Produto Artesanal

Resenhas - Produto artesanal

Karol.Kaufmann 19/04/2021

PRODUTO ARTESANAL
? RESENHA ?
"Produto Artesanal" é um copilado de poemas escritos durante a vida toda da autora Paloma Braga. Há entre eles, alguns leves e outros mais intensos. Uns sobre um beijo com sabor de café do seu amado e outros sobre o terror da reprovação no exame de habilitação da carteira de motorista.
Eu acho incrível a maneira que a Paloma brinca e tem intimidade com as palavras. O capricho e dedicação também são notáveis, sendo "Produto Artesanal" uma obra impecavelmente linda.
"No meu corpo há veias
Por toda a sua extensão de dores
Há também rachaduras
Por onde nascem minhas flores."
Confesso que achei alguns dos poemas românticos um pouco melancólicos e tristes, mas como foram escritos em diversos momentos da vida e como "poesia serve para acalmar" acredito que muitos possam se identificar. Os meus poemas preferidos com certeza foram "Raízes", "rachadura" e "Motivação", coincidentemente, os três que encerram a leitura.
"Escreva, apareça
Acima de tudo, permaneça
Cresça, evite a descrença
Abaixo de tudo, floresça."
Muito mais que um livro de poesias, Produto Artesanal é também um projeto de incentivo a escrita criativa, os kits de lançamento trazem uma caixa com versos para o leitor criar seus próprios poemas, exercitando a imaginação e criando um laço com a autora, que solicita receber estas criações.
Para finalizar, quero parabenizar a Paloma por esse e todos os seus outros trabalhos encantadores e inspiradores.
Livro disponível no site da @editorapenalux e diretamente com a autora!
#livro #livros #ler #lendo #poema #poesia #livronacional #literaturanacional #poemanacional #escritacriativa #leiamais #lerébom #flor #flores #azul #ortências #boanoite #sábado #lobosdeteialivros

Fábbio (@omeninoquele) 20/03/2022

Amo poesia! ?
#OMeninoResenhando
?Sou prosa
Quase todo dia
Mas quando estou apaixonada
Aí sou poesia?
Se me perguntarem o porquê de eu gostar da poesia respondo logo de cara que é por causa da sonoridade que cada poema nos trás. Mas também a poesia significa pra mim a forma de transformar o que sentimos em arte. O poema é um texto carregado de sentimentos, de quem escreve e de quem lê, que é feito com um jogo de palavras muito bem orquestrada pra nos trazer a sonoridade sem deixar de tocar o leitor com a temática. Durante minhas experiências com a poesia, pude notar que os poetas pós-modernos abordam variados temas, mas um deles é comum: o amor e suas dores, porque é um tema universal e todo mundo se identifica. A poesia tem essa característica muito intrínseca de possuir essa sonoridade que aconchega, que faz o coração apertar e desperta todos os sentimentos possíveis.
Em "Produto Artesanal" o que a gente vê são versos que traduzem muito da experiência da autora com o amor, a dor, a felicidade, as expectativas, a esperança... que fazem parte da vida de todos nós, por isso essa identificação tão imediata. O título do livro a primeira vista nos dá essa ideia de algo artificial mas os versos da autora são bastante ricos.  Confesso que conhecia o trabalho em prosa da Paloma, mas na poesia fui bem fisgado por ela trazer em seus versos essas coisas do quotidiano e textos com bastante sonoridade que é o que me encanta na poesia.
Se posso dizer que há alguma diferença dessa coletânea de poemas para as outras, eu diria que os poemas não estão divididos por temas, e que aqui a autora explora os versos e cada temática de maneira mais livre, e que nos aproxima da obra ainda mais, porque na vida as coisas não são bem divididas e vivemos tudo de maneira muito intensa e de uma vez só.
É legal de se imaginar enquanto lemos os poemas, como o autor (a) estava de espírito pra poder ter escrito aqueles versos. A sua poesia é bem simples, mas são versos intensos que se conectam ao leitor e ao momento subjetivo da autora, o que dá essa liga bem boa entre obra e leitor, e que se você ler vai entender o que estou dizendo.
Dá pra ler em menos de uma hora, mas eu acho mais interessante mesmo é ler com calma e saborear cada verso, porque eles tem muito a te passar, só basta você se permitir. E acabo aqui recomendando pra todos que curtem uma boa poesia e querem de alguma forma ler algo intenso e rápido que conversa muito com a realidade de cada um.
#ProdutoArtesanal #PalomaBBraga #EditoraPenalux

iammoremylrds 17/11/2023

Uma coletânea de poesias/poemas repleta de sentimentos, uma leitura bem gostosinha e fluída, uma obra encantadora, abordando as mais diversas temáticas com trechos bem sutis e marcantes, uma obra q te fisga do início ao fim

Ivone.Oliveira 12/12/2021

Lindo.
Vale muito a pena ler este livro, fiquei encantada por cada linha que li.
Os poemas são marcantes e sutis ao mesmo tempo.

isasg 13/02/2024

Pra mim foi uma leitura um pouco difícil. Acredito que posso ter lido no momento errado, e eventualmente em alguma outra parte da minha vida seria mais tocante. Contudo, é uma coletânea de poemas muito bonita!

Jusalazar 21/01/2024

Simples, objetivo, trás reflexões das feridas da autora, experiências e tombos da vida.
Bem escrito