Na mesa do lobo Rosella Postorino

Resenhas - Na mesa do lobo

Luiza Helena (@balaiodebabados) 08/04/2021

Originalmente postada em www.instagram.com/balaiodebabados
Rosa Sauer se mudou de Berlim para o interior, a fim de fugir do perigo iminente da Segunda Guerra Mundial. Mas a guerra acaba lhe alcançando, quando ela é escolhida para compor um grupo de provadoras de comida de Hitler.

Apesar de ser um período triste e tenebroso na história da humanidade, sempre gostei de ler livros com a temática na Segunda Guerra. Confesso que demorei um pouco a me envolver na história, visto o começo foi um pouco arrastado e confuso, mas logo estava envolvida na rotina de Rosa e suas companheiras.

Atráves da narração de Rosa, sabemos como ela se sente em relação à guerra e como esse evento afetou profundamente seu casamento e sua vida. Mesmo sendo um meio bastante hostil, vemos se formar uma amizade e companheirismo entre Rosa e algumas das outras provadoras. São mulheres de várias idades, personalidades e opiniões, que se veem pondo sua vida em risco três vezes por dia a fim que a vida de Hitler seja poupada.

Um pouco depois da metade do livro se inicia um romance que eu ainda não entendi bem qual foi toda a motivação para que isso acontecesse. Porém, vemos que é um relacionamento que é baseado na fuga e escape da guerra, ao mesmo tempo que os dois lados não se esquecem quem poderá ser o mais prejudicado se esse caso for exposto. Spoiler alert: com certeza não é o homem.

A escrita de Rosella tem uma pegada bem poética e melancólica, o que combina com a ambientação e a história em si. A autora se inspirou em escrever Na Mesa do Lobo após conhecer sobre a última provadora do Fuhrer, Margot Wolk. Rosella comenta na sua nota que a mulher morreu antes de conseguir entrar em contato com ela, mas mesmo assim não desistiu de escrever algo baseado na sua experiência.

site: https://www.instagram.com/p/CNa1ZT9Luhd/

Carla 09/08/2021

“O medo entra três vezes ao dia, sempre sem bater, senta-se ao meu lado e, se eu me levanto, me segue, já está quase me fazendo companhia."
Rosa Sauer é uma mulher Alemã de 26 anos que mora em Berlim em 1943. Ela perde seus pais e vai viver com seus sogros no campo enquanto seu marido está lutando na guerra. Então, um dia a SS vai em sua casa convoca-la para ser uma das provadores de Adolf Hitler. Sua função é provar todas as refeições de Hitler antes de serem consumidas por ele.

“Chamavam-na de Wolfsschanze, Toca do Lobo. Lobo era o seu apelido. Ingênua como a Chapeuzinho Vermelho, vim parar na sua barriga”

Pelos olhos de Rosa, conhecemos mais sobre as mulheres provadoras de Hitler, II guerra mundial. Mulheres distintas em muitas coisas, todo tipo de mulher, com todo tipo de vivência. Inclusive as que serviam com prazer, amor e orgulho. Esse é um dos pontos que te dão arrepio na espinha! Rosa é uma protagonista bem fechada, até para o leitor, é difícil entrar na mente dela. Ela é uma mulher com muitas frustrações, principalmente a respeito da guerra e de ser uma Alemã nata, sem o prazer de ser. Mas nitidamente é construída para ser uma mulher de verdade, real.

A narrativa e o desenvolvimento desse livro é diferente de tudo que já li a respeito da guerra. Digo isso, porque apesar de cenas pesadas, fortes e de embrulhar o estômago, a voz do narrador é simples e leve. O clima é de melancolia, remorso, culpa e mágoa. A tristeza é nítida! Mas vemos um instinto de sobrevivência e uma luta por ser quem é.

“Voltei a pensar que não tínhamos o direito de falar de amor. Vivíamos em uma época amputada, que derrubava cada certeza, destruía famílias e acabava com qualquer instinto de sobrevivência.”

site: @aminhaessencia_

Livy 22/04/2021

Você conhece a história das provadoras de comida do Hitler?
Instagram @livy.mundodolivro

Em Na Mesa do Lobo, romance de ficção histórica escrita pela italiana Rosella Postorino, temos uma história inspirada em Margot Wölk e outras mulheres que viveram uma situação terrível na Segunda Guerra Mundial!

