interagir. A narradora da historia é Klara, uma AF extremamente inteligente, observadora e curiosa, mas ao mesmo tempo bastante inocente. Klara narra suas percepções sobre os humanos, que muitas vezes são mais acertadas do que a percepção que os próprios humanos têm de si.

A escolha de colocar um ser não-humano como narrador foi imprescindível nessa história. Nunca amei um robô antes como amei Klara. E nunca fui tão grata pelo sustento do sol como fui pelos olhos de Klara.
Paula Tamires 14/03/2021minha estante
Ansiosa para o meu livro chegar essa semana =)

Ana 14/03/2021minha estante
Muito bom!

Carolina.Gomes 14/03/2021minha estante
Fiquei curiosa.

bibiteodora 29/01/2023

gente e esse finalll ??o que rolou ??entendi foi nadakkkk mas achei lindo parabéns kazuo meu brother!!

Gi 03/09/2022

Infelizmente não foi um bom livro para mim?
Não consegui gostar de ninguém. Mesmo que eu tenha ficado com dó da Klara no final, não consegui encontrar simpatia por ela durante sua jornada e achei extremamente irritante sua confiança no Sol.
Talvez isso tenha a ver com a minha antipatia por religião e como as pessoas se comportam em relação a um ?poder superior?.

Achei a mãe chata e egoísta por querer continuar a filha com a desculpa de um amor maternal. Porém, essa sou eu falando: um ser humano amargo que não entende nem aprecia a maternidade.

Talvez minha única simpatia foi para o Ricky, que estava preso, sendo a única pessoa razoável entre os doentes, os egoístas, os loucos, os preguiçosos, os descuidados?

A linha do tempo mal explicada e a descrição dos lugares excessivamente explicada (em um ponto de vista de uma AI, dificultando a montagem para um humano) foram outro golpe ruim.

O toque agradável veio com a surpresa da Gerente ser uma
?lifted child?, e só revelado na última página.

? ou talvez - e há uma grande chance aqui - eu seja apaenas uma pessoal com habilidades de leitura limitada e/ou li este livro em um momento errado da vida.

Rodolfo_Domingos 14/11/2021

Entre o pessimismo e o deslumbramento
Kazuo Ishiguro é de uma sutileza impecável ao desconsiderar todos os supérfluos do gênero sci-fi na construção de uma história com profundidade no nível humano.

A discussão principal gira em torno da solidão humana, trafegando naquela linha tênue entre a piedade e o deslumbramento de um futuro distópico.

A narração em primeira pessoa pelos olhos me fez prestar ainda mais atenção na dimensão humana, nos questionamentos de cada personagem e nos rumos que a história ia tomando.

O desenrolo é fenomenal, começando numa escala minimalista para terminar numa visão mais ampla dessa sociedade descrita no livro.

Se 2021 deixou de herança alguma coisa boa, essa coisa é "Klara e o Sol".

DTK 10/01/2022

Truncado
Não tenho costume de ler livros que envolvem IA e robôs, não acho que posso sequer dizer que entrei no ritmo de leitura dele.

Minha experiência foi de uma leitura travada com um enredo com frequência obscuro e pouco envolvente.

Não indicaria a leitura aos meus colegas

Marcelo H S Picoli 13/10/2022

Klara and the Sun
Kazuo Ishiguro é um dos meus autores favoritos. Suas obras sempre remetem à capacidade de amar, sentimentos que nos tornam humanos.
Neste livro, a narradora é uma inteligência artificial, que acaba nos trazendo novas perspetivas e indagações do limite entre consciência, sentimentos da natureza humana e da inteligência artificial.
Kazuo Ishiguro sendo Kazuo Ishiguro, mas numa pegada mais ?Black Mirror? e distópica.

Andressa 06/04/2021

what does it means to love?
"What does it mean to love another human being, particularly in an age when we're questioning whether we can map out everything about a person through data and algorithms?"

