Ninguém pode com Nara Leão

Ninguém pode com Nara Leão Tom Cardoso

Resenhas - Ninguém pode com Nara Leão

LorenaFontes 26/03/2024

Narinha
Nunca me interessei muito pela história da Nara até despretensiosamente começar a ler seu livro, apenas por amar biografia de cantores. E que grata surpresa, Nara foi uma artista acima da média não por querer fama pela fama, brilho, ou outra coisa. Ela não tinha ego, apenas amor pela música.
Sua incrível generosidade fez com que o Brasil conhecesse artistas incríveis, aproveitando da sua fama para dar espaço a novos talentos.
Desde o começo até o fim da sua vida foi perseguida por jornalistas apenas porque querer fazer sua música sem rótulo.
Estou encantada pela Nara, e pela sua história que incluí outros artistas maravilhosos que eu admiro.

assimdisseolivro 18/10/2023

Única e absoluta
Olá, eu sou a Gabi
e hoje eu quero deixar um registro, para você que certamente vai ler essa resenha, pois meu único propósito é te convencer a você a embarcar nesse livro como ninguém, pois esse livro compensa.
Ninguém pode com ela mesmo, foram 9 dias, lendo, sem parar, pois é uma biografia muito bem construída, diferença das demais biografias no mercado, colocou a importância de um nome, que jamais deve ser esquecido, e que deve ser exemplo para sempre em nossos corações, sempre mantendo nossas mentes abertas para aceitar o que queremos, Nara é única, e nunca haverá outra parecida com ela.
Esse livro abriu a mente em diversos aspectos, e que todos tenham a oportunidade de ler, e abrir as suas mentes, brigar pelo que acredita, e nunca deixar as nossas paixões morrer, que sempre podemos mais, sempre descobrir o novo, nunca ficar presa num mesmo lugar, aprendi isso com esse livro, que me fez ter certeza, que foi o maior acerto das minhas loucuras.
Leia
Por favor
Leia

literariar 22/08/2023

Nara é pássaro, sabia?
Um verdadeiro livro de história, e não só da vida da Nara; da Bossa Nova, da música, do Brasil, do Rio de Janeiro. foi uma honra me encontrar com artistas tão incríveis nessa biografia, saber um pouquinho de cada um através dessa leitura e, claro, saber mais de Nara Leão, a quem eu sou fascinada, e aprender sobre ela é sempre muito bom, me encanto mais e mais.

Bebel.Aroeira 04/08/2023

Uma inspiradora biografia sobre uma das grandes expoentes da música brasileira e também uma mulher extraordinária e à frente do seu tempo.

bela 27/05/2023

Parece mentira nara ter existido nesse mundo, fico fascinada com cada pedacinho de informação que acho sobre ela. conhecendo ela pelos olhos dos outros e pelas histórias que ela conta com a própria voz, só me faz amá-la cada vez mais e querer ser um pouquinho nara leão. tão segura de suas opiniões e quereres, incomodada com rótulos e todas as consequências de ser uma musa.

o livro tem alguns errinhos básicos, mas nada demais, recomendo a leitura, com parada obrigatória no documentário da globoplay ?

Delano Delfino 15/02/2023

Livro lindo que conta uma grande parte da história da música brasileira, uma história de coragem de uma mulher que nunca se rendeu a modismos e independente da opinião alheia e sempre viveu a sua verdade e fez o que queria. Muitos falam que ela era corajosa pois só gravava o que queria sem se importar com o desejo das gravadoras. É verdade, mas não podemos nos esquecer que ela só fez isso porque podia. Nara, sempre foi da elite, assim é muito mais fácil se dizer não e não se sujeitar como, por exemplo, a Elis teve de fazer diversas vezes até alcançar o estrelato. História de uma mulher que iinfelizmente nos deixou cedo demais.

Patrícia.Bilibio 17/06/2022

Ótima biografia de uma fascinante artista. Completamente apaixonada pela personalidade desta cantora que tanto dialoga com meu coração.

barbara.luna.56 24/05/2022

Um livro fácil de ler. Uma leitura que empolga. Para quem assistiu ao documentário da Globoplay, a história aqui narrada traz muitos detalhes que não aparecem no filme. Nara foi um mulher incrível e bem a frente do seu tempo. Super recomendo a leitura, principalmente para a geração mais nova que não sabe sequer quem é Nara Leão e a importância que ela teve na música popular brasileira.

Lucas 20/02/2022

Texto curto, preciso, crítico e apaixonado. Funciona como uma ótima companhia para a biografia escrita pelo Sérgio Cabral.

arqueofarias 29/12/2021

Que delícia poder conhecer um pouco mais de uma de minhas cantoras favoritas. Sobre o livro, uma escrita fluida e sempre instigante. Achei uma pena ser muito resumido, certamente um livro de 186 páginas para narrar a trajetória icônica de Nara não são suficientes? Nara merece muito mais. Porém, vale a leitura.

Elisabete4 02/05/2021

A vanguarda em pessoa
Nara Leão é bossa nova, samba, opinião e tropicália. Apesar de toda timidez, seu olhar e sua voz entregavam tudo. Taí, a vanguarda em pessoa.

Narinha, não fiz parte da geração que te viu cantar, mas sua voz e arte sempre estiveram presentes em minha vida. Seu canto, coragem e força me inspiram e nunca serão esquecidos. Nara vive.