“Chamavam-na de Wolfsschanze, Toca do Lobo. Lobo era o seu apelido. Ingênua como a Chapezinho Vermelho, vim parar na sua barriga”

Conhecemos Rosa Sauer, uma jovem de 26 anos. Já sem pais e com seu marido lutando na linha de frente pelo Fuhrer, é obrigada a abandonar Berlim e ir morar com os sogros no campo, acreditando ter um refúgio. Até que é procurada pela SS e é intimada a ser uma das provadoras de comida do Hitler para evitar seu envenenamento. Não tem escolha! Ela e as outras mulheres provam tudo que lhes é servido e claramente se dividem entre as leais e as que, como Rosa, estão sobrevivendo e resistindo!

A narrativa de Rosella é poética e intensa, pelo ponto de vista de Rosa, com seus sentimentos e pensamentos, suas batalhas internas, dilemas e muitas reflexões pessoais sobre tudo o que está acontecendo em sua vida. Por tudo que tem que lutar! A ambientação é muito rica, apesar do começo lento, e alguns momentos a trama ser confusa, a leitura flui bem e tem capítulos curtos, com várias pausas.

Acompanhar a jornada de sobrevivência de Rosa e das outras mulheres me envolveu. Laços de amizade se formam e foi o que mais gostei no livro, trouxe muita emoção. Também há um romance que surge de forma inusitada e traz ainda mais dilemas para a protagonista.

Rosa não me agradou tanto, mas entendo tudo o que ela passou e as decisões difíceis que tomou, em meio à confusão e medo! O desenvolvimento do final pecou um pouco para mim, achei corrido e que faltou algo a mais, terminando de forma abrupta e sem muita emoção, mas tem um ótimo plot! No geral, foi uma leitura instigante e fascinante historicamente.

Essa é uma leitura envolvida em medo, amor, perdas, amizade e segredos que misturam a vida dessas mulheres e muda a vida de Rosa para sempre, em uma das épocas mais sombrias da História.

site: https://www.instagram.com/livy.mundodolivro

@biaentreleituras 26/03/2021

Eu sou fascinada por livros históricos e quando vi a premissa de Na Mesa do Lobo eu criei muitas expectativas com a leitura, o que pode ter me atrapalhado. Na obra nós acompanhamos a rotina das provadoras de Hitler, mulheres recrutadas pela SS para provarem a comida antes dele. Qualquer uma das refeições do Führer poderia estar envenenada, então elas comiam, se uma morresse era só substituir.

*Resenha completa no blog

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

Isabela.Norberto 08/04/2021

Achei o livro bom, no final das contas. Durante a leitura tive vários momentos de embate interno, pois esperava algo mais biográfico e a história tem foco em um romance que acontece durante a Segunda Guerra Mundial. A princípio a nota ia ser menor, mas a Parte 3 (última parte do livro) me surpreendeu muito positivamente. Não sei se indicaria a leitura pra alguém, mas não desencorajaria se alguém dissesse que quer ler o livro.

Priscila 15/05/2023

Na mesa do lobo
Livro com uma temática interessante. História bem lenta e difícil de pegar no início, apenas senti melhora na metade do livro, onde eu consegui ter mais interesse sobre a história.
Achei algumas partes confusas, pois alguns monentos ocorriam mudanças repentinas de assuntos.
O final do livro deixou a desejar, final com pouca explicação, e alguns personagens desconhecemos o fim.

Sâmara 08/03/2021

Baseado em uma história real, Na mesa do lobo vem nos mostrar uma outra face da Segunda Guerra Mundial. Mudando o pano de fundo, vamos conhecer Rosa, uma alemã que viu seu marido ir lutar na linha de frente da guerra, e perder seus pais em bombardeios.
? Para fugir dessa tormenta, ela se muda de Berlim para a casa dos sogros no interior. Mas não esperava que seria recrutada para ser uma das provadoras. O ditador acreditava que os inimigos estavam tentando a todo custo envenená-lo, e para isso Hitler havia montado um pequeno séquito, com 10 mulheres para provar em primeira mão as suas refeições.
? Amo livros com fatos históricos, ainda mais mostrando uma outra parte da Guerra que não estamos acostumados a ver. Partindo do comum, os campos de concentração, esse livro vem nos mostrar o dia a dia de Rosa em sua função como provadora.
?? Se engana quem pensa que vai focar apenas nesse ambiente. O livro é dividido em três partes, e mostra um antes, durante e depois desse período turbulento em sua vida. Marcada por segredos, perdas e medos, Rosa escancara a convivência em sociedade durante aquele período. Fome, repressão, medo e insegurança foram constantes para a Alemanha nazista, e era necessário força e determinação para não sucumbir à depressão.
? O livro apresenta um início mais lento, marcado por muita descrição, mas que a partir da segunda parte é visível o bom desenvolvimento que a autora conseguiu traçar. A partir dessa segunda metade, é possível observar capítulos curtos, com um plot que vai te deixar no chão.

