A Psalm for the Wild-Built (English Edition)

A Psalm for the Wild-Built (English Edition) Becky Chambers

Resenhas - A Psalm for the Wild-Built

Mirella | @readingmirella 31/07/2022

meu deus essa novella é uma das coisas mais lindas que já li na minha vida ? eu não tenho palavras para falar da delicadeza que a becky usou aqui para falar sobre alguns assuntos e como tudo isso me tocou de forma. foi basicamente uma sessão de terapia gratuita.

anna 16/05/2022

"it is enough to exist in the world and marvel at it. you don't need to justify that, or earn it. you are allowed to just live."

meu deus do céu. que história linda. e encantadora. e agradável. e esperançosa. Tem gente chorando aqui

sami 07/02/2022

No início achei a linguagem e o universo um pouco complexo de entender, até porque não sou tão acostumada a ler em inglês, mas com o passar da leitura se tornou bem mais fácil. Pra mim a história realmente começou a acontecer quando Dex encontrou Mosscap, e o relacionamento entre elus não foi nada do que eu esperava previamente, o que me surpreendeu positivamente.

O próprio entendimento do conceito de robôs é reinventado aqui, e de uma maneira que acho bem possível de acontecer. Mosscap é mais humano que vários humanos por aí, tem seu próprio jeito de pensar e suas crenças, ele busca conhecer Dex justamente para aprofundar seus conhecimentos sobre uma "espécie" que há muito tempo ele foi impedido de conviver com.

Outra coisa muito legal, e que foi tratada de um jeito muito natural, foi a questão de Dex utilizar o pronome neutro, ou seja ele se identifica pelo pronome "they" e em nenhum momento isso foi justificado e nem tornou a leitura mais difícil, simplesmente é como o personagem se vê. Becky Chambers trouxe aqui uma representatividade nada forçada.

Obs: Estou curiosa pra ver como a Morro Branco vai traduzir o pronome neutro pra cá, com certeza (e infelizmente) vai trazer muito burburinho, mas fico feliz que se "arriscaram" a trazer uma obra assim.

saintjude 11/12/2021

acho que meu erro ao ler esse livro foi ter ido com expectativas muito altas mas isso não quer dizer que tenha sido um livro ruim, uma leitura ruim ao contrário disso a leitura foi bem fluída e rápida e apresentou também seus pontos positivos e negativos

um desses pontos positivos foram os personagens que além de tudo apresentam uma dinâmica muito interessante e que traz várias reflexões curtas mas instigantes para o leitor, admito que no começo eu não ligava muito para o personagem principal mas na reta final eu comecei a me identificar muito com elu em vários aspectos e isso acabou melhorando minha experiência pelas últimas partes do livro

é um livro curto mas que dá para ver um potencial só gostaria que as questões que a autora colocou fossem mais longas pq acho que dessa maneira atingiria mais ainda o leitor

diria que vale a pena a leitura mas que não iria com muitas expectativas mas a experiência é de cada um, outro ponto alto também foi a representatividade que além de ter sido tratada de forma bem natural também foi um tópico recorrente entre os personagens e suas vidas pessoais o que acho que foi um decisão muito boa e bem trabalhada também

fora isso não foi um livro extraordinário e eu provavelmente devo acabar me esquecendo dele em algum ponto mas a leitura num todo não foi ruim, achei a escrita da autora simples mas fácil de entender além também do jeito que ela montou os diálogos numa forma que parece extremamente natural e real além dos conflitos serem bem colocados e feitos de uma maneira muito boa que em momento nenhum nada desse livro pareceu forçado ou irreal e esse também é um dos pontos altos

ótima a dinâmica entre um ser humano e um robô que eu com certeza não estava esperando ser da forma que eu aguardava, o robô foge muito bem do esteriótipo do que um robô deve ser e de uma forma surpreendente e até refrescante o que também acrescenta nas reflexões de um robô que tenta entender toda raça humana através de só um ser humano bem cheio de problemas mas que apesar de tudo foi o que fez o livro funcionar e somar para a minha experiência

talvez seus pontos negativos tenham sido que o livro simplesmente não foi pra mim e que as reflexões colocadas funcionariam muito mais se fossem prolongadas apesar de serem bem interessantes foram tidas muito rápido e logo já partiam para outra de forma que não tinha nem como absorver tudo da primeira mas sendo algumas reflexões simples não vejo muito problema e acho que é só um gosto meu que elas tivessem sido mais longas mas o livro foi o bastante para me fazer ir até o final, o qual eu acho ter sido a melhor parte por causa dos conflitos e do personagem principal que por motivos pessoais me identifiquei muito com elu

foi uma leitura rápida, fluída, bem construída mas que para mim acabou não funcionando por faltar nos aspectos que eu mais procurava mas acho que recomendo para quem quiser dar uma chance!

maria clara 11/09/2021

"...because it is enough to exist in the world and marvel at it. You don't need to justify that, or earn it. You are just allowed to live."
nunca li um autor que conseguisse capturar tão bem a essência humana sem ser pretensioso ou desajeitado. o livro te faz refletir, e ao mesmo tempo conta uma história fofa e gostosa de ler

Nanda 19/07/2021

Lindo
De início não entendi nada, mas depois que você se situa na história fica muito legal. Não sei descrever o que estou sentido, mas só sei dizer o quão lindo a escrita é e como os personagens são legais. Achei muito legal a escolha de usar pronomes neutros(they/them) e a mensagem do livro também é muito legal. Esse livro é o tipo de livro que você não precisa entender tudo para perceber o quão belo ele é.