Ishiguro tem uma maneira única de tocar os nossos corações através de seus livros. Me apaixonei por Klara com tanta facilidade e agora, no final, fico me perguntando: até onde os seres humanos irão para evitar a solidão?

maristar 27/08/2021

Amigo artificial
"Perhaps all humans are lonely. At least potentially."

"Klara and the sun" foi uma leitura muito tranquila. Demorei um pouco para me encontrar no ritmo - que seguiu a passos medianos, ora mais acelerados, ora mais lentos. Se você espera grandes plots talvez esse não seja o livro, mas se você procura alguma reflexão: ding ding ding.

O livro traz a história de uma AF (Artificial Friend) que narra sua caminhada enquanto companhia da menina Josie. Em um ambiente onde seres humanos emprestam da tecnologia um pouco do que julgamos não ser a primeira coisa que vem à mente quando pensamos nela (pelo menos, não dessa forma): a solução para aquele que se vê sozinho.

É impossível não se apaixonar por Klara, nossa narradora, logo nas primeiras páginas da obra. Essa AF de fato conseguiu transmitir sua perspectiva única ao longo das páginas. Klara vai muito além de dados e algoritmos, cativando o leitor. Sem dúvida essa personagem soube protagonizar ao trazer sua visão do universo do livro.

No geral, eu aproveitei. Foi um livro que li despreocupadamente e que mesmo não esperando grandes acontecimentos depois de determinado momento da leitura, me trouxe certa curiosidade do início até o final e, particularmente para mim, essa foi sua beleza.

isa 16/01/2022

Amei
Essa foi uma leitura demorada mas que valeu cada segundo. A escrita é simples mas linda e a história apesar de não ter nenhum momento de quebra de expectativa é muito emocionante. Esse foi meu segundo livro do Ishiguro e pretendo ler muitos mais. Recomendo muito!

Sara Melo 12/12/2022

Er... okay then
Talvez minhas expectativas estivessem altas e esse tenha sido o problema... Ou talvez seja só que o livro comeca bem interessante e depois perde o passo, se torna um tanto repetitivo e, ao final, as respostas pelas quais vc espera o livro inteiro nunca vêm.
É, eu acho que é tudo isso. A escrita é bonita, a ideia é diferente (execução, digo), mas no fim eu só queria que terminasse pq tava ficando "boring". ;s

Alysson.Henrique 15/07/2022

Quando eu vi a premissa do livro assistindo o vídeo de uma booktuber, imaginei que eu teria uma boa leitura, mas mal podia ver o quão boa e reflexiva seriam as 304 páginas que me aguardavam.
Klara é uma inteligência artificial que é criada para acompanhar crianças/adolescentes enquanto eles crescem, ajudando para que estes tenham seu melhor desenvolvimento possível. Existem muitas outras como Klara, mas esta tem o diferencial de conseguir captar muito facilmente uma série de informações sobre o mundo e as pessoas, desenvolvendo pensamentos próprios e para além disso, desenvolvendo muitos sentimentos que poderiam ser considerados como intrinsecamente humanos - esperança, empatia, compaixão, crença em um poder superior.
Foi extremamente interessante acompanhar cada uma das páginas, os desenvolvimentos que a história teve e suas reflexões quanto ao estado do ser humano na sociedade, sua relação com os outros e a solidão, além das formas que usamos para fugir deste se sentir só. E juntamente com isso, a história traz consigo ainda reflexões sobre o amor, a esperança e outros tantos conceitos que são parte única da experiência humana na Terra. Ao final de todas essas páginas, Ishiguro nos entrega uma espécie de ensaio sobre a espécie humana, a partir dos olhos de uma inteligência artificial que para além disso, a partir de seu olhar de estrangeira e também um pouco ingênua, traz de forma desnuda nossos maiores medos e anseios.

Cotoco 27/01/2024

Impessoal
Contado em primeira pessoa, o que não me agrada, o livro acompanha uma robô de inteligência artificial que não inspira sentimentos e emoções.