Nysmaella | @literalmentenys 18/03/2021

Na Mesa do Lobo é um romance de ficção histórica, inspirado nas histórias das mulheres provadoras de Hitler e de Margot Wölk, a última provadora de Hitler, que ainda vivia até 2014.

Em uma Alemanha de 1943, durante a II Guerra Mundial, após a morte dos seus pais e com o seu marido na guerra, a alemã Rosa Sauer deixa Berlim, uma cidade tomada pela guerra, e vai morar na casa dos seus sogros no campo.

Mas, ao invés do refúgio e segurança que achava encontrar no novo ambiente, Rosa é convocada pela SS, a polícia militar do regime nazista, para ser uma das provadoras de comida de Hitler, com o risco de morrer envenenada.

Rosa, junto com as outras mulheres também convocadas, serão levadas três vezes ao dia à Toca do Lobo, o complexo militar, para experimentar, antes de Hitler, as deliciosas refeições vegetarianas (Sim, Hitler era vegetariano!) potencialmente envenenadas. E evitar que ele morresse envenenado por seus inimigos.

Sabendo que, algumas das convocadas realmente sentiam orgulho de seu trabalho como provadora de comida de Hitler!

?Trabalhar para Hitler, sacrificar a vida por ele: não era isso que faziam todos os alemães? Mas e se ingerisse comida envenenada e morresse assim, sem nem um disparo de fuzil, sem uma explosão? (...) Uma morte na surdina, fora de cena. Uma morte de rato, não de herói. As mulheres não morrem como heroínas?

Ao ler livros com a temática da Segunda Guerra, é impossível não embrulhar o estômago ao relembrar dos centros de concentrações e as mortes envolvidas.

E na Mesa do Lobo também senti o estômago embrulhar, mas com uma ótica diferente, por ser numa visão de uma alemã que foi obrigada a ser provadora com a possibilidade de ser morta.

Achei a leitura super envolvente e fluida, apesar da temática. A narrativa é em primeira pessoa, com a mescla de sarcasmo e ironia, a Rosa Sauer narra em três partes toda a sua vivência de antes, durante e depois de ser uma provadora de Hitler.

Na Mesa do Lobo fala sobe a luta pela sobrevivência, amor e culpa.

Bia @revolucaodoslivros 18/08/2021

SAINDO DA MINHA ZONA DE CONFORTO ⁣⁣
“Hitler estava salvo. Eu estava faminta novamente.” ⁣⁣

Escrito por uma autora italiana, vamos acompanhar a visão alemã da segunda guerra e conhecer de perto a vida dessas provadoras. Apesar de ter um ritmo um pouco mais lento no começo, a partir da segunda parte do livro fiquei totalmente entretida. ⁣⁣
⁣⁣
Com uma escrita simples mas deliciosa, fiquei surpresa com o como a autora conseguiu abordar tantos assuntos importantes naquele contexto. Não temos descrições cruas temos contato com a temática do aborto, estupro, discordar com regime porém ter medo e os campos de concentração. ⁣⁣
⁣⁣
Na terceira parte do livro vamos descobrir o que aconteceu com Rosa após o fim da guerra, e embora a trama não tenha grandes reviravoltas, nesse ponto temos um plot que pegou de surpresa e me fez devorar as últimas páginas. Quem também gosta dessa temática, ou quer começar a ler, é um livro mega recomendado. ⁣⁣

site: https://www.instagram.com/p/CMLAt99DBlr/?utm_source=ig_web_copy_link

roses in winter 18/07/2023

Na mesa do lobo - 2023
é um livro legal, poderia ter tido um desfecho legal. mas gostei e recomendo.
quatro estrelas de cinco.

Babi 20/08/2021

Demorei um pouco para engatar na leitura, principalmente porque desde o começo se nota que é uma história muito forte. A escritora faz um ótimo trabalho em estabelecer um clima pesado e te levar para um período de muitas perdas e poucos momentos leves e descontraídos. - esteja preparado para a leitura.

Até me interessar por esse livro eu não sabia da existência das " Provadoras de Hitler" e depois da leitura fiz algumas pesquisas e descobri que na época, haviam apenas 15 mulheres neste cargo e apenas uma sobreviveu a este período ( isso não é um spoiler).
A leitura é angustiante e bem rica históricamente. Por favor leiam e reflitam sobre cada página. :)

Graxaim 03/09/2022

Mesmo sendo um romance-ficção, retrata um episódio interessante da Alemanha nazista. A função das provadoras de Hitler.

Malucas Por Romances 02/11/2021

Resenha no instagram @porromances
Olá leitores, tudo bem?