A biografia escrita por Tom Cardoso é direta e fluida. Devorei o livro em poucos dias. Excelente.

Como escreveu Carlos Drummond de Andrade:
Nara é pássaro, sabia?
E nem adianta prisão
para a voz que, pelos ares,
espalha sua canção.

Nara Leão, a maior do mundo!

Karla Lima @seguelendo 30/04/2021

@seguelendo
Não costumo ler muitas Biografias, mas assim que vi esse lançamento resolvi solicitar à editora. Não me arrependi e amei cada página dessa obra, escrita por Tom Cardoso.

Inclusive, já tinha uma obra dele na minha lista de leitura (O cofre do dr. Rui), mas fiquei muito feliz por meu primeiro contato com sua escrita ser justamente na leitura da história de Nara.

Eu pouco sabia sobre a cantora e ícone na música brasileira, mas o pouco que sabia me remetia a mulher forte e que interpretou músicas icônicas. A leitura apenas me confirmou isso e acrescentou outros aspectos de sua personalidade que me deixaram surpresa: sua timidez crônica e incansável necessidade de fugir dos padrões.

Essa livro é uma aula sobre a história da música brasileira. Tom narra o surgimento da Bossa Nova, do Tropicalismo e do surgimento de nomes que hoje são as nossas referências da MPB, como Caetano Veloso, Chico Buarque e Roberto Carlos.

Tom nos mostra as rivalidades, inspirações e paixões pelo lado de dentro, intercalado por trechos de entrevistas e depoimentos publicados na época.

Também vemos o lado político e a luta da classe artística contra o governo Militar instaurado após o Golpe de 1964, tendo Nara como um dos principais faróis da resistência com suas músicas de cunho político e entrevistas com declarações consideradas subversivas.

A narrativa é intensa, mas bem humorada. Em alguns momentos, confesso que fiquei confusa com a quantidade de nomes apresentados ao mesmo tempo e, como muitos eu não conhecia, precisei pesquisar quem eram as personalidades para não me perder.

Não foi uma leitura rápida. Envolveu muitas idas ao YouTube para assistir às apresentações que eram referenciadas (como a do festival em que Chico Buarque e Nara cantaram A Banda), assim como ao Google para ver fotos dos artistas, jornalistas e personalidades citadas .

Ninguém pode com Nara Leão é mais do que uma biografia. É uma verdadeira ode à MPB e uma homenagem a uma das mulheres mais inspiradoras que o Brasil já conheceu.

site: https://www.instagram.com/p/CNdzUxdDWhI/

Luiz 30/04/2021

Nara is a punk rocker
Em um certo momento estava eu ali, torcendo veementemente para que Nara seguisse os caminhos que eu gostaria que ela seguisse. E Nara não me decepcionou, se moveu em concordância com os meus desejos. Ponto para o biógrafo, Tom Cardoso, que me fez participar ativamente da história.
Os acertos por aqui são enormes: os fatos relevantes que orientaram as narrativas; a linha cronológica manifesta através dos capítulos; a contextualização necessária diante do conturbado período descrito; as colaborativas citações que auxiliaram na construção do entendimento etc.
Erros? Julgo que o tratamento dado ao período em Nara esteve exilada em Paris ficou bem abaixo do restante do livro - raso, burocrático, parecia apenas um transição para o que realmente importava, que era o retorno triunfal de Nara ao Brasil. O "10 anos depois" nasceu em Paris, como um manifesto feminista, Nara, em conjunto com a genial conterrânea Tuca - que aliás nem sequer foi citada-, saquearam a bossa nova dos machos alpha de Ipanema e fizeram aos seus modos. Recebeu apenas meia página do livro. Nenhuma correspondência também com a incrível Françoise Hardy (e rolou algumas em Paris). Perdeu o livro, fica para a próxima edição. Nada que desabone.
Quanto à Nara: hábil em construir e destruir, fazia pensando em desfazer, não se enquadrava em nada, Nara era movimento, certamente a maior Punk Rocker (não oficial) da música brasileira de todos os tempos.
Recomendo fortemente!

Evelize Volpi 17/04/2021

Biografia da cantora Nara Leão.
De musa da Bossa Nova, samba do Morro, foco do musical opinião, gravou homenageando Erasmo e Roberto, amiga de Chico, Tom, Vinícius, João Gilberto e irmã de Danuza.
Uma grande Cantora.

Vinícius 14/04/2021

NENHUMA BIOGRAFIA PODE COM A MELHOR BIOGRAFIA DE NARA LEÃO
Precisei de três dias para devorar a mais recente biografia de Nara Leão. Escrita por Tom Cardoso, o título de ?Ninguém pode com Nara Leão? veio de uma carta que o saudoso Glauber Rocha enviou para Cacá Diegues (na época, casado com a artista).
Dono de um texto preciso, objetivo e sensível, Cardoso escreveu a melhor das três biografias de Nara. E precisou de apenas 240 páginas para fazer isso é ainda mais: trouxe os dados da discografia da eterna Musa da Bossa Nova. Seu texto trouxe fatos novos e aponta alguns insights interessantíssimos sobre a obra de uma das melhores intérpretes da música brasileira.
Tudo isso me deu uma vontade de ouvir toda a obra da Nara mais uma vez...
#naraleao #tomcardoso #ninguempodecomnaraleao #livro #libro #book #biografia