Hoje a resenha é do livro Na Mesa do Lobo, um livro que conta a história de Rosa Sauer, uma das provadoras de comidas de Hitler.

Rosa é uma jovem de 26 anos que atualmente mora na casa dos sogros enquanto aguarda notícias de seu marido Gregor que está lutando pelo Reich na linha de frente durante a Segunda Guerra Mundial.

A vida de Rosa já se encontra em uma rotina com seus sogros, até que um dia a polícia do regime nazista informa que ela foi recrutada para ser a provadora de comidas de Hitler.

Rosa assim como outras mulheres precisam provar pelo menos 3 vezes ao dia a comida que será servida para o Hitler, afinal ele tem medo de morrer envenenado, então nada melhor que alguém provar a comida e morrer por ele (escrevo isso com os olhos na testa de tanto que revirei).

Rosa desde o começo mostra que não apoia Hitler, mas por medo de morrer, ou até mesmo matar seus sogros caso exponha seus pensamentos, ela segue regras que não concorda e se arrisca diariamente com as comidas potencialmente envenenadas.

A história do livro foi baseada em na história real de Margot Wölk, a única mulher sobrevivente que durante anos guardou esse segredo e só em 2013 e aos 95 anos expôs a sua história.

O livro além de abordar esse momento da vida de Rosa como provadora, também tem flashbacks do passado, alguns enquanto seus pais ainda eram vivos.

Na Mesa do Lobo foi um livro que me prendeu desde o primeiro capítulo, mas por ser uma história intensa e real me fez durante toda a leitura sentir ainda mais raiva de uma época infeliz da nossa história, ao mesmo tempo que comparava com a nossa atualidade, que digamos também não está bonita.

Um livro de escrita fluída e ao mesmo tempo dolorosa, que nos faz viajar para segunda guerra e ver a tristeza e crueldade ao que muitas pessoas foram expostas. Uma história real para nos fazer sentir e refletir.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2021/10/resenha-na-mesa-do-lobo-rosella.html#axzz7B6zQp01E

Fer 05/12/2021

Provação todo dia
Na mesa do lobo

Rosa Sauer é uma das provadoras de comida de Hitler. Todos os dias ela e mais algumas outras mulheres são levadas à Wolfsschanze, à Toca do Lobo, para experimentar suas refeições a fim de se ter certeza de que não estão envenenadas antes de serem servidas ao Führer.

Tais ?provas? acontecem ao menos 3 vezes por dia e, na aflição de se comer o que pode até mesmo matá-las, as provadoras se dividem entre o medo da morte e a graça por não morrerem de inanição em meio à escassez.

Após cada refeição é necessário ao menos uma hora para se ter a comprovação de envenenamento ou não. Esse período é crucial e a cada hora passada no refeitório mesclam-se sentimentos como medo, culpa, entusiasmo, ?até que o peso no estômago parece pesar no coração, e assim, a hora seguinte ao banquete é repleta de desconforto.?

Rosa e seus sogros sofrem com o desaparecimento de Gregor, enviado à linha de frente da guerra logo após completarem um ano de casados. Cada um lida com a dor como pode, pois ?valoriza-se o que tem força, e a vida não tem; o que é indestrutível, e a vida não é. Tanto é assim que alguém pode vir e pedir que você sacrifique sua vida por algo que tem mais força. A pátria, por exemplo. Gregor decidiu fazê-lo alistando-se.?

Em meio a esse turbilhão de acontecimentos regados ao medo e à incerteza, as provadoras recebem duzentos marcos por mês como recompensa por seu árduo trabalho. A primeira vez em que as recebeu, contou as notas em seu quarto espantada, pois era mais que seu salário como secretária em Berlim, o qual abandonou para morar no campo em busca de abrigo e refúgio junto à Herta e Joseph, porém o destino lhe tinha outros planos e logo esse refúgio já não existia mais. A cada subida no microônibus era um adeus silencioso, pois nunca saberia quando seria sua última refeição segura. ?Sentir o gosto da morte pode ser a única chance que ela tem de sobreviver.?

Esse romance foi baseado na história real de Margot Wölk que, por mais de 50 anos guardou esse segredo, mas em 2014 resolveu compartilhar seu papel durante a SGM. Tem uma escrita peculiar e da segunda para a terceira parte levei um tombo na leitura que precisei reler o início do capítulo! Alguns trechos ficaram com lacunas e fiz alguns questionamentos que adoraria que tivessem sido respondidos ao longo da narrativa.

De toda forma, adquiri alguns conhecimentos que ainda não tinha com relação ao tema e, portanto, valeu a leitura.

Na mesa do lobo / Rosella Postorino
Planeta / 272 